gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Gildot: As Regras do Jogo
Contribuído por ajc em 17-07-99 19:34
do departamento que-bom-é-ter-sucesso
Gildot O Gildot tem recebido algumas propostas de colaboração por parte de sites do tipo portal ou newsletter. A necessidade de responder a esse tipo de pedidos obriga-nos a reflectir sobre a natureza do Gildot e os objectivos que queremos alcançar. O que se segue são as linhas orientadoras de um documento mais rigoroso sobre o assunto a produzir em breve. Entretanto, as opiniões dos nossos inúmeros leitores e colaboradores é bem-vinda. [Actualização: mais uma regra...]
O Gildot assenta na colaboração de voluntários, tanto da parte dos leitores como da "equipa editorial" e depende da existência de um espírito de comunidade bastante forte.

Entre outras coisas isto implica que o Gildot não é, nem nunca poderá ser, um repositório exaustivo de notícias, escolhidas de modo sistemático e com critérios jornalísticos. Para isso servem as inúmeras publicações on-line que já existem ou estão para aparecer. No Gildot aparecem artigos propostos pela própria comunidade. Mesmo quando são os editores a escrevê-los fazem-no normalmente mais como membros dessa comunidade do que numa perspectiva editorial clássica.

Assim a equipa editorial do Gildot não é uma organização de jornalistas amadores, mas sim um conjunto de pessoas que tentam dinamizar uma comunidade. Para que isso funcione é preciso que as pessoas se sintam "em casa" e não numa loja, galeria ou museu. Isto implica não só a capacidade de influenciar o conteúdo, como uma certa descontração no estilo e na perfeição ou correcção dos artigos. Incidentes que noutras publicações seriam um embaraço capaz de afastar os leitores, podem no Gildot ser um motivo de diversão, geradores de uma discussão animada e terem como consequência a fidelização de mais participantes.

A equipa editorial também desempenha uma função moderadora, garantindo a qualidade mínima dos artigos, impedindo a publicação de artigos redundantes e mesmo alguns comentários mais abusivos. Este tipo de acção é fundamental pois constitui a diferença entre a descontracção e o caos.

A possível e desejável cooperação entre o Gildot e iniciativas comerciais levanta assim algumas questões:

  • é preciso estabelecer firmemente a natureza não comercial do Gildot, quer no presente como no futuro, sem o que estaríamos a aproveitar-nos da boa vontade dos voluntários, sob pena de os alienar;
  • as submissões de artigos por parte dos leitores não podem ser usadas para fins diferentes do que estes pretendiam; por exemplo, um leitor que submeta um artigo não o poderá encontrar incorporado numa publicação comercial, sem qualquer referência ao Gildot e ao próprio autor;
  • o Gildot é uma iniciativa da comunidade "open-source" que se baseia na liberdade de partilhar e divulgar informação, por isso não faria sentido que o próprio Gildot impedisse outras entidades de reproduzir o seu conteúdo.
Como conclusão, qualquer publicação que prentenda utilizar conteúdos do Gildot pode-lo-á fazer sem qualquer encargo, nos seguintes moldes:
  • reprodução dos titulos com links para o artigo no Gildot, desde que inseridos numa secção que identifique claramente a sua proveniência, ou tendo essa mesma identificação associada a cada título;
  • reprodução dos próprios artigos, desde que tenham sempre um link para o artigo original, esteja claramente identificado que provêm do Gildot e mantenham a identificação da pessoa que os escreve, tal como esta aparece no Gildot.
  • citação de partes de artigos, editoriais ou comentários desde que se identifique sempre a proveniência (Gildot) e o autor.
  • recíprocidade: qualquer que seja o uso dado à informação do Gildot obedecendo às regras anteriores, teria que ser dado ao Gildot as mesmas possíbilidades em relação ao site em causa.
Assim quem quiser incluir partes do Gildot no seu site, de acordo com as regras acima indicadas, deverá contactar a equipa que faz a administração deste.

O Gildot é um fórum de discussão da comunidade "open-source", é produto voluntário dos seus membros (e não só) e por coerência nunca se poderá assumir como proprietário da informação publicada.

As pessoas que colaboram com o Gildot ficam cientes de que as suas contribuições poderão ser reproduzidas noutras publicações, de acordo com as regras acima expostas, e dão o seu consentimento para esse fim. A responsabilidade das opiniões expressas continua a ser exclusivamente dos respectivos autores.

Rapidinhas | Quake 3: já saiu o novo teste (Win32)  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]