gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
CD de Aplicações Linux
Contribuído por ajc em 05-11-99 10:35
do departamento cêderromes
Linux Fernando Pereira mandou-nos uma descrição de um novo CD de aplicações Linux da MicroCAOS. Como é sabido, o Gildot evita fazer publicidade, mas não deve deixar de divulgar iniciativas que possam ser relevantes para os seus leitores. Por isso os interessados podem ler a descrição no desenvolvimento.
"O CD de Aplicações Linux da MicroCAOS, está mais fácil de instalar...

Desde há varios meses que a MicroCAOS tem andado a coleccionar aplicações de Linux, que por uma razão ou por outra, não costumam sair directamente nas distribuições [pelo menos, nem em todas]. São aplicações GPL, ou então, aplicações comercias, cuja licença permite a distribuição livre e algumas Demos.

Esses programas são depois compostos numa colectânia que é vendida em CDR, pela módica quantia de 500 escudos, apenas para pagar o custo do CDR, mais o trabalho todo de fazer os downlowds, seleccionar os programas, etc. etc.

Aconteceu que durante a Inforpor, deparámo-nos com um pequeno problema: a maior parte das pessoas levava dois CDs, um com o Linux (RH 6.1) e outro com as aplicacões. Na verdade, até conseguiam instalar o Linux sem grandes problemas. Contudo, quando chegavam ao CD das aplicacões, deparavam-se com uma lista de directorias contendo "tars", "gzips" e "rpms", que não faziam a menor ideia de como haviam de instalar.

Foi assim que surgiu o nosso novo CD "EASY":

A nova versão do CD, possui um "autorun" e um "setup" que executam automaticamente o nosso novo "Install Browser".

O "Install Browser" é um programa "GTK", que mostra uma árvore com todas as aplicacões do CD.

Basta o utilizador carregar numa dessas aplicacões, para imediactamente aparecer um texto explicativo do seu conteúdo (utilidade de cada programa, forma de utilizar, passos usados para fazer a instalacão, etc.).

Em seguida, existem dois botões, "Install" e "Upgrade" que se encarregam de fazer toda a instalacão de forma automática.

Contudo, durante a instalacão, os utilizadores são informados de todos os passos que estão a ser executados pelo "Install Brow, para que os utilizadores possam comecar a tomar algum contacto com utilitários do tipo: tar, rpm, make, configure, etc, e aprender um pouco mais...

Durante a instalacão de cada aplicacão, são automaticamente criadas entradas nos menus do "Gnome" para executar as aplicacões do CD.

Para as pessoas que ainda usam o KDE e ainda não se converteram ao "Gnome", não há problema, pois o KDE também costuma incluir os menus do próprio Gnome dentro dos seus menus.

Além disso, o CD também inclui uma versão actualizada do GNome (October99, a primeira versão verdadeiramente estável do Gnome), para as pessoas que ainda não tinham o Gnome, ou que tinham versões antigas [instáveis].

Desta forma, instalar aplicacões no Linux é tão fácil como no Windoze. basta inserir o CD, que o "autorun" é imediactamente executado. Depois, usando o "Install Browser" é só escolher as aplicacões e carregar no botão de "instalar" No fim, basta usar os menus do Gnome para correr as aplicacões.

Na verdade, como nem sequer é necessário fazer reboot ao sistema, talvez até seja mais fácil do que naquele outro sistema operativo que todos nós conhecemos...

O nosso "Install Browser" pode até ser utilizado para criar outros CDs, pois adapta-se muito fácilmente:

Para adicionar uma nova aplicacão ao CD, basta criar uma nova directoria. Nessa directoria, para além dos pacotes com os "tars" ou "rpms", devem existir sempre mais três ficheiros:

  • README.txt
  • install.sh
  • upgrade.sh
O primeiro tem a informacão sobre a aplicacão, enquanto que os outros dois tratam da instalacão própriamente dita.

O "Install Browser" executa estes ficheiros, passando-lhes dois argumentos: a directoria onde estão os pacotes a instalar ($1 SOURCE-DIR) e a directoria onde devem ser instalados ($2 INSTALL-DIR).

Os script para as aplicacões que já vêm no CD, podem ser usados como exemplo para criar outors scripts de instalacão para as novas aplicacões.

Fernando Pereira "

Amazon.co.uk já vende discos | Rare Glitch Project  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]