gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Som em Linux
Contribuído por npf em 30-04-02 11:19
do departamento sintetisadores
Musica chicken run escreve "Olá a todos! Por mera curiosidade, acabei por instalar Mandrake 8.2 numa das duas maquinas existentes cá em casa. Curioso tambem, foi o facto de tudo ter corrido as mil maravilhas (apesar do crash quase no final da instalaçao). Apesar do reboot forçado, foi com surpresa que constatei que quase todo o hardware foi reconhecido. E digo quase porque apesar de conseguir ouvir som, duvido que o sistema operativo "saiba" o que ali tem. (SB Audigy) Independentemente do suporte/falta do mesmo a referida placa pelo SO, gostaria de aqui colocar a seguinte questão: usando eu software de sintese/sequenciação/sampling em Windows, quais as alternativas disponiveis no mundo Linux? Existe software capaz de competir com um Reason, um Sound Forge ou mesmo um Cubase independentemente do facto de ser free/opensource/comercial/whatever..? "

Ciberdúvidas vê luz ao fundo do túnel | DIY: Digital Desk  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca Musica
  • Também por npf
  • Perguntas
  • Como se pode ter o seu próprio host ?
  • Linux preparado para 'enterprise'?
  • Produtividade: linha de comando vs IDE
  • Sistemas operativos: O que são?
  • linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
  • Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?
  • staroffice
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Software de som (Pontos:3, Informativo)
    por mlopes em 30-04-02 11:36 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Encontra-se aqui muita coisa interessante!
    É provavel que não encontres nada tão completo como o cubase, mas provávelmente consegues encontrar pequenos programinhas que juntos conseguem igualar as funcionalidades do cubase ou de qq outro (a própria filosofia Unix "small is beautifull"), eu pessoalmente nunca utilizei o cubase, mas tenho encontrado sempre software que me faz aquilo que preciso!

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Tens piada. :) (Pontos:1)
    por hununu em 30-04-02 12:44 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://dequim.ist.utl.pt
    Pedir o mesmo que um Cubase VST, Emagic Logic Audio entre outros, incluindo editores digitais como WaveLab e SoundForges e' o mesmo que pedires por um Adobe Photoshop, Illustrator, Indesign, Quark Xpress, etc. Nao ha'.

    Todos os OSes têm a sua vocação, e torna-se claro, que Gráficos e Som não é o campo do linux. Não digo que não haja bom software, mas os que comparam Gimp a Photoshop, n têm noção do que é o mundo de pre-press e o que os profissionais precisam.

    A minha sugestão é que se queres trabalhar profissionalmente em qualquer desses mundos, usa ferramentas profissionais que corram em Win2k em Pc ou OSx em Macintosh. Se apenas queres brincar acho que podes e deves ver o que existe porque ha' pessoas interessadas em saber o que ha' , incluindo eu :)

    Cumprimentos,

    hununu, LTI-DEQ@IST, Portugal
    Tu tambem tens piada!!! (Pontos:3, Esclarecedor)
    por mlopes em 30-04-02 13:19 GMT (#4)
    (Utilizador Info)

    Não me parece que estejas ciente daquilo que estás a dizer podes ver aqui, que essa má vontade é causada pelo desconhecimento de causa, porque afinal quem sabe, utiliza-o para fazer desde desenho vectorial até animações 3D.

    E já agora, gostaria que especificasses o que te leva a afirmar "torna-se claro, que Gráficos e Som não é o campo do linux", porque pela minha experiência, torna-se claro que Gráficos e Som é tanto ou mais o campo do Linux como de qq outro SO.


    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:Tu tambem tens piada!!! (Pontos:1)
    por hununu em 30-04-02 18:31 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://dequim.ist.utl.pt
    Olá mlopes.

    Não pensei no mundo 3d, confesso. Não espero que estejas à espera que eu não te dê razão, quando a verdade é que o mundo *nix tem ganho muito nesse campo, especialmente devido ao clustering. Espero que não penses e as pessoas em geral que sou contra linux ou *nix variants, nada disso. Agora temos que começar a perceber que há OSes mais fortes que outros em várias frentes.

    Agora o que posso apostar contigo é que o tratamento de imagens não é feito em Gimp ;) Pronto, ha' sempre uns linux 'palas nos olhos' hardcore users :)

    Usar a ferramenta adequada é mais inteligente do que usar a ferramenta que se gosta. :) A diferença é que para uns tempo é $, para outros é diversão.

    Cumprimentos,
    hununu, LTI-DEQ@IST, Portugal
    Re:Tu tambem tens piada!!! (Pontos:2)
    por mlopes em 30-04-02 18:55 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Se vires o link que coloquei no post e seguires os links que lá estão, vai ter à página que diz como foi feito o shrek - aqui- nela podes ver quais foram os programas utilizados (uma leitura na diagonal pareceu-me indicar que em alguma fase do processo de facto utilizaram o gimp) e podes ver uns screenshots com bastante bom aspecto!

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:Tu tambem tens piada!!! (Pontos:2)
    por mlopes em 30-04-02 14:18 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Há AutoCAD para linux?
    Por acaso já li em qq lado que existe uma versão do AutoCAD que funciona no linux, só tens que lhe fazer qq coisa às fontes, de qq maneira existem vários CAD's para Linux, se não gostas de nenhum não uses, tens aqui uma alternativa, e aqui acabamos de falar de software a sério.
    E passamos para os brinquedinhos dos meninos do Windows, software gráfico tipo 3D studio, podes sempre seguir o link que dou no meu post anterior, mas espera, se calhar o software utilizado por eles não é suficientemente bom para os teus exitos de bilheteira!!!! Quanto ao som, é como também já disse noutra thread neste mesmo artigo, "small is beautifull" se alguém ainda não fez um bloatware que faça tudo o que tu queres, utiliza vários pequenos programas em conjunto para conseguir os mesmos resultados, se não gostas da opção, tens aqui uma alternativa!

    Conclusão: Cada um deve utilizar o SO que mais jeito lhe der, e que mais lhe agradar, tendo em conta que o mainstream é o Windows, conclui-se que só utiliza Linux quem quer, logo se achas que o linux é assim tão mau, não o utilizes, não frequentes fórums de Linux, vai tipo ao Tek Sapo ou assim que encontras lá mais fanáticos da M$ que vão abanar a cabecinha a dizer que sim, a todo esse fumo que lhes deitas para os olhos.

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:Tu tambem tens piada!!! (Pontos:2)
    por mlopes em 30-04-02 15:14 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    1º Não me viste referir o Gimp em nenhum momento

    2º Eu não disse os CAD para Linux, disse que o AutoCAD para Unix corre em Linux, mas tem que se fazer qq coisa com as fontes.

    3º A questão aqui não é o ver ou não ver Linux à frente, porque pelo que parece tu é que só vês M$ à frente, a questão aqui nasce da afirmação de que o Linux não é um sistema operativo para gráficos e som! Claro que logo na primeira resposta que deste como anónimo saiste do tema e em vez de falares de gráficos e de som começaste a falar de software.
    Até porque se eu só visse Linux à frente pelo menos estou a fazer post's no melhor sitio para "só ver Linux à frente".
    4º A tua argumentação é tipica do pessoal que utiliza o MS-Word para fazer coisas que podia fazer com o Notepad (ou com o gedit, se souberes o que é, e não, não compares o vi com o Notepad , não tem nada a haver um com o outro) e depois exulta as maravilhas do Word sem nunca as ter utilizado!

    Mas ainda bem que és um profissional de: som, imagem, animação 3D, cad, administração de sistemas; e mesmo assim tens tanto tempo para rir!

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:Same old shit... (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 01-05-02 2:15 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    as argumentações de cada OS em seu galho até me fazem rir... quando no dia a dia *nix's já fazem tudo o que um M$ faz, mas a M$ é que tenta fazer o que os *nix's sempre fizeram (e mal)... porque se assim fosse, então à uns anos atras diria-se "baahhhhhh.... M$ com aplicações de tratamento de imagem e afins? deixa isso para os MAC's... cada OS e computadores nos seus galhos" *g*.... tipico de quem não mexe o cu para procurar o que precisa... ou está no lindo (*grunf*) cd da distro, ou então não existe/presta...


    HiTek DeVil
    Maya anyone? (Pontos:1)
    por humpback em 30-04-02 15:26 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Que eu me recorde o Maya é O software de 3d animation, seguido de coisas como o lightwave (que nao existe em linux mas que o network render cliente corre em wine, o que ajuda para render farms).
    E tudo depende do que estás a fazer, e do que as coisas evoluem. Eu ja uso linux a coisa de 5 anos e uma coisa posso dizer: O software de graficos/som para linux tem estado a evoluir MUITO mais que qq outra plataforma
    Quem acha que nao que va buscar uma copia do photoshop 5 e compare com o 7, e va buscar o gimp 1.0 e compare com o 1.22.

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:Maya anyone? (Pontos:1)
    por Mulder3 em 30-04-02 16:50 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Existe Maya para Linux, eu tenho o Maya Unlimed para Linux, se bem que aquilo se arraste muito, o meu PC não é propriemente uma SGI Wokstation Topo de Gama, mas se tiveres muita ram, corres o Maya para Linux sem problemas. Não tenho a certeza do que estou a dizer mas penso que li não sei onde que logo a seguir ao IRIX da SGI, a plataforma onde os profissionais de animação 3D correm mais correm o Maya é o Linux, até a Pixar está a mudar todas as suas workstions IRIX para Linux!
    Re:Tu tambem tens piada!!! (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 01-05-02 2:10 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    hummmm... não houve uma ou outra animação da Disney ou alikes feito em linux?


    HiTek DeVil
    Re:Tu tambem tens piada!!! (Pontos:2)
    por MavicX em 01-05-02 14:56 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    http://www.linuxcad.com/

    Já existe CAD muito antes da Microsoft aparecer e quando ela acabar vai continuar a haver CAD.

    Quanto ao AutoCAD ele é a mesma coisa que o Windows, toda a gente usa porque é moda e barato e tem uma carrada de modulos. Não quer dizer que seja o unico ou o melhor (está muito longe disso). Mas como em Portugal niguem compra uma Workstation sem ser x86, tambem niguem compra um pacote de CAD para Linux/Unix.

    Provavelmente um P4 com uma geforce e um windows NT com um autocad 2002, fique muito mais em conta que um SunBlade 1000 ou 2000 e um programa de CAD como o Catia da IBM. Embora a ultima opção seja 100 vezes melhor.

    Pedro Esteves

    Brahms (Pontos:1)
    por luis em 30-04-02 13:34 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Existe software capaz de competir com um Reason, um Sound Forge ou mesmo um Cubase independentemente do facto de ser free/opensource/comercial/whatever..?

    Não têm de certeza todas as "features" que o Cubase, mas experimenta o Brahms.
    Pode ser que sirva para o que tu queres.

    luis


    Audacity (Pontos:2)
    por quantic_oscillation em 01-05-02 15:59 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://homepage.oninet.pt/095mad/opensourceforever.html
    este programa tb parece ser jeitoso... audacity
    Ardour (Pontos:1)
    por vargokz em 01-05-02 21:31 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.imajinazz.net/rpinheiro

    O Ardour parece-me ser o projecto para Linux que mais se aproxima de uma DAW a sério (ou pelo menos promete)

    Ardour is a multichannel hard disk recorder (HDR) and digital audio workstation (DAW). It is capable of simultaneous recording 24 or more channels of 32 bit audio at 48kHz. Ardour is intended to function as a "professional" HDR system, replacing dedicated hardware solutions such as the Mackie HDR, the Tascam 2424 and more traditional tape systems like the Alesis ADAT series. It is also intended to provide the same or better functionality as software systems such as ProTools, Samplitude, Logic Audio, Nuendo and Cubase VST (we acknowledge these and all other names as trademarks of their respective owners). It supports MIDI Machine Control, and so can be controlled from any MMC controller, such as the Mackie Digital 8 Bus mixer and many other modern digital mixers.8

    Como vêm, tem lá (quase) tudo.

    http://ardour.sourceforge.net/
    Re:Ardour (Pontos:1)
    por hununu em 02-05-02 2:45 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://dequim.ist.utl.pt
    Não deixa de ser curioso que hoje em dia usa-se 24bits e 96Khz (qdo se usa, let's not get sentimental here). 32bits para audio, so' mesmo por conveniencia no formato do ficheiro, pq ng grava nesse formato. Nem existe hardware tanto quanto eu saiba. (a fazer output do ADC a 32bits)

    Por outro lado, as pessoas pensam que DAW e' apenas o sequenciador ou um programa ou dois. DAW e' teres ao teu dispôr uma vasta gama de programas/ferramentas que podes usar, e especialmente uma serie de add-ons que nao existem em linux. Gostaria de saber se existe em linux o conceito de DirectX plug-ins, ou VST plug-ins. Nao existe, pq n ha' standards - e muito menos - empresas com know-how de anos de DSP technology a programar plug-ins (nem ports vejam lá).
    hununu, LTI-DEQ@IST, Portugal
    Re:Ardour (Pontos:1)
    por vargokz em 02-05-02 11:21 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.imajinazz.net/rpinheiro

    Bem, já há placas de som que gravam e reproduzem som a 24 bit e a 192Khz. Mas realmente a 32 bit acho que ainda não há.

    No entanto, se utilizares intrumentos virtuais no cubase (por exemplo)interessa-te fazeres o mixdown (o rendering) com a máxima resolução possível (consegues obter uma gama dinâmica muito superior). Depois tens de passar o mixdown de 32 bit para 24 bit com software adequado. O resultado é muito melhor do que se trabalhares sempre à resolução que pretendes que o trabalho final tenha. Pelo menos é que dizem os entendidos ;)

    Bem, o VSTi e o ASIO da Steinberg começam a ser standard e além disso a mesma empresa permite que qualquer pessoa desenvolva plug'ins e software com estes sistemas sem custos adicionais e sem ter de pagar à Steinberg. Quem quiser até pode fazer o download do SDK gratuitamente, http://www.steinberg.net/developers/VST2SDKAbout.phtml. Agora se é possível utilizar estas ferramentas e/ou portá-las para Linux, isso já não sei se é possível. Quem sabe


     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]