gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
Contribuído por chbm em 06-05-00 13:12
do departamento l-users
perguntas shakazulu escreve " Tenho recebido muitos pedidos de ajuda de utilizadores domésticos que ao comprarem uma revista de informática onde vinha incluído uma versão do linux tentaram instalar a dita versão..."
"Tudo normal até agora,acontece que muitos deles não sabem sequer trabalhar como o windows quanto mais com o linux e aqui é que se encontra a questão : muitos dos pedidos de ajuda vêm com descrições que para nós dá vontade de rir mas o utilizador comum é normalmente um pesadelo,por exemplo:instalei o linux e não consigo entrar porque pede-me uma coisa chamada login...

Este é um exemplo de muitos outros que costumam chegar ás minhas mãos,nota-se uma grande falta de conhecimento sobre o linux e as revistas também não ajudam muito.

Por isso eu pergunto : será que não é perigoso colocar nas mãos de utilizadores domésticos um sistema operativo que pode danificar o próprio computador se ocorrer um comando mal executado?

Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca perguntas
  • Também por chbm
  • Perguntas
  • linux distribuído nas revistas, sim ou não ?
  • Pergunte ao Gildot: qual o melhor codificador de mp3?
  • staroffice
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Perigoso??? (Pontos:2, Interessante)
    por Bandit em 06-05-00 15:16 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Penso que nao de nenhuma forma perigoso e acho lovavel a atitude de revistas como a PCbit ao colocarem distribuicoes como SuSE ou Red Hat no seu cd de software. O Linux precisa de ser divulgado e e´ desta forma que o e´. ninguem nasce enssinado.. logo todos ao principio quando se aventuram no linux tem duvidas dessas, talvez tu tenhas tido alguem que te enssinasse.. ou se andares na faculdade alguma cadeira relacionada com linux unix ou algo do genero... mas uma grande parcela das pessoas nao... o que pensso que era indicado era no cd das revistas que distribuem o linux vir incluido documentacao alusivo ao mesmo em portugues de preferencia... como passos basicos (complicados para principiantes) como a config. do lilo.. como criar as partiçoes... e comandos basicos. Eu aflo do meu caso pessoal foi por curiosidade que experimentem o Linux pela primeira vez... comprei uma revista que trazia o red hat 5.2 e tentei instalar o mesmo.. os resultados obviamente nao foram positivos mas com muita inssistencia e com leitura de documentacao apropriada cheguei la´. Era esse tipo de documentaçao que devia ser incluida nos cds. Hasta
    :::Bandit:::
    Re:Perigoso??? (Pontos:0, Despropositado)
    por shakazulu em 06-05-00 16:08 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    concordo plenamente contigo e também considero que devia de haver mais apoio da parte das revistas que forneçem o linux. eu trabalho numa loja de conveniência,o que sei de informática fui eu que tive de aprender(livros,prática,net),não tive ajudas quando instalei o Red Hat 5.2,tive de aprender mesmo! Mas hoje em dia sei bastante de informática só tenho pena de não trabalhar em informática(não tenho licenciatura),todos pedem curso...porquê! e não vou para a faculdade por não tenho o 11º ano e porque não consigo passar em matemática :(
    Shaka it´s my name and www my swet home
    Manuais de instalação (Pontos:1)
    por su- em 06-05-00 15:41 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Os CDs que saíram na BIT sempre trouxeram um manual de instalação (que por acaso até fui eu que escrevi). É natural que 90% das pessoas que instalam o sistema desitam, mas se os outros 10% se tornarem utilizadores, já está a ser positivo.
    Re:Manuais de instalação (Pontos:1)
    por shakazulu em 06-05-00 16:01 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    então tenho que te agradecer por que me destes uma óptima ajuda,a sério! Estão muito bem feitos. O que eu quero dizer é que após a instalação os novatos costumam ficar alarmados(eu fiquei!) e se fizerem algo que estrague o disco(por exemplo) quem é que tem a responsabilidade? eu acho louvável a atitude da BIT mas é necessário existir apoio...mais apoio!
    Shaka it´s my name and www my swet home
    Re:Manuais de instalação (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-05-00 16:31 GMT (#5)
    De acordo!

    Nota: Como alguém disse: sweet usa 2 E's

    Re:Manuais de instalação (Pontos:1)
    por su- em 06-05-00 20:10 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Eu também tinha a noção do problema e por isso andei este último ano a escrever um livro sobre Linux (Linux - Curso completo). Sai no fim do mês e deu-me um trabalho que voçes não imaginam. Inicialmente tinha pensado em 300 páginas, mas acabou por ficar com mais de 650... Apesar disso, fico sempre com a sensação que muitas das partes ficaram mal explicadas, por falta de espaço. A ideia geral, era fazer um livro para funcionar como guia de vizita para o Linux e depois as pessoas que tiverem interesse em aprender mais, poderiam ler a documentação do sistema (man, howtos, /usr/doc, etc.) Está dividido em 5 partes: 1 - A linha de comandos e a shell, incluindo uma introdução aos scripts (cerca de 190 pags). 2 - O sistema de janelas X, incluindo configuração, personalização e um grande apanhado das principais aplicações que existem para X. No fim tem uma introdução aos scrips em modo gráfico, com um exemplo em TCL/TK. 3 - Administração do sistema. Gerir utilizadores, periféricos, discos e volumes de dados, RAID, o arranque do sistema (init / rcs), conf. do kernel, logs, etc. 4 - Administração da rede, incluindo uma introdução aos protocolos TCP/IP e aos conceitos mais importantes (firewaling, routing, masquerading, tunneling, etc.) Conf. de modems, placas RDIS, placa de rede, criação de um servidor de Dial-UP, etc. 5 - Os serviços do sistema: inetd ftp telnet/rlogin/ssh, etc. httpd (conf. apache, CGIs, PHP, includes, etc. etc.) squid news ircd mail (sendmail /pop / imap) partilha de ficheiros: nfs / samba / marsnew / netatalk (com bastante detalhe para muitos truques do samba) DNS (bind, criação de zonas de autoridade, etc) Domínios NIS (YP) Serviços de directoria LDAP. Provavelmente se algum de voçes chegar a ler o livro, vão encontrar dezenas de defeitos e até eu tenho a noção de que está muito longe de ser perfeito. Contudo, o projecto já estava muito atrasado, pois incialmente tinha pensado escrever tudo em 3 meses e já não dava para perder mais tempo a melhorar algumas partes. O que o meu editor me dizia era o seguinte: o óptimo é inimigo do bom e para a próxima edição logo posso melhorar as partes que ficaram menos boas. Na verdade, demorei tanto tempo, que algumas partes ficaram desactualizadas entes de acabar. Por isso, andei os útlimos meses a actualizar tudo... No geral, até penso que está razoalmente bom, mas se acahrem que está muito mau, até pode ser um estímulo para outras pessoas escreverem outros livros a cobrir as partes que ficaram pior. Fernando
    Re:Manuais de instalação (Pontos:1)
    por su- em 06-05-00 20:10 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Eu também tinha a noção do problema e por isso andei este último ano a escrever um livro sobre Linux (Linux - Curso completo).
    Sai no fim do mês e deu-me um trabalho que voçes não imaginam.

    Inicialmente tinha pensado em 300 páginas, mas acabou por ficar com mais de 650...
    Apesar disso, fico sempre com a sensação que muitas das partes ficaram mal explicadas, por falta de espaço.

    A ideia geral, era fazer um livro para funcionar como guia de vizita para o Linux e depois as pessoas que tiverem interesse em aprender mais, poderiam ler a documentação do sistema (man, howtos, /usr/doc, etc.)

    Está dividido em 5 partes:

    1 - A linha de comandos e a shell, incluindo uma introdução aos scripts (cerca de 190 pags).

    2 - O sistema de janelas X, incluindo configuração, personalização e um grande apanhado das principais aplicações que existem para X.
    No fim tem uma introdução aos scrips em modo gráfico, com um exemplo em TCL/TK.

    3 - Administração do sistema.
    Gerir utilizadores, periféricos, discos e volumes de dados, RAID, o arranque do sistema (init / rcs), conf. do kernel, logs, etc.

    4 - Administração da rede, incluindo uma introdução aos protocolos TCP/IP e aos conceitos mais importantes (firewaling, routing, masquerading, tunneling, etc.)
    Conf. de modems, placas RDIS, placa de rede, criação de um servidor de Dial-UP, etc.

    5 - Os serviços do sistema:
        inetd
        ftp
        telnet/rlogin/ssh, etc.
        httpd (conf. apache, CGIs, PHP, includes, etc.
      etc.)
        squid
        news
        ircd
        mail (sendmail /pop / imap)
        partilha de ficheiros: nfs / samba / marsnew / netatalk (com bastante detalhe para muitos truques do samba)
        DNS (bind, criação de zonas de autoridade, etc)
        Domínios NIS (YP)
        Serviços de directoria LDAP.

    Provavelmente se algum de voçes chegar a ler o livro, vão encontrar dezenas de defeitos e até eu tenho a noção de que está muito longe de ser perfeito.

    Contudo, o projecto já estava muito atrasado, pois incialmente tinha pensado escrever tudo em 3 meses e já não dava para perder mais tempo a melhorar algumas partes.

    O que o meu editor me dizia era o seguinte: o óptimo é inimigo do bom e para a próxima edição logo posso melhorar as partes que ficaram menos boas.

    Na verdade, demorei tanto tempo, que algumas partes ficaram desactualizadas entes de acabar. Por isso, andei os útlimos meses a actualizar tudo...

    No geral, até penso que está razoalmente bom, mas se acahrem que está muito mau, até pode ser um estímulo para outras pessoas escreverem outros livros a cobrir as partes que ficaram pior.

    Fernando
    Re:Manuais de instalação (Pontos:1)
    por shakazulu em 07-05-00 2:59 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    eu faço parte num grande projecto,infelizmente não te posso dizer ainda,mas vai ser uma grande novidade para todos os que andam á procura de documentação em português. Mas de certeza que irei comprar o teu livro :) um abraço
    Shaka it´s my name and www my swet home
    Re:Manuais de instalação (Pontos:1)
    por mlopes em 08-05-00 12:05 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Já está disponivél? Aonde? Pela descrição que fazes deve estar bom!
    Re:Manuais de instalação (Pontos:1)
    por su- em 08-05-00 13:00 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Sai no fim do mês.
    On Magazine Linux (Pontos:1)
    por nmarques em 06-05-00 18:12 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    tsk tsk tsk, pessoalmente nao penso que seja assim tao mau vir Linux nas revistas, e nao me parece que o Linux possa a danificar os componentes actuais fisicamente, portanto a unica coisa que realmente se pode perder será a informaçao do disco. É claro que tb ja me pediram ajuda quando instalaram linux, a unica coisa que eu noto que é comum em 95% dos casos é esta, "instalei linux, onde posso arranjar nukes para o IRC", "Diz.me como faço isto, nao quero ler os docs, nao tenho tempo", o sindroma do click n'point e das check boxes é significativamente contagioso, quem ta habituado a um Win e de repente ve um linux, assusta-se, o pessoal ja nao sabe o que sao linhas de comandos... Actualmente devido tb a essa percetagem de casos assistimos a um dos fenomenos mais engraçados das distribuidoras de Linux, os instalers graficos, e as apps "faz-tudo", nunka vi tamanhas aberrações como o YaST2 da SuSE, ja que o yast normal era extremamente funcional, o installer da red hat tb nao é dos melhores, o em modo de texto é extremamente funcional, o ponto é este quem nao sabe o que sao partiçoes, ta feito a apagar o disco, e muitas das vezes o utilizador normal nem sabe quais sao os componentes do computador, quanto mais configurar modems ou placas ISA com o ISAPNP... está tudo numa situaçao que eu pessoalmente a nivel de confs gostaria que nao melhorasse da maneira que tem supostamente melhorado neste ultimo ano... Apesar de usar Red Hat, tou a ver que o pessoal do Slack sao os unicos com os da Debian que nao teem visto grandes inovaçoes, que na maior parte dos casos, sao completamente inuteis, e sao os que mais beneficiados teem sido, pois a distro tem-se mantido estavel e sem grandes "inovaçoes" tipo YaST2. Tou com saudades do Slack :\
    Nelson Marques
    Re:On Magazine Linux (Pontos:1)
    por Shadlan em 07-05-00 18:05 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Em relação aos instalers gráficos. Ajudaram muita gente a se iniciar no linux... Claro que não são tão poderosos, mas o linux ainda é muito complicado para o utilizador comum, pouco intuitivo, lembra-te que práticamente toda a gente que agora está a virar para o linux vêm do windowz e estão mal habituados. De modo que discordo contigo quando dizes que essas inovações são completamente inuteis, ok?
    Aprender Linux (Pontos:1)
    por fog em 06-05-00 19:18 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    A melhor maneira de aprender Linux é utilizando, experimentando e algumas vezes fazendo asneira (pois ninguem nasce ensinado).

    E como eu já vi escrito algures (salvo erro num paper de intalação do Slackware há alguns anos atráz, quando instalei a versão do slackware que eram 70 disquetes e vinha com o kernel 1.0.0), eles diziam algo do tipo: "Altere á vontade a configuração do Linux, que ele não danifica o hardware, o pior que lhe pode acontecer é ter que formatar o disco e instalar tudo de novo"
    Perigoso?? Não entendo! (Pontos:1)
    por mazevedo em 06-05-00 19:34 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://mazevedo.welcome.to
    Pessoal, vamos com calma.
    Ponto nº 1:
    A responsabilidade de quem instala coisas no seu computador é da própria pessoa e não de mais ninguém! - Era o que faltava, estar a censurar as distribuições.
    Ponto nº 2:
    A Internet pode ser acedida muito mais rapidamente que antigamente. De qualquer das maneiras, uma qq distribuição de Linux nunca ocupa menos de 600Mb. Nem pensem em deixar o modem (ou quanto muito o computador da faculdade, com a "rápida" rede da FCCN) a puxar os 600Mb para meter num CD. Lembrem-se: nem toda a gente tem um gravador! Nem toda a gente tem ZIPs para transportar grandes quantidades de informação.
    Ponto nº 3:
    Como é que se pode fazer os utilizadores em geral aprenderem algo sobre Linux se não o puderem instalar nas suas próprias casas? É lá que a maior parte das pessoas aprende a fazer as coisas, muitas delas pelo método de trial-and-error. Apaga as coisas, tem que instalar o Windows de novo e todas as aplicações. Mas depressa aprende novos hábitos, tais como manter os ficheiro arrumados, fazer backups regulares, esperar mais pacientemente antes de fazer qualquer coisa nova. Isto é que transforma os actuais rookies em futuros programadores, hackers, etc...
    Resumindo:
    É de louvar iniciativas destas.
    E bem que me está a fazer falta o RedHat 6.2!
    Cumprimentos,
    ----
    //\anuel /|zevedo

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]