gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Conversão de video VHS para DVD em Linux
Contribuído por BladeRunner em 22-06-05 16:23
do departamento VHS2DVD
Hardware mlemos escreve "Tenho umas cassetes de video VHS que gostaria de converter para DVD, essencialmente porque o tempo que passa não está a favor da preservação da qualidade das gravações.

Estive a pesquisar sobre hardware de aquisição de video doméstico para PCs e encontrei algumas soluções economicamente acessíveis, nomeadamente algumas baseadas em USB 2.0 que me permitiriam usar em diferentes máquinas, como por exemplo dispositivos da Pinnacle como PCTV e MovieBox. Eu estou em dúvida se apenas o PCTV atenderia às necessidades, ligando a saida analógica de um gravador VHS ao dispositivo, ou teria de investir mais e comprar o MovieBox.

De qualquer modo, a minha dúvida principal é se isto funcionaria bem em Linux? Existem detalhes que convem saber antes de gastar dinheiro com estes dispositivos? Existem alternativas melhores? Que software pode ser usado para digitalizar o video e compor as imagens (ISO) de gravação em DVD? Que artigos na Internet recomendam para esclarecer sobre estas questões? "

Free Software Directory alcança 4.000 pacotes | Linux: será este o fantasma que não o torna um SO  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • mlemos
  • PCTV
  • MovieBox
  • Mais acerca Hardware
  • Também por BladeRunner
  • Perguntas
  • Como se pode ter o seu próprio host ?
  • Linux preparado para 'enterprise'?
  • Produtividade: linha de comando vs IDE
  • Sistemas operativos: O que são?
  • linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
  • Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?
  • staroffice
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Pergunta anteriror (Pontos:3, Informativo)
    por null em 22-06-05 16:32 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Lembro-me desta pergunta e que pode resultar em info adicional.

    http://www.gildot.org/perguntas/04/04/22/2121232.shtml

    Situação semelhante (Pontos:4, Informativo)
    por MacLeod em 22-06-05 18:37 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Olá. Eu também me encontro numa situação semelhante, e estou para comprar uma Pinnacle PCTV stereo (acho que é bastante em conta) para primariamente passar VHS para DVD.

    Como deves saber a Pinnacle diz que com a PCTV é possível gravar directamente para mpeg2 ou DVD (usando o software deles para Windows). Isto requer uma máquina mais ou menos rápida, pois a placa não faz conversão para mpeg por hardware e a saída normalmente é um avi sem compressão (ou MJPEG, não me lembro). Eu penso (mas não tenho a certeza) que o chipset da PCTV stereo é o Philips saa7134, pelo que aqui tens alguma informação de como o configurar. Para gravares o vídeo existe uma miríade de programas, tais como o DVR ou o MythTV (não tenho a certeza mas penso que é possível converter com o MythTV o video por software para mpeg2).

    Uma vez que tens o vídeo em mpeg2 (se não tiveres, transcode+ffmpeg é util) só tens de criar a imagem do DVD. Para tal aconselho o DVDstyler, que é o melhor programa que conheço para Linux (tem um bom GUI, dá para fazer os menus, e para por os vídeos basta arrastar os ficheiros mpeg2). Aqui e aqui tens mais algumas instruições de como criar DVDs a partir de ficheiros de video de formatos arbitrários.

    mencoder (Pontos:2)
    por Cyclops em 22-06-05 18:48 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Podes utilizar o mencoder (normalmente vem com o mplayer) para trivialmente gravar a stream numa série de formatos, inclusivé raw para depois comprimir para dvd
    Diversos métodos... (Pontos:5, Informativo)
    por Cirruz em 22-06-05 19:27 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Existem três métodos à disposição do utilizador doméstico para converter VHS em DVD, utilizando um PC. Passo então a enumará-los, por ordem decrescente da minha preferência:
    • Placa de captura com codificação MPEG2 em hardware - o VCR é ligado à placa e o resultado imediato é um ficheiro MPEG2 pronto para carregar na ferramenta de authoring de DVD. A vantagem reside na quase inexistente necessidade de processamento, no pouco espaço de disco necessário e na rapidez do processo de conversão. Exemplos de placas são a Hauppauge WinTV-PVR-150 (96¤ na Chip7, tenho uma), as da Canopus, a Averme(r)dia EzDVD (muito má), etc..
    • Método pass-throungh - ligar o VCR ao input de uma câmara de video DV, que por sua vez é ligada ao PC através de uma placa de captura DV. A vantagem deste método é a pouca necessidade de processamento e a rapidez e qualidade do processo de conversão (no entanto, requer um pouco mais de espaço em disco). A Pinnacle tem as melhores placas de captura DV.
    • Placa de captura simples - o VCR é ligado à placa e o resultado é um ficheiro AVI, de preferência com compressão loss-less (codec MJPEG, por exemplo). Necessita de uma enorme capacidade de processamento, muito (aliás, muitissimo) espaço de disco e demora eternidades. As melhores placas deste género são a Pinnacle PCTV e a Hauppauge WinTV-PVR.
    No entanto, os factores mais importante em termos de qualidade não residem no lado do PC (em termos de hardware ou de software): residem na fonte do sinal! As seguintes "dicas" têm um impacto estrondoso em termos de qualidade:
    • Utilização de um TBC (Time-Base Correction) - elimina a maior parte do ruído existente nas cassetes VHS, quer tenha sido causado pelo tempo ou por hardware de gravação de qualidade inferior. Os VCR topo de gama trazem, normalmente, TBCs; as câmaras de video DV também, dái a vantagem de qualidade referida no parágrafo anterior.
    • Utilização de um bom VCR - um VCR de 4 ou mais cabeças, de preferência S-VHS, é altamente aconselhado, uma vez que o sinal video produzido é mais estável e limpo.
    • Utilização de sinal S-Video - ao contrário do sinal composite, onde as informações de luma (brilho) e croma (cor) vão misturadas, no sinal S-Video essa informação encontra-se separada: a vantagem em termos de qualidade é óbvia.
    • Utilização de filtros comb de qualidade nos sinais composite - os filtros comb são responsáveis pela separação das parte croma e luma dos sinais composite, pelo que se forem de boa qualidade o resultado final será melhor (a placa Hauppauge WinTV-PVR-150 tem um filtro comb do tipo 2-Line).
    Em termos de harware (doméstico), penso que não há muito mais a dizer... Se não quiserem meter um PC ao barulho, podem sempre comprar um combo VCR-DVD que facilita o processo de conversão para os leigos... No entanto, não temos muita liberdade em termos artísticos (menus, soundtracks, etc.) e a qualidade do resultado final é relativamente baixa.

    Cirruz

    Re:Diversos métodos... (Pontos:2)
    por MacLeod em 22-06-05 19:37 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Excelente resumo. Já agora, não é possível converter on-the-fly para mpeg2 (por software) usando uma placa de captura simples? Eu tinha a impressão que sim, mas o teu post deu-me a entender o contrário.
    Re:Diversos métodos... (Pontos:2)
    por Cirruz em 22-06-05 20:01 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    É possível sim senhor, utilizando o WinDVD Record, por exemplo. No entanto, se quiseres converter para MPEG2 Full-D1 (720x576 @ 25 fps) e 5500 Mbps, necessitas de uma máquina poderosissíma! De Pentium IV 2000 MHz para cima! E mesmo assim, é normal ocorrerem frame-drops, problemas de sincronismo de audio e video, etc. Pior, a qualidade é fraca, uma vez que os codecs são optimizados para performance.

    Cirruz

    Re:Diversos métodos... (Pontos:2)
    por bgravato em 23-06-05 3:21 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    É, podes fazer isso com o mencoder, mas é preciso muito poder de processamento para não perder frames, se quiseres uma resolução elevada...

    Eu já experimentei fazer isso no meu AMD XP 2100+, a converter directamente para mpeg4 e... se bem me lembro, 384x288 foi a melhor resolução que consegui sem perder frames (a utilização do cpu andava nos 80-90%, isto depois de ter recompilado o mencoder com suporte para SSE2, MMX, etc...)


    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    Re:Diversos métodos... (Pontos:2)
    por higuita em 24-06-05 15:18 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    exsite mais uma forma, semelhante ao Método pass-throungh /b:

    ligas o vhs a uma camera de filmar digital e gravas o filme na cassete, depois ligas a camara atravez do firewire/ieee1934/ilink ao PC e usas depois essa ligacao para passar o video para o PC, em format DV

    basicamente e' igual, mas em vez de uma placa propria, usa-se uma simples entrada firewire, ja' existente em muitos PCs e portateis, ou uma placa que custa 25¤

    e' lento e requer espaco em disco, vantagem: barato
    na parte de linux, o suporte de ligar a camara ao firewire nao tenho experiencia, mas deve haver drivers certamente

    Higuita
    Agora o software... (Pontos:5, Informativo)
    por Cirruz em 22-06-05 19:58 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    No post anterior dediquei-me um pouco mais aos aspectos de hardware... Em termos de software, lamento dizer que as escolhas em Linux são praticamente inexistentes, e as que existem são de baixa qualidade, tanto em termos de ferramentas de captura, como em termos de ferramentas de compressão, edição, authoring, etc..

    Em termos teóricos, o método de conversão depende do hardware utilizado. No entanto, podemos resumir o processo aos seguintes passos:

    1. Captura.
    2. Conversão para MPEG2.
    3. Edição da stream MPEG2.
    4. Authoring.
    5. Gravação em DVD.
    Os métodos pass-through e sem MPEG2 por hardware (do post anterior) requerem todos os passos. No método da placa de captura com MPEG2 por hardware, os passos 1 e 2 são efectuados ao mesmo tempo.

    Em Windows, aconselho as seguintes ferramentas para cada um dos passos:

    • Captura - depende do hardware. No entanto, para as placas baseadas em chips Conexant 8x8 (Pinnacle PCTV, etc), o iuVCR é a melhor escolha. As placas com MPEG2 em hardware têm as suas próprias ferramentas de captura.
    • Conversão para MPEG2 - o TMPGEnc Xpress é o caminho a seguir (existe uma versão freeware).
    • Edição da stream MPEG2 - o Virtualdub-MPEG2 e o TMPGEnc MPEG Editor são as melhores opções; para os mais fanáticos, o AVISynth é uma ferramenta poderosissíma, que pode fazer milagres em termos de recuperação de qualidade perdida no processo de conversão.
    • Authoring - pessoalmente, uso o TMPGEnc DVD Author, porque é simples, pequeno e rápido. No entanto, existem soluções como o Pinnacle Studio e o Ulead Movie Maker que disponibilizam efeitos de video profissionais ao utilizador comum.
    • Gravação para DVD - Nero! :-)
    Quanto a Linux, que é o mote do post original, tal como disse o panorama não é muito animador. Em termos de captura, um "cat /dev/video0 ..." faz o necessário, mas os passos seguintes revelam-se mais complicados. Para conversão, temos o Transcode, que é fraquito... Para edição, não conheço nada digno de mencionar... Authoring, a mesma coisa... Em termos de gravação, estamos melhor! Existem diversas soluções, como o k3b, cdrecord puro, etc..

    Espero ter ajudado!

    Cirruz

    Re:Agora o software... (Pontos:1, Interessante)
    por Gothic em 22-06-05 20:53 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://Kmos.BlogSpot.com
    E o NeroLinux que também está muito bom... =) apesr de não ser free...

    Characteristic of life style...
    Re:Agora o software... (Pontos:0, Gozão)
    por jolas em 23-06-05 8:59 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.corolinfor.pt
    Não entendi a classificação de Gozão! Flame Wars?
    Re:Agora o software... (Pontos:2)
    por mlemos em 22-06-05 22:36 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.ManuelLemos.net/
    Antes de mais obrigado pelos esclarecimentos detalhados.

    Quanto em Linux, eu já fiz uma experiência com uma Webcam simplória USB e capturar o som pelo microfone, usando quer o ffmpeg ou o motv ou o xawtv. Penso que pela situação particular do audio e video serem lidos separadamente, no ficheiro MPEG o audio começa muito mais tarde e acelerado.

    O que eu queria saber é se usando um dispositivo PCTV USB não teria destes problemas por estar a usar o Linux ou algum outro detalhe que eu não estou ciente?

    Eu li aqui que o PCTV USB presumidamente pode ser usado em Linux com drivers USBVision, mas ficaria mais descansado se alguém com experiência própria pudesse confirmar. Isto já me ajudaria a decidir por encomendar a PCTV USB agora.

    Também ficaria satisfeito se pudesse capturar o video mesmo tendo de o converter para MPEG depois. Presumo que o video e audio não saem da placa pelo USB em MPEG (codificado pelo por hardware)? Certo?

    Ainda no teste que mencionei acima, com o ffmpeg mandei gerar em formato apropriado para VCD e gravei num CD-RW com o k3b (que usa o vcdimager) só para testar. O meu aparelho de DVD doméstico reconheceu o VCD e mostrou bem.

    O que gostaria de saber de para gravar DVD (com um DVD-RW LG) alguém experimentou o k3b ou recomenda algo melhor em Linux?

    Re:Agora o software... (Pontos:2)
    por MacLeod em 23-06-05 14:19 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Para gravar DVDs em Linux existem basicamente duas abordagens: o growisofs e o cdrecord-ProDVD. Da minha experiência as duas são equivalentes. O cdrecord-ProDVD é fechado e tem uma licença manhosa em que é preciso sacar um binário e uma chave, que de tempos tem de se renovar (gratuito hoje para uso não comercial, nunca se sabe amanhã...).

    Em termos de frontends, o XCDRoast usa o cdrecord-ProDVD (se existente) e o k3b utiliza o growisofs. Em termos de features e interface acho o k3b muito superior ao XCDRoast, pelo que é a abordagem que aconselho. Por outro lado, se preferires, o DVDStyler que mencionei anteriormente também grava directamente para DVD, sem ser preciso criar a imagem (e usa o growisofs).

    Re:Agora o software... (Pontos:2)
    por Huxley em 22-06-05 23:05 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Quanto a Linux, que é o mote do post original, tal como disse o panorama não é muito animador.

    Não me parece que seja das maiores falhas em termos de software para Linux.
    Existem vários programas, tanto livres como proprietários, para edição/conversão de vídeo e audio.

    Um rápido apt-cache search e dei com o mjpegtools.

    Description: MJPEG video capture/editting/playback MPEG encoding
      The mjpeg programs are a set of tools that can do recording of videos and
      playback, simple cut-and-paste editing and the MPEG compression of audio
      and video under Linux. This package combines them with important supporting
      libraries required for their use.
      .
      The "lavrec" utility supplied supports capture from Zoran based MJPEG
      capture/playback cards like the Buz (Iomega), DC10 (MIRO, Pinnacle) and the
      LML33 (Linux Media Labs). Compatible MJPEG avi files can also be created
      using any frame-grabbing card supported by the xawtv tool.
      .
      Videos recorded in this can be filtered, editted, and converted to MPEG
      streams. The MPEG encoder is optimised for high quality results at medium
      to high bit-rates (1Mbps upwards) and supports MMX/SSE/3D-Now and SMP. A
      Duron 700 can deliver around 15-20 352x288 frames per second.
      .
      A key design objective of the tools is interoperability with other video
      tools: currently xawtv, bcast2000, nuppelvideo and vcdimager are known to
      interoperate. The MJPEG utilities can read AVI, Quicktime, and movtar
      streams. The MPEG encoder can produce streams suitable for buring to
      VCD/SVCD using vcdimager or similar tools. The software playback of MPEG
      streams works with almost every player and every OS. SSE/MMX and 3D-Now!
      are supported permitting a 700Mhz CPU to deliver arond 15-20 VCD
      frames/second.

    site: http://mjpeg.sourceforge.net/

    De certeza que uma pequena pesquisa no google trará outros resultados interessantes... ;-)



    "As you know, these are open forums, you're able to come and listen to what I have to say."
    --George W. Bush
    Re:Agora o software... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Specimen em 22-06-05 23:50 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Creio que o post inicial queria aludir à falta de qualidade (performance, funcionalidades, etc...) não de quantidade do software para Linux nessa área especifica.
    Re:Agora o software... (Pontos:2)
    por RJLouro em 23-06-05 20:48 GMT (#22)
    (Utilizador Info)

    Captura - Mencoder, streamer ou dvgrab para captura dv

    Conversão - Transcode. Não me queixo em relação à qualidade, mas não sou profissional

    Edição - avidemux e algumas das ferramentas de authoring como o cinelerra

    Authoring - Cinelerra, qdvdauthor que éum frontend para o dvdauthor.

    Gravação - dvd+rw-tools, nomeadamente o growisofs

    Com estas ferramentas já criei dvd's caseiros com tvrips de séries com menus animados e tudo. Dá o seu trabalho, mas ficou bem melhor do que uma solução dita profissional que fizeram a um colega meu. Já agora aqui fica um link [forum s.gentoo.org] com muita informação interessante.
    Linux Media Labs (Pontos:1)
    por BeBe em 22-06-05 23:39 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.domingos-bruges.com/
    A carta da Linux Media Labs - link é uma boa alternativa com um bom suporte para linux.
    --
    djsb
    Re:Linux Media Labs (Pontos:2)
    por jpgm em 23-06-05 10:05 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Até pode ser uma excelente alternativa se não ligarmos ao pormenor de custar perto de $600 dolares...
    Cumprimentos! zp
    my 2 cents... (Pontos:3, Interessante)
    por bgravato em 23-06-05 3:52 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Antes de mais, devo dizer que nunca gravei nada de VHS para DVD, nem nunca criei DVDs de video (com menus e essas tralhas...).

    Indo ao que interessa... tenho uma pctv das velhinhas, já com muitos anos, não é grande coisa (especialmente o tuner), mas também já não deve ter muito a ver com a qualidade das actuais...

    Actualmente estou a usar uma Plextor ConvertX PX-TV402U (externa, usb 2.0, encoder por hardware em mpeg1/2/4/divx) e estou bastante satisfeito.

    As pinnacle pctv penso que ainda usam os chips da BT (provavelmente o BT878) e não têm codificação por hardware. Neste caso o melhor é gravar primeiro para o disco sem compressão (RAW), para evitar perder frames, o que requer muito espaço em disco, e depois fazer a conversão por software para mpeg2. Para fazer a conversão em tempo real, como já foi dito, requer muito poder de processamento e é má ideia se se quer boa qualidade.
    Os chips BTxxx são suportados em linux já há muitos anos, quanto a isso não há problema.

    A plextor que tenho actualmente tb é suportada em linux, é a própria plextor que disponibiliza os drivers (GPL, se não estou em erro) e funcionam bem. Tem a vantagem (para trocar de pc/transportar) de ser USB, mas o melhor é o encoder em hardware para mpeg1, mpeg2 e mpeg4/divx.

    Outras placas com encoder por hardware que tenho ouvido falar bastante bem e que também são suportadas em linux relativamente bem (excepto possivelmente alguns modelos mais recentes), são as Hauppauge WinTV PVR.

    No caso das pctv, pode-se usar muitos programas para gravar, inclusivé, pode-se usar o mencoder directamente.

    No caso da plextor, por causa do encoder em hardware, é preciso enviar certos comandos para a placa, e não devem haver ainda muitos programas a ter suporte para isso... Um que tem e é o que uso para gravar coisas da tv é o MythTV (para quem não conhece, posso dizer que mudou completamente a minha maneira de ver tv :)). O MythTV também permite gravar a partir da entrada s-video da placa, por exemplo.

    Quanto a software para edição de video... Eu não sou nenhum expert, e para fazer edições mais básicas (do tipo cut, resize, etc) costumo usar o avidemux.

    Para criar os ficheiros para gravar o DVD já não posso ajudar, pois nunca fiz isso.

    Para gravar DVDs/CDs (normalmente de dados) uso o k3b, que segundo opinião quase generalizada, parece ser o melhor GUI para gravação de cds/dvds que existe por aí...

    Deixo aqui alguns links:
    Hardware MPEG2 TV Tuners Compared (Slashdot)
    Amateur Video Production Using Free Software and Linux (ainda não tive oportunidade de ler, mas parece interessante)

    Os sites do mythtv, placas de tv, avidemux, etc... é fácil encontrar com 2 clicks no google :)

    (e já agora, para quem usa debian e quiser instalar o mythtv: tem aqui um repositório)
    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    Re:my 2 cents... (Pontos:2)
    por mlemos em 23-06-05 7:36 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.ManuelLemos.net/
    É mesmo uma Plextor dessas que eu quero, porém é difícil arranjar onde estou, só importando. Já agora, onde compraste isso? Em Portugal ou mandaste vir de fora?

    Para mim é mais fácil encontrar uma Pinnacle MovieBox USB que ao contrário da Pinnacle PCTV, mas não tenho a certeza absoluta de que funcionaria bem em Linux.

    Se não me escapa nada, à primeira vista, parece que a principal diferença é que essa Plextor PX-TV402U suporta codificação MPEG-4 e DivX por hardware. Na prática não sei se seria importante para o propósito original de converter videos VHS para DVD.

    Um detalhe que eu não sei se é relevante é que ambas mencionam que são apenas compatíveis com NTSC! Será que isto se refere apenas à parte de sintonia de televisão? Se sim, pressuponho que graves programas de televisão do cabo ou através de gravador de video à parte, certo?

    Existe também a Plextor PX-M402U, mais em conta, que se não me escapa nada, apenas tem o sintonizador a menos que a que tens, mas isso não faria falta para o propósito de conversão de VHS para DVD, certo?
    Re:my 2 cents... (Pontos:2)
    por bgravato em 23-06-05 12:45 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    A minha foi comprada na MicroCAOS (em Lisboa) que, tanto quanto sei, é o distribuidor da Plextor em Portugal. Penso que eles enviam por correio à cobrança.

    A moviebox não conheço por isso não posso tecer comentários sobre a sua qualidade ou se funciona em linux...

    A Plextor existe em dois modelos, uma compatível com NTSC (o modelo que é vendido nos EUA e Japão) e outra com PAL (a que é vendida na Europa).
    A moviebox provavelmente tb deve ser o mesmo caso...

    A Plextor PX-M402U não tem tuner, portanto não dá para ver TV, a não ser que se tenha uma sintonizador externo... Penso que é essa a única diferença para a PX-TV402U.
    Para o propósito de converter VHS para DVD não é necessário o tuner... mas é sempre uma mais valia para futuras utilizações, embora isso seja apenas uma questão de escolha pessoal.


    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    Re:my 2 cents... (Pontos:2)
    por mlemos em 24-06-05 4:12 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.ManuelLemos.net/
    Como estou no Brasil, nem a versão do sintonizador PAL nem NTSC são uma mais valia para mim. Por isso acabei por mandar vir PX-M402U duma loja nos Estados Unidos confiante pela tua experiência que vai funcionar bem em Linux. Obrigado. Só fiquei com uma dúvida. Quando pesquisa sites para comprar um (que não me lembro qual) recomendou uns cabos USB à parte. O dispositivo vem com cabos para ligar na porta USB, ou tenho mesmo de obter à parte? Será que os tais cabos USB são para melhorar alguma coisa?
    Re:my 2 cents... (Pontos:2)
    por bgravato em 24-06-05 13:23 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    A minha placa vinha com um cabo usb, um receptor de infravermelhos (tb usb com cabo incorporado) e um telecomando.

    Não sei se a PX-M402U tb traz comando, mas o cabo usb deve ter. Embora, às vezes, os kits dos states e da europa sejam diferentes, por isso, não posso garantir. Mas se não trouxer cabo, acho que tb não é preciso nenhum cabo especial de corrida, um cabo normal usb deve servir (as fichas de ligação são as standard).

    Podes fazer o download dos drivers para linux aqui.

    Os drivers trazem um programa de teste muito simples, que permite fazer captura da placa para um ficheiro. Para aquilo que queres fazer deve chegar, se não quiseres estar com o trabalho de instalar o mythtv. Se usares esse programa de teste tem atenção que ele grava o audio sem compressão (PCM penso eu de que). O video podes escolher o formato mpeg1/2/4/divx.


    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    Re:my 2 cents... (Pontos:1)
    por LiG em 23-06-05 18:33 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Tenho usado recentemente uma Pinnacle MovieBox USB em Windows, para trabalhos de captura de video e posterior edição, e os drivers dela deixam algo a desejar.

    Funciona bem com o Pinnacle Studio da própria marca mas quando tentei utilizar o Virtual Dub para a captura não consegui, aparentemente os drivers não são assim muito compatíveis. Tentei fazer a actualização e, depois de um longo penoso processo de registo no site deles, não me resolveu nada.

    Quanto a Linux não sei como é o suporte, mas a julgar pelo Windows eu pessoalmente não arriscaria.

    Em relação à qualidade de imagem, posso dizer que é certamente melhor que a maioria das placas de TV baratas que já vi. Não creio no entanto que seja algo por aí além.
    Video analogico para Digital... (Pontos:1)
    por mikexilva em 23-06-05 20:25 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Experimenta o Kino, é mais virado a trabalhar com DV, mas se tiveres uma placa de TV (por ex com um chip comum bt848 ou bt878) tb permite capturar para o disco em DV e depois cortar, juntar, e tb tem uns filtros, e é simples. Mas como grava em DV precisas de muito espaço em disco para a captura. Tb permite fazer logo o export em MPEG2 preparado para DVD, etc..
    USB ou não (Pontos:4, Interessante)
    por joaorf em 25-06-05 11:14 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Estive a pesquisar sobre hardware de aquisição de video doméstico para PCs e encontrei algumas soluções economicamente acessíveis, nomeadamente algumas baseadas em USB 2.0 que me permitiriam usar em diferentes máquinas, como por exemplo dispositivos da Pinnacle como PCTV e MovieBox.

    Eu tenho uma Pinnacle PCTV Deluxe (USB 2.0). Existe uma aplicação user space que faz uso dos binários do Windows para capturar, mas não é possível aceder ao dispositivo através de um device Video4Linux (/dev/videoX). Em rigor, isto não é impeditivo para fazeres o que pretendes (copiar de VHS para DVD). Mas não poderás, por exemplo, usar aplicações como o Kdetv ou o Tvtime para ver televisão. Em resumo, uma placa USB é bom pela mobilidade, mas pode ser problemática em termos de drivers. Se conseguires encontrar uma que tenha drivers Video4Linux era o ideal.

    Depois de teres capturado os vídeos, resta criares o DVD. Já há algumas aplicações e Howtos sobre DVD Authoring. Ainda não há nada tão amigável quanto algumas aplicações Windows, mas para lá caminhamos.

    Re:USB ou não (Pontos:2)
    por joaorf em 25-06-05 12:32 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Um esclarecimento adicional: a PCTV Deluxe faz encoding MPEG1 e MPEG2 por hardware sempre. Isto é, aquilo que o computador recebe já vem sempre nesses formatos.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]