gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Como se pode ter o seu próprio host ?
Contribuído por chbm em 08-06-00 12:51
do departamento co-location
perguntas nuno escreve "A minha pergunta é simples: Se um qualquer cidadão Português quiser (e estiver disposto a pagar :) ) ter um servidor com ligação permanente a Internet e IP fixo, que soluções existem em Portugal (com as diferentes Telecomes) ? Qual delas é a melhor e mais barata ? Que liberdade existe no que se pode colocar nesses servidores ? "

MS/2 | Gildot on the move  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca perguntas
  • Também por chbm
  • Perguntas
  • Como se pode ter o seu próprio host ?
  • Linux preparado para 'enterprise'?
  • Produtividade: linha de comando vs IDE
  • Sistemas operativos: O que são?
  • linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
  • Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?
  • staroffice
  • "Como se pode ter o seu próprio host ?" | Login/Criar uma conta | 11 comentários | Procurar na discussão
    Filtro:
    ATENÇÃO: Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
    Ligacao directa. (Pontos:1)
    por CrazyBlue em 08-06-00 18:09 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://bali.2y.net/decss/
    eu tenho uma ligacao via netcabo (SpeedOn) e estou relativamente satisfeito. Apesar do IP ser dinamico (via dhcp) eu subscrevi um servico do http://www.dhs.org e tenho um nome meu no 2y.net (bali.2y.net). até agora não tenho sofrido muito e o custo toda a gente sabe qual é... Quanto ao conteúdo e que tipo de servidores posso ter, a Netcabo não me pôs nenhuma restrição no contrato, o que significa que eu tenho o que quiser, e como a máquina é minha, assim também a responsabilidade.

    --
    this .sig is not here yet.
    [ Responder | Pai ]
    Re:Ligacao directa. (Pontos:1)
    por Nuno Loureiro em 10-06-00 1:01 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://eth.pt/nuno
    Acho que nao é bem isso que está a ser perguntado... :)
    [ Responder | Pai ]
    Re:Ligacao directa. (Pontos:1)
    por CrazyBlue em 10-06-00 11:56 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://bali.2y.net/decss/
    Talvez, mas seja como for quebra o galho. Para além disso, a nível de custos está bem abaixo que qualquer uma das outras, e para além disso, o facto das outras fornecerem contas POP/espaço p página e etc, é irrelevante pois acabas sempre por servir o teu próprio conteúdo, right? para além disso, a velocidade é um pouco melhor que 64kb (creio que está a 128kb de uplink...) um abraço

    --
    this .sig is not here yet.
    [ Responder | Pai ]
    Re:Ligacao directa. (Pontos:1)
    por buffer em 11-06-00 13:37 GMT (#9)
    (Utilizador Info)

    Nao tem muito a ver com a disc, mas..

    chamou.me a atençao..

    "Netcabo não me pôs nenhuma restrição no contrato, o que significa que eu tenho o que quiser, e como a máquina é minha, assim também a responsabilidade. "

    nao se tinha falado ai a algum tempo que alguem tinha sido proibido de correr um ircd "duma_cena_rede" ?? (ligaçao da netcabo..)

    nao me lembro mas.. acho que sim..

    sorry for the "off-topicness " ..

    [ Responder | Pai ]
    Re:Ligacao directa. (Pontos:1)
    por BuBbA em 11-06-00 23:16 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Yeaps, realmente existiu um problema com um Servidor de IRC, e isso até foi mt falado na Gildot, e teve muitos posts e etc... Essa pessoa estava a correr um ircd e foi-lhe proibido continuar. Nos tempos que se seguiram a ligaçao dele tambem estava uma bela merda e caia a torto e direito por ping timeout (lembro-me de ver isto). Mas talvez o truque seja não dar nas vistas.. pois parece-me que existe aí um servidor de shell acounts (com conta na ods.org) que tem como ISP a NetCabo...

    Quanto ao contracto da NetCabo é preciso perceber o que é que eles entendem por abuso de utilizaçao e esse tipo decoisas que devem constar no contracto... como sempres eles têm a faca e o queijo na mao (leia-se velocidade e prestação de serviços)...
    [ Responder | Pai ]
    ispes!! (Pontos:2, Informativo)
    por Nuno Loureiro em 10-06-00 1:06 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://eth.pt/nuno
    Bom, ha gente dos ISP que le regularmente o gildot e pode responder melhor que eu....

    Sei que na EUNET custa cerca de 60 ou 70 contos por mes, com direito a 1 IP, trafego nacional ilimitado, e trafego internacional com quota (que ja nao sei qual é).

    Na Clix custa cerca de 90 contos/mes e tem 8 ou 9 IPs e trafego ilimitado.

    Na Telepac acho que é algo parecido.

    No resto não tenho ideia.

    NOTA: Não tenho a certeza de nenhum destes valores, mas os que apresento já os consultei num passado recente, por isso tenho essa ideia. :)
    [ Responder | Pai ]
    Re:ispes!! (Pontos:1)
    por spyder em 10-06-00 23:33 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Just for the record...
    No Clix não custa nada, porque o Clix não faz esse tipo de serviços. Só mesmo Internet Residencial Gratuita.
    A Novis é que faz esse preço :-)
    [ Responder | Pai ]
    As opçoes sao varias... quando o dinheiro é muito (Pontos:3, Informativo)
    por BuBbA em 10-06-00 2:49 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Eu também andei com ideias de meter uma ligaçao dedicada/permanente à internet e deixo-te aqui algumas das cenas com que me deparei. Atençao que estes preços foram feitos em relação à zona em que eu moro ( Lisboa ) .

    -= netway - 64kb - 85 contos mensais
    -= Telepac - 64kb - 90 contos mensais
    -= Interacesso - 64kb - 84 contos mensais
    -= Novis - 64kb - 68.800 contos mensais

    Contracto minimo de 1 ano e necessidade de pagamento de instalação ( cerca de 100 contos ). A estes preços acresce a taxa de em vigor 17%. Salvo erro penso que é isto com o que deves esperar caso queiras ter uma dedicada a 64k... existem também outras velocidades tais como 128k, 256k, 512k, etc... mas penso que nem vale a pena inclui-las aqui:)

    A nivel de liberdade o servidor é teu e penso que não existirá qualquer relevancia por parte do ISP ao que la vais meter, mas, com estes preços, não se esperava outra coisa. A maior parte deles oferece-te alguns mb de espaço para meteres a tua pagina nos servidores deles bem como mais alguns POP3 e umas coisinhas ( rascas ) assim. A atribuiçao de IP's varia de ISP para ISP. Qual é o melhor? não faço ideia pois não tenho dinheiro para os experimentar a todos;)

    [ Responder | Pai ]
    Re:As opçoes sao varias... quando o dinheiro é mui (Pontos:2)
    por chbm em 10-06-00 23:28 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Ou seja, é praticamente mais barato ter uma linha de 64k em casa, com a desvantagem de não uma sala de máquinas apropriada (partindo do principio que todos os ISPs listados tenham *grin*) e a vantagem de ter uma linha dedicada em casa :)

    Outra opção é fazer uma vaquinha com os amigos e alugar um servidor algures num rack nos states, provavelmente sem limite de trafego.
    [ Responder | Pai ]
    Alternativas (Pontos:1)
    por ruben em 10-06-00 22:46 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Também ando a pesquisar o mercado de alojamentos. Pelo que vi até agora existem 3 tipos de alojamento que são (do mais caro para o mais barato): 1 - Linha dedicada até casa ou escritório, 2 - Máquina própria ou alugada alojada nas instalações do ISP, 3 - Servidor virtual. Este ultimo consiste em partilhar uma máquina com vários outros clientes do ISP. Para começar estou a pensar optar por esta solução e mais tarde fazer o upgrade para a máquina dedicada. O mercado de alojamento em Portugal ainda parece estar na idade da pedra no que toca a alojamentos (ou então fui eu que não procurei bem) pelo que estou pensar alojar nos EUA.
    Ruben
    [ Responder | Pai ]
    Re:Alternativas (Pontos:1)
    por BuBbA em 12-06-00 15:40 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Penso que ele está interessado numa ligaçao dedicada para pdoer estar 24 horas por dia, 7 dias por semana ligado à internet, e não para alojar paginas. Podes sempre alojar as tuas paginas no servidor com nao sei quantas linhas OC3, mas o teu problema de sempre vai-se manter... vais ter que pagar conta de telefone, vais ter de te ligar a 56k ( ou 64k, ou mm 128k..) vais-te sujeitar as velocidades (ridiculas) das linhas portuguesas, aos pings timeouts.. ou seja, vais demorar 3 dias a fazeres o upload da tua pagina para o servidor das OC3. Por mais maquinas dedicadas que tu tenhas nunca vais conseguir tirar grande partido delas para satisfaçao pessoal.. nunca vais poder ser o gajo com menos lag qd jogas quake, mandares pings aos teusamigos naquela de os fazeres cair (por brincadeira) e cenas assim...
    Mas de qq maneira eu acho que o nuno quer é ter a ligaçao em casa para se divertir, etc, e não para ter paginas rapidas:) Quem diz paginas diz bots, ircd, mud's, o ke kiserem...
    [ Responder | Pai ]

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]