gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
O FBI apreendeu os discos rígidos da Indymedia
Contribuído por vaf em 11-10-04 20:35
do departamento terrorists
News Daniel Silva escreve "Embora esta notícia não seja estritamente relacionada com a tecnologia, está muito relacionada com a liberdade de expressão dos meios de comunicação activista na internet, que têm a vindo a proliferar no mundo inteiro desde as primeiras manifestações anti-globalização mais mediáticas em Seattle. A novidade, neste caso é ter afectado também o site português pt.indymedia.org. Aqui vai, nas próprias palavras do site indymedia o que sucedeu:

"Autoridades americanas expediram uma ordem federal para o escritório da Rackspace nos Estados Unidos exigindo que ela entregasse equipamento do Centro de Mídia Independente em Londres para a agência requerente. A Rackspace é uma das provedoras de sites do CMI com sedes nos Estados Unidos e em Londres. A Rackspace acatou a ordem, sem notificar o Centro de Mídia Independente, e entregou o servidor do CMI no Reino Unido. Isso afeta mais de 20 sites do Centro de Mídia Independente em todo o mundo."

[...]Uma vez que o mandado foi expedido para a Rackspace e não para o Centro de Mídia Independente, os motivos da medida ainda são desconhecidos do CMI. Em comunicado a voluntários do CMI, a Rackspace disse que "não pode dar ao Centro de Mídia Independente nenhuma informação a respeito da ordem." [...]A lista de coletivos de mídia locais afetados inclui [...]Portugal."

[Informa-nos também um anónimo:] Nos últimos meses aconteceram diversos ataques aos média independentes pelo governo federal dos Estados Unidos. Em Agosto, os serviços secretos utilizaram um mandato numa tentativa de fechar o CMI de Nova Iorque antes da convenção do Partido Republicano, tentando conseguir os registos de IP de um provedor nos Estados Unidos e na Holanda. No mês passado, a Comissão Federal para Comunicações fechou estações de rádio por todos os Estados Unidos. Há duas semanas o FBI solicitou que o Centro de Média Independente retirasse uma matéria do site do CMI de Nantes que continha uma fotografia de um policia suiço disfarçado. Voluntários do CMI Seattle foram visitados por agentes do FBI pelo mesmo motivo. Por outro lado, o Centro de Média Independente e outras organizações de média independente foram bem sucedidas, conseguindo vitórias, por exemplo, contra a Lei Patriótica e a Lei Diebold. Hoje, no entanto, as autoridades americanas fecharam diversos CMIs em todo o mundo.

Imaginam a polémica se o FBI exigisse que a TVI lhe entregasse todos os computadores? Esta acção vem na sequência de acções semelhantes aquando das manifestações mais recentes em Nova Iorque contra a Convenção Republicana.

[vaf: Noticiada também por muitos outros canais não necessariamente alternativos.]

QUATIC'2004 - Qualidade: a ponte para o futuro nas TIC | Formação de professores em Linux e OpenOffice.org  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • muitos outros canais
  • Daniel Silva
  • pt.indymedia.org.
  • indymedia
  • Mais acerca News
  • Também por vaf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Entretanto... (Pontos:3, Informativo)
    por Mindstorm em 11-10-04 20:59 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Já foi anunciado que a ordem de apreensão teve origem nas autoridades Suiças e Italianas, e a ordem do FBI foi emitida ao abrigo do MLAT

    Mais informação aqui [indymedia.org]

    Mindstorm
    E a notificação? (Pontos:1)
    por phlox em 11-10-04 21:12 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    O que eu acho mais espectacular aqui foi dizerem à rackspace para entregar os servidores, sem notificar a indymedia.org. Pior que isto, só o DMCA.
    Re:E a notificação? (Pontos:2)
    por Init em 11-10-04 21:56 GMT (#3)
    (Utilizador Info)

    Olha que aprenderem a tua propriedade em segredo com base em acusações que desconheces, parece-me bem pior que a DMCA e que a EUCD... Parece-me uma grave violação dos direitos humanos, pior que isto só se tivessem prendido alguém.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:E a notificação? (Pontos:1)
    por metaphor em 11-10-04 23:48 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    faz lembrar o amigo mitnick.
    a história mostra que os americanos têm gosto na tradição de violar os direitos humanos/civicos em pról de um bem maior (the national security bullshit).


    __ 10% literal, 90% metaphor
    Re:E a notificação? (Pontos:1)
    por phlox em 12-10-04 12:12 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Agora usa-se mais "Homeland security" :)
    Re:E a notificação? (Pontos:2)
    por higuita em 12-10-04 13:55 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    yep, a mudanca de National-> Homeland leva a pensar que eles ja' consideram realmente que o resto do mundo e' uma sua colonia...

    Higuita
    Re:E a notificação? (Pontos:1, Despropositado)
    por leitao em 12-10-04 6:54 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    Nao, querias antes que a Indymedia.org recebe-se notificacao com uma semana de antecedencia...

    "Cara Indymedia, serve esta carta para notificar que vamos apreender os vossos servidores dentro de uma semana. Ate' essa data, e' favor nao apagar nenhuns ficheiros. Obrigado"


    I can live with doubt and uncertainty and not knowing. I think it is much more interesting to live not knowing than to have answers that might be wrong.

    Re:E a notificação? (Pontos:3, Interessante)
    por higuita em 12-10-04 10:53 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    nao, queria antes que quando levassem o hardware deixassem a acusacao formada ao dono do hardware, para que este possa se defender e requer a devolucao do hardware...
    caso a queixa nao tenha fundamento estes donos poderiam entao pedir indemizacao por X dias sem o hardware e por terem o servico em baixo

    esta situacao e' semelhante a prender alguem sem acusacao contrapondo com prender alguem e apresentar a queixa e deixar contactar os seus advogados para se poder defender

    Higuita
    Re:E a notificação? (Pontos:2, Interessante)
    por bêbado em 12-10-04 11:31 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Não me revejo na política editorial da Indymedia.
    Mas este assalto pode acontecer a qualquer um. Existem milhões de sites alojados em servidores partilhados (o que, parece-me, não era o caso). Se, por causa de um site, apreendem um servidor o prejuízo pode ser incalculável!

    Se a intenção não fosse impedir a actividade teria sido mais sensato levarem um backup. Ou então terem tido a possibilidade de fazer um backup antes de deixarem pendurados n serviços.

    Para que este roubo não fique impune, espero que os Estados envolvidos nesta tramóia sejam obrigados a pagar uma brutal indemnização. Para bem dos que dependem da Net. E, ao fim e ao cabo, para bem de todos.

    É que já estou a imaginar: a pretexto de qualquer coisa relacionada com um site (e é tão fácil arranjar pretextos...) sacam um servidor onde estão alojados centenas de sites. E aí, por causa de uma, podem ficar milhões de pessoas penduradas.

    ~~~ O vinho é qu'induca e o fado é qu'instrói! ~~~
    Re:E a notificação? (Pontos:2)
    por Init em 12-10-04 11:54 GMT (#12)
    (Utilizador Info)

    Concordo, o que está em causa é o funcionamento da justiça, em estados democráticos, livres e de direito, não é a linha editorial da Indymedia. Isto é uma questão de direitos humanos.

    Existem milhões de sites alojados em servidores partilhados (o que, parece-me, não era o caso).

    Infelizmente era o caso, neste momento há menos um mirror de KDE, uma distribuição (menor) de GNU/Linux ficou sem sitio web, e algumas radios ficaram sem servidor para fazerem streaming...

    É que já estou a imaginar: a pretexto de qualquer coisa relacionada com um site (e é tão fácil arranjar pretextos...) sacam um servidor onde estão alojados centenas de sites. E aí, por causa de uma, podem ficar milhões de pessoas penduradas.

    Se o servidor não for dedicado, bastaria dizer que há um sitio web que viola o direito de autor, ou que difama alguém, para calar os outros sitios web que estejam no mesmo servidor servidor.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:E a notificação? (Pontos:2)
    por vaf em 12-10-04 14:26 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Num estado de direito minimamente respeitador das liberdades cívicas, se houvesse uma suspeita grave que justificasse uma acção destas, ia uma equipa de "law enforcement", congelava os discos enquanto a rackspace poderia contestar a decisão necessariamente judicial, num prazo curto, obviamente. Nunca poderia ser apenas uma decisão operacional da polícia.

    Se se viesse a provar, numa segunda instância à qual havia recorrido a rackspace, que essa apreensão era infundada então haveria lugar a uma indemnização pelos danos entretanto causados. Não é complicado.
    Re:E a notificação? (Pontos:2)
    por Cyclops em 13-10-04 9:55 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Acontece que este tipo de acções é legítima nos EUA (via DMCA), UK (Mereva Orders, IIRC), e foi recentemente legitimizado na UE com a directiva IPRED, ainda por implementar.

    O Estado de direito minimamente respeitador das liberdades cívicas começa a ser raro de encontrar... e a menos que se consiga minimizar os danos na implementação da IPRED podemos perfeitamente contar com acções interessantes, uma vez que bastam alegações e nem por isso é necessário mandato de tribunal (pelo menos, tal não só não é exigido pela directiva, como foram rejeitadas as emendas que faziam depender de ordem do tribunal).
    follow up de informações (Pontos:2, Informativo)
    por metaphor em 12-10-04 0:10 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    seguem-se uns links interessantes sobre este assunto:

    noticia com mails e links da cryptome
    escrutinização do que aconteceu exactamente e do que eles levaram
    link do statewatch com algumas informações

    vale apena passar olhos nesses 3 links, especialmente o do meio.

    regards,

    __ 10% literal, 90% metaphor
    FBI, estes gajos e' q nao apanham eles (Pontos:2)
    por racme em 12-10-04 0:15 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://tinyurl.com/2zvku
    phishing em .pt

    From: marrucci
    To:
    Subject: Re: Acesso
    Date: Mon, 11 Oct 2004 23:54:59 +0000

    veljko jrwst
    Acesso a`s Contas
    Caro Millennium bcp cliente!

    Caro Millennium bcp cliente! Leia por favor esta mensagem importante da informaça~o sobre a segurança. No's trabalhamos duramente para proteger nossos clientes de encontro ao fraude. Seu cliente foi escolhido aleato'ria para a verificaça~o. No's necessitamos verificar que voce e o proprieta`rio real deste cliente. Tudo que voce necessita fazer deve estalar sobre abaixo a ligaça~o. Voce vera` uma pa`gina da verificaça~o. Termine por favor todos os campos que voce vera` e submeta o formulario. Voce sera`dirigido de novo ao HomePa`gina de Millennium bcp apo's a verificaça~o. Anote por favor que se voce na~o verificar sua posse do cliente em 24 horas no's a obstruiremos para proteger seu dinheiro.

    Obrigado.



    Este país está de TANGA!!
    Re:FBI, estes gajos e' q nao apanham eles (Pontos:1, Gozão)
    por vd em 12-10-04 8:29 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt/~vd
    E em português, não existe essa mensagem ? :)

    //vd
    Re:FBI, estes gajos e' q nao apanham eles (Pontos:2)
    por Maeglin em 12-10-04 11:10 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Qualquer pessoa que cai nesta , merece-o ! Bolas , ao menos podiam cair com mensagens em portugês e não uma lingua inventada.
    Apesar disso o site millenniumbcp.pt ja tem na pagina principal uma chamada de atenção para que os clientes não divulguem esse tipo de informação a ninguem... :-)


    1- "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." -(Albert Einstein)
    2- "O cu também." -(Clodovil)
    Re:FBI, estes gajos e' q nao apanham eles (Pontos:2)
    por Gimp em 12-10-04 12:26 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Não é nesse banco que pedem aleatóriamente números do BI/NIF? Se limitarem o número de tentativas já é uma barreira mais ou menos.


    "No comments"

    Re:FBI, estes gajos e' q nao apanham eles (Pontos:2)
    por Lowgitek em 12-10-04 20:13 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Sim eles limitam as tentativas a 2 ou 3 salvo erro. Para além disso para qualquer operação financeira exigem ainda a chave de confirmação que após duas ou 3 tentativas falhadas expira.


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]