gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Novel SuSE Enterprise Server vs. Red Hat Enterprise
Contribuído por scorpio em 23-10-05 22:29
do departamento support-is-the-key
perguntas António Gertrudes escreve "Estou a pensar adquirir uma solução Linux para a minha empresa que tem tido um acumular de pedidos para instalações, configurações e desenvolvimento de soluções de Linux. É um pre-requisito, regra geral, que haja suporte e daí ter selecionado estas duas (na realidade, 3) para tentar apurar quais as vantagens entre uma e outra. Eu pedia que me pudessem a fazer uma escolha com base no que é melhor (em termos de suporte, estabilidade, actualizações, etc, etc) de preferência sem atritos, pois a questão não é bem um emacs vs vim. Eu pessoalmente, optaria por Slackware ou talvez o Debian ou Red Hat, mas como não conheço bem o Novel SuSE e não tenho tempo para o fazer...venho recorrer à vossa sapiencia! Obrigado :) "

Comemorações do Dia Mundial da Usabilidade em Portugal | VMware Free disponibilizado!  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Debian
  • Red Hat
  • Mais acerca perguntas
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Novell (Pontos:2)
    por [Cliff] em 23-10-05 23:04 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    sei que tem escritórios em Portugal (logo, presença física se houver orçamento vosso para aguentar).

    RedHat??? no idea...

    Sempre podem tentar ir bater também à porta da Caixa Mágica.

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:Novell (Pontos:1)
    por Tell em 26-10-05 8:46 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.whitebook.pt
    Boas, Exite em Portugal Representante da Novell, Distribuidor e parceiros. http://partnerweb.novell.com/services/plocator.nsf/0/3638F6FCDDAD168FC125709400735490?Edit Document
    O suporte... (Pontos:2)
    por Ancestor em 23-10-05 23:33 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    A questão do suporte é pertinente, no entanto (dependendo do caso) poderás não precisar do suporte da "casa-mãe". Se for esse o caso, provavelmente sair-te-à mais em conta o tal Slackware ou Debian, e estou certo que também não será assim tão difícil arranjares quem te dê suporte de qualidade.


    Why do you Linux and drive when you can BSD and fly?
    Re:O suporte... (Pontos:2)
    por DomusOnline em 24-10-05 8:57 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://bandalarga.domus.online.pt/
    No contexto em que ele fala (empresa, pedidos de instalação etc.) estou capaz de arriscar que o "suporte" é mais da parte de fornecedores de software (comercial) a uma distribuição, que propriamente suporte à distribuição.

    Se assim fôr Debian, Slackware etc. estão completamente fora do contexto (e não estou a pôr em causa a qualidade das distribuições).

    Cumprimentos
    Red Hat (Pontos:1)
    por jolas em 24-10-05 8:02 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.corolinfor.pt
    Speak English? Red Hat Rulezzzzz
    sinto-me confuso... (Pontos:1)
    por pires em 24-10-05 9:16 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.evoluzion.org
    Slackware? Suporte? Sistema fácil, bla bla bla? A minha experiência fez-me trabalhar com linux durante os últimos 4 anos, nos quais fui implementando várias soluções no emprego e fora dele. Durante este tempo utilizei várias distribuições, como RedHat (depois Fedora por uma quebra bombástica do up2date do RH), Slackware e Debian, sendo esta última a distribuição que uso para desenvolvimento/implementação, e nunca fui adepto de manutenção!
    De uma maneira ou de outra sempre se deu a volta aos problemas, e o Google esteve em 95% delas, enquanto que os outros 5% se satisfizeram por e-mail ou uma simples conversa num canal de irc da freenode. Poupei dinheiro, e aprendi mais qualquer coisita; resultado = saí a ganhar ;-)
    Recentemente, e um bocado por culpa do Mono (http://mono-project.com), dei por mim a testar o OpenSuSE (10.0 OSS), e garanto que me deixou perplexo a facilidade de instalação e o conteúdo out-of-box. Recomendo para iniciantes e profissionais, pelo menos, como desktop, porque em relação a servidores, nada me vai arrancar o Debian das mãos, por muitooooo tempo.

    Mas uma vez que a escolha é entre RHEL e SLES, eu iria por RHEL, passando a estar automaticamente interessado em tirar certificados da Red Hat.

    After all, we're all alike!
    Re:sinto-me confuso... (Pontos:1)
    por pires em 24-10-05 9:18 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.evoluzion.org
    Desculpem-me mas esqueci-me de referir acima que AFAIK SLES e RHEL pagam-se, portanto, também podes optar por uma solução que eu pessoalmente até gosto, CentOS (http://centos.org), uma free distro RHEL based.

    After all, we're all alike!
    debian (Pontos:0, Redundante)
    por surrealiz3 em 24-10-05 10:11 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    aposta no debian que não te arrenpendes
    Re:debian (Pontos:1)
    por Tell em 24-10-05 11:28 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.whitebook.pt
    Eu trabalho com SUSE Linux da Novell já alguns anos. Na Empresa onde trabalho, comercializamos e damos suporte ao Linux no Porto e em Lisboa, para saberem de parceiros da Novell em Portugal http://partnerweb.novell.com/services/plocator.nsf/0/ECFD2E06714F1DFFC125709400735320?Edit Document

    The Solution: open, secure, and global !

    Já disseste tudo (Pontos:2)
    por bêbado em 24-10-05 11:41 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    "Eu pessoalmente, optaria por Slackware ou talvez o Debian"

    Não vás mais longe: opta pelo primeiro se procuras estabilidade, poucos (praticamente nenhuns) bugs, facilidade de instalação e manutenção e, se preferes o estilo BSD para os scripts de inicialização em vez do System V, então Slackware é definitivamente a melhor opção (em minha opinião, claro) :-)

    "I just want you to know that, when we talk about war, we're really talking about peace." — J.W.Bush, Washington, D.C. June 18, 2002
    SLES 8 em PPC (Pontos:2)
    por aknot em 25-10-05 4:40 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Viva,

    Da experiência que tive com SLES 8 em PPC (aposta da IBM na altura) para criar um cluster em HA, fiquei com uma boa impressão da distribuição SUSE e com uma impressão positiva do suporte, que embora tenha tido que recorrer ao tier 3 nos EUA, conseguiu dar a resposta correcta, embora eu já tivesse resolvido o problema.

    As maiores chatices aconteceram com o suporte de hardware que é bastante mais limitado que em x86 mas que usando os componentes que sabemos que funcionam, tudo fica resolvido.

    Em vez de lilo ou grub temos o yaboot que é uma versão do lilo para PPC. Tirando isso tudo se comporta da mesma forma.

    Em conclusão, posso falar positivamente pela SUSE, para quem tenha dúvidas que é uma distribuição enterprise. Mais refinada e friendly que RHEL, com a correcta escolha de hardware pode ser extremamente fiável.

    aknot
    SuSE ou ..... SuSE (Pontos:1)
    por cb em 25-10-05 10:40 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.cb.dhs.org
    Boas,

    Não queria, mas vou ter que ser parcial. Trabalho com SuSE há muito tempo, e talvez seja por isso que não consigo ser imparcial, além de usar bastante o Debian.
    Por isso a escolha que eu te aconselho, caso o suporte seja uma questão, é o Novell SuSE. A Novell tem representação directa em Portugal o que em caso de propostas a clientes fica sempre bem.
    A questão é sempre o suporte. Que tipo de suporte? Telefónico? Email? Forúns web?
    Se for um problema ao configurar uma impressora, um modem, muito sinceramente, o suporte é igual a todos os outros. Tens além do site da SuSE, toda a web com milhões de how-to's, forúns, irc, etc etc. Agora se tiveres, por exemplo, dificuldades a instalar um Aplication Server da Oracle, aí sim, o suporte É muito importante, mais que não seja porque se for um Debian, Fedora, Slackware, a Oracle manda-te logo dar uma volta porque a distribuição não é certificada por eles.
    Atenção, que eu refiro-me à versão Open Enterprise Server da SuSE, e não à versão desktop.
    A instalação é simples e rápida, tendo ainda a vantagem, para quem necessitar, de integrar com o Netware e uma ferramenta de configuração/manutenção, na minha opinião, muito acima de qualquer outra: o yast.
    As actualizações podem ser automáticas, tipo Windows, o que se fores uma pessoa crente e com muita fé podes utilizar, ou usas o yast para actualizares o sistema quando achares que é necessário.
    Tens ainda que considerar a Caixa Mágica. No caso do suporte, como é uma distribuição nacional, não deve de ser difícil de obter, mas aqui coloca-se novamente o problema de certificação. Depende sempre do fim com que vais utilizar o linux.
    Boa sorte

    Insira aqui a sua assinatura preferida
    SuSE Enterprise Server (Pontos:2)
    por coder em 25-10-05 13:23 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    o SLES (SuSE Linux Enterprise Server) é de longe a melhor distribuição Linux que existe.
    e olhem que quem isto escreve tem uma certificação RHCE.

    com o SLES configurar um servidor DNS (com backend LDAP), um servidor de autênticação Samba-LDAP que serve como domain controller para clientes Windows e como servidor LDAP para autenticação de Linux e Mac OS X, um mail server com as contas de todos os utilizadores, é uma questão de 20 minutos. não estou a exagerar. são mesmo 20 minutos.

    não há distribuição que chegue sequer à sombra do SLES.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]