gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Comemorações do Dia Mundial da Usabilidade em Portugal
Contribuído por AsHeS em 21-10-05 19:38
do departamento simplificado
Portugal Anónimo escreve: "Olá a todos. Durante o World Usability Day -- no próximo dia 3 de Novembro -- realizar-se-ão mais de 80 eventos em 30 países diferentes com o objectivo de promover a Usabilidade. Este dia é para todos os que já usaram qualquer tecnologia e se questionaram:
"Porque não funciona isto correctamente? O que é suposto fazer agora?"
A Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade e a Humaneasy Consulting organizaram vários eventos gratuitos em Portugal espalhados por várias cidades, de norte a sul. Para saber mais sobre o evento e para se inscreverem visitem o site. Se poderem espalhar este anúncio pelos vossos amigos e colegas nós agradecíamos. Esperamos ver-vos em breve."

Software Livre no STAPE | Novel SuSE Enterprise Server vs. Red Hat Enterprise  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • site
  • Mais acerca Portugal
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Por falar em usabilidade... (Pontos:2)
    por blacksheep em 24-10-05 12:08 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Antes de mais, fiquei positivamente admirado por existir tal organização portuguesa. Interessante era, para quem não poder atender, listar projectos em que já participaram e que ponderam participar.

    O que eu queria perguntar era o que o pessoal pensa do interface anunciado para o Microsoft Office 12? Julgo ser a maior aposta no interface da parte da Microsoft desde o Microsoft Bob... Será bem sucedido?

    Pessoalmente, parece-me ser uma boa ideia, pois acho que nem a barra de menu, nem a barra de ferramentas em aplicações como o Microsoft Office é intuitiva. A barra de menus é assustadora para alguém com pouco à vontade em computadores e no entanto essencial numa aplicação destas; fundi-la desta forma torna-a bem mais navegável. A barra de ferramentas necessita de formação da parte do utilizador, pois é impossível fazer todos os ícones intuitivos e, numa aplicação como o Word, pôr texto sob todos os ícones ocuparia muito espaço na horizontal; o que já é possível ao reduzir o número de ícones e organizá-los melhor.
    Mais, esta unificação faz com que os desenvolvedores foquem a sua atenção numa só navegadora ao invés de duas. Também permite a substituição de janelas de diálogo por caixas de selecção, como a entrada Symbols.

    Não sei é até que ponto esta navegação se adequa a outras aplicações em que o utilizador tem que usar funcionalidade muito distinta ao mesmo tempo. Uma caixinha de atalhos, como também se vê nos instantâneos pode ser uma solução, contudo.

    Seria uma discussão mais produtiva se todos já tivessemos usado o interface, mas não deixa de ser algo interessante a debater.

    Religion, the only confort left in a world splited by religion. (The Daily Show)
    Re:Por falar em usabilidade... (Pontos:1)
    por big.iron.wiz em 31-10-05 22:06 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://funcionalismopublico.blogspot.com
    Os resultados de um teste de usabilidade dão-nos valores (Quantidades) em segundos, cliques ou outra métrica julgada útil para a equipa de desenvolvimento, que permitam identificar os pontos a melhorar do interface humano.

    Como na sociedade, e em relação à opinião acima, de nada nos serve estar correctos se todos os outros pensarem que estamos errados.

    Veja-se o caso do Galileu ou leia-se o "Pendulo de Faucault" de Umberto Eco.

    O resultado de testes diz-nos que, mesmo que uma opção de design esteja provadamente errada, mas for essa opção a que o utilizador estiver à espera, então deve ser implementada.

    Veja-se o exemplo dos menús verticais nos sites (Como este).
    ---------------------------------------------- Se não concordas comigo podes... ah... Dizer?!

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]