gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
O fim da corrente do golfo?
Contribuído por dario em 25-11-99 17:09
do departamento brrr
Ciência Ao mesmo tempo que algumas previsões indicam que o clima na Europa será mais quente no próximo século, novos dados parecem confirmar a hipótese que a corrente do golfo estará a enfraquecer. Recorde-se que é graças a esta corrente que a Europa goza de um clima tão ameno, e que sem ela devemos esperar invernos muito mais rigorosos. [Continua no desenvolvimento]
Quase paradoxalmente, o culpado por esta situação é o fenómeno do aquecimento global. E nos dias que correm, já poucos têm dúvidas que "existe dedo" das actividades humanas neste fenómeno.
Por coincidência, uma das últimas paródias do Segfault diz respeito a um protesto da Greenpeace contra os esforços da Distributed.net. Segundo eles, os requisitos de energia para todo o tempo de CPU gasto nesse projecto seriam responsáveis pela libertação de uma quantidade apreciável de gases causadores do efeito de estufa. Os mesmos que se crê serem os principais responsáveis pelo aquecimento global.
É apenas uma paródia, mas vale a pena reflectir sobre esta situação. De facto, projectos como o Distributed.net ou o SETI@Home não são totalmente inocentes ou inócuos. Este último reclama ter mais de um milhão de protectores de ecrã instalados. Já fizeram as contas à quantidade de energia que é necessária para alimentar essa quantidade de CPU?
Não vamos questionar a utilidade destes projectos. É preciso é ter em conta que existem também desvantagens que devem ser consideradas. (Se bem que tanto num caso como no outro as vantagens superem as desvantagens).
E para os que têm no seu computador um protector de ecrã bonito mas que não faz mais nada, considerem uma alternativa: instalem um protector de ecrã que coloque o ecrã a negro e não gaste CPU, utilizem o APM para adormecer a máquina ao fim de algum tempo de inactividade, e instruam o X para fazer o mesmo ao monitor.
(Se ainda não estiver, basta recompilar o kernel para terem suporte a APM. E no caso do monitor, o comando xset permite activar as opções DPMS de poupança de energia).
Tudo isto são contribuições pequenas, mas é preciso começar por algum lado!

GNU/Linux utilizado em Dili, Timor Leste | LDP tem novo logotipo  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]