Perguntas Típicas (FAQ) feitas ao GilDot

  • Quem é que dedica o seu tempo a manter este serviço ?
  • Porque é que não aparece o meu artigo ?
  • Porque é que o GilDot não se vê no browser X ?
  • Como é que ponho publicidade no GilDot ?
  • Como é que ponho uma notícia no GilDot ?
  • Porque é que há tantos erros ortográficos ?
  • Qual é o sistema operativo que o GilDot usa ?
  • Porque é que usam Cookies ?
  • Censuram-se comentários ?
  • O código fonte está disponível ?
  • Porque é que esta FAQ me provoca deja vue?

    Quem é que dedica o seu tempo a manter este serviço ?

    Trata-se de um grupo de pessoas que se preocupam com a divulgação do software aberto, e que sabendo da existência do Slashdot, resolveram criar um forum semelhante em Português.

    Porque é que não aparece o meu artigo ?

    Talvez porque não se teve ainda tempo para o editar, ou porque há de momento muitos artigos à espera, ou simplemente porque ninguem o achou apropriado. Regra geral, os artigos bem formatados e dentro dos tópicos, são rapidamente publicados.

    Porque é que o GilDot não se vê no browser X ?

    Ooops. O GilDot tenta estar feito de modo a ser visível em todas as plataformas possíveis. Diga-nos qual o problema em concreto para se procurar uma solução.

    Como é que ponho publicidade no GilDot ?

    De momento o GilDot é hospedado com recursos do GIL/GSD do Minho, afinal a divulgação do software aberto e de meios de discussão pluralistas é algo que não tem fins comerciais e que ajuda a expandir o conhecimento. Se um dia, a hospedagem tiver de ser autónoma pode ser que se ponha banners para manter o serviço.

    Como é que ponho uma notícia no GilDot ?

    Baste usar o formulário para contribuições. Este formulário fornece um texto de base para ser avaliado pelos editores (e publicado se estes acharem apropriado).

    Porque é que há tantos erros ortográficos ?

    Por causa de problemas de base no nosso sistema educativo. Agora a sério, porque não temos revisores preocupados com isto e porque os nossos leitores enviam livremente os seus comentários. Um dia, havemos de arranjar um editor para tratar deste pelouro nos artigos de topo.

    Qual é o sistema operativo que o GilDot usa ?

    O GilDot corre num Celeron a 400 MHz, com 128 MB de RAM. O sistema operativo é um Linux na encarnação RedHat 6.2, sendo o servidor Web um Apache que faz uso de doses generosas de Perl como suporte à nossa adaptação dos originais do slashdot. Como base de dados usa-se o MySQL.

    Porque é que usam Cookies?

    Para nos lembrarmos de vós. Afinal a morte só vem com o esquecimento.

    Censuram-se comentários ?

    Em princípio não pois o sistema de moderação permite retirar visibilidade de forma democrática. Reserva-se contudo o direito de remover qualquer um que possa trazer problemas, assim como não se garante que não possa ocorrer perda de informação.

    O código fonte está disponível ?

    Este código é uma derivação (com tradução) do Código do SlashDot pelo que se guia pela licença de distribuição GPL e deve dar o reconhecimento ao SlashDot. Esta versão Portuguesa só tem de ser distribuída se os binários o forem, como a versão oficial do código Slash está em fase de internacionalização preferimos contribuir directamente para a tradução dessa versão.

    Porque é que esta FAQ me provoca deja vue?

    Porque quem a escreveu inspirou-se na FAQ do Barrapunto dos nossos irmãos espanhóis.