gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Fim do Mozilla?
Contribuído por ajc em 30-06-99 22:46
do departamento it's-so-sad..
Netscape Vi no slashdot uma notícia preocupante: aparentemente a AOL pensa acabar com o projecto Mozilla e passar o desenvovimento dos browsers Netscape para a Sun. Mais no desenvolvimento...
A adopção da filosofia open-source pela Netscape, em Fevereiro do ano passado, ficará para a história como o momento em que o Linux apareceu perante o mundo empresarial. Os apoios depois recebidos, dos fabricantes de bases de dados, da IBM, da Intel, etc... podem-se todos dever à atenção gerada pela Netscape.

Esse efeito é irreversível. Porém no que diz respeito à própria Netscape a história é menos feliz: perdeu a guerra dos browsers e deixou de existir enquanto empresa. O projecto open-source de desenvolvimento do browser, Mozilla, manteve-se até agora, mas com poucos resultados: ano e meio depois de começar ainda não produziu uma única versão estável.

Agora a AOL, que ao comprar a Netscape fez um acordo passando para a Sun o software de servers, pode estar a pensar fazer o mesmo com o Mozilla. O problema é saber se podem reverter da Mozilla Public License para algo como a Java Community License. Este será um teste judicial importante para as licensas open-source.

Por fim acho que este desfecho não deve espantar muito as pessoas. Aquilo que leva os hackers a participar em projectos open-source é o sentimento que podem deixar a sua marca e a ideia de participar numa equipa de pares. Aqui isso sempre foi difícil, pois começou-se de um produto já existente e uma equipa cuja maior parte dos elementos pertencia a uma empresa. É óbvio que existiria sempre uma comunicação mais fácil entre esses, com o perigo de alienar o resto da comunidade.

Se a AOL não conseguir reverter a licença e acabar com o mozilla.org, acho que o verdadeiro bazaar começa aqui. Vários grupos pegarão nas peças do mozilla e este evoluirá pelo seu entusiasmo. Essa é a ventagem do software livre: nunca morre, enquanto houver alguém com algum interesse nele.

VIA vai adquirir a Cyrix | Entrevista com CmdrTaco  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]