gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
BSD no Gildot
Contribuído por npf em 23-05-01 12:32
do departamento BSD
News MavicX escreve "Como utilizador do FreeBSD e entusiasta em geral do BSD, e com a crescente popularidade do BSD, acho que o gildot tambem devia passar a ter artigos sobre BSD. Por isso hoje resolvi falar no CVS ( Concurrent Versions System ) e na sua utilidade no mundo BSD."
Para quem não sabe o que é o CVS a ideia é bastante simples é um protocolo que permite distribuir e actualizar colecções de ficheiros através de uma rede(neste caso a Internet). E como é que isso se passa ?É simples, o CVS permite comparar a source tree (árvore do codigo fonte) do seu computador com a do servidor de CVS, e o servidor vai dar-lhe a diferença entre cada ficheiro (da tree) do seu computador com os ficheiros da aplicação da qual quer fazer o upgrade. E para tornar isto ainda mais rápido utiliza algoritmos de compressão. Assim pode fazer upgrades quer de aplicações quer do proprio SO rapido e facilmente.

Aqui ficam algums artigos sobre instalar e utilizar o cvs.

BSD Tricks: CVS : Um artigo simples e geral sobre todos os BSD's e os comandos mais utilizados.

Como utilizar o CVSup para actualizar o seu FreeBSD : um paper bastante bom e pasmem-se em Portugês .

repositório portugues de CVS : OK está todo desactualizado mas é só para saberem que existe.

Assassino confessa crime [virtual] online | KDE para Windows  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • BSD Tricks: CVS
  • Como utilizar o CVSup para actualizar o seu FreeBSD
  • repositório portugues de CVS
  • Mais acerca News
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    CVS. (Pontos:2)
    por leitao em 23-05-01 13:38 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

        Humm... o CVS e' muito mais do que dizes...
        E' um "Revision Control System", maioritariamente utilizado para desenvolvimento de software. Pode ser utilizado para outras coisas, mas o seu real potencial e' para desenvolver software com equipas potencialmente distribuidas.

        Se tiverem $$$ a queimar comprem o Perforce -- muito melhor que o CVS.

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:CVS. (Pontos:2)
    por MavicX em 23-05-01 15:12 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Sim eu sei que o CVS foi criado para ajudar a criação de software, em equipas dispersas. Mas não quis fazer um artigo técnico para programadores mas sim, exemplificar a utilização do CVS nas "distribuições" de BSD para o upgrade de aplicações e na sua utilização para o utilizador final.
    Re:CVS. (Pontos:1)
    por raxx7 em 23-05-01 16:56 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Mas a verdade é que o CVS é uma ferramenta para programadores.
    Quais as vantagens de usar o CVS para obter uma versão mais recente do código fonte em vez de fazer o download de um tarball para alguém que não está interessado em participar no desenvolvimento do software, pelo menos através do repositório de origem?
    Já agora, quais as reais vantagens de obter o código fonte e recompilá-lo em vez de obter um pacote pré-compilado e que benificia de um sistema de gestão quando, na maior parte dos casos as pessoas fazem ./configure && make && make install sem sequer olhar para o cógido fonte?

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:CVS. (Pontos:2)
    por MavicX em 23-05-01 18:10 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Duas vantagems do cvs no FreeBSD para utilizadores normais usando o CVSup.

    1. Ter os ultimos fixes quer de bugs gerais quer de segurança do kernel do Free, esta é a mais importante.

    2. O upgrade das ports collections. Esta dá mais trabalho explicar, para quem não sabe o que são. O FreeBSD tem um directoria chamada /usr/ports em que tem uma listagem de todos os programas que foram portados para FreeBSD. A unica coisa que tems de fazer para instalar é procurar por exemplo o Xchat, cd /usr/ports/irc/xchat e escrever make. Ele saca-te as sources da Net e as dependencias que houver e compila (usando patches para poderes compilar se for caso disso ). O cvsup permite-te ter essa lista de ports em dia.
    O mais importante (Pontos:2, Interessante)
    por Lamego em 23-05-01 13:50 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    A ideia do post até é boa, aparece é apresentada pelo lado que me parece menos interessante no CVS, o CVS tem como objectivo primário o auxílio na tarefa de desenvolvimento integrado e não propriamente a distribuição para o utilizador final, para isso existem as releases que são feitas em determinados pontos de desenvolvimento. Sem dúvida que tambem pode ser utilizado como forma de upgrade mais frequente mas essa é uma funcionalidade recorrente da integração de alterações efectuadas por vários utilizadores, e para isso sim existe o CVS. Quanto ao argumento de "usa algoritmos compressão" parece-me um pouco rídiculo, qualquer sistema de transferência de informação de dimensão considerável é munido de um sistema de compressão de dados.
    CVS usa a GPL (Pontos:2, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 23-05-01 14:20 GMT (#4)
    Acho muito estranho o CVS ser usado como um exemplo do mundo do Free/Open BSD, quando o CVS é um programa distribuido ao abrigo da GPL (FSF GNU General Public Licence), que os defensores do BSD tanto detestam.

    Na verdade, a GPL é um dos aspectos do Linux que os defensores dos BSD mais contestam.

    Por outro lado, não conheço nenhuma distribuição de Linux que não inclua o CVS, pelo menos incluido nas ferramentas de desenvolvimento.

    Mais uma vez chego à conclusão que 99% dos defensores dos BSD só usam o BSD porque ouviram dizer que é mais 31337 e depois queixam-se que o Linux é mais lento porque não o souberam configurar/afinar como deve ser.

    Re:CVS usa a GPL (Pontos:2, Informativo)
    por Eraser em 23-05-01 16:54 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    É necessário manter os horizontes aberto. As vezes as coisas não são nem melhores nem piores: são só diferentes. Eu ainda não experimentei nenhum BSD do ponto de vista do administrador mas como utilizador já. E não me posso queixar. :)

    Acho que é do conhecimento geral que os BSDs são mais musculados a nível de rede (sim, mesmo mais que um linux com kernel 2.4! Para os incrédulos recomendo um vista de olhos a esta thread do gildot e o artigo associado.) Por fim, é a primeira vez que ouço que quem usa BSD tem alguma coisa contra a GPL. Tendo em conta que muitos que actualmente usam BSD, já usaram ou ainda usam Linux, isso parece-me um pouco esquesito. Eu sei que a liçença BSD é bastante diferente da GPL mas isso não me parece ser motivo de repulsa dos BSD's users. Sem querer deitar achas para a fogeira, agradecia que quem usa BSD se pronunciasse.

    Enjoy!
    JP

    Re:CVS usa a GPL (Pontos:1)
    por raxx7 em 25-05-01 12:36 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    O FreeBSD é conhecido por ter sistemas de networking & gestão de memória melhorrs do que o Linux. Isso é uma questão do kernel e não se aplica nem ao OpenBSD nem ao NetBSD. Até os seus defensores mais acérrimos aceitam isso.
    Anyway, isso é apenas umas questão interna do kernel...

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]