gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Que tipos de Programas?
Contribuído por chbm em 24-06-01 19:22
do departamento wget
perguntas Anonimo Cobarde escreve "Caros amigos: A ZDNet Portugal em breve vai começar a dispõr na sua àrea de downloads de programas para o Linux. Gostaríamos de vos perguntar que tipo de programas mais vos interessa e quais aqueles que consideram obrigatórios para uma secção de Downloads. Sabemos que todas as versões serão obrigatóriamente colocadas na secção, gostávamos de saber as vossas preferências. Obrigado pela vossa atenção e possíveis respostas. " [chbm: será verdade ? não custa deixar a pergunta :)]

Centro Comercial Virtual

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • ZDNet
  • Mais acerca perguntas
  • Também por chbm
  • Press
  • Loja Virtual com Livros e Distribuições Linux
  • Linux em Português / SuSE Linux 6.4 Port.
  • Mestrado em Informática no DI-UM
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Que programas… (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 24-06-01 20:31 GMT (#1)
    Em princípio todos os programas que estão nos tops tanto do freshmeat como do sourceforge são interessantes para poderem ser descarregados de um site portugués e não do outro lado do atlântico. Em qualquer dos casos sugiro que organizem devidamente a tal secção: programas com command line interface, com graphics user interface (KDE e GNOME) e com web interface (PHPMyAdmin, por exemplo). Também sugiro ports de demos de jogos da Loki, Acrobat Reader, Wine, Corel PhotoPaint, …
    Re:Que programas… (Pontos:1)
    por flipoide em 24-06-01 21:23 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Porque simplesmente és um "Anónimo Cobarde"!! :)


    Flip

    anonimo (Pontos:3, Esclarecedor)
    por higuita em 25-06-01 0:36 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025
    houve mudancas na forma como sao pontuados os post...

    a principal mudanca foi que os anonimos comecavam com posts de -1 (podendo subir se fossem bons) ou descer para -2 se maus (e neste caso os posts apenas sao lidos pelos moderadores)

    Higuita
    Bah (Pontos:2)
    por nmarques em 24-06-01 20:50 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Metam um mirror do CPAN, metam o Ximian GNOME, o OpenOffice/StarOffice, e um mirror da sourceforge... Queremos tudo, mas se nao tiverem espaço, esqueçam a QT e KDE's...

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:Bah (Pontos:1)
    por Castanheiro em 25-06-01 0:54 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Metam as iso's de tudo o que é distribuição (não quero que ninguem se sinta discriminado :-), KDE, QT, GTK e se no fim ficarem com espaço livre podem meter o gnome tb.... errrr esqueçam, guardem o espaço livre para qq coisa mais útil, sei lá... tipo themes para o kde ou coisa do género :-)
    Brincadeiras à parte, à excepção dum BOM mirror com iso's actualizadas das várias distribuições não sinto falta de mais nada em especial.

    Cumprimentos
    autorizacoes (Pontos:2)
    por higuita em 25-06-01 1:19 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025
    bem, a grande maioria dos programas sao GPL, logo pela licensa podes distribuir sem problemas e nem precisas de pedir autorizacao...

    agora dois pedidos...

    nao deixem os programas envelhecer sem os actualizar regularmente... de nada serve ter um mirror se ele tem um ano de atraso num mundo onde as versoes sao lancadas rapidamente

    o outro pedido e' que nao facilitem apenas pacotes binarios mas tambem a source (quando ela existe), pois muitos preferem compilar para o proprio sistema

    obrigado

    Higuita
    Re:autorizacoes (Pontos:2)
    por joao em 25-06-01 9:11 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    o outro pedido e' que nao facilitem apenas pacotes binarios mas tambem a source

    Se for GPL, a distribuição da source é obrigatória.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura

    Re:autorizacoes (Pontos:2)
    por Strange em 25-06-01 10:19 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    Só se pedires. Devem é ter no mínimo a informação de que podemos requerer a source.

    hugs
    Strange

    Re:autorizacoes (Pontos:2)
    por jmce em 25-06-01 10:41 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    ... embora por vezes nem todos os servidores sejam obrigados a fornecer directamente a source. Estou a lembrar-me em particular dos varios mirrors da distribuicao Debian: alguns (com menos espaco) apenas incluem os pacotes "binarios". Mas claro que incluem tambem informacao sobre a estrutura de mirrors e sitios primarios que podem facultar a source, havendo um acordo implicito entre os varios sitios que permite a uns referir-se aos outros como pontos onde ir buscar a source.
    Re:autorizacoes (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 25-06-01 9:42 GMT (#14)
    A actualização será diária, 7 dias por semana para todas as secções. Também vamos ter um secção para PDA, tipo jogos, processadores de texto e outros programas úteis.
    Jogos (Pontos:2)
    por jneves em 24-06-01 21:29 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    É, realmente, a única coisa para a qual não existe um repositório com pacotes fáceis de instalar em Linux.
    A que preço? (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 24-06-01 23:51 GMT (#8)
    Um dia seria mesmo inevitável a ZDNet acordar para o mundo além M$. Será que custou caro relegar o Linux para segundo plano por tanto tempo?
    Re:A que preço? (Pontos:1)
    por racme_2000 em 25-06-01 14:33 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Pois e pena que a vossa empressa mae a ZDNET.com nao pense da mesma forma que voces e seja batalhuarde ao servico da M$, e so xekar os artigos que la param. Mas tb que me interessam os artigos da ZDNET!!! Quanto ao servidor FTP, pois se e verdade que a netcabo e adsl da telepac vao comecar a cobrar pelo o acesso internacional mais dia menos dia, entao devem ter um mirror de todas as distros!!
    Mirrors, Mirrors, Mirrors (Pontos:2, Informativo)
    por d3vice em 25-06-01 5:02 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Na minha opiniao, fazia falta um mirror do rpmfind.net além dos outros que já foram mencionados acima.
    d3vice - relax, open your mind, listen to the music -
    Banners, Skyscrappers, micro e macro buttons... (Pontos:1, Lança-chamas)
    por dINAMItE em 25-06-01 10:46 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.ferro.eu.org
    Não me digam que o Nuno Ribeiro descobriu mais uma maneira de vender publicidade? Hehehehe, a esta hora já está ele a pensar numa maneira de vender pelo menos 4 banners por cada download que se faz...
    Desafios... (Pontos:3, Interessante)
    por jmce em 25-06-01 12:16 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    O mais interessante seria terem mirrors "canónicos"... isto é, respeitando a estrutura e convenções típicas de cada coisa que irão distribuir.

    Assim, por exemplo, em vez de uma forma desgarrada de disponibilizar a distribuição Debian, interessava seguirem a estrutura e regras recomendadas para todos os mirrors. No caso desta, há muito poucos sítios com as imagens completas dos CDs: a estratégia para baixar a carga e evitar alguns problemas é o interessado usar um programa que, indo a um ou mais servidores buscar packages individuais, faz com elas uma primeira versão da "imagem", que depois é completada a partir de um dos poucos sítios com os "ISOs" oficiais usando o `rsync' (depois da instalação, a distribuição vai sendo actualizada facilmente package a package por http ou ftp; para isso dá naturalmente jeito ter mirrors com bom acesso em Portugal... mas mirrors que sejam fiáveis).

    Isto não exclui que, para principiantes, disponibilizem directamente imagens dos CDs (se tiverem espaço e largura de banda...), mas mais prioritário seria contribuir segundo a estrutura montada.

    Para Perl e TeX, por exemplo, interessaria seguir a estrutura e regras dos arquivos CPAN e CTAN; reinventar a roda talvez não ajude ninguém, e não é nada trivial reinventar rodas destas.

    Para outros produtos que têm um sítio central característico na WWW e baseiam a difusão internacional na replicação completa do sítio ("pacotes" de source e compilados + páginas WWW), o ideal seria de novo participar nesse processo em vez de arquivar pacotes avulsos.

    Estas formas "canónicas" de participar na distribuição são normalmente as mais úteis e que dão mais confiança a quem vai buscar software livre. Se um sítio mostrar algum sintoma de "cluelessness" na forma como apresenta as coisas ou se descuidar na actualização facilmente é posto de lado.

    Confesso que estou céptico sobre a ZDNet vir a seguir esta via. Se a seguisse, teria a ganhar pontos de consideração e respeito por estar a fazer The Right Thing. Se houver na ZDNet quem saiba tecnicamente preparar as coisas desta forma, o trabalho total poderia ser até muito menor do que o de uma alternativa diferente. Só que a imagem da ZDNet apareceria então de forma mais discreta: nomes de servidores, mensagens de servidores ftp, nome da empresa nas listas de mirrors ou participantes no sistema de distribuição, eventualmente o logotipo em mirrors: vários sítios copiáveis têm reservado lugar na página de entrada para o logotipo de quem acolhe um mirror deles.

    O meu cepticismo deriva de não perceber esta discrição como típica da ZDNet. Pelo contrário, suponho (mas gostaria de estar enganado) que o objectivo é aproveitar a popularidade que diverso software livre agora tem para mostrar tanto quanto possível a imagem da ZDNet ou seus clientes publicitários. Querendo ser "diferente", acabaria por sair "igual" a coisas de reputação duvidosa. O resultado final nesses casos tende a ser, não um serviço com imagem de fiabilidade e autoridade, mas um amontoado espampanante de grafismo e "branding" onde o menos importante é a "package" de software em si, posta lá de forma avulsa, nem sempre correcta ou actualizada, e o mais importante é maximizar a visualização de publicidade: os clientes são os anunciantes, o público é o produto e o suposto "serviço" é apenas um isco para apanhar "produto".

    Se assim for, na melhor das hipóteses (e certamente com bastante mais mão de obra do que seria necessário para fazer o tal mirroring decente) a coisa poderá ficar uma espécie de "Tucows". Poderá apelar a alguns principiantes à procura dos primeiros goodies e ainda com pouca informação sobre os repositórios que existem (especialmente se tiver informação em português difícil de encontrar noutro lado), mas não será um sítio interessante passada essa fase.

    Lembro-me de ter acedido algumas vezes a coisas tipo Tucows e ter acabado por ir ver os sítios originais onde me esperava informação mais decente e versões às vezes bem melhores ou mais actualizadas ou com source.

    Onde a ZDNet pode talvez marcar a diferença é no fornecimento de informação decente em português, importante para quem não domina a língua inglesa e está a dar os primeiros passos com software livre, dando em particular bons ponteiros para o que existe e ajudando o principiante a orientar-se.

    Mas também aí é preciso muito cuidado, para não deixar a qualidade cair ao nível dos ciber-pasquins (alguns da Ziff-Davis) que poluem os quiosques e que parecem próximos do que me parece quase uma regra: revistas escritas para quem não pode (por razões monetárias ou outras) ter acesso ao que é mostrado nelas --- sejam carros, casas, mulheres, festas, ou certos usos de meios informáticos. Enfim, revistas para alimentar as fantasias de wannabees e escritas por (na melhor das hipóteses) wannabees.

    É que o software livre também tem muito a ver com dar capacidades (reais, não fantasiadas) e poder ao utilizador. Gostamos de ver um utilizador capaz de fazer escolhas conscientes, capaz de aprender, capaz de levar a máquina a fazer o que ele precisa que ela faça e com direito a "mexer" à vontade.

    Re:Desafios... (Pontos:0, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 25-06-01 13:13 GMT (#20)
    Quem se vai ocupar desta área específica sou eu e por isso mesmo antes de começar a delinear como vou colocar, tive a ideia de vos perguntar visto serem naturais representantes de uma comunidade única que fala e discute assuntos que giram à volta do Linux.

    A ZDNet vai lançar o seu novo canal de downloads e naturalmente que o Linux teria que ser incluído, como também vão ser incluídas secções para os Mac e para os PDA.

    Os programas de Linux terão um pequeno texto onde será explicado o programa seleccionado, uma possível fotografia e o link do seu download que ficará nos nossos servidores.

    A ideia é actualizar diariamente os downloads como já é feito com as outras áreas e colocá-los com lógica no site.

    A nossa secção de dicas já têm várias dicas de Linux, são poucas mas certamente que irão crescer nos próximos meses

    Mas a ideia essencial é colocar os programas mais importantes, os jogos e utilitários essenciais, as actualizações das próprias versões(úteis para quem tem cabo) e todo este trabalho é feito diariamente, tal como eu anteriormente tinha dito, sete dias por semana. Também concordo que um site deste género sem uma actualização permanente não terá hipóteses de sobreviver. Felizmente não queremos cair nesse erro e penso que será bem aceite por toda a comunidade.

    Re:Desafios... (Pontos:2)
    por jmce em 25-06-01 14:02 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Muita coisa está longe de ser compatível com essa "lógica" conveniente do pacotinho completamente autónomo e pronto-a-correr de que se vai fazer download... excepto quando já preparada como parte da própria distribuição (faço frequemente esse tipo de download e instalação com dselect e apt-get (mais simples que em Windows), e até sem "cabo" (frequentemente apenas modem V90)). Talvez certos jogos sim, mas não certamente muitos dos "programas mais importantes" e "utilitários essenciais" (tendo até em conta as relações com as outras packages instaladas na máquina do utilizador). Poder-se-á tentar fazer uma apresentação interessante no "formato em pacotinhos avulsos", mas não é nada trivial de ser bem feito. É bem mais fácil para os Palm, por exemplo.

    Colocar a coisa nesses termos (linguagem típica de Windows) não abona muito a favor das competências internas da ZDNet para fazer um serviço interessante no campo do Linux. Não vos convirá fazer mais um daqueles serviços nitidamente criados para "aproveitar a onda do Linux" mas que mostram por todos os lados desconhecer a técnica e o espírito da coisa. A frequência de actualização é apenas parte da história.

    Por exemplo, aqui neste computador os "programas mais importantes" e os "utilitários essenciais" estão integrados na própria distribuição Debian. Normalmente, muito bem integrados. Se me interessar algo não incluído ou uma versão mais recente de algo incluído, ou algo que eu preferia instalar de forma diferente, não seria um serviço "Tucows-like" a dar uma resposta decente, excepto em casos raros. A não ser que tenham um extraordinário depósito interno de competência em Linux.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]