gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Winmodems are not modems!...
Contribuído por jmce em 09-03-02 14:08
do departamento epidemiologia-dos-portáteis
consultorio Um anónimo escreve: "Bons dias caros amigos, Comprei um portátil Airis com o qual estou satisfeito, apenas até ao momento, e que usa chipset Sis630. O modem incorporado é um winmodem (sis7013 - smartlink hamr56000). Pelo que pesquisei, funciona em linux, mas eu até ao momento ainda não tive sucesso(Rh 7.2 out of the box + driver slmdm-2.03). Quer compile o src.rpm ou instale um precompiled rpm, quando tento carregar o module obtenho sempre unresolved symbol e não consigo usar o modem. Se alguém me puder dar mais alguma dica, ficava muita agradecido. Meus amigos, um muito bom dia, obrigado."

Quem tem telhados de vidro.... | Frases famosas do ICP  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca consultorio
  • Também por jmce
  • Perguntas
  • Como se pode ter o seu próprio host ?
  • Linux preparado para 'enterprise'?
  • Produtividade: linha de comando vs IDE
  • Sistemas operativos: O que são?
  • linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
  • Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?
  • staroffice
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Kernel version? (Pontos:5, Informativo)
    por Strange em 09-03-02 16:27 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    AFAICT essa versão do módulo é para a versão 2.4.4 do kernel Linux, e o que vem por omissão no RedHat 7.2 é o 2.4.7. É preciso ter em conta que a série 2.4.x tem sofrido grandes alterações, com várias mudanças internas da API.

    Além disso a versão que vem com o RedHat é um pouco alterada relativamente à versão original.

    Por isso posso apenas aconselhar experimentares a versão 2.4.4 (que vem c/ o RedHat 7.1?) ou a nova versão do driver 2.04 embora não sabia para que kernel se destina.

    hugs
    Strange

    kernel por medida (Pontos:3, Interessante)
    por biduxe em 09-03-02 22:54 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    O kerneis que vêm com as redhats out of the box foram compilados para a maioria das configurações e têm a enorme vantagem de, mesmo para quem não se atreve a compilar um kernel, suportarem um grande número de dispositivos e 'features' apenas por introdução do módulo. Em contra partida, devido a complexidade dessa compilação é por vezes necessário compilar o kernel para se desenvencilhar dessa multitude de opções que vêm do kernel 'out of the box da redhat'. aproveitas e fazs um kernel mais levezito que não tenha suporte -nem em módulo- para o controle do módulo lunar do apollo 14 por cabo parallelo, ( a não ser que tenhas um em casa) ;)
    Por experiência própria (com outro winmodem) vale a pena tentar mesmo que o autor do módulo não tenha documentado esse problema.
    Para os materiais mais exquisitos, e especialmente para os que não são documentados e portanto cujos drivers são concebidos por reverse-engineering, acaba que o módulo concebido dessa forma pode funcionar apenas com versões testadas por quem o concebeu, que normalmente não tem todos os computadores do planeta à disposição para testes.
    Aproveitando a ocasião, depois de verificar se esse problema não está documentado em lado nenhum, quer consigas ou não resolver o problema aconselho-te a informar o autor do driver, ele provavelmente te agredecerá (se fôr daqueles raros que têm tempo para ler mails)
    ------ EOFim.
    Re:kernel por medida (Pontos:3, Interessante)
    por Strange em 10-03-02 2:40 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    Embora o que refiras sobre o kernel e drivers seja verdade nalguns casos, neste aplica-se o contrário. O driver parece ser proprietário, pois contém ficheiros objecto (em várias bibliotecas) cuja source não é disponibilizada.

    Ficheiros em source existem por volta de dois, para fazer a interface entre a versão do utilizador do kernel e a parte funcional e proprietária do driver.

    Infelizmente essa separação não está bem feita e o driver usa funções relacionadas com gestão de dispositivos PCI, vm, e portas série ainda na parte proprietária. Portanto, e embore o driver compile (a parte que vem em .c) bem em kernels recentes, é impossível inserir o módulo no kernel.

    Para resolver esta situação só o fabricante manter o seu driver a par das últimas versões do kernel ou libertar a source de todo o driver, o que duvido que venha a acontecer visto que é essa parte que implementa quase todo o modem e querem proteger essa informação ao extremo...

    hugs
    Strange

    Windmodem (Pontos:1)
    por mduarte em 11-03-02 9:20 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Não me tenho preocupado com o winmodem (que também nao consegui por a funcionar), mas com o suporte da placa de video. Só consigo ter o X a funcionar correctamente a 8 bpp :( Com o XFree 3.3.6 arranca em 16 bits mas o ecrã fica distorcido. O não vejo mesmo nada. Consegues ter X a 16 bpp ? Miguel
    save the wales, feed the poor, free the mallocs

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]