gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Divulgação de informação na web e optimização para
Contribuído por BladeRunner em 23-09-06 22:47
do departamento vision
News dcgomes escreve "Olá! Frequentemente perguntam-me qual é o truque para que uma página web apareça nos primeiros lugares do Google. Na realidade, não existe nenhum truque. Mas existem regras que devem ser seguidas de modo a assegurar que as páginas sejam processadas correctamente e possam vir a constar nos resultados das pesquisas. Por isso resolvi criar o Visibilidade.net , um sítio onde discuto assuntos relacionados com a visibilidade da informação publicada na web. Este site visa também contribuir para uma melhoria na qualidade das páginas da web portuguesa. Espero que gostem. Os artigos não são só para informáticos. Se encontrarem alguma página que considerem interessante no site, não se esqueçam de criar links nos vossos sites, blogs ou foruns, ou de reenviar este email a pessoas que possam estar interessadas neste tema. Conto com a vossa ajuda para divulgar esta iniciativa. Opiniões, criticas ou detecção de erros nas páginas são muito bem vindas. Se tiver conhecimentos nesta àrea poderá também escrever para publicar na secção de Artigos. Abraços. /Daniel Gomes "

EMPREGO: EMARP (Algarve) precisa de um Informático | bsdstats.org  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • dcgomes
  • Visibilidade.net
  • Mais acerca News
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Sugestões (Pontos:5, Informativo)
    por mlemos em 24-09-06 0:51 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.ManuelLemos.net/
    Os artigos até podem ser interessantes, mas como o meu monitor de 17" dá 1280px de largura, eu não consigo ler sem ter de encolher a janela do meu browser pelo menos para 800px. O Gil/Slashdot e muitos outros sites também têm esse problema.

    O problema é que linhas muito longas me fazem perder a concentração e dificultam a achar a próxima linha quando termina uma e os olhos têem de voltar a margem da esquerda.

    Muito antes da Web, recomedava-se 7 a 9 palavras por linha no máximo. Não é à toa que os jornais usam colunas estreitas para mostrar artigos longos. Recomendo entre 40em a 60em de largura no máximo.

    Agora sobre visibilidade, a última febre são os sitemaps do Google. Desde que criei um script cerca de Abril deste ano, para diariamente listar os URL e data da última modificação de todas as páginas de um site meu e submeti ao Google Sitemaps, a audiência do site disparou.

    Estes sitemaps nada têem a ver com as páginas que alguns sites têem que mostram o mapa do site. Sitemaps são ficheiros em XML. Se usas PHP, aqui podes achar algumas soluções prontas para gerar ficheiros sitemaps XML em PHP.
    Re:Sugestões (Pontos:3, Informativo)
    por Specimen em 24-09-06 15:58 GMT (#4)
    (Utilizador Info)

    Concordo em absoluto com a questão da leitura das linhas.

    Um excelente exemplo de importação e adaptação das boas práticas do grafismo 'em papel' para a internet é o site http://www.iht.com/ que em termos de grafismo, leitura e navegação está, a meu ver, excelente. Em particular o jscript utilizado nos artigos que não só os divide em colunas de modo a adapta-los à altura da janela como divide o artigo em páginas sem a necessidade de 'refresh' quando se muda de página, já agora, exprimentem brincar com as 'article tools'.


    'In the future, the oppression will come in increasingly subtle forms'.

    Porque sempre texto preto em fundo branco? (Pontos:2, Interessante)
    por mikexilva em 24-09-06 2:32 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Parece-me um site bem feito, (sem paneleirices que sobrecarregam o link/computador/incompatibilidades) e facil de navegar.

    Mas gostava de aproveitar a deixa para lançar tb esta discussão das "cores" ou inversão delas.

    No mundo real, o papel normalmente é branco e escreve-se com tinta escura (preto ou azul), mas o papel não tem luz própria...

    Os primeiros terminais de texto para computador usavam fundo preto com letras luminosas (ambar ou outra cor do fosforo) pois só tinhamos a radiação das zonas com os pixels iluminados.

    Em determinada altura alguem achou bonito imitar o papel com os monitores, e quase todos os programas passaram a ter fundos claros com letras escuras :(

    As paginas web tb seguiram o mesmo caminho :(

    Tantas coisas que não me parecem as mais correctas ao tentar esta imitação. Será que algum dia vamos voltar a ter fundo preto?

    Aqui neste artigo da wikipedia tocam por alto no tema:
    http://en.wikipedia.org/wiki/White-on-black_color_scheme

    Um exemplo de desadaptação à tecnologia será os ecrans de OLED's que são LED's que constituem os pixels e que se iluminam, como tal teremos poupança de energia e maior duração de vida do ecram se estiverem mais pixels apagados.

    Outro exemplo (talvez parvo mas lembrei-me) uma folha de acetato transparente escrita a preto com uma luz por traz, não seria menos chato para os olhos se a folha só deixasse passar a luz nos riscos onde estão as letras? - Isto é o principio de funcionamento dos LCD's, mas com o fundo a branco estamos a levar com a luz flurescente praticamente na area do ecram inteiro, em vez de ser só nalguns pixels...

    O pior é que se tentar mudar o interface visual do sistema operativo para usar fundos pretos, seja Windows seja KDE (Gnome já não testo há muito) vai haver sempre alguns problemas por praticamente tudo estar pensado que se usam fundos claros :(

    PS: Sei que isto pode dar pano para mangas, mas serei o unico a pensar nisto?

    Re:Como tornar um website mais visível... (Pontos:2)
    por ^magico^ em 25-09-06 9:16 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.openquest.pt
    Não concordo que a resposta acima tenha sido despropositada.
    Aliás, este é um problema que acontece com websites com um rank elevado e que permitem a inserção de links pelos seus utilizadores.

    A wikipedia (bem como diversos outros websites de relevo) usam a técnica de colocar rel="nofollow" em todos os links para websites externos ao próprio.

    Assim, todos os links colocados não contam no algoritmo de contagem de ranking do website a quem o link pertence.
    Este comentário foi publicado ao abrigo de leis internacionais "How to handle a Troll".
    Re:Como tornar um website mais visível... (Pontos:1)
    por Zarluk em 26-09-06 21:09 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://o-caos-avassalador.blogspot.com/
    Tanta gente a moderar mal e eu sem pontos de moderação :-(

    Claro que o post não foi despropositado... foi só uma piada (com pouca piada, admito), mas parece que alguém se picou ;-)

    --
    "Beware of whores who say they don't want money. The hell they don't. What they mean is they want more money. Much more." -- William S. Burroughs

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]