gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Solução BackOffice c/ Linux
Contribuído por ajc em 10-07-99 11:28
do departamento e-é-muito-mais-barato
Linux Fernando Pereira enviou-nos um editorial em que descreve soluções de para usar Linux como plataforma BackOffice. Em particular explica como conseguiu pôr máquinas Linux a servir MS SQL Server. Leiam no desenvolvimento...
Fernando Pereira:

"Como todos sabemos, o Linux constitui uma optima solução para funcionar como plataforma de "BackOffice". O sistema é mais estável, mais seguro, requer hardware mais barato e é muito mais rápido. Nota: é mais rápido, excepto no caso dos sistemas com vários CPUs e várias placas de rede ao mesmo tempo. Isto foi recentemente demonstrado nos benchmarks da revista Alemã "C'T", que serviram para verificar o benchmark da MindCraft.

Os serviços necessários para as soluções BackOffice estão todos presentes no Linux:

- Servidor WEB -> Apache
- Servidor Mail -> sendmail
- Servidor de Ficheiros e impressoras -> samba (NT)
- Servidor de Ficheiros e impressoras -> marsnwe (Netware)
- Servidor de News para groupware -> innd
- Servidor de proxy -> squid
- Servidor de irc -> ircd

Mas no campo das bases de dados, ainda faltam algumas soluções "open source" a sério, embora tenhamos o "MiniSQL", o "MySQL" e o "gnuSQL", para além do "PostgreSQL". Apesar dalgumas destas soluções serem bastante rápidas (mini-sql e mysql) não são soluções 100% funcionais, porque ou ainda não estão estáveis ou então não possuem algumas características fundamentais, tais como record-locking ou suporte para transacções.

Neste campo entram as bases de dados comerciais.: Temos a Oracle, a Informix, a Sybase, a DB2, etc. A base de dados "Sybase Adaptative Server Entreprise" tem uma grande vantagem: a sua licença para Linux é muito pouco restritiva. Básicamente é freeware (não open source), pois pode ser usado gratuitamente e distribuido livremente, desde que seja sempre usado dentro do sistema Linux, com algumas excepções. Esta base de dados tem uma outra grande vantagem, pois trata-se praticamente do mesmo produto que o MS SQL Server. Na verdade, a MS começou a desenvolver o MS SQL Server a partir do Sybase, mediante um acordo com esta empresa.

Assim, a gande maioria dos programas que funcionam em MS SQL server devem funcionar sem problemas no Sybase, pois os comandos SQL são quase sempre os mesmos (mesmo no caso dalgumas extensões não standard).

Sabendo que as duas bases de dados são quase idênticas, seria de esperar que os drivers ODBC em Windows para o MS SQL server funcionassem com servidores Sybase em Linux. Resolvi experimentar e não funcionou. Contudo, usando o IP-CHAINS, pude verificar que os clientes ODBC de Windows estavam a enviar pacotes para a porta 1433 do servidor Linux.

Por defeito o Sybase é instalado na porta 7100, pois é este o valor sugerido nos manuais de instalação. Com base na informação anterior, reconfigurei o servidor Sybase para ficar associado à porta 1433. Reinicializei o serviço do Sybase. Após isso, voltei a tentar aceder ao servidor com os drivers ODBC (MS SQL Server) de um PC em Windows. Qual não foi o meu espanto quando verifiquei que funcionava perfeitamente.

Despois disso, tentei usar alguns programas como o Access e alguns programas de VB, e todos eles funcionaram, lendo e escrevendo dados na BD do servidor Sybase/Linux.

Ainda não tive tempo para fazer mais testes, mas aparentemente é possivel utilizar servidores Linux com Sybase, para funcionar com servidor de BD para aplicações criadas a pensar no MS SQL server.

Desta forma, penso que o conjunto de serviços de um "BackOffice" server fica completo, a custo zero e sem ter que pagar licenças de utilizador.

O Sybase implementa um SQL server e ainda um Transaction server, pois também suporta transacções. Apenas tem que ser instalado na porta 1433.

Gostava de saber se mais alguem tentou usar esta solução e se tiveram algum tipo de problemas ou incompatibilidades.

Será que existe algum tipo de licenças de software que é violado por esta solução ?

A sybase disponibiliza drivers JDBC gratuitos para desenvolver programas em Java, mas não encontrei drivers ODBC para windows grátis. "

Diario Digital (sneak preview) | Substituto do Windows 95/98 & NT  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]