gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
SAP em parceria com o MySQL AB
Contribuído por vd em 29-05-03 8:57
do departamento reviravoltas
Bases de Dados O gigante SAP vai confiar as suas bases de dados ao motor MySQL. A decisão foi tomada na passada terça, onde claramente se pode ler "SAP to Collaborate with MySQL AB, Developer of the World's Most Popular Open Source Database; Move Brings SAP’s Business Solutions Expertise to Quickly Growing Open Source Movement"

Segundo o press release, esta cooperação vai permitir um maior desenvolvimento do MySQL e vai trazer certamente as features que a SAP DB já possui, ao mesmo.

Obviamente este acordo não é só técnico como tambem financeiro, conforme aponta o artigo da ZDNET, "MySQL, a Swedish company, will receive royalties through the deal, Mickos said. He declined to give details of the financial terms of the partnership.".

Depois do Informix ser vendido à IBM, do eventual e progressivo desaparecimento do mesmo e migração para DB2, a SAP vem confirmar que o movimento OpenSource está de facto para durar e aposta num mercado deveras competitivo, onde o MSFT SQL, Oracle e outros vão ter dias dificeis.

Docas sem fios | SCO vs Linux: Actualização  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • ZDNet
  • artigo da ZDNET
  • SAP
  • press release
  • Mais acerca Bases de Dados
  • Também por vd
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    PME's (Pontos:2, Interessante)
    por [ Ent ] em 29-05-03 9:30 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Esta parceria enquadra-se na aposta da SAP nas pequenas e médias empresas. Se bem me lembro, o slogam deles é qualquer coisa tipo "Uma solução SAP à medida de cada orçamento".

    Sem duvida que esta parceria vai beneficiar as futuras versões do Mysql, embora não ache que seja, num futuro proximo, uma grande concorrencia directa para a Oracle e para o MS SQL Server. Diria apenas que a existencia de um DBMS open-source com uma "certificação SAP" vai promover ainda mais a adopção do Linux como Enterprise SO !
    Re:PME's (Pontos:2)
    por jneves em 29-05-03 12:40 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    A noção de SAP de PME não é bem a mesma do resto das empresas. Recomendo a leitura da entrevista com uma das pessoas do OpenMFG. Duas questões tiradas da entrevista:

    NewsForge: What makes you think you can compete with SAP, Peoplesoft, and the other big names in this field?

    Lilly: We're addressing a completely different market from them - small manufacturers, with sales under $50 million. The big guys aren't capable of selling to them effectively.

    NewsForge: But aren't they trying to attack that market more?

    Lilly: Everyone seems to define "small" differently... for SAP, "small" means under $500 million. It's very very rare that they'd even look at someone under $100mm for lots of reasons - the product is overly complex for small manufacturers, the cost of sales is too high for a large organization, and of course, if they start becoming even remotely price-competitive with someone like us, they're going to have a lot of very unhappy customers who paid full freight.


    MySQL ? (Pontos:1)
    por ncs em 29-05-03 11:05 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Este tipo de noticia faz-me lembrar o inicio da MS.
    Porque é que a IBM se juntou a uma empresa que nem sequer tinha um SO, para vender os seus PC's ?
    Claro que hoje é o sucesso que se vê e continuam a ter um SO com um shell que é uma verdadeira desgraça.
    Fico sempre a pensar, como é possivel estas empresas terem tanto sucesso?
    Havendo no mercado tantos produtos numa fase de desenvolvimento tão avançada, porque é que se promove um produto que ainda vai ter que sofrer muitas evoluções ?
    Será que tem a haver com a tal questão politica ? Ou é uma questão de lotaria ? Ou o que é que os outros vêm que eu não estou a ver ?
    Cumps,

    Re:MySQL ? (Pontos:2)
    por Gimp em 29-05-03 11:45 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    "Fico sempre a pensar, como é possivel estas empresas terem tanto sucesso?"
    Não discutindo a vertente técnica, podes ver aqui a questão da visibilidade. O MySQL tá em todas e a isso deveu-se ao tipo de licença e a comunidade que se gerou à volta do software.

    "Será que tem a haver com a tal questão politica ?"
    Alto e pára o baile! Não mistures coisas. Mas que raio tem a política a ver com isto? Fónix, que chatos!

    "Ou é uma questão de lotaria ?"
    Talvez, acredito que tenham considerado o PostgreSQL mas o que tem aparecido nas noticías é o Mysql :-).

    "Ou o que é que os outros vêm que eu não estou a ver ?"
    Que onda apanhar para fazer negócio?


    "No comments"

    Re:MySQL ? (Pontos:2)
    por leitao em 29-05-03 12:12 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Será que tem a haver com a tal questão politica ? Ou é uma questão de lotaria ?

    Tem a ver com o que o mercado quer -- a M$, para o bem ou mal tem o que as pessoas procuram.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:MySQL ? (Pontos:2)
    por ruben dig em 29-05-03 12:46 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    Principalmente pessoas pouco informadas :) ou simplesmente preguiçosas ;)
    Re:MySQL ? (Pontos:3, Interessante)
    por ^magico^ em 29-05-03 13:08 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    A maioria das pessoas não está minimamente interessada em procurar informação para algo que simplesmente não é o dia a dia delas.

    As pessoas estão informadas, por quem lhes transmite a informação, e não é por acaso que a MS investe milhões em marketing.

    As pessoas não querem trabalho, querem "facilitismos" e a MS dá-lhes isso mesmo. Para o bem ou para o mal, a MS facilita um "newbie" dando-lhe "informação" e depois "vendendo" o que tem.

    Não vamos "transformar" milhões de pessoas que não estão preocupadas como é que um programa funciona, para passarem a saber escolher exactamente o que pretendem. Seria o mesmo que a partir de hoje eu fosse obrigado a saber como é que um automóvel é feito, quem o faz, e que é melhor comprar este automóvel porque é construido por uma empresa que te dá a "chave" do capot para tu veres o que está lá dentro.
    O único problema desta empresa é que não faz marketing nenhum e eu desconheço que ela sequer existe.
    Por acaso após 2 horas a procurar na net sobre algo que eu nem sequer imaginava, encontrei algo.

    Quantas mais pessoas é que vão procurar sobre algo que nem sequer imaginam que existe?
    Quantas pessoas utilizadoras de Windows sabem que existe o Linux?
    Quantas pessoas utilizadoras de Windows que estão satisfeitas apenas por utilizar o word, se vão preocupar em procurar na net por algo que elas nem sabem que existe?

    Apesar de eu ser "agnóstico" com as ferramentas que uso -- apenas uso aquilo que melhor me vai permitir executar uma tarefa -- e apesar de ser "adepto" do opensource em geral; começo a pensar que o leitão é que tem razão, e talvez fosse bom a comunidade começar a pensar em prol do utilizador e não a olhar para o seu umbigo.

    De que vale ter uma tecnologia excelente, uma comunidade que ajuda muito, um paradigma de licensas inovador... se pouca gente sabe que ele existe?

    Vamos continuar a dizer que o Linux é melhor e apenas alguns o vão usar, ou vamos generalizar e puxar utilizadores para este sistema informando-os sobre o que podem fazer!
    Mas atenção... um utilizador só muda se for obter algo melhor; e o facto de ser opensource e estar legal é irrelevante para 90% dos utilizadores.
    Excelente analogia! (Pontos:1)
    por [ Ent ] em 29-05-03 13:27 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Seria o mesmo que a partir de hoje eu fosse obrigado a saber como é que um automóvel é feito, quem o faz, e que é melhor comprar este automóvel porque é construido por uma empresa que te dá a "chave" do capot para tu veres o que está lá dentro
    Re:MySQL ? (Pontos:2)
    por Gimp em 29-05-03 13:51 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    "talvez fosse bom a comunidade começar a pensar em prol do utilizador e não a olhar para o seu umbigo."

    Esta parte da tua afirmação (o Nuno Leitão ter ou não razão é discutível :-) ), é um pouco repetição de "onde é que já ouvi isto?". O que tu chamas de comunidade não tem obrigação nenhuma de pensar em prol do utilizador. A própria Mico não o faz. Senão não deixava passar meses sem lançar correcções de falhas graves no seus productos. E estou a falar dos utilizadores legítimos, os que pirateiam quero é que se lixem. E basta ver como começam a funcionar os seus SO. O windows2k já tem um superutilizador, a instalalação de programas já obedece a regras, conceitos que são muito diferentes a quem usava win9x e deu o salto. O que tu chamas de comunidade o que precisa é de manter sempre o brio de querer fazer software com qualidade. O facto de usar software da Mico e não outro não é o facto de desconhecer que existe alternativas. É isso, o facto de o amigo/a, colega usar e preguiça para tentar outra coisa diferente. As pessoas agora não escolhem não por estaram informadas à custa do marketing, mas porque quando precisam de algo não se perguntam se há alternativas, é que inconscientemente estão convencidas não existir mais nada para além de uma janela.


    "No comments"

    Não concordo ! (Pontos:2)
    por rollerball em 29-05-03 14:01 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    "é que inconscientemente estão convencidas não existir mais nada para além de uma janela."

    Não é bem isso! A analogia que eu citei em cima diz tudo. Eu até posso saber que existe alternativa mas como não sei avaliar a importancia das diferenças escolho o mais popular.
    Concordo ! (Pontos:1)
    por ncs em 29-05-03 14:26 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Dá-me ideia que é isso!

    Re:MySQL ? (Pontos:1)
    por von em 29-05-03 15:25 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    De que vale ter uma tecnologia excelente, uma comunidade que ajuda muito, um paradigma de licensas inovador... se pouca gente sabe que ele existe?

    Preferes investir na melhoria da tecnologia ou investir no marketing e deixar a tecnologia para depois?
    Sabes a resposta da MS?
    De qualquer forma, aos poucos as coisas vão-se conhecendo o público vai ficando a conhecer as alternativas. Mas de conhecer até mudar...

    Mas atenção... um utilizador só muda se for obter algo melhor; e o facto de ser opensource e estar legal é irrelevante para 90% dos utilizadores.

    Obviamente. E o argumento dos custos nem se aplica a muitos dos consumidores que não deram nada pelo Win+Office.

    Re:MySQL ? (Pontos:3, Interessante)
    por ^magico^ em 29-05-03 16:09 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Sabes a resposta da MS?

    A minha resposta é que se deve manter um equilibrio entre o desenvolvimento de uma tecnologia e a sua "popularidade". Se apostas demasiado na tecnologia e procuras a perfeição antes de fazer o "deployment", arriscas-te a nunca conseguir entrar no mercado (eg. NeXT, OS/2). Se arriscas no "deployment" e depois é que tratas da tecnologia, não tens grande hipotese de o vaporware durar (o boom das dotcom).

    Onde é que a MS se encaixa nisto tudo? É fácil de perceber que soube aliar um produto que fazia o trabalho (houvesse ou não BSOD) a uma popularidade (à custa de muito marketing e falta de alternativas visiveis), com alguns graozinhos (leia-se calhaus) de atitudes comerciais e técnicas, alegadamente (esta palavra anda muito em voga), incorrectas.

    Onde é que o Linux se encaixa? Existem duas vertentes no Linux:
    a primeira, a nivel de servidor, encaixa-se como uma escolha. Um servidor Linux, consegue uma relação performance/custo mais alta que um Windows em diversas tarefas;
    a segunda, a nivel de desktop, encaixa-se num buraquinho muito limitado no mercado actual. Vamos ser realistas, para o Linux ser uma escolha a nivel de desktop ou surge algo inovador (como por exemplo um paradigma de desktop novo e usável), ou então decide-se por implementar definitivamente um desktop funcional, em vez de teimar em usar tecnologia inadequada (sim o xfree).

    Calma. Antes de me virem atacar que eu devo é ter um espirito aberto perante o desktop no Linux, em vez de o estar a denegir, eu vou explicar.
    Eu sei que existem muitas escolhas para desktop manager, e também sei que num CPU a 1Ghz tudo corre lindamente. Mas da mesma forma que quando saiu o WinXP com o theme muitos de vós o criticavam por ser lento num PII a 400Mhz, o mesmo se aplica ao Gnome ou KDE no mesmo processador.

    Uma pergunta para refletir: se o Linux tem uma performance tão boa como servidor, como é que tem uma performance mediocre como desktop? Porque é que sendo o MacOSX baseado no kernel BSD (penso estar certo) porque é que este tem uma performance fantástica a nível de desktop?
    Pior cego é aquele que não quer ver, e o primeiro passo para se corrigir algo é admitir que algo está mal!
    Re:MySQL ? (Pontos:2)
    por mlopes em 29-05-03 17:32 GMT (#14)
    (Utilizador Info)

    atitudes comerciais e técnicas, alegadamente (esta palavra anda muito em voga), incorrectas.

    Sim, é uma palavra que anda muito em voga e por acaso sempre mal aplicada, e aqui não é excepção, para ajudar a esclarecer:

    alegar

    do Lat. allegare

    v. tr., citar um facto ou razão para provar alguma coisa;
      aduzir em defesa;
      dar como pretexto;
      desculpar-se com.

    Uma pergunta para refletir: se o Linux tem uma performance tão boa como servidor, como é que tem uma performance mediocre como desktop?

    Se calhar tu é que devias reflectir no que estás a dizer e experimentar usa-lo em Desktop para poderes falar com conhecimento de causa, eu uso diáriamente em casa e no trabalho Windowmaker a correr em Linux e nunca tive oportunidade de presenciar essa performance mediocre de que falas, os computadores são: em casa, Athlon 800 com 720MB de RAM (e antes era um PII 350, a RAM tem vindo a aumentar desde 128MB) e nunca tive esse problema; no trabalho, Athlon XP 1700+, com 256MB de RAM e tenho melhor performance (ainda hoje tive oportunidade de comparar com um DivX) que colegas meus com computadores iguais.


    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:MySQL ? (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Tuaregue em 29-05-03 20:39 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    No que toca á performance do desktop o ^magico^ tem razão, a quando da comparação de XP com o KDE e Gnome, porque eu também utilizo o Windowmaker e sei que em termos de performance é rápido assim como o Xfce também o é. Mas a comparação dele é entre o kde e gnome contra o XP.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:MySQL ? (Pontos:2)
    por mlopes em 30-05-03 10:44 GMT (#18)
    (Utilizador Info)

    Vamos ser realistas, para o Linux ser uma escolha a nivel de desktop ou surge algo inovador (como por exemplo um paradigma de desktop novo e usável), ou então decide-se por implementar definitivamente um desktop funcional, em vez de teimar em usar tecnologia inadequada (sim o xfree).

    Nesta frase para além de se notar um completo desconhecimento do funcionamento do X e da sua evolução, o que vejo é uma critica ao SO usado para correr desktops e não referência a um desktop especifico.

    Uma pergunta para refletir: se o Linux tem uma performance tão boa como servidor, como é que tem uma performance mediocre como desktop?

    De novo uma referência ao Linux no Desktop sem especificar o WM usado, se as críticas são ao Gnome ou ao KDE então nem percebo o porquê das referências ao Linux, já que estes correm em vários sistemas operativos.

    Há uns 2 anos usava Gnome no desktop e nunca foi lento, o mesmo já não posso dizer do KDE que mesmo hoje basta-me abrir o Konqueror para ter de ficar alguns minutos à espera que abra, para depois fazer pausas de alguns 15 segundos em coisas tão simples como apagar o endereço que está na "barra de endereços", e por vezes mais do que uma vez por endereço, etc...


    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    kde problems (Pontos:2)
    por ruben dig em 30-05-03 11:23 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    Sobre o kde: primeiro verifica se tens o butão do turbo do teu 386 ligado e depois verifica se nao tens os teus sims de 4 MB de Ram com mau contacto devido ao pó que esse Pc já deve ter.

    tenho um PC com mais de 4 anos que já tá a caminho da sucata, PII350 e não se passa nada disso.
    Re:kde problems (Pontos:2)
    por mlopes em 30-05-03 12:59 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Se releres o meu comentário onde falo dos computadores vais verificar que o PII 350 já foi entretanto transofrmado num Athlon a 800 com 720MB de RAM (só referi o PII 350 porque já desde essa altura que uso Windomaker em Linux e nunca tive problemas de velocidade).

    Quanto ao PII 350 ser uma sucata, talvez para ti seja, mas para mim não é, é que sabes.... eu uso Linux nos meus computadores, não preciso de andar a correr atrás dos últimos processadores para ter uma boa performance (e por acaso o meu PII350 ainda anda lá por casa montado e pronto a funcionar, nomeadamente para jogar Return to Castle Wolfenstein em rede com amigos, e por exemplo a única diferença que vejo no jogo entre o Athlon 800 o Athlon XP 1700+ e o PII350 é o tempo que demora a carregar, todos eles tem placas gráficas iguais).

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:kde problems (Pontos:2)
    por ruben dig em 30-05-03 13:20 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    Não o pii350 que eu uso tem uma geforce2mx400 e corre perfeitamente o RTCW, só achei estranho o kde no teu caso se comportar tão mal, não é essa a minha experiencia, o windowmaker é 100 x mais rápido mas os tempos de resposta do kde são desde o startx até estar a correr o X com kde demora cerca de 60 seg e arrancar o konqueror demora cerca de 6 seg a primeira vez depois disso é instantaneo. No portatil que custumo usar o konqueror a arrancar é tao rápido que calculo que seja menos de 1 seg o loading time.
    Re:kde problems (Pontos:2)
    por mlopes em 30-05-03 14:28 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Eu não uso KDE, uso Windowmaker e só muito raramente abro o Konqueror, parte daquilo que o teu KDE faz nesses 60 segundos deve ser feito quando mando abrir uma qq KDE application fora do KDE.

    De qq maneira 60 segundos está muito acima do tempo que eu acho aceitável para carregar um window manager ou um desktop manager, logo para mim KDE ou Windows é para esquecer começando logo por este motivo.

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    A resposta é LAMP: Linux, Apache, MySQL e PHP (Pontos:2)
    por mlemos em 30-05-03 0:53 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.ManuelLemos.net/
    Havendo no mercado tantos produtos numa fase de desenvolvimento tão avançada, porque é que se promove um produto que ainda vai ter que sofrer muitas evoluções ?
    Será que tem a haver com a tal questão politica ? Ou é uma questão de lotaria ? Ou o que é que os outros vêm que eu não estou a ver ?
    A resposta é simples: LAMP: Linux, Apache, MySQL e PHP (ou Perl, ou Python). Este quarteto de produtos sozinhos não teriam o sucesso que têem hoje se não houvesse uma grande promiscuidade entre as comunidades de programadores e utilizadores de cada um. Os utilizadores de um levam aos outros. Isso começou com a explosão da Web e desde então não tem parado.

    Ao contrário do que alguém sugeriu, isso não tem muito a ver com a licença uma vez que Linux e MySQL usam GPL e Apache e PHP usam uma derivada da BSD.

    O que a SAP fez foi parecido com o que a Sun fez: aliou-se à comunidade de uns dos produtos complementares LAMP. A Sun aliou-se à comunidade Apache com o Java e a SAP à comunidade MySQL. Com, o tempo acredito que mais alianças com LAMP ocorrerão.
    Re:A resposta é LAMP: Linux, Apache, MySQL e PHP (Pontos:2)
    por Gimp em 30-05-03 9:01 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    "Ao contrário do que alguém sugeriu, isso não tem muito a ver com a licença uma vez que Linux e MySQL usam GPL"

    Informa-te sobre o licenciamento do MySQL no que toca ao lado comercial...


    "No comments"

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]