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Fácil desenvolvimento de aplicações de captura de vídeo
Contribuído por jmce em 05-08-05 14:14
do departamento videographico
Linux Alessandro de Oliveira Faria escreve "Quando iniciei as pesquisas em V4L (Vídeo for Linux), percebi que não faria sentido (em termos comerciais) um profissional estudar todos os conceitos para desenvolver tais aplicações. Sendo assim trabalhei em um projeto paralelo para facilitar os meus futuros projetos de manipulação de vídeo ao vivo e acabei disponibilizando este trabalho para a comunidade. A biblioteca libhairCAPTURE é a minha contribuição em termos de desenvolvimento para a comunidade open-source. O principal objetivo é desmistificar o manuseio de vídeo ao vivo em C++. Críticas e sugestões sempre são benéficas para o crescimento do projeto. Vejam os links abaixo:
- vídeo de demonstração;
- screenshot do projeto;
- artigo passo-a-passo;
- site oficial."

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    FLASH? %#$$# (Pontos:3, Engraçado)
    por Cyclops em 05-08-05 14:30 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Habia nexexidade d'uma couja dechas?... tsk... tsk... tsk...
    O vídeo... (Pontos:3, Engraçado)
    por [Cliff] em 05-08-05 14:36 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    parece um p0rn home-made movie :-)

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:O vídeo... (Pontos:1)
    por Gothic em 05-08-05 18:04 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Hahaha, só falta ele ser parecido com o taveira :)

    Contudo.. boa iniciativa para o autor :-)

    Characteristic of life style...
    Porquê TCP? (Pontos:1)
    por Tedric em 05-08-05 22:15 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    No artigo fala de transmissão de quadros(tramas?) através de TCP. Pelo que sei acerca de tranmissão de vídeo ou áudio, aonde imperam requesitos temporais, o TCP não é a melhor opção devido ao facto de ser um protocolo orientado à conexão, ou seja:

    - Há sempre perdas de tempo devido aos mecanismos do TCP para controlo de erros e, nas transmissões de video, pode não ter interesse retransmitir uma trama(atraso significativo)
    - A implementação de multicast é muito complexa(isto é um preciosismo)

    O UDP creio que é muito mais indicado pois não existem mecanismos de conexão nem de retransmissão no caso de haver erros, o que é desejável para este caso.
    Confesso que não estive a ver o código da biblioteca, ou seja, não sei ao certo o que está implementado. Creio que o ideal para transmissão de multimédia em redes IP é a aplicação de protocolos RTP/RTCP(Arquitectura IETF) por cima de UDP mas, claro, estou apenas a lançar a discussão. Existe ainda o protocolo RTSP para controlo de entrega de dados on-demand, que pode ser útil. De qualquer modo é uma iniciativa interessante pois de facto existe uma falta de bibliotectas/APIs/frameworks que integrem a captura, codificação e transmissão de multimédia. A única excepção viável que conheço é em relação à SUN que disponibilzou o Java Multimedia Framework para resolver estes problemas.
    Yield to temptation. It may not pass your way again. (Robert Heinlein)

     

     

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