gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Concorrência ao MS Office: Google Writely
Contribuído por scorpio em 14-03-06 20:35
do departamento gooooooooooo
News jneves escreve "Acabei de ler a notícia de que a Google adquiriu o Writely. O writely é um processador de texto colaborativo com uma interface web feito por uma equipa com um historial interessante (ver o primeiro link). Primeiro o email com o Gmail, agora o processamento de texto com o Writely: parece que a Google quer concorrer directamente com o MS Office... "

ANSOL: Acordo com MS coloca algemas douradas em Portugal | Megamail regressa  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • jneves
  • a Google adquiriu o Writely
  • writely
  • Mais acerca News
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Correcção (Pontos:3, Interessante)
    por 4Gr em 14-03-06 21:03 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/~ei02069
    parece que a Google quer concorrer directamente com o MS Office...

    Correcção: o Google quer concorrer mas não directamente. É um plano a médio prazo, visto que é questão de tempo até as suites Office desktop client serem substituidas por versões web based.

    O Google apenas está a antecipar-se e faz muito bem ;-)

    Dominus vobiscum
    Re:Correcção (Pontos:2)
    por Lamego em 14-03-06 21:49 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://software.pt-link.net
    O "serem substituidas" é um pouco exagerado, certamente haverá sempre espaço para ambos os tipos, de mesma forma que as aplicações web based não eclipsaram as aplicacações cliente tradicionais como alguns previam.
    Deve-se ainda destacar uma das caracteristicas do Writely que é a capacidade de colaboração (edição concorrente) aí sim ainda existe um mundo para explorar, não só a nível de office mas a nível de outras aplicações em que a colaboração em tempo real é uma caracteristica ainda rara.
    Re:Correcção (Pontos:2)
    por blacksheep em 15-03-06 14:59 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Exacto. O Writely não concorre directamente com o Microsoft Office, mas sim com o Microsoft Office Live.
    Já agora, alguém que já experimentou ambos quer fazer uma comparaçãozita?

    Libertem a Fátima Felgueiras!
    Re:Correcção (Pontos:3, Interessante)
    por igod em 16-03-06 15:12 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Primeira comparação: Um funciona em firefox (Writely), o outro (Microsoft Live) não ( e provavelmente nunca irá funcionar )
    Re:Correcção (Pontos:2)
    por Specimen em 16-03-06 23:03 GMT (#11)
    (Utilizador Info)

    O portal live.com funciona em firefox praticamente tal e qual funciona em IE, e lembro-me de aqui à uns meses quando estava em fase de testes e experimentar em FX e aparecer uma mensagem a dizer que o suporte para firefox viria em breve, como aliás mostra a seguinte entrada no blog do live.com : "firefox support added"


    'In the future, the oppression will come in increasingly subtle forms'.

    Web Based vs. Feature-Rich (Pontos:3, Interessante)
    por Specimen em 14-03-06 21:40 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

    Não tem de ser concorrência directa se pensarmos que quem utiliza um tipo de produto não necessita e/ou não acha adequado o outro tipo.

    À medida que os Offices Suites se vão acumulando de características e capacidades (para não dizer bloated), começa a surgir um segmento de utilizadores que realmente só precisa de um conjunto reduzido de características na sua utlização regular, razão pela qual, também, muitos utilizadores não vêm razão para deixar de utilizar os seus velhinhos Office 97s que têm tudo o que necessitam. É para estes utilizadores que faz sentido, e que servem perfeitamente as web based apps.

    Para dizer a verdade, a maioria de nós não utiliza/necessita mais de 1/5 das capacidades de um Office XP ou de um OpenOffice 2.


    'In the future, the oppression will come in increasingly subtle forms'.

    Re:Web Based vs. Feature-Rich (Pontos:1)
    por Overclocking em 15-03-06 9:56 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://ruimoura.net/blog
    "Para dizer a verdade, a maioria de nós não utiliza/necessita mais de 1/5 das capacidades de um Office XP ou de um OpenOffice 2."

    Precisamente ... As maravilhas que o Gedit pode fazer :). Agora a sério, estamos a assistir a uma "webalização" deste tipo de software e o utilizador comum vai cada vez mais virar-se para este tipo de utilização, na web. Quanto ao Google, por este andar e á velocidade a que eles andam a comprar coisas, mais uns 2 ou 3 anos e têm a internet toda :|


    Re:Web Based vs. Feature-Rich (Pontos:2)
    por fhc em 16-03-06 9:42 GMT (#6)
    (Utilizador Info)

    No meu caso, o problema é a interoperação. Uso o Open Office em Linux (que escolha tenho!) e trabalho com empresas que não o podem instalar por estúpidas políticas de TI internas. Ora, o MS Word em Francês insere estilos muito afrancesados como «corps du texte» que lixam tudo em Open Office e o seu «text body». Isto é especialmente tramado nos capítulos e secções, nas tabelas e nas figuras, nas tabelas de conteúdos e nas referências.

    Preferiria eu fazer tudo em Oo e só no fim converter para .doc e .pdf. Assim, não havia tanto problema de interoperação. Já que a MS não abre o formato, pelo menos poder-se-ia fazer o Open Office até ao fim.

    Francisco Colaço


    Quem não faz, ensina; quem não faz nem ensina, faz metodologia. Quem não faz nem ensina nem faz metodologia, faz futurologia.

    Re:Web Based vs. Feature-Rich (Pontos:2, Interessante)
    por Overclocking em 16-03-06 10:05 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://ruimoura.net/blog
    Eu quando sei que um documento que estou a escrever vai ser aberto por pessoas que usam o MS Office ando a usar isto - http://online.thinkfree.com/ - é em java, é certo, e só posso usar obviamente se ligado á internet, mas até que dá muito jeito (admito que não sei se tem características muito hardcore uma vez que só uso memso para fazer uns relatórios e assim coisas não muito complicadas).
    Re:Web Based vs. Feature-Rich (Pontos:2)
    por Specimen em 16-03-06 17:06 GMT (#9)
    (Utilizador Info)

    Falando de uma forma geral, uma abordagem plausível da interoperabilidade em ambientes mistos é a do mínimo denominador comum, ou seja, a escolha de um formato de gravação, em ambos os ambientes que seja perfeitamente compatível, .rtf por exemplo.

    A interoperabilidade é infelizmente também um problema em ambientes onde coexistem várias versões do MS Office. Criando problemas de produtividade paradigmáticos, situações em que fazer à pata se calhar era mais rápido.


    'In the future, the oppression will come in increasingly subtle forms'.

    Re:Web Based vs. Feature-Rich (Pontos:2)
    por fhc em 18-03-06 12:21 GMT (#13)
    (Utilizador Info)

    Com LaTeX não teria passao quase cinco horas a resolver problemas de formatação. Já era noite quanto consegui fazer trabalho. Os processadores de texto (que tenho de utilizar por políticas estúpidas da Agência Espacial Europeia) são a pior ferramenta de anti-produtividade que conheço, salvo para documentos muito simples. Isso para não falar do aspecto; pelos céus, será que alguém pode dar a ler à MS e à SUN o Chicago Manual of Style?

    Francisco Colaço


    Quem não faz, ensina; quem não faz nem ensina, faz metodologia. Quem não faz nem ensina nem faz metodologia, faz futurologia.

    Concorrência? (Pontos:1)
    por quantum em 16-03-06 17:43 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Segundo a Netcraft, o Writely é mais um cliente... da Microsoft! Portanto, se aquilo de facto está tudo desenvolvido para funcionar em IIS, talvez seja legítimo assumir que a aplicação irá tirar partido, exclusivamente, do IE. (ok, ok, na página deles diz que funciona também em Mozilla, mas deve ser como o OWA da Microsoft: funciona mas em modo "light") :-)
    Re:Concorrência? (Pontos:2)
    por blacksheep em 17-03-06 15:49 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Mas não por muito tempo. A Google diz que o vai adaptar à sua infraestrutura...

    Libertem a Fátima Felgueiras!
    Re:Concorrência? (Pontos:2)
    por Lamego em 18-03-06 21:40 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://software.pt-link.net
    Uhh ? Essa dedução da compatibilidade entre o servidor web e o browser é um pouco alucinante não ? O IIS só é capaz de servir conteúdos IE only ?
    Re:Concorrência? (Pontos:1)
    por quantum em 18-03-06 23:29 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Então? Já não se percebe uma piada?
    Re:Concorrência? (Pontos:2)
    por Lamego em 19-03-06 10:27 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://software.pt-link.net
    Não quando se ouve piadas inconscientes todos os dias. Já vi que não foi o teu caso :P

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]