gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Compilador de Fortran 95 da Digital - versão Beta
Contribuído por chbm em 01-07-99 0:11
do departamento
Digital Alfredo Carvalho diz "Acabo de receber, via mailing list da Debian, o que me parece ser uma grande novidade para o mundo Linux. A Compaq anunciou que está disponível, em versão beta para testes, o seu compilador de Fortran 95 e a biblioteca matemática optimizada. A Compaq sugere que se vá a link e de lá se siga o link Software. A razão porque não sugere que se vá logo a link escapa-me, mas enfim..." (mais no desenvolvimento)
"Um dos problemas com o port do Linux para as Alpha é precisamente a péssima performance dos compiladores da GNU [chbm: não é assim tão má. mas não é boa :|]em comparação com os compiladores que vêm com o Digital Unix. Esta é uma das principais razões pelas quais muita gente que faz computação científica continua fiel ao DU. Os compiladores e bibliotecas da Digital são, de facto, fantásticos. Com esta notícia, o Linux/Alpha ganha um aliado de peso. De facto, o port dos compiladores da Digital para Linux era há já muito tempo pedido pelos seus utilizadores. E, talvez até mais importante, demonstra definitivamente que a Compaq está disposta em apostar no Linux, mesmo em eventual prejuízo do Digital Unix.
A finalizar, refira-se que, embora o Fortran 95 seja para já o único compilador disponibilizado, é referido no anúncio que está planeado também o port de outros compiladores (incluindo o C e C++). Falta saber quanto vai custar o produto comercial no final mas, seja como for,tem de ser mais barato do que DU+compiladores e libs! "

Entrevista com CmdrTaco | Projecto Jakarta  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]