gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Experiencias com IEEE 802.11b (ethernet s/ fios)?
Contribuído por AsHeS em 18-05-01 20:56
do departamento perguntas-e-mais-perguntas
wireless joaobranco escreve " Já alguem experimentou redes 802.11b/WiFi ? As mais conhecidas são as WaveLan (agora Orinoco) da Lucent, mas agora existe uma quantidade enorme (mais ou menos) de fornecedores.

A O'Reilly está a fazer uma série de artigos sobre o assunto.

E vocês, já experimentaram? Alguém me pode dizer se aquilo funciona mesmo como dizem? Será uma boa escolha para uma rede (de baixo/médio débito) para uma escola/empresa de formação colocar um access point para ter acesso em diversas salas? "

TV Interactiva ... wondoze powered ... phear! | Open Source != Software Livre  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • O'Reilly
  • série de artigos
  • Mais acerca wireless
  • Também por AsHeS
  • Perguntas
  • Como se pode ter o seu próprio host ?
  • Linux preparado para 'enterprise'?
  • Produtividade: linha de comando vs IDE
  • Sistemas operativos: O que são?
  • linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
  • Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?
  • staroffice
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    It just works. (Pontos:4, Informativo)
    por elclip em 18-05-01 22:45 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://accao.net

    ...para quem passa o dia a ler/responder a mail, ssh, browsing e pouco tráfego, é uma liberdade fantástica. Definitivamente a interface de rede para portáteis, e um grande incremento de produtividade: há qualquer coisa de surreal em levantarmo-nos da secretária, ir para uma sala de reunião em filinha indiana, todos com o portátil debaixo do braço e continuarmos como se nada fosse, podendo consultar e comentar documentos, aceder a sistemas, etc.

    Os rates reais oscilavam entre os 2 e os 5.5 Mbps no lado oposto do piso (large building), com 11Mbps garantidos só nalguns locais até pormos um segundo access point, altura em que se tornou obrigatório começar a usar o Y! para fazer a pergunta óbvia: "Onde estás agora?".

    Há, claro, o caso extremo de um dos nossos cromos ter conseguido jogar Quake 9 pisos abaixo quando encostámos o access point à janela, mas como ele nunca jogou grande coisa, não dava para perceber se a ligação estava boa... :)

    Mesmo em Ad Hoc mode (sem access point), as cartas são uma benesse. Basta ver o cenário típico de reuniões fora...

    Mas aviso já: como de costume, o melhor suporte de hardware (controlo de canal, gasto de energia, monitorização de nível de sinal, encriptação e outras coisas essenciais nestes dispositivos) existe para Windows, mas ainda não (e com umas falhas irritantes) para Linux.

    No entanto, o RedHat 7.1 pegou na minha carta D-Link Air (DWL-650), e funcionava minimamente (embora aparentemente só a 2Mbps, porque não tentava fazer rate adaptativo). Não me lembro se foi antes ou depois de instalar os últimos card services...

    Dicas básicas:

    • Usar um SSID críptico, encriptação mínima de 40 bits e forçar o access point a só aceitar ligações com encriptação.(alguém com mais tempo que eu que vá ao slashdot encontrar aqueles artigos giríssimos sobre os cromos que andaram a passear pelo Valley a entrar nas redes das empresas dos parques de estacionamento...)
    • Algumas cartas têm "opiniões diferentes" do que é gerar uma chave WEP de 40 bits a partir de uma password - usem o código hexadecimal. Não aceitem substitutos.
    • Por os access points o mais alto possível, e escolher bem o local (óbvio, mas enfim).
    • Usar DHCP. Quando se muda de rede entre pisos (ou entre edifícios) poupa imensas chatices.
    Pontos negativos para se usar numa escola ou empresa de formação:
    • As cartas são tipicamente PCMCIA (as de desktops usam um adaptador). Facílimas de por no bolso.
    • Compartimentar as redes (que é necessário por vezes) é chato. Tem de se criar dois conjuntos de configurações.
    • Há milhentas mais opçõezinhas interessantes para as "crianças" estragarem (e o Link Status Meter das Cisco/Aironet é muito colorido e atraente).

    http://accao.net - mais um dia, mais uma frag.
    Onde compro duas placas dessas em Lisboa??? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 19-05-01 0:38 GMT (#2)
    Ando á coisa de um mês á procura de duas placas de rede dessas pra montar rede em casa...

        Em principio seria algo do estilo:
    gateway: linux
    escritorio: windows
    portatil_rasca: linux..

    mas apenas com duas placas.. tipo.. qdo preciso do portatil.. tiro a placa do escritorio e meto no portatil...

      Em Lisboa alguem sabe onde posso comprar??
    nao consigo encontrar nenhuma loja que tenha disso para venda ao publico! :-\

        Ahh..e já agora.. eu nao preciso de um access point pois nao?... basta-me ter duas placas.. e tornar uma access point com sotfware certo? aconcelham isso?

    ass: Miguel Sousa Filipe (aka m3thos)
    Re:Onde compro duas placas dessas em Lisboa??? (Pontos:1, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 19-05-01 9:05 GMT (#4)
    Contacta: linux@sinesoft.com Têm dessas placas para vender. Compativeis com Linux.
    Re:Onde compro duas placas dessas em Lisboa??? (Pontos:1)
    por elclip em 19-05-01 10:41 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://accao.net

    Bem, eu comprei as minhas D-Link no estrangeiro, e a Cisco que uso agora é do escritório. Acho que a DLI vende coisas dessas, mas não sei se vende directamente ao público.

    E sim, bastam duas placas, mas aviso já que a performance em modo ad hoc através de duas paredes e uma casa de banho não é grande espingarda...


    http://accao.net - mais um dia, mais uma frag.
    Re:Onde compro duas placas dessas em Lisboa??? (Pontos:1)
    por SIGT3RM em 19-05-01 19:11 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Podes tentar a El'Red em Lisboa. Eles vendem a WaveLAN da Orinoco (Lucent). O telefone é o 214147320. Ou podes ir ao site.
    Re:Onde compro duas placas dessas em Lisboa??? (Pontos:1)
    por d3vice em 20-05-01 3:12 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    xiii... olha a pub, vejam la mas eh se poem o link optico a funcionar... ;)
    d3vice - relax, open your mind, listen to the music -
    Os macs usam isso e e' a cena mais conhecida (Pontos:2)
    por z0mbi3 em 19-05-01 3:15 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://z0mbi3.sempre.nu
    Bem, e so para dizer que os macs usam isso e chama-se Airport.
    Ha inclusive na net sites a explicar como usar uma Airport Base Station (que nao e mais que um routerzito) com placas WaveLan e outras que demais.
    Quem leu o artigo da' ideia que a ideia (hum, isto soa mal!) e' inovadora, mas o Airport ja uma coisa mais ou menos antiga da Apple, e ja funciona ha algum tempo.
    Por exemplo, podia-se fazer uma cena engracada...que era meter uma cenita nos quadros (aqueles magneticos) que estilo lesse o que o prof estava a escrever, e por isso a bombar para um computador (sei que para mac isso existe, agora nao me lembro do nome, mas e uma cena ja muito usada (nos states, claro esta')), do computador bombar para o Airport (ou afins) e depois os alunos estao na sala de aula com os seus portateis com Airports (ou equivalentes) a guardar tudo o que o prof escreve no quadro directamente...acho que seria uma boa coisa para todas as partes...so havia um problema..$$$ (se bem que nao e assim TAO caro fornecer esse material...a cena e que nem todos os alunos teem portatil, mas tenho a sensacao que isto estimularia muitos alunos a comprarem portateis...).
    Ja agora, tou a falar de ensino a nivel universitario, mas tb nao seria mal pensado aplicar isto num nivel mais baixo (se bem que ja e um cenario longinquo).
    Re:Os macs usam isso e e' a cena mais conhecida (Pontos:1)
    por elclip em 19-05-01 10:39 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://accao.net
    A Airport Base Station é totalmente compatível com a norma Wi/Fi - o único mérito que a Apple teve foi oferecê-la numa caixinha bonita...

    Já agora, quem tiver uma coisa dessas que se prepare para uns bugs giros com a encriptação. ;)
    http://accao.net - mais um dia, mais uma frag.

    Que recomendam? (Pontos:1)
    por neophyte em 19-05-01 13:47 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    desde à uns tempos que eu e um colega meu andamos a pensar ligar os computadores em rede. A principio andamos a tentar ver se conseguiamos passar coaxial atravez dos quintais dos vizinhos, mas esta solução tornou-se problematica (raio de vizinhos :) entretanto tentamos passa-lo atravez da sanita e da rede de esgotos (kidding :)))). Chegamos finalmente à conclusão que wireless era a unica solução, mas mesmo que quizessemos, não tinhamos onde nos informar. Alguem se importava de esclarecer as seguintes duvidas: - distância máxima (precisavamos à volta de 300 metros em linha recta embora hajam uns 2/3 telhados pelo caminho) - velocidades de transferência? este não é muito importante visto que não queremos andar a mandar ficheiros muito grandes, mas esperava algo >256kbps (sinceramente não sei se é pedir muito se pouco, considerando a distância) - já vi que alguem mandou um endereço onde podemos pedir informações, mas existe alguma loja em lisboa onde se possa _ver_ as placas/requezitos/etc e fazer perguntas ao vendedor? - tenho um 486 a servir de router na redezita cá de casa (entre netcabo e rede interna) a correr linux. a instalação em linux tem algumas esquizitices, ou é tão fácil quanto placas de rede convencionais? ( com isto quero dizer "modprobe, ifconfig, route" e não os programas de configuração das distros) - já li aqui sobre modos ad hoc e mais não sei o que (:) e assumo que isso (ad hoc) é o equivalente a "sem hub". vantagens/desvantagens? visto a comunicação ser exterior, é preciso alguma "antena" direccionada? (desculpem se a pergunta é completamente ignorante). se algum dia quizer acrescentar mais algum computador (em vez de ser "ponto a ponto" com dois, se eu quizer três ou quatro computadores em rede?) - como não podia deixar de ser... preços por placa? estamos a olhar para um investimento de quanto? finalmente queria só perguntar se é preciso alguma licensa do ICP ou se a banda de frequencias é livre para qq um usar (se for preciso alguma coisa acho que dou um tiro :) muito obrigado por qq resposta. neophyte p.s. sim, já pensamos por infravermelhos e afins (i.e. opticos), mas infelizmente existem dois telhados na linha de vista.
    "Just an ugly boy, with a beautifull taste" - Bush
    Re:Que recomendam? (Pontos:2, Informativo)
    por fjca em 19-05-01 14:22 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Uff, tens de deixar de fumar isso, pa'...

    Para instalacoes externas PRECISAS de linha de vista ( o sinal sobrevive a umas arvores ou uns topos de telhado, pouco mais ) e de antenas exteriores que custam umas centenas de contos. A Lucent tinha umas antenas meio internas meio externas baratuchas mas so' estavam certicadas para os US, e agora ja' nem as encontro no site...
    Quanto 'a distancia, 300 metros nao e' nada, as antenas exteriores mandam o sinal a uns 2.5 km sem problemas, dependendo da antena, e' claro... Nao precisas de licenca, o 802.11b usa frequencias da banda ISM que estao disponiveis para utilizacao civil. Quanto a sitios para comprar isso em Lisboa, nao sei. O distribuidor da Lucent em Portugal e' a Anixter, mas eles so' vendem a revendedores. No entanto podes telefonar para la' e pedir informacoes/contactos. O material da Cisco e' vendido por muita gente, nomeadamente a Techdata/Computer 2000. Eles tb te podem redireccionar para um vendedor final.

    Re:Que recomendam? (Pontos:1)
    por SIGT3RM em 20-05-01 9:49 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Mais uma vez deverão acusar-me de publicidade, mas podes arranjar disto pela El'Red. O telefone é o 214147320 ou podes ir ao site.
    Wireless ? Yes please! (Pontos:2, Informativo)
    por fjca em 19-05-01 14:05 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Eu ha' ja' mais de um ano que estou a utilizar um Wireless Router para interligar dois edificios, cada um do outro lado da rua, com resulatos muito satisfatorios. E' perfeitamente estavel, resiste bem a mau tempo ( nevoeiro, chuva forte, etc ), o software tem muitas opcoes para fine-tuning, etc. Eu estou a usar um router stand alone, mas pode-se sempre por a placa num Linux ou FreeBSD e fazer o routing/bridging por ai...

    Atencao que a performance e' de 500-600 Kbytes/s, os fabricantes anunciam 11 Mbytes/s mas so' MESMO no fim das spec sheets e em letra muito miudinha e' que dizem que a taxa real e' de 5.5-6.5 Mbit/s, maximo, devido ao overhead dos varios protocolos ( TCP/IP+WEP+Wireless )

    Apesar de nao ter muito experiencia com redes internas, parece-me que serve bem para redes de baixo trafego, para utilizacoes mais avancadas dividir os 500 Kb/s por N utilizadores e' suicidio... No meu caso inicialmente tive muitas queixas, e estamos a falar apenas de acesso Internet e acesso ao servidor de email... eles estavam ( mal ) habituados aos 100 Mbits switched e isso depois doi... mas pagar um balurdio todos os meses 'a PT por linhas dedicadas doi ainda mais, pelo que a coisa ficou por ai...

    Quanto ao caso especifico, depende um bocado das condicoes existentes... se' e' dificil por cablagem estruturada, do numero de pessoas involvida, do tipo de edificio, das aplicacoes usadas, etc. Eu acho que a maior vantagem do wireless e' a mobilidade, e neste caso nao me parece ser esse o objectivo. Se e' para uma escola, olha que as placas sao PC Cards metidas em slots adaptadores ( PCI ou ISA ) e que sao muito, muito faceis de gamar...

    Re:Wireless ? Yes please! (Pontos:2)
    por mvalente em 19-05-01 20:35 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Atencao que a performance e' de 500-600 Kbytes/s, os fabricantes anunciam 11 Mbytes/s

    Que grande baralhacao.

    Os fabricantes nao anunciam 11 Mbytes/s, mas sim 11 Mbits/s. O que da 1100Kbytes/s se a rede estiver livre e sem ruido. Se tens 500/600 Kbytes/s entre edificios a coisa até esta muito bem, assumindo que essa medida foi feita com a rede a ser usada.

    Cumprimentos

    Mario Valente
    Re:Wireless ? Yes please! (Pontos:1)
    por fjca em 19-05-01 23:50 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Oops, claro que queria dizer 11 Mbits...

    E os valores sao com a rede sem trafego, basicamente um ftp entre duas maquinas ... com utilizadores a coisa piora um bocado...

    Wireless forever (Pontos:2)
    por mvalente em 19-05-01 20:48 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Já alguem experimentou redes 802.11b/WiFi ? As mais conhecidas são as WaveLan (agora Orinoco) da Lucent, E vocês, já experimentaram?

    Depois de ter ficado traumatizado com a gestao de cabos na Esoterica :) resolvi que na RVTI iriamos usar wireless. Estamos a usa-lo há 2 anos (precisamente as Wavelan). Começamos quando as placas ainda so faziam 2Mbits/s e entretanto fizemos o upgrade para 11 Mbits/s.

    A rede chegou a estar a ser usada por 14 pessoas (agora sao menos), sempre sem problemas. Temos PCs, Macs, Windows e Linuxs e ate uma NeXT ligada, que partilham acesso Internet multihomed.

    Alguém me pode dizer se aquilo funciona mesmo como dizem?

    Perfeitamente. Atençao so às frequencias dos telefones sem fios DECT que funcionam no mesmo espectro.

    Será uma boa escolha para uma rede (de baixo/médio débito) para uma escola/empresa de formação colocar um access point para ter acesso em diversas salas?

    Como ja referiram antes, cuidado com o gamanço das placas que sao pequenas (PCMCIA). O acesso a diversas salas complica a coisa. Atraves de paredes o debito e a fiabilidade das ligacoes diminui ou nao e' possivel. Nada que nao se resolva com um access point por sala.

    Em contrapartida o acesso com linha de vista e porreiro. Compramos umas antenas externas (omnidireccionais e direcionais) e fomos para a rua testar. Conseguimos debito maximo entre o Cristo Rei e as docas (+-2Kms). Temos uns testes preparados para fazer entre Sesimbra e Lisboa, apos os quais estamos tentados a lançar um serviço de acesso Internet broadband e wireless (a empresa já tem nome e tudo :).

    Cumprimentos

    Mario Valente

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]