gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
A nossa privacidade
Contribuído por ajc em 01-08-99 9:39
do departamento big-brother
Cifragem Luis sismeiro diz "O cerco esta a fechar-se... Cada vez mais se fala em banir a encriptação pelos estados, proibindo a sua distribuição pela Internet e outros meios como o CDROM. " [ Continua no desenvolvimento ]
" A sociedade da informação controlada com desrespeito pela privacidade do cidadão está cada vez mais próxima. Estamos a perder o direito de comunicar com os outros sem que mais ninguém possa conhecer a mensagem.

Países como a França, Austrália e EUA já proibiram a distribuição pela Internet de programas de encriptação forte e outros se seguirão. Portugal faz parte do grupo que assinou o acordo de Wassenaar para a não distribuição de encriptação forte.

Como devem ter lido no /., os EUA já estão a pressionar o governo alemão para que haja o tal controlo da exportação de encriptação e com a aproximação de mais um encontro dos países do acordo de Wassenaar mais pressão vai ser feita a outros países como Portugal.

A utilização por parte dos privados de encriptação é muito fraca, só talvez seja usada entre alguns piratas e crackers que necessitam dessa privacidade. A encriptação deve ser considerada como um envelope fechado que não deve ser aberto a não ser pelo destinatário. Se todos encararmos a encriptação assim estamos a ajudar a dissiminar o seu uso e acima de tudo, a afirmar o nosso direito à privacidade.

Eu, pessoalmente, estou a sentir uma grande revolta com o que se está a passar, são as patentes de software, proibição da encriptação forte, as tentativas de controlo da informação da Net, criação de impostos, etc.. O que restava de algo livre neste mundo está a acabar e nós vamos ser vítimas disso.

Países como a Índia, se bem me lembro, já proibiram a utilização de software de encriptação proveniente dos EUA, já que a encriptação utilizada, por exemplo nos bancos, com o DES não garante a nenhuma segurança tendo em conta a potência computacional dos computadores de hoje. Esta atitude incentiva o desenvolvimento de software de encriptação melhor e que garanta confidencialidade dos dados de cada um.

Por isso faço um apelo, vamos mostrar a nossa indignação com a situação e começar a usar um pouco mais a encriptação, mesmo que seja para coisas sem importância aparente. É importante salvaguardar o futuro da nossa privacidade a que todos, sem excepção, devem ter direito.

Temos que estar atentos, porque tendo em conta as actuais atitudes passivas do utilizador actual da Internet, quando todas as limitações à nossa privacidade e direitos estiver feita já não há forma de voltar atrás. "

Programar com recursos limitados | Notícias diversas sobre Hardware  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]