gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Páginas só para IE? Não, Obrigado!
Contribuído por ajc em 02-07-99 11:49
do departamento às-armas...
Internet Explorer Acho que está na altura de tentarmos usar a grande quantidade de pessoas que visita o Gildot para alterar algumas coisas más que estão a acontecer. Peço que participem nesta discussão para arranjarmos uma maneira de alertar, protestar e eventualmente envergonhar as empresas e organizações portuguesas que têm sites exclusivamente para o MS Internet Explorer. Plano de batalha mais abaixo....
A primeira coisa a fazer é descobrir os "infractores": o caso da Telecom vem à mente, mas deve haver muitos mais. Especialmente importante será o caso dos organismos do Estado, uma vez que têm mais obrigações de serem "browser agnostic" e que é ano de eleições. Portanto peço a todos que mandem links de sites que beneficiem o IE. Para isso é preciso verificar com o próprio IE e com outros browsers, coisa que eu não posso fazer.

Uma vez identificados os sites, poderíamos começar a pressão:

- primeiro manda-se mail ao webmaster ou à empresa que faz o serviço. Não estou a falar em flames mas sim numa única mensagem, muito bem pensada e assinada pelos diversos subscritores.

- se não houver reacção manda-se uma carta, em tom didáctico, aos responsáveis pelo site a informa-los que estão a ser mal servidos pelo técnico/empresa que lhes faz as páginas pois sacrificam a acessibilidade de muitos potenciais utilizadores ao uso de algumas extensões não-standard que poucas vantagens trazem.

- se ainda não houver reacção manda-se uma carta com o título "RECLAMAÇÃO", endereçada ao Conselho de Administração / Director Geral / whatever, sabendo que ela vai provavelmente descer sucessivamente vários níveis de responsabilidade, deixando cópias em cada um deles. Aqui o tema, além de ser didáctico, deve incluir algo do género: o vosso dinheiro está a ser mal gasto. No caso das empresas grandes há ainda a hipótese de esta carta ser subscrita por pessoas que tenham algumas acções das mesmas, uma vez que uma reclamação por um grupo de accionistas pode merecer uma atenção diferente. (neste caso a frase acima poderia começar assim: "o nosso dinheiro...")

Qual é a lógica disto?

As páginas não são feitas pelos manda chuvas, mas por webmasters/designers ou empresas, que provavelmente recebem boas quantias pelo seu trabalho. As chefias só querem que dê bons resultados e agrade aos clientes. Os webmasters/designers só querem continuar a ser pagos e que não haja problemas. A última coisa que querem é que seja chamada a atenção para problemas, principalmente se forem coisas difíceis de explicar aos chefes. Assim, se conseguirmos dificultar a vida a alguns que abusem em favor do IE, talvez no futuro eles tenham mais cuidado para evitar problemas semelhantes.

Se esta discussão der mostras de se tornar útil, poder-se-á talvez colocar um link permanente na página principal do Gildot, de modo a que se mantenha viva por tempo indefinido.

Espero as vossas critícas/sugestões/contribuições/comentários.

Apple defende o iMac de cópias | Franceses plantam novo Meridiano  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]