gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Inforpor: Linux vs Microsoft
Contribuído por ajc em 23-10-99 12:27
do departamento from-the-battlefront-(Xmal,jop,ajc)
Linux No segundo dia da nossa estadia na Inforpor estivémos a fazer uma travessia do pavilhão à procura de referências aos Sistemas Operativos em jogo. Este ano existem três stands que adoptam claramente o Linux como referência: A MicroCAOS que hospedou o GilDot e que tem catálogos de hardware completamente M$-Free ("Computador sem software ou com RedHat Linux"); A Com2000 com um stand dedicado ao Linux; A Dipak que tem vindo a ofereçer pinguins de peluxe na compra de distribuições Linux.
Já com presença parcial de Linux, identificou-se a Vias do Futuro com a publicação PC Manual De Informática que dedicou um número a este sistema operativo . Ainda nas publicações temos a Lidel, a McGraw Hill, a Marka e a Bit com algumas referências. Já na Livraria Escolar Editora a presença de livros sobre Linux é impressionante.

Pior impressão causam os stands da imprensa especializada: com algumas excepções (Bit, PC World) as nossas revistas de informática parecem dar mais importância à sua relação com a Microsoft do que com qualquer resíduo de imparcialiade que ainda pudessem ter. Assim, o stand da Exame Informática é um perfeito substituto para a inexistente representação da Microsoft. Encontra-se lá mais publicidade à Microsoft particularmente a jogos e ao Office 2000 do que a qualquer das revistas que eles publicam. O caso da ZDNet é menos grave, pois têm uma secção bem delimitada com jogos Microsoft, mas o resto do stand está "limpo".

Também é triste ver algumas produtoras de software nacionais que fazem mais publicidade à Microsoft do que a elas próprias: há um stand que tem em cada canto uma coluna a dizer "Designed for Windows 98/Windows NT"...

De qualquer modo há um cheirinho a "Linux World Domination" no ar. Os comentários que se houvem já não são do tipo "Linux?? Que é isso?", mas mais do género "Olha, ali têm Linux" ou "Mais Linux !?!?!".

Linux também entende Cobol | Como fazer um SuperServer SMP 1100MHz com Linux  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]