gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Páginas dinâmicas em PHP e os Motores de busca
Contribuído por npf em 11-12-00 17:41
do departamento do-php
php Pedro escreve "É sabido que os conteudos dum site gerados dinâmicamente constituem um problema relativamente às sua indexação pelos principais motores de pesquisa. E isto, para quem não sabe, porque os crawlers mais importantes não seguem URL's ou links com query strings (Ex: www.site.pt/lista.php?produto=20).
Ora isto é uma chatice.
Como programador com alguma experiência em ASP, mas apenas a iniciar-me em PHP, gostava de lançar o desafio aos carolas para a melhor solução.
Em ASP (e outras) conheço algumas soluções, a mais básica de todas é fazer uma aplicação que cria regularmente um site com páginas estáticas a partir da base de dados, mas esta solução não me satisfaz pois perco todo o tipo de capacidades como a personalização do site por exemplo.

Outras soluções são inserir em todas as páginas código que trata o nome dum URL que na prática não existe, por exemplo, www.site.pt/produto/49, e converte-o internamente para o query ao produto 49.
Outra solução engraçada que encontrei (em ASP) pode ser encontrada aqui. Dêm uma olhadela, e vejam se existe possibilidade de fazer o mesmo em PHP, e já agora dêm a vossa opinião sobre o custo na perfomance disto, pois parece-me que deve ser uma solução pouco recomendável de implementar."

Sera o Linux a salvação da Microsoft ? | Linux, Sun, Mentiras e Video  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • aqui
  • Mais acerca php
  • Também por npf
  • Perguntas
  • Como se pode ter o seu próprio host ?
  • Linux preparado para 'enterprise'?
  • Produtividade: linha de comando vs IDE
  • Sistemas operativos: O que são?
  • linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
  • Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?
  • staroffice
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Perl? (Pontos:1)
    por tiger em 11-12-00 18:54 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Ha uma solucao bastante engracada para esse problema.

    Resposta: Perl + HTML::Mason

    Existe um ficheiro chamado dhandler com codigo perl (e HTML) que e invocado quando uma pagina nao existe. Nesse altura podera fazer-se um "parse" ao URL pedido e fazer o pedido correcto (isto tudo sem modificar o URL no browser).

    Cumprimentos,

          Vasco Chita

    P.S: Eu sei que estavas a espera de uma solucao em PHP, mas deu-me na gana alargar-te os "horizontes".
    Re:Perl? (Pontos:1)
    por Devils_Advocate em 11-12-00 19:27 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Isso não é mais ou menos a solução do artigo de ASP que foi indicado ? Trabalhar com o 404 ? Não acham que isso causa problemas de perfomance, por se estar permanentemente a lidar com erros de páginas inexistentes ?
    Re:Perl? (Pontos:1)
    por tiger em 11-12-00 21:51 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Dependera do numero de acessos da maquina naturalmente. Segundo os programadores de Mason, a maquina onde esta instalado o Mason, com o Apache consegue responder a cerca de 100 pedidos por segundo com mod_perl (o que me parece bem mais do que os permitidos por ASP, aka Windows, ou estou enganado?). Como quem tem um site, que tem realmente mais de 100 requests por segundo, normalmente investe em memoria/CPU/disco_para_cache_Mason, ou simplesmente arranja outra maquina para frontend, acho que o problema nao se coloca.

    ou como diria, nao sei quem, se estas preocupado com perfomance usa C em vez de Perl, e demora bem mais tempo a desenvolver.

    Cumprimentos,

          Vasco Chita

    Cumprimentos,

          Vasco Chita
    Re:Perl? (Pontos:1)
    por Devils_Advocate em 11-12-00 22:48 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    >o que me parece bem mais do que os permitidos
    >por ASP, aka Windows, ou estou enganado?).

    Depende ... a tecnologia que a Microsoft disponibiliza tanto podem dar umas poucas dezenas de request até aos largos milhares. Às vezes as pessoas não compreendem isso, ou fingem não ver. As ferramentas estão disponiveis, depois quem tiver dedos para tocar viola, toca. Não dá é para todos. Dá uma olhadela neste link.
    Re:Perl? (Pontos:1)
    por Devils_Advocate em 11-12-00 23:13 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    O link correcto é este:

    http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?URL=/library/techart/Docu2kbench.htm


    Re:Perl? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 12-12-00 10:41 GMT (#9)
    pois... pois ... também essa página dá: Microsoft JScript runtime error '800a138f' 'oBD.platform' is not an object /msdn-online/shared/xmltoc/inc/toc.inc, line 223 e ainda por cima o iexplorer berrou e com ele levou todas as páginas de pesquisa e relativas a trabalho que eu tinha aberto! será necessário correr cada janela do iexplorer numa janela de vmware para evitar isto ?
    Re:Perl? (Pontos:1)
    por Devils_Advocate em 12-12-00 10:48 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    xiiii ... tens o sistema um pouco pro instável, não ? Por aqui abre na boa ...
    Re:Perl? (Pontos:1)
    por mlopes em 12-12-00 11:32 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    No meu crasha com o netscape, à segunda vez entrou mas o back não funcionou, não sei se é o sistema dele que está instável se é a página que está péssima. Ai abre na boa, provávelmente estás a usar MS-Windows, a página é MS ......
    Re:Perl? (Pontos:1)
    por higuita em 13-12-00 4:33 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025
    deu bem deste lado...

    mozila 0.6 para linux ;)
    Higuita
    Re:Perl? (Pontos:1)
    por mlopes em 12-12-00 11:28 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Só é pena o link crashar-me com o netscape, de qq modo já estava mesmo à espera.
    Re:Perl? (Pontos:1)
    por Devils_Advocate em 12-12-00 11:42 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Ok, tentem este, que abre sem Menu:
    http://msdn.microsoft.com/library/techart/Docu2kbench.htm

    O problema deve estar nos menus laterais do lado esquerdo. Sendo assim, é deveras lamentável. Apesar do MSDN ser dirigido a developers microsoft, que à partida tem sempre que ter as ultimas versões do IE instaladas, é triste da parte deles borrifarem-se para os outros browsers.
    extra path info (Pontos:1)
    por js em 11-12-00 19:19 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

    A solucao em ASP apresentada em http://www.asp101.c om/articles/wayne/extendingnames/default.asp parece desnecessariamente complicada. Porque fazer com que seja uma pagina/programa "de erro" a tratar da apresentacao dos documentos? Um url como www.site.tld/show/day/12/month/12/year/2000/ pode tranquilamente invocar um cgi ou outro "elemento activo" que esta' alojado em www.site.tld/show e que trata de decompor e trabalhar com os dados do resto do path (neste caso, day/12/month/12/year/2000).

    So' se for inconveniente existir o objecto (intermediario) chamado "show" (por exemplo, pode ser mais pratico o url www.site.tld/day/12/month/12/year/2000/, que omite o "show" e passa logo aos dados) e' que pode interessar intersectar a coisa ao nivel do tratamento de paginas que nao existem (se bem que assim o "intersector" tem que tratar ele proprio tambem dos genuinos casos de pedidos de paginas inexistentes, o que pode ser desconfortavel do ponto de vista da divisao de responsabilidades pelas varias pecas de codigo).

    Mas em termos de se saber o que e' que funciona ou nao na Web, este url pode ser esclarecedor: http://www.amazon.com/exec/obidos/subst/home/home.html/104-3446440-0735138 Nao interessa seguir o link, interessa apenas notar que a primeira coisa que aparece a seguir ao nome do dominio e' "exec" (com todo o ar de ser um programa que intersecta e processa toda a restante path info). Se e' bom para a Amazon tb deve chegar para a malta! :-)

    Tutorial na phpbuilder.com (Pontos:1)
    por Ricardo Dias Marques em 11-12-00 20:07 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Olá,

    Pois, a questão é de facto pertinente.Aliás, é de tal forma pertinente, que a PHPBuilder lhe dedicou um tutorial, pegando no case-study da Gotocity.com

    O tutorial está disponível em:
    PHPBuilder.com - Building Dynamic Pages With Search Engines in Mind
    http://www.phpbuilder.com/columns/tim20000526.php3

    Espero que a leitura seja útil.
    Um abraço a todos, Ricardo

    Re:Tutorial na phpbuilder.com (Pontos:1)
    por Devils_Advocate em 11-12-00 22:06 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Yep. Muito útil.
    Aliás, assim nem percebo como todos os sites dinâmicos não estão obrigatóriamente construidos desta forma. É um desperdicio de audiência incrivel. É uma feature que deveria estar no top 10 das implementações de "Como promover correctamente o seu site" :-)

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]