gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
browser alternativo - Opera
Contribuído por chbm em 25-12-99 23:01
do departamento PoS
Internet Opera para Linux - Versão Beta! diz "Primeira versão beta do Opera para Linux, um browser da Internet, já está disponível em link " [mau feitio pessoal no desenvolvimento]

Para quem não conhece, o Opera é um browserzinho pequeno e leve que o que faz bem faz muito bem e o que faz mal é para nem tentar usar. Era isso que estava à espera.
Tudo começa mal, na minha opinião, quando o Opera usa Qt. O Qt é *feio*. Mas, à vista de um producto bom isso é totalmente irrelevante. Por isso começei a explorar.

A primeira coisa que me deu a volta ao estomago foi a filosofia "todas as janelas numa" que pode ser muito gira para um drone mas que é totalmente estranha e inútil para um utilizador de X. Se eu tenho um window manager não quero que uma porcaria de um programa me ocupe o ecrã todo e desate a meter barras e botões estranhos nas janelas.
Depois, para realmente abrir uma página tenho que ir a Window não a File->Open, o que me confundiu um bocado. Imediatamente apareceu um botãozinho no lado esquerdo da barra principal que abre um menu "Restore"/"Move"/.../"Minize"/... Familiar ?

Comecei por ir ver como ficava a minha página, que o w3c assegura que é html4.0 compliant. Fiquei a saber que o Opera não suporta PNGs e não sabe alinhar tabelas. O render do texto também não está grande coisa, mas isso é trivial (problema de fontes).
Por esta altura já temos 9M a residir felizmente na memória.

Segui para a minha página Oddities que gerou uma barra no lado direito, que por acaso ficou a tapar um bom bocado das letras do lado direito.

Segui para a página de suicidio de browsers. O Opera aguentou o GIF mortifero, o que foi uma surpresa agradável. Voltei à minha página e segui para a página sobre Linux que é html3.2 compliant, tirando 3 erros no banner da LinuxRing, que não são graves nem encomodam nenhum brower que eu conheço. O Opera fez uma *porcaria* do render da tabela simples que está na página, e eventualmente desistiu de fazer refresh, ficando o conteúdo da janela que está por baixo (ugh).

Segui para GilDot que causou um pequeno freeze, não percebi bem porque. O alinhamento do texto está fraco, as imagens estão estranhas. A Slashdot deu o mesmo "efeito".

Finalmente, segui para os testes da mozilla.org. Dos que fiz o Opera só passou no teste de tabelas.

Enfim, depois desta experiencia a primeira pessoa que me disser mal do Mozilla fica obrigada a usar o Opera para o resto da vida

Y2k chegou mais cedo.. | Utilizador Linux salva o Hotmail da Microsoft  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]