gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Internet Operating System Counter
Contribuído por ajc em 11-04-99 18:02
do departamento coisas-que-contam
Linux Fui visitar um site interessante. Trata-se de um alemão que tem um robot a tentar descobrir o sistema operativo de cada máquina ligada à Internet. Apesar de pouco científico, este estudo é importantíssimo, uma vez que é praticamente a única maneira de saber quantos sistemas Linux estão a ser usados na Internet. Os outros dados baseiam-se em números de vendas e não contam bem o Linux.

Encontrei alguns factos surpreendentes. Vejam no link abaixo.

Para começar o IOSC esteve parado vários meses, desde Outubro, devido àquilo que o autor chama "minor problems".

Resumo: O autor é alemão e a máquina que lhe serve de host pertence a uma organização de emigrantes libaneses nos Estados Unidos. A pesquisa começou pelos domínios europeus, mas quando chegou ao domínio .il estourou uma enorme confusão. Os serviços israelitas de segurança informática lançaram um alerta geral, dizendo que o país inteiro estava a sofrer um cyber-ataque generalizado por parte de terroristas libaneses, liderados por um alemão misterioso. Não chegaram a usar a palavra nazi, mas quase... O nosso amigo imediatamente explicou o que se passava, mas as autoridades israelitas demoraram 3 semanas até assumirem o erro. Pediram-lhe desculpa e solicitaram-lhe que continuasse o estudo, mas ele recusou. Esteve vários meses parado e mesmo agora não estuda o domínio .il.

O método usado recorre a um programa chamado queso, que faz uma pesquisa não agressiva às máquinas alvo. Manda-lhes uma sequência de pacotes TCP que não fazem sentido segundo as especificações do protocolo. Cada tipo de máquina responde-lhes de maneira diferente. Podem-se assim diferenciar os vários sistemas. Tem algumas limitações: por exemplo Windows95/98/NT são indistinguíveis.

Os resultados da última pesquisa estão aqui. Os dois sistemas mais usados: Linux 28.5%, Windows95/98/NT: 24.4% Também é interessante verificar que a soma de todos os Unixes (incluindo Linux) dá 71.8%.

Também se podem ver os resultados para o domínio .pt, aqui Ainda são melhores: Linux 42.6%, Windows 25.1%. Se virem esta lista verificam que Portugal é um dos países com maior uso de Linux, embora não consigamos chegar a países como o Chade, a Nigéria ou a Libéria, onde o Linux tem 100% :)

Igualmente interessante é o facto de se poder questionar que sistema operativo está a correr numa dada máquina. Fiz várias experiências:

sapo: Linux 2.0.35 to 2.0.9999

gildot: Linux 2.0.35 to 2.0.9999

plug: Linux 2.0.35 to 2.0.9999

pinguimnews: Windows 95/98/NT (!!! Hrmmm, zzz, não havia necessidade! )

Conclusão: os resultados deste estudo ajustam-se bem aos números da Netcraft sobre servidores NT. Aparentemente o Linux já é maioritário, e tudo faz supor que o NT nunca chegue a dominar a Internet. Isto, meus amigos, é o que eu chamo boas notícias!

Breve História do Apache | Novo fileutils ja com bugs corrigidos  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.

 

 

[ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]