gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
VoIP usando Debian+Asterisk PBX
Contribuído por BladeRunner em 01-01-05 0:57
do departamento phone-you-phone-me
perguntas polido escreve "Boas, Comecei recentemente a interessar-me pelo VoIP e ainda estou mt "verde" na matéria. Estou a correr numa máquina virtual (VMWare) Debian Linux + Asterisk PBX, de forma a poder aprender a configurar o sistema, etc. Actualmente já consigo fazer "chamadas" do KPhone para o PBX, mas gostava de saber opiniões dos leitores da Gildot acerca deste software. A intenção é ter uma rede "privada" para que um grupo de amigos telefonem entre si sem custos, colocou-se também a hipotese de adquirir uma placa Zaptel (que recomendam no site do Asterisk) para podermos fazer chamadas para o exterior, acontece que uma linha analógica não é suficiente, mas também não queriamos estar a investir em duas ou três linhas RDIS... por GSM há alguma solução?! E já agora, há alguem que tenha um sistema do género a funcionar?! com softphones, ATA's, telefones VoIP ?! Interessante mesmo seria fazer algo do tipo MWP (Movimento Wireless Português) mas com o VoIP, ou seja, ter um servidor SIP em kada zona, e interligarem-se entre eles, não sei se me faço entender, mas basicamente ia permitir telefonar para qualquer parte do país sem custos. Já estou a contar com comentários do tipo: "bah, para isso temos o Skype", tudo bem... mas o Skype não tem metade das funções do Asterisk PBX. Além disso, coloca-se a questão da largura de banda, será que uma linha ADSL 512kb/128kb é suficiente?! No inicio vou apenas colocar 2 telefones VoIP ligados directamente ao switch e por sua vez à máquina com o Asterisk PBX, os restantes colegas usam softphones do tipo X-Lite (www.xten.com) ou Kphone. Qualquer ajuda é mt bem vinda. "
[BR]: Yupi, primeiro artigo do ano :) Burp, acho que já bebi Cardhu a mais :P

Feliz ano novo | Os portugueses das TIs são altruístas ?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Debian
  • polido
  • Mais acerca perguntas
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    2005 First Post - Os meus dois cêntimos (Pontos:4, Informativo)
    por ashes em 01-01-05 2:26 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://joao.joane.org
    Assim um bocado às tres pancadas, e com uma taça de champanhe a olhar para mim, aqui vai ...

    Se o principal objectivo é ter uma rede de amigos a falar entre si, tens uma solução simples, e fácil, que é o skype.

    Se pretendes mesmo usar o Asterisk (Excelente Software), na minha opinião, como clientes usa um qualquer que suporte SIP ou IAX, ou caso não seja possível, H323.
    Para ligação à rede física (PT), se não vais ter muitas chamadas em simultâneo, porque não optar por dois acessos RDIS ? Deve ser o suficiente para começar.

    Para acesso às redes GSM podes usar um CellPhone, mas não me parece que o volume de chamadas possa justificar esse investimento.

    Relativamente a um movimento Português, a idéia nem é má ... aliás, no Brasil já estão a implementar uma solução parecida. Para tal, teria que se dispor de vários servidores Asterisk, ligados entre si (via IAX), e com um plano de numeração pré-estabelecido.

    Pessoalmente já testei a Asterisk (@ WhiteBox) com diversos protocolos (SIP, IAX, MGCP, H323, SCCP), e com vários terminais (Telefones SIP, Telefones Cisco, Atas, etc). O Sistema de Voicemail é bom, e o Call Center tem funcionado na perfeição.

    Relativamente à largura de banda, vai óbviamente depender dos codecs usados / numero de chamadas - g729 é o ideal para este caso particular, no entanto, se for numa lan g711 é o melhor.

    Votos de um Bom Ano

    Hodie Mihi Cras Tibi

    Re:2005 First Post - Os meus dois cêntimos (Pontos:2)
    por Cyclops em 02-01-05 22:23 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Se o principal objectivo é ter uma rede de amigos a falar entre si, tens uma solução simples, e fácil, que é o skype.
    hms... simples, fácil, e proprietário. Se acontecer ago à empresa quero ver por onde é que vão ficar os pobres utilizadores do skype...

    Asterisk any time!
    Solução do género... (Pontos:2, Informativo)
    por karamelo em 01-01-05 17:21 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Eu tenho um setup montado entre o ISEL e o INESC (INOV) onde já é possivel fazer chamadas entre as entidades etc, num ambiente de testes, tudo isso usando asterisk + ser (www.iptel.org) e mais algumas coisas para resolver alguns problemas de NAT etc...

    Em relação a se esta solucação é a que tu precisas, sinceramente, acho que não... Como já disseram, se é apenas para um grupo de amigos usa o skype, o msn, ou la o que for mais facil e rápido de usar..

    Quanto a se o teu adsl chega ou não, digo-te já que se vais usar G.711 esse teu uplink da para uma chamada... 64kbps+overheads.

    G.729 para o asterisk é pago (se te quiseres manter legal) por isso usa speex, é bom e barato.

    O gateway... se não tens rdis, há hipotese de usares um voice modem, nunca experimentei e pelo que li dá alguns problemas... Mas talvez te sirva..

    Eu pessoalmente tenho um router com módulos de voz a tratar disso com failover para umas placas isdn que tenho no asterisk, mas tenho um problema de timing nas placas isdn que ainda está para resolver :)
    Re:Solução do género... (Pontos:2)
    por Lowgitek em 03-01-05 11:13 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    O G729 é apenas pago se não utilizares hardware atrás do asterisk que suportem o G729. Caso contrario o asterisk irá te fazer sem problema o pass trough. Se fores usar o speex prepara-te para o efeito robot :S

    Se fores usar RDIS para a terminação das tuas chamadas, prepara-te para desenbolsar mais algum em hardware, que se não for da Digium bem podes por a mão a cabeça e não esperares que funcione tudo a primeira.


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Solução do género... (Pontos:1)
    por ashes em 03-01-05 12:24 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://joao.joane.org
    Dynalink IS64PH ISDN Adapter

    Está a funcionar bem :)

    Hodie Mihi Cras Tibi

    Re:Solução do género... (Pontos:2)
    por Lowgitek em 03-01-05 13:51 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    O que é que chamas bem?


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Solução do género... (Pontos:1)
    por ashes em 03-01-05 15:51 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://joao.joane.org
    Não tenho tido problemas com ela. Faço chamadas, recebo chamadas, a qualidade do som é boa e não tenho atrasos.
    Ultimamente não tenho usado muito, mas sempre que usei, funcionou bem, DTMF inclusivé.

    Hodie Mihi Cras Tibi

    Re:Solução do género... (Pontos:1)
    por karamelo em 03-01-05 15:01 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Para fazer o pass trough não usa o asterisk usa um proxy sip normal..

    A mim pareceu-me que ele queria usar coisas como voice mail etc..

    O speex é bom.

    Em relação ao rdis esta funciona bem:

    Eicon Networks Corporation Diva 2.01 S/T PCI
    Comunidade VoIP Portugal (Pontos:1)
    por pantanero em 02-01-05 22:41 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Pois é... Cada vez mais chego à conclusão que há sempre alguém que já pensou aquilo que pensei e de que não vale apena estar a inventar roda, há é como li algures que procurar os ombros de alguém e tentar chegar mais alto com a ajuda desse alguém.

    Como não encontrei nenhums ombros aqui no nosso rectângulo sobre o Asterisk decidi há cerca de dois meses com o apoio de uns conhecidos (por sinal bastante próximos do MWP - Movimento Wireless Portugues ;-) ) começar a compilar as minhas aventuras pelo VoIP Open Source num wiki para o lançar mais tarde, até tinha pensado num artigo aqui no Gildot e havia na semana passada iniciado a fase de divulgar aos meus conhecidos e que são aficionados da causa open VoIP este wiki já com alguns conteúdos.

    Mas estas coisas muitas vezes não são como planeamos e aqui vai para apreciação de toda a comunidade gildotiana mais interessada..

    Está disponível para já em http://voip.ultimate.pt e tem associado também um fórum http://voip.ultimate.pt/forum/index.php em que se deverão registar caso pretendam contribuir para o wiki.

    Os objectivos do wiki estão lá apresentados e agradecia que aproveitassem para deixar uns comentários. Relativamente à comunidade Open VoIP é algo que poderá fazer todo o sentido disponibilizando eu desde já o wiki para o efeito. Mas julgo que o mais importante é criar condições para que se comece a congregar todos os esforços de uma massa crítica em torno da utilização do Asterisk e do SER. IMHO julgo que este wiki ajudará ao estabelecimento de uma comunidade lusófona naquilo que considero ser mais uma oportunidade que se abre para disponibilização de serviços de voz inovadores pelos pequenos players e que tradicionalmente estavam associados a grandes investimentos.

    Aguardo a vossa visita e os vossos comentários.

    Pantanero

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]