gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Quero controlo sobre o meu domínio!
Contribuído por npf em 05-08-02 15:35
do departamento dns-owners
dns Anonimo Cobarde escreve "Oi ppl,

Desculpem o AC mas tem de ser assim pq eles andem aí...

Trabalho numa empresa de prestação de serviços que até agora só tinha clientes novos na Internet e como tal ainda não tinhamos passado por este género de problema. Resumidamente um cliente que já possui site optou por largar a empresa que usava anteriormente "Bad Guys, S.A." e incumbir-nos (Os Good Guys, Lda.) de alojar gerir etc os seus conteudos online. O problema reside na transferência do domínio... visto não querermos aguentar com os pagamentos à Verisign preferimos proceder à transferência de registrar. "


O cliente contactou a BG, S.A. dando autorização à transfer e nós seguidamente demos inicio ao processo.

"Final status transfer denied" por timeout se bem que o nosso cliente seja o unico titular do registo o unico contacto válido é da BG, S.A. que por sua vez pretende que o nosso cliente pague mais uma anuidade de uns milhares de contos para autorizar a transferência do domínio...

What to do Gildotianos? Confesso que estamos às escuras e não nos queremos meter numa disputa já que o problema "não é nosso" mas ao mesmo tempo ser-nos-à eventualmente conveniente saber explicar ao cliente (e demonstrar à BG, S.A.) que o dono do domínio é que manda nele.

É necessário ir pelos "resolution policies" da Verisign/Netsol ou bastará o nosso cliente dizer claramente à BG, S.A. que sabe o pode fazer?

Muchas gracias e espero que a eventual conversa que evolua daqui permita ajudar outros que no futuro se encontrem com as demasiadas Bad Guys S.A. que proliferam em Tugal.

A.C.

Estou? Onde estás? | MS diz que iTV está OK  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca dns
  • Também por npf
  • Perguntas
  • Como se pode ter o seu próprio host ?
  • Linux preparado para 'enterprise'?
  • Produtividade: linha de comando vs IDE
  • Sistemas operativos: O que são?
  • linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
  • Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?
  • staroffice
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Transferência de ownership de dominio (Pontos:2)
    por ribeiro em 05-08-02 15:49 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    Viva,
    Por mim, também não vejo qual o problema de transferência. O dono do dominio é o cliente, e o ISP normalmente apenas mantem-se autoritário enquanto a entidade que possui o dominio o pretender. É um serviço prestado ao dono. A transferência do lado destes, não é assim tão complicada...
    Se o cliente não está a dever pagamentos, não vejo justificação para um comportamento destes.
    Coloca aqui o nome do ISP, para estarmos prevenidos.
    --
    Re:Transferência de ownership de dominio (Pontos:2)
    por ribeiro em 05-08-02 15:50 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    Escrevi ISP, mas não é necessariamente ISP, eu sei...
    --
    Re:Transferência de ownership de dominio (Pontos:1, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 06-08-02 6:36 GMT (#22)
    Ainda há poucas semanas alertei um amigo meu para essa situação... pagar um dominio atraves de um intermediariozeco qualquer, sendo que é esse intermediario que fica como contacto admin-c é dar um tiro no pé... É claro que com ISPs o caso é diferente, e eles só fazem esse tipo de "hijacking" no caso de facturas em atraso... mas o que tenho ouvido é que este tipo de chico-espertos funcionam apenas com um email @hotmail.com, ou com um numero de telemovel do qual não é possível obter dados...
    Em resumo, não paguem um domínio se não ficarem como admin-c... (alguns aldrabões cobrarão mais caro o caso em que o cliente queira ficar como admin-c, porque aí já será mais difícil dar o golpe...)

    diz ao cliente pra escrever uma carta registada (Pontos:2)
    por racme em 05-08-02 16:13 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    com o seu pedido pra todos os efeitos em caso de litigio a data que os ctts estanparem servira pra disputa e rescissao de contracto bem como de pagamentos em divida etc...

    nessa mesma carta, pedelhe que escreva que é sua intencao, recorrer aos tribunais(esta so mesmo se for um advogado a redigir e com a sua estampa) bem como aos media (esta sim!), aqui nos media podes referir alguns weblogs de renome como por exemplo o www.gildot.org, o malservido.com, o www.queixas.co.pt, a deco(embora nao seja media) etc, etc.

    Se quiserem resolver o problema de outra forma da vossa parte e visto serem concorrentes dos ditos BG.SA um telefonema de um superiro da vossa empressa, a explicar a situacao e talvez a piscar o olho pra um acordo de cavalheiros pra q de futuro o mesmo nao aconteça. E o reciproco tb obviamente! ;)


    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    Re:diz ao cliente pra escrever uma carta registada (Pontos:2)
    por racme em 06-08-02 14:53 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    pra todos os efeitos o contracto de prestacao de servicos foi celebrado em portugal logo aplica-se a legislacao portuguesa nao!?

    realmente, nao queria tanto puxar pro lado legal, da questao, mas uma carta redigida por advogado e registada fica sempre bem como medida de pressao.

    antes isso que um telegrama
    "se voces nao me dao a m3rda do dominio vou ai e parto essa m3rda toda" =:)




    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    The Nasty Guys (Pontos:2)
    por jmce em 05-08-02 17:10 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Para além da BG, atenção também à Nasty Guys, aka Verisign. A minha experiência má com esses nem teve a ver com qualquer nome especialmente apetitoso de empresa, apenas com um domínio para uma conferência de matemática (grande, mas conferência). Quem registou originalmente o domínio (ainda antes de se saber quem ia organizar) pretendeu um dia transferi-lo (oferecê-lo) ao organizador português. Preenchemos todos a papelada, enviámos a papelada por FAX, e uns tempos depois a Verisign (que queria um belo pagamento só por haver transferência) fala de um problema com um tal tracking number. Depois de mais uns contactos frustrantes com eles (meus, do nosso cliente e do "dono" inicial), e estando a par de maldades semelhantes relatadas por outros clientes da Verisign, sugeri que mudássemos de entidade de registo. Pedir a transferência ainda com o domínio registado parecia pouco aconselhável, dado que já sabíamos que a Verisign gosta de dificultar tanto quanto possível qualquer transferência que lhes tire um domínio. Por isso sugeri a quem fez o registo original que solicitasse o cancelamento do registo na Verisign para que, com o domínio já não registado, pudéssemos fazer um registo "fresco" e barato numa empresa com escrúpulos.

    Depois de um bocado já nem era necessário pedir cancelamento: o registo original tinha expirado. Passaram semanas, a Verisign continuava a enviar mensagens ao registante original avisando-o que tinha de fazer o pagamento de renovação, enquanto ele lhes escrevia a dizer que NÃO queria renovar o domínio. Durante um ano (mais ou menos...) a Verisign manteve o domínio no bolso e o whois ainda referia o matemático americano como o dono do registo. Muito tempo antes já tinhamos desistido de lidar com os $%*@@s da Verisign, pensando apenas na possibilidade de escrever umas cartas simpáticas de reclamação à FTC dos EUA, e acabámos por registar noutro lado o correspondente ".net" mandando o ".org" às urtigas (onde finalmente ele está desde há alguns meses... talvez a Verisign tenha percebido finalmente que não lhe ia servir de muito fazer um leilão com aquele nome (sim, a Verisign queria fazer leilões com domínios de registo expirado, como se fossem propriedade sua...)).

    Meanwhile... (Pontos:3, Interessante)
    por mvalente em 05-08-02 17:30 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Em primeiro lugar um registo DNS tem um Admnistrative e um Technical Contact. Se o cliente deixou que ambos ficassem na mao dos BG SA... dumb thing. O tech contact faz sentido; o adminstrative contact, que tem autoridade sobre o tech, deve sempre ficar pertença da empresa. Quem assina e carimba um papel a entregar o administrative contact a terceiros e' burro.

    Cheira-me por isso que a coisa vai demorar a resolver. Mas o vosso cliente tem a autoridade sobre o nome e sobre o registo (devera' ter uma factura do dito registo) e mais tarde ou mais cedo podera' ter o controle do dominio de volta.

    Meanwhile...

    • manter o registo junto da BG SA (sem o pagar; invocar problemas de conjuntura economica) e pedir que este passe a apontar para um outro IP.
    • tratar tambem, especialment no caso do pedido anterior ser recusado, de colocar uma pagina inicial no actual servidor web com um redirect para o novo servidor (IP ou DNS).
    • registar um GoogleAd no Google usando como termo de pesquisa o nome da empresa (ie. se o site esta' em "www.zbrzbr.pt", registar o ad para aparecer quando se pesquisa por "zbrzbr"). Assim quando os clientes nao poderem encontrar o site, mesmo com os redirects de IPs e de paginas, podera' encontra-lo no Google.
    • Tratar de, com um advogado e com a factura do registo/serviço inicial, exigir a alteracao/entrega do dominio.
    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:Meanwhile... (Pontos:2)
    por bgravato em 07-08-02 1:36 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    Estes casos devem ser muito frequentes, eu próprio já assisti a um de perto.

    O problema está em deixar que o administrative contact sejam os B.G.'s e aí está tudo lixado e a única solução acho que é mesmo contratar um advogado e o processo demora muito tempo.

    O caso que eu assisti prolongou-se por vários meses sem se resolver nada. Isto passou-se há uns 2 anos e fui agora verificar e o dominio continua na posse dos B.G.'s. O maior problema foi com o servidor de mail, pois todos os emails ficavam retidos pelos BG's e acho que foi por aí que o advogado pegou para processar os gajos. Já me afastei há bastante tempo dessa novela, não sei se isso deu em alguma coisa... mas diria que não.

    Ainda para mais o dominio era .pt, não sei como são os gajos da Verisign, mas dificilmente devem conseguir ser piores que os da FCCN.

    Lembro-me que foram enviados vários faxes e feitos telefonemas para a FCCN e demorou-se bastante tempo a obter resposta. Quando finalmente eles se dignaram a responder, foi para dizer que o Administrative Contact eram os BG's e que nada podiam fazer.

    Enfim... nestas coisas o que mais se vê é Bad Guys a aproveitarem-se da ignorância dos outros para fazerem coisas destas. Infelizmente não existem meios legais, rápidos e eficazes, para resolver situações destas.

    Só vos posso desejar boa sorte.

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.


    Algumas sugestoes (Pontos:1)
    por thome em 06-08-02 9:47 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.abismo.org
    Se o admin contact for dos GG (basta o nome ser GG Lda), podem enviar um fax a autorizar a mudanca de o endereco de contacto (ver a documentacao que este caso esta' explicado).

    Apartir do momento que tem o endereco de contacto alterado, podem proceder 'a mudanca normalmente.

    Podem tb tentar entrar em contacto telefonico com a verisign (netsol?). Tenho resolvido algums problemas mais bicudos fazendo isso.

    Claro que suponho que ja' tenham tentado falar com os BG para resolver a situacao...


    -- thome
    Re:Desculpem o off-topic... (Pontos:2)
    por mlopes em 05-08-02 17:44 GMT (#7)
    (Utilizador Info)

    incluindo o episodio que foi banido da tvincluindo o episodio que foi banido da tv

    Episódio banido da tv?

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:Desculpem o off-topic... (Pontos:2)
    por leitao em 05-08-02 18:00 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Episódio banido da tv?

    Tambem nao conheco -- mas o Seinfeld esta' tao batido e sem piada que agora so' se for aqui.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Desculpem o off-topic... (Pontos:2)
    por pmsac em 05-08-02 21:32 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://2130706433/
    Batido e sem piada ? Só porque tu o dizes ? Eu gosto bastante... à falta de DVDs, comprei uns livritos sobre a série, o Seinlanguage e um livro de scr1pts. Ao contrário de outras, e talvez com grande pena nossa, acabou quando devia acabar.

    Quanto a episódios em VHS ou noutro suporte (legal, claro) dos quais se possa fazer backup, desconheço ;)

    Ah, e já agora: que episódio é que foi banido mesmo ?

    -- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum)
    Re:Desculpem o off-topic... (Pontos:1)
    por Xf em 06-08-02 3:08 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Acho que há um DVD...o "I'm telling you for the last time...". Não são episódios, é um espectáculo do Jerry, do género daqueles com que os episódios costumavam acabar ou começar. É muito bom ;)


    Shake dreams from your hair my pretty child, my sweet one...
    Re:Desculpem o off-topic... (Pontos:2)
    por leitao em 06-08-02 9:57 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    O Seinfeld e' uma referencia do humor simples e banal, diferente de Monty Python (que agora se calhar tambem ja estao batidos (e velhos?) e sem piada, nao? - basta ver o sketch do spam!) mas a um mesmo nivel.

    Desculpa la', eu nem te ia responder -- mas pores o Seinfeld ao mesmo nivel dos Monty Python ?

    Isso e' o mesmo que comparares os Beatles com os Take That pa'.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Desculpem o off-topic... (Pontos:2)
    por mlopes em 06-08-02 10:57 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Não há comparação possivél entre qq tipo de humor Americano e Monty Python!

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:Desculpem o off-topic... (Pontos:1)
    por racme em 06-08-02 3:25 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    http://www.canoe.com/JamSeinfeld/may9_hispanic.html


    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    Re:Desculpem o off-topic... (Pontos:2)
    por pmsac em 05-08-02 21:41 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://2130706433/
    http://epguides.com/Seinfeld/

    Segundo este site, são 180.

    -- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum)
    Re:Desculpem o off-topic... (Pontos:1)
    por Presley em 06-08-02 2:31 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://fm.alcobaca.net
    Era um Saab...
    Re:Desculpem o off-topic... (Pontos:1)
    por Presley em 06-08-02 13:37 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://fm.alcobaca.net
    O bmw que ele tinha era de capota rigida, e o saab o descapotavel. Nesse episodio tinha um descapotavel.

    E o episodio foi proibido de passar na tv (outra vez) devido à forte comunidade porto riquenha que não gostou de certos insultos feitos piada.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]