gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Portugal (pouco) Digital
Contribuído por chbm em 21-05-00 13:37
do departamento viagens-na-minha-terra
Portugal No suplemento de sexta d'A Capital, chamado Info & Net, o nosso cyberdeputado(??) José Magalhães discute o estado e futuro da nação digital a próposito do "Programa Portugal Digital" do Governo. O caminho passa pelo wireless, em particular o WFA e o destino é 50% dos lares portugueses ligados em 2003/2004. [CONTINUA]

Curiosamente, hoje vi na TeVe uma sondagem sobre o assunto e actualmente apenas 9% dos lares teem computador/ligação internet. Daqui a 3 anos o governo deseja que este númeno se multiplique por 5. Não em quantidade mas também em qualidade dado que "banda larga" também está nos objectivos. Considerando o estado das incarnações lusas da internet por cabo, e o não-estado do DSL como será possível ?

Aqui ao lado na Espanha a solução foi simples. O Estado comunicou às Telcos que deveriam fornecer acesso ADSL aos consumidores caseiros, como um serviço de dados (flat-rate) e com preços acessiveis (regulados). Do ponto de vista das Telcos isto é uma medida violenta (perguntem-lhes quanto lhes custa, e deem o desconto - mesmo assim deve ser astronomico) e pode ser um pesadelo para os utilizadores. A British Telecom lançou-se no ADSL recentemente e espalhou-se ao comprido. A lógica de voz falhou miserávelmente no serviço de dados com inúmeras queixas na fase de testes e condições que revelam um total desconhecimento do público alvo. Qual é o bom caminho então ?

O nosso Governo aposta na 3a geração de telemoveis, UMTS e que tais. Parece que é uma fatia de mercado bastante apetecivel, considerando o número e diversidade de candidaturas às novas licenças de rádio, com uma motivação das telcos para implementar e concorrer nesse segmento. Mas vão só morder a carne (sector empresarial) ou também roer os ossos (clientes caseiros - especialmente em zonas menos povoadas) ?

O objectivos para 2003/2004 são acesso em banda larga, por três meios concorrenciais, com tarifas acessiveis e sem temporização. A banda larga (tipicamente) significa mais que 64kbps, nada de mais. Os três meios concorrenciais deixam-me curioso, sendo as escolhas obvias (naturais) o cabo, o DSL e o rádio. Será que o Governo vai legislar de modo a forçar as telcos a fornecer acesso DSL como na Espanha ? Será que já há planos por parte das telcos na forja ? As telcos vão conseguir fornecer acesso "com tarifas acessíveis e sem temporização" ? O exemplo do acesso por cabo é triste neste ponto. Será que o ICP vai ter que fazer papel de mau e forçar as telcos ou o mercado vai evoluir naturalmente?

Weapons Factory Arena | Museu Informático da UMinho  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Portugal
  • Também por chbm
  • Features
    Visite o Gil e o Plug

    Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    tipos de palavras utilizadas (Pontos:1)
    por nuno em 21-05-00 16:02 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Quando havia acesso a Internet via ISP pago apenas alguns tinham. Quando falaram em acesso a Internet via ISP grátis (palavra mágica) muitos quiseram ter e têm. Mas quando alguém falar em "banda larga" ou "mais rápido" suspeito que apenas os primeiros (os que pagavam) é que vão aderir. O resto não vai querer porque "já têm acesso" e principalmente devido a um factor muito importante: não é "grátis"!

    Mas se o acesso vier pela televisão por cabo e for quase grátis (não mais caro que a SportTV :)) ) então talvez exista esperança. As Telcos... basta uma delas (das grandes) ter que as outras no "dia" seguinte já têm. Aqui a JazzTel já tem a experiência no país ao lado e se calhar não lhe fica muito caro fornecer os mesmos serviços aqui em Portugal :)
    Re:tipos de palavras utilizadas (Pontos:1)
    por chbm em 21-05-00 16:29 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Enquanto o local loop não estivr unbundled (ie, a linha até casa fora do controlo exclusivo da PT) a JazzTel e os outros, à excepção da própria PT, estão um bocadinho de mãos atadas. De qq modo a nível de ADSL na minha opinião a primeira telco a avançar vai ser a PT (provavelmente a nivel empresarial). Para as outras wireless é muito mais simples, e o ICP deixou bem claro o que espera com o critério de artibuição de licenças.
    Re:tipos de palavras utilizadas (Pontos:1)
    por nuno em 21-05-00 17:37 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Mais tarde ou mais cedo a PT irá perder o controlo exclusivo. Se não o perder irá acabar por ficar com custos insuportáveis devido as outras Telcos tanto por via técnica ou legal. A nível empresarial tenho "medo" que ADSL seja "pouco" para as necessidades de algumas empresas. Não digo que seja "pouco" a médio prazo, neste momento, mas tenho medo que seja quando finalmente se avançar. Já existe muita empresa em Portugal com linhas dedicadas há falta de melhor solução. À semelhança da "lei" de multiplicação da velocidade do clock dos processadores por período de tempo também devia haver uma "lei" de multiplicação da largura de banda por período de tempo e sua respectiva adopção. De lembrar que DSL já existe praticamente há 10 anos. Mas o que me assusta mais são os preços. Vejam os preços no nosso vizinho (jazznet). Um acesso ADSL custa praticamente o triplo de um RDIS (como um RDIS custa quase o triplo de um analógico antigo)
    Re:tipos de palavras utilizadas (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 21-05-00 20:02 GMT (#4)
    Então, então, publicidade á Jazztel ?
    Re:tipos de palavras utilizadas (preços ??) (Pontos:1, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 21-05-00 21:48 GMT (#5)
    Não achei caro o preco jazztell. Segundo me pareceu pagas 9900 ptas por mês e usas o que te apetecer ! Acho bestial. Gostava q os espanhois n tivessem sido expulsos... teriamos melhor do que estamos agora.
    Re:tipos de palavras utilizadas (preços ??) (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 21-05-00 22:03 GMT (#7)
    O que é que estás á espera? podes sempre ir viver para Espanha.
    Re:por falar em Jazztell... (Pontos:2)
    por shakazulu em 23-05-00 0:52 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Estão a precisar de pessoal para o vosso help-desk ? Quando é que fornecem net em banda larga aos utilizadores domésticos ? Eu gosto de vocês :))
    No ar fica uma dúvida,aqui sempre uma certeza.
    Preços/Velocidade (Pontos:1, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 22-05-00 8:55 GMT (#9)
    Penso que a NetCabo deveria fazer como a netvisoa ... diferentes preços para diferentes larguras de banda: desde 128Kb (3000$) a 512Kb(6750$).
    nao brinquem connosco!! (Pontos:2, Interessante)
    por drdude em 21-05-00 21:56 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Já deviam ter vergonha de apresentar prazos tão descarados... Faz lembrar a net por cabo... ja ouviamos a PT falar disso 'a anos... e depois e' o que se ve!
    Re:nao brinquem connosco!! (Pontos:2, Engraçado)
    por gk em 21-05-00 23:45 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Tambem o que se esperava da TV Cabo quando, pelo que eu soube de fontes bastante interessantes, o serviço foi planeado por tecnicos da Microsoft, pagos a 100c/hora, mais interessados em experimentar as cervejas locais? :-\
    eleitoralismo (Pontos:2, Esclarecedor)
    por cgd em 22-05-00 20:56 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://cgd.teleweb.pt

    Esses numeros sao completamente eleitoralistas e ridiculos.

    mesmo que alguns se venham a cumprir (o que eu duvido, embora ache que o numero de utilizadores de internet e' capaz de se aproximar), nao sera por accoes do governo, ou do estado, mas sim da propria dinamica do mercado

    vejam o caso da net gratis: nao tem sido a NETC a precipitar-se com o netcfri (ou la que raio) e ainda andava toda a gente a pagar para aceder à net.

    isso provocou algum crescimento na net, mas (segundo as minhas contas), esse crescimento nao chegou a 100% (i.e. nao chegou a duplicar).

    antes de free (isto e' como cristo, AF, DF), estimavam-se em cerca de 300K os utilizadores registados e 500K os utilizadores reais (nao chegava a dois por conta).

    DF, todos se registaram, e em todos os providers. mas pelos vistos, o crescimento real foi de 80% (500k->900k) dos quais talvez 90% se devam ao fenomeno free...

    quanto à qualidade: grrr... ouvi eu ha uns tempos (por aqueles estupidos estudos com que muitas pessoas se entretêm ao longo das suas vidas), que em 2001 a bandwidth media domestica seria equivalente a um E1... azar do caraças: ja estamos quase a la chegar e os E1s ainda vao longe... claro que entretanto já se fala em ... quanto é que é, mesmo?

    cya


    -- carlos

    9% (Pontos:1)
    por Karlus em 22-05-00 23:33 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Média europeia de pessoas ligadas à net é de 20 e tal por cento... muiiito atrás dos States.
    Em Portugal é de 9%... ainda há muito por fazer.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]