gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Software para loja de informática
Contribuído por BladeRunner em 03-12-05 0:16
do departamento software
perguntas Anonimo Cobarde escreve "Olá colegas do gildot, Ando a pensar em abrir uma pequena empresa de reparações/assistência de equipamentos informáticos. Gostava de saber se alguém conhecia programas como o PHC/Primavera e restantes (que permitissem fazer facturação, vendas, gestão de stocks, etc) open source, de modo a poderem ser modificados? "

Software empre. da Sun em modelo "paga só o serviço | Linux Trademark  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca perguntas
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Depende... (Pontos:1)
    por BEOWULF em 03-12-05 4:55 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://filipe.eclipsis.ca
    Na tua pergunta não esclareces com claridade o objectivo das "modificações"...

    Fica-se sem saber se as modificações que pretendes são para personalização do software para adaptar a tua empresa (1), ou se é para os teus futuros clientes(2).

    (1)- Se é para adaptares ao funcionamento da tua empresa, há muito software nacional que permite uma elevada personalização. Não sei se ainda é o caso mas ja vai a uns anos que conheci o Primavera e este vinha com o "Visual Basic for Aplications" permitindo assim que qualquer individuo com um bocado de literatura na coisa, fosse capaz de adaptar a aplicação a qualquer necessidade. Por isso julgo que não é propriamente necessario usares um software Open Source. Mas se realmente quiseres mexer nas tripas dos bixos, o Open Source será o ideal. Software nacional Open Source para esses fins não conheco nenhum (desculpem a minha ignorancia os herois autores de algum que por ventura possa existir) mas há um projecto dos "nuestros hermanos" que se chama Facturalux, que merece uma vista de olhos. Mais? Aqui!

    (2) - Se a finalidade desse software Open Source é fazeres modificações para depois comercilizares?? Lamento se assim for, pois é má filosofia da tua parte... Ja ouvi sobre algumas equipas com bons projectos Open Source que viraram para Closed Source precisamente por alguns "inteligentes" andarem a tirar partido do seu trabalho. E não e só por isso... Se pretendes caminhar em direcção ao sucesso, não te aconselhava de forma alguma a fazeres isso, por varios motivos:
    (Entre outros...) Se não es um programador com capacidade suficiente para desenvolver uma aplicação, apenas fores capaz de modificar umas linhas de codigo num programa para o chamar "teu", não só corres risco de cair no ridiculo caso alguem te descubra o segredo, como tambem pode surgir algum bug na aplicação que não sejas capaz de corrigir e estares dependente da verdadeira fonte que por algum motivo pode não evoluir a teu favor. Caso sejas um bom programador capaz de fazer qualquer modificação ao programa, e corrigir qualquer bug, então tambem julgo que sejas capaz de criar a teu proprio programa, mesmo que inspirado num Open Source existente, que depois dominarás melhor do que qualquer outro que tenhas que andar a debulhar o codigo.
    A uns anos atraz resolvi ir na filosofia de "não fazer falta reinventar a roda" e peguei num programa Open Source e fiz-lhe bastantes modificações ate chegar onde eu queria, mas mesmo assim no final não fiquei satizfeito pois achava que o programa podia estar mais bem elaborado e mais dinamico. Cheguei a conclusão que se tivesse desenvolvido algo de raiz teria talvez demorado menos tempo, e ficado com um programa a funcionar 100% como desejava e que eu conhecia e dominava totalmente.

    Concluindo, seja qual for a tua situação, antes de começar a perder tempo no que pretendes pensa bem nos objectivos e resultados...



    "Anyone who has never made a mistake has never tried anything new. "

    Evaristo (Pontos:2)
    por Ancestor em 03-12-05 8:27 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Por cá tens o Evaristo. Nunca usei mas tem bom aspecto e vi uma vez uma demonstração numa lan party.
    Quanto ao Primavera, é um produto excelente e permite um grau de flexibilidade muito elevado (apesar das últimas versões não serem assim tão excelentes, mas isso é outra história), mas, a meu ver, peca pelo preço. Não é difícil encontrar por aí software de facturação não tão avançado, é certo, mas que custa uma fracção do preço.


    Why do you Linux and drive when you can BSD and fly?
    Re:Evaristo (Pontos:1)
    por BEOWULF em 03-12-05 16:06 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://filipe.eclipsis.ca
    De facto não conhecia este Evaristo, por curiosidade o unico Evaristo que eu conhecia era la da minha aldeia, e por sinal era "Guarda Livros" (o que chamavam julgo eu a um contabilista). As tantas tambem conheciam este Evaristo, daí darem esse nome ao programa.

    Gostei de facto do que vi nesta peça de software, e ao mesmo tempo fiquei feliz por ver iniciativas deste genero em Portugal. A minha ignorancia quanto a existencia de projectos destes em Pt deve-se ao facto de me encontrar fora de Portugal ja há 3 anos, e daí não conhecer/pesquisar isso.

    Mas sim senhor... Gostei.




    "Anyone who has never made a mistake has never tried anything new. "
    Evaristo (Pontos:1)
    por nzalmeida em 04-12-05 21:43 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://nzalmeida.no.sapo.pt
    O evaristo é excelente. Quanto á Primavera aquilo é bugs até dizer chega para além de correr em MSDE.
    Re:Evaristo (Pontos:1)
    por manc em 05-12-05 9:53 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    O Primavera usa o SQL Server 7/2000 (e desde o CD técnico de Setembro, SQL 2005). Sendo assim podes usar o MSDE, para implementações com poucos utilizadores (seguindo as limitações descritas pela MS). Nada te impede de usares o SQL Enterprise ou Professional.
    Re:Evaristo (Pontos:2)
    por JohnnyBigodes em 05-12-05 15:37 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Muito provavelmente, a questão é que, como 99% do software de contabilidade em Portugal, ficas imediatamente bloqueado na plataforma Windows. E atenção que isto não é uma flame do "eu quero o pinguim pra tudo", é que não há BSD, não há OSX, não há mesmo nada nestes casos. É quase sempre Access/MSDE/SQL Server, e não há nenhum destes para outras plataformas.

    Sei que já quis migrar muitos mini-servidores para Linux e dava sempre c'os cornos neste problema.
    Re:Evaristo (Pontos:1)
    por BEOWULF em 05-12-05 22:02 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://filipe.eclipsis.ca
    Ja somos dois...
    Re:Evaristo (Pontos:2)
    por Ancestor em 06-12-05 11:37 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Tendo em conta que o software propriamente dito só corre em windows, não vejo grande vantagem em migrar para linux. Não obstante, existem duas soluções para o problema - instalar o msde num dos postos e configurar os backups para um fileserver samba, ou instalar o msde num dos postos, mas num share de rede samba. Não são soluções elegantes, mas permitem ter uma rede com dominio via samba, e continuar a utilizar primavera.


    Why do you Linux and drive when you can BSD and fly?
    Re:Evaristo (Pontos:1)
    por Zarluk em 06-12-05 23:36 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://o-caos-avassalador.blogspot.com/

    Até haver software de contabilidade à altura (e até talvez já não falte muito), pode-se sempre usar uma aplicação de gestão open source em Linux/Mac/whatever e exportar os dados para a Primevera, não?

    Ou a aplicação de contabilidade da Primavera é tão fechada que não prevê a importação de dados de outras aplicações ou lançamento de movimentos em batch?

    Re:Evaristo (Pontos:1)
    por manc em 07-12-05 10:03 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    A aplicação Contabilidade Primavera tem a capacidade de importar dados de aplicações externas. O formato do ficheiro é conhecido e disponibilizado aos parceiros integradores, alías no help da aplicação está descrito o formato. Nesse aspecto são impecaveis: não só consegues importar movimentos para a Contabilidade, como também consegues importar planos de contas, planos de IVA, selo etc.. é um ficheiro plain text...
    Re:Evaristo (Pontos:1)
    por Zarluk em 07-12-05 15:45 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://o-caos-avassalador.blogspot.com/
    Sendo assim, o universo Windows fica reduzido às máquinas da contabilidade que, normalmente, não ultrapassa a meia-dúzia :-)
    Re:Evaristo (Pontos:2)
    por Ancestor em 07-12-05 10:56 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Se estás a falar de usar uma app de gestão não-Primavera com software de contabilidade Primavera, tal é perfeitamente possível (e fácil) de fazer - basta que a aplicação "externa" gere um ficheiro de texto com os movimentos a importar. É possível também a interligação directa, visto que a BD é perfeitamente acessível de qualquer programa. A chatice deste último método são as eventuais alterações que surjam ao schema e a quantidade de tabelas - mais de 800 por empresa, na versão 6.0. São também instalados com a aplicação os vários scripts SQL para criação de schema, que poderão ser úteis para análise de stored procedures e estruturas de tabelas.


    Why do you Linux and drive when you can BSD and fly?
    trigisto (Pontos:1)
    por polido em 05-12-05 10:01 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://localhost
    usa o Trigisto ... www.trigenius.pt
    Ya_Ba - There's no such thing as right or wrong, only fun and boring...
    Nevermind.... (Pontos:1)
    por polido em 05-12-05 11:21 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://localhost
    sorry... n reparei q procuravas open-source, li o artigo à pressa...
    eskece o Trigisto... Evaristo Rocks :D
    Ya_Ba - There's no such thing as right or wrong, only fun and boring...
    produtos (Pontos:1)
    por lenux em 05-12-05 10:47 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    creio que tanto o Primavera como o PHC são personalizaveis, embora tenha a ideia que no Primavera essa personalização é mais fácil.
    tb me parece que ambos têm várias linhas de produto, pelo que se calhar as linhas mais baixas servem as tuas necessidades e se calhar nem são tão caras assim.
    Há uns anos tb conheci um Eticadata mas na altura era mto fraquinho; nao sei se ainda existe...nem se é personalizável
    tens em www.rigor-p.com o id4...
    o trigisto tb deve ser bom (n conheço o software mas conheço os autores, por isso deve ser bem de certeza :))


    Re:produtos (Pontos:1)
    por abrito em 07-12-05 21:37 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Para além dos produtos, vejo ser necessário ponderar outros fatores, já trabalhei com Primavera$oft, nomeadamente fiz a formação para a cerificação técnica incluído o exame para que pudesse juntamente com outro técnico da própria empresa, ser parceiro autorizado, requisito necessário para ter a possibilidade de revender o a Linha Profissional.

    De grosso modo só em formação foram em 2003 gastos cerca de 1800¤, e outro tanto para renovar o estatuto até ao fim de 2 anos.

    Com isto fazer um alerta para melhor te informares acerca dos custos com formação/certificação exigidos. Pelo que conheço com a PHC, não existe o conceito de academia de formação (extorsão de ¤) nem tão elevados custos.

    De salientar tb a questão de eventuais parceiros que possam existir já nessa zona de mercado, e por isso analisar qual a posição da PHC/Primavera/outra em relação a isso.

    Outro aspecto são os valores de camisão nos produtos e os objetivos de vendas estipulados por essa empresas.
    Não fosse a conjectura do mercado em que tinha situada a empresa, não optaria por Primavera. O que é outro item a ter na analise de um parceiro tecnológico.
    Cumps.
    Primavera$oft (Pontos:1)
    por ginTONIco em 07-12-05 0:16 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Já trabalhei com PrimaveraSoft, nomeadamente fiz a formação para a cerificação técnica incluído o exame para que pudesse juntamente com outro técnico da própria empresa, ser parceiro autorizado, requisito necessário para ter a possibilidade de revender o a Linha Profissional. De grosso modo só em formação foram em 2003 gastos cerca de 1800¤, e outro tanto para renovar o estatuto até ao fim de 2 anos. Com isto fazer um alerta para melhor te informares acerca dos custos com formação/certificação exigidos. Pelo que conheço com a PHC, não existe o conceito de academia de formação (extorsão de ¤) nem tão elevados custos. De salientar tb a questão de eventuais parceiros que possam existir já nessa zona de mercado, e por isso analisar qual a posição da PHC/Primavera/outra em relação a isso. Outro aspecto são os valores de camisão nos produtos e os objetivos de vendas estipulados por essa empresas. Não fosse a conjectura do mercado em que tinha situada a empresa, não optaria por Primavera. O que é outro item a ter na analise de um parceiro tecnológico. Cumps.
    Primavera$oft (Pontos:1)
    por ginTONIco em 07-12-05 0:21 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Já trabalhei com PrimaveraSoft, nomeadamente fiz a formação para a cerificação técnica incluído o exame para que pudesse juntamente com outro técnico da própria empresa, ser parceiro autorizado, requisito necessário para ter a possibilidade de revender o a Linha Profissional. De grosso modo só em formação foram em 2003 gastos cerca de 1800¤, e outro tanto para renovar o estatuto até ao fim de 2 anos.
    Com isto fazer um alerta para melhor te informares acerca dos custos com formação/certificação exigidos. Pelo que conheço com a PHC, não existe o conceito de academia de formação (extorsão de ¤) nem tão elevados custos.
    De salientar tb a questão de eventuais parceiros que possam existir já nessa zona de mercado, e por isso analisar qual a posição da PHC/Primavera/outra em relação a isso.
    Outro aspecto são os valores de camisão nos produtos e os objetivos de vendas estipulados por essa empresas.
    Não fosse a conjectura do mercado em que tinha situada a empresa, não optaria por Primavera. O que é outro item a ter na analise de um parceiro tecnológico.
    Cumps.

    Primavera$oft (Pontos:1)
    por ginTONIco em 07-12-05 1:38 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Já trabalhei com Primavera$oft, nomeadamente fiz a formação para a cerificação técnica incluído o exame para que pudesse juntamente com outro técnico da própria empresa, ser parceiro autorizado, requisito necessário para ter a possibilidade de revender o a Linha Profissional. De grosso modo só em formação foram em 2003 gastos cerca de 1800¤, e outro tanto para renovar o estatuto até ao fim de 2 anos.
    Com isto fazer um alerta para melhor te informares acerca dos custos com formação/certificação exigidos. Pelo que conheço com a PHC, não existe o conceito de academia de formação (extorsão de ¤) nem tão elevados custos.
    De salientar tb a questão de eventuais parceiros que possam existir já nessa zona de mercado, e por isso analisar qual a posição da PHC/Primavera/outra em relação a isso.
    Outro aspecto são os valores de camisão nos produtos e os objetivos de vendas estipulados por essa empresas.
    Não fosse a conjectura do mercado em que tinha situada a empresa, não optaria por Primavera. O que é outro item a ter na analise de um parceiro tecnológico.
    Cumps.


    Re:Primavera$oft (Pontos:1)
    por wolfbuda em 15-12-05 10:49 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Boas, Para poderes revender software PHC na tua empresa necessitas de ter 2 técnicos certificados com formação da PHC (o que é perfeitamente compreensível, para não cair no ridículo de estar um vendedor de bananas a revender o software deles). Mas se revendesses MicroDigital [MDI], ainda muito utilizado no norte em gabinete de contabilidades, aí sim poderias falar em extorquir!!! Xiça esses gajos levam dinheiro pra tudo. Mas há ainda há mais e piores...

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]