gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Linux Vs BSD: batalha final ou apenas o começo?
Contribuído por Tintim em 16-08-99 15:24
do departamento linux4all
Free BSD Ultimamente, temos assitido a um ressurgimento do BSD. A eventual conquista total do segmento "servidores", deixando para o Linux o segmento "desktop" poderá vir a tornar-se uma realidade. Basicamente, quem migra para BSD, fá-lo por três razoes: "networking" mais eficiente, segurança e ser um SO menos "mainstream" que o Linux. O Linux está assim ameaçado? Penso que não. (ver desenvolvimento)


Os "sites" mais visitados da Internet (Walnut Creek e FTP CD-ROM) estão sobre BSD.
A parte de "networking" do BSD, independentemente do "flavor"- open, net, free ou BSDI-, é reconhecidamente mais eficaz que a do Linux.
Significa isto que o Linux está a perder o mercado dos servidores para o BSD?
IMHO, não.
Com efeito, a parte de "networking" do Kernel de Linux está a ser trabalhada ainda em consequência do efeito "mindcraft".Tanto no "threading", como noutros pormenores do "stack" IP.
Por outro lado, a segurança do Linux está a ser alvo de uma série de acções: distribuições "seguras", sites bem construídos com "patches",etc...
Quanto ao facto do Linux estar a tornar-se demasiado "mainstream", é inevitável.
Pessoalmente, não o vejo como uma desvantagem.
Continuarei a ser "geek", mesmo trabalhando com o mesmo SO que o resto do mundo. Afinal, o Linux continua com partes obscuras fora do alcance da maioria.
Com estes argumentos, não se pretende desvalorizar o BSD (um OS robusto com 20 anos de passado), nem negar que a populariedade do Linux poderá trazer consequências negativas para a sua solidez.
Neste campo, cabe à equipa que desenvolve o Kernel manter alguns dos princípios iniciais (kernel space Vs user space,etc...).
Para concluir, independentemente de quem realmente dominar o mercado dos servidores (linux/bsd), torna-se cada vez mais claro que será um SO "open source". E aí, ganhamos todos.

Registo de domínios .pt com novas regras | Patentes ao ataque  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]