gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
O que vai ser o Novell/SuSE Linux Desktop
Contribuído por BladeRunner em 08-10-04 16:08
do departamento que-confusão-e-lá-vai-o-konqueror-em-favor-do-gecko
SuSE cb escreve "Boas... Uma entrevista com Chris Schlaeger da Novell/Suse em que se abordam temas interessantes. Vale a pena ler."

SPAM de request@dns.pt | Estágios: formação efectiva ou mão de obra barata?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • cb
  • entrevista
  • Mais acerca SuSE
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    SuSE vs. Ximian (Pontos:2)
    por [Cliff] em 08-10-04 20:52 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Confesso que, um ano e tal depois, ainda não percebo o que foi que a Novell ganhou com a Ximian. O que tem passado é que a Novell está a apostar forte no SuSE (e a SuSE sempre foi KDE, com o Gnome como side-kick). A Ximian é declaradamente Gnome. O portfolio da SuSE é brutal quando comparado com o da Ximian. Afinal, qual é a estratégia da Novell para a Ximian? O Mono? O RedCarpet, sendo que a Novell já tem software melhor que o RedCarpet? O Evolution, que na minha opinião está cada vez pior? Alguém me diga: what??????

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:SuSE vs. Ximian (Pontos:2)
    por ruben dig em 08-10-04 21:42 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    mono , miguel de icaza e amigos ... ifolder

    vê mais neste video :
    http://www.uoc.edu/dt/esp/deicaza0904.html

    Re:SuSE vs. Ximian (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Tuaregue em 08-10-04 23:10 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Isso é fácil o que a Novell quer da Ximian é ter alguém a dar suporte ao mundo empresarial numa plataforma GTK isto é Gnome, por que já está mais do que visto que o Novell Desktop não vai ter uma orientação predefinida, apesar de já ter lido o contrário e que essa orientação ia ser Gnome. Porque como disse alguém no Osnews quando a Novell indicar a terceiros uma plataforma de desenvolvimento vai ser o GTK devido ás licenças do QT e ai a Novell apresenta o GTK# e o Mono como complemento ao GTK. E depois não te podes esquecer que a marca Novell tem mais peso no mundo empresarial principalmente US, do que a Suse, ou estamos-nos a esquecer de certos produtos da Novell que foram um sucesso pelo menos nas terras do tio Sam Novell Netware, GroupWise, entre outros.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:SuSE vs. Ximian (Pontos:2)
    por Init em 09-10-04 0:52 GMT (#23)
    (Utilizador Info)

    Ximian não é só Gnome, é também mono, e o captital humano...

    Quanto ao Evolution, tenho uma opinião contrária, acho que está melhor...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Evolution cada vez pior?! (Pontos:1)
    por gc em 08-10-04 21:16 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Explica lá isso?
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2, Interessante)
    por [Cliff] em 08-10-04 21:37 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Já experimentaste fazer o forward de um email com um attachment, por exemplo um pdf, com o Evolution? Experimenta lá... vais ver que o Evolution ignora *por completo* o attachment. O workaround para isto, é gravar o attachment para o disco, clickar no forward e voltar a anexar o documento.

    Ah, isto é uma feature, segundo alguém da Ximian... Outro problema, é o tratamento bastante fraco que aquilo faz de alguns encodings. Por exemplo, no meu sistema uso o UTF-8, se recebo um email com o encoding iso-8859-1, o renderer da mensagem (gtkhtml?!) tenta renderizar a mensagem com o UTF-8 e perco os caracteres acentuados e as cedilhas.

    Não sei como é que o Kontact trata, por exemplo, esta questão dos encodings, mas pelo pouquíssimo que já vi, está cada vez melhor! Ah, se ainda ninguém se deu ao trabalho de ver, o Kontact permite ligar a vários groupwares como o phpGroupware, e-Groupware, Kolab e OpenXchange, coisa que no Evolution é impensável.

    O tratamento de iCal do Evolution também deixa bastante a desejar já que não há maneira de publicar um evento de calendário num servidor Web que tenhas subscrito.

    Da última vez que vi, o suporte para LDAP também era algo manhoso, mas só tentei na versão 1.5.91 e na 1.4. Na 1.4, o Evolution "esquecer" um login acabadinho de fazer e ter de reiniciar o Evolution para voltar a ligar à BD LDAP, no 1.5.91 tentar criar uma conta LDAP com DN e o botão de adicionar a conta ficar desactivado, obrigando a criar a conta com login por email e depois ir alterar o método de login.
    Na 1.4, assim que acedes ao LDAP pela 1a vez, não aparece qualquer contacto, obrigando a carregar no botão Clear filter para aparecerem os contactos. E agora pergunto: qual filtro?!

    Na 2.0, ainda não experimentei nada disto por isso se as experiências mais recentes forem favoráveis, agradeço o feedback. :)

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:1)
    por z1d0v em 08-10-04 21:48 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    > Já experimentaste fazer o forward de um email com um attachment, por exemplo um pdf, com o Evolution? Experimenta lá... vais ver que o Evolution ignora *por completo* o attachment. O workaround para isto, é gravar o attachment para o disco, clickar no forward e voltar a anexar o documento.

    O Thunderbird também este problema. Costumo utilizá-lo no trabalho, e acho extremamente irritante quando faço um forward e todo o texto aparece como attachment! Nada como o querido Mutt que utilizo em casa :)


    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2, Informativo)
    por alvin em 08-10-04 21:58 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    "e acho extremamente irritante quando faço um forward [no Thunderbird] e todo o texto aparece como attachment"
    Isso é configurável, pá.
    Tools / Options / Composition / Forward Messages.
    Passa de "As attachment" para "Inline". Et voilá ;-)

    --
    The worst thing about getting old, is remembering when you were young.
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:1)
    por z1d0v em 08-10-04 22:09 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Tenho que admitir que nunca procurei uma solução para isso, sempre me senti conformado. Mas prefiro muito mais textos inline... Obrigado
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2)
    por higuita em 09-10-04 5:10 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    existe 3 formas de fazer forward:

    inline - manda uma mensagem com o corpo da mensagem dentro do email, quase como uma resposta. vantagems podes editar o forward e geralmente so' vai o texto, os attachs extra sao ignorados

    attach- mandas um email com o email que queres fazer forward em attchs, vantage e' que as headers nao sao modificadas nem attachs, desvantagens, nao podes mudar nada

    redirect-reenvias a mensagem para outra pessoa, como se o teu email fosse um alias do outro email
    vantagem nao alteras em nada o conteudo, as headers mostram o salto extra para o destino e tenta mostrar o from: e to: originais, devantagens os filtros de spam hoje em dia gostam pouco deste metodo e entre este e o forward como attch, ha' pouca diferenca e este e' mais confuso

    eu por exemplo faco forwards inline de piadas e edito a mensagem (remover emails), mas de coisas de trabalho faco forward como attach, 'a menos duvidas de alteracoes e serve mais como prova em caso de problemas

    geralmente os bons clientes de email permitem pelo menos o forward inline e como attchs
    o redirect e' cada vez menos usado

    Higuita
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2)
    por The CodeMaker em 09-10-04 9:45 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    inline - manda uma mensagem com o corpo da mensagem dentro do email, quase como uma resposta. vantagems podes editar o forward e geralmente so' vai o texto, os attachs extra sao ignorados
    Eu faço forward inline à várias versões do thunderbird e não me lembro de alguma vez o thunderbird ter ignorado os attachements. Voltei a experimentar agora com vários emails e ele NÃO ignora os attachments.

    --
    CodeMaker
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2)
    por higuita em 11-10-04 11:34 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    inline - manda uma mensagem com o corpo da mensagem dentro do email, quase como uma resposta. vantagems podes editar o forward e geralmente so' vai o texto, os attachs extra sao ignorados

    nao quer dizer que sejam todos, provavelmente hoje em dia a maioria dos clientes use o inline forward com attchs, ja' que para muitos o forward como attchs sao mais limitativos sem vantagens para o utilizador comum

    no passado o forward inline era um simples reply sem o to: automaticamente adicionado da mensagem original

    Higuita
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:1)
    por gc em 08-10-04 22:14 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Forward de emails -> como diz o calvin abaixo, isso é configurável. Comigo funciona perfeitamente.

    encoding utf-8 -> tb é configurável, eu já mudei o meu para iso-8859-15; na verdade, isto é apenas um "workaround" para mensagens mal formadas que se esquecem de dizer qual é o encoding.

    LDAP -> não fiz muitas experiências; em modo readonly, sem autenticação funciona bem; com autenticação de facto tive problemas; mas isto não é nenhuma feature muito importante

    ligar a vários groupwares -> o 2.0 vem com xchange connector; é melhor que nada; mas isto é mais uma feature avançada, pouca gente saberia usar isto mesmo que funcionasse

    publicar icals na web -> é verdade, sinto muita falta disto :-( mas podes sempre fazer um symlink do teu ~/public_html para o ical gravado pelo evolution ;-)

    Ainda por cima, o 2.0 está mais funcional (os botões dos componentes, spam filtering), e mais rápido.

    Acerca do utilizador que se queixa daquilo ficar lento com 2GB de email. 2 GB?! Get real! :)
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:3, Esclarecedor)
    por [Cliff] em 08-10-04 22:45 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Forward de emails -> como diz o calvin abaixo, isso é configurável. Comigo funciona perfeitamente.
    Estás a mentir e não percebeste o que eu disse... não estou a falar de forward de mensagens de texto como attachment ou inline: estou a falar de fazer forward com mensagens que já têm attachments.

    encoding utf-8 -> tb é configurável, eu já mudei o meu para iso-8859-15; na verdade, isto é apenas um "workaround" para mensagens mal formadas que se esquecem de dizer qual é o encoding.
    Se usares iso-8859-15 mais tarde ou mais cedo vais ter problemas com emails que envias que contenham o simbolo do Euro. Por isso é que deixei de usar.

    LDAP -> não fiz muitas experiências; em modo readonly, sem autenticação funciona bem; com autenticação de facto tive problemas; mas isto não é nenhuma feature muito importante
    Não é importante... para ti. Esqueceste de que há gente/empresas que tem uma BD de contactos de fornecedores/clientes/internos que está guardada em LDAP.

    ligar a vários groupwares -> o 2.0 vem com xchange connector; é melhor que nada; mas isto é mais uma feature avançada, pouca gente saberia usar isto mesmo que funcionasse
    Mais uma vez, estás a pensar no teu caso. Ainda há uns meses estive a configurar uns desktops Linux numa empresa e empurrei o Evolution como cliente groupware. Eles já lá tinham o eGroupware e se na altura o Kontact do KDE 3.3 já estivesse disponível na Debian tinha definitivamente empurrado o Kontact, já que vai na volta até suporta group calendars. Mas claro, isto não é útil para ninguém ;-)

    publicar icals na web -> é verdade, sinto muita falta disto :-( mas podes sempre fazer um symlink do teu ~/public_html para o ical gravado pelo evolution ;-)
    Pois, só que o meu ~/public_html *não* está no meu servidor. Além disso, está mau por princípio: se suporta web calendars, deve suportar o upload de eventos, tasks, etc. caso contrário não é uma feature, é uma meia-feature que empurraram à última da hora.

    Ainda por cima, o 2.0 está mais funcional (os botões dos componentes, spam filtering), e mais rápido.
    Acerca do utilizador que se queixa daquilo ficar lento com 2GB de email. 2 GB?! Get real! :)

    Lá estás tu com a falta de visão (miopia???). Está visto que nunca usaste email em ambiente empresarial, receber/enviar emails para clientes (com e sem attachments, grandes e pequenos), para os colegas (com os mesmos conteúdos), parceiros e/ou fornecedores.
    O espaço diminui à razão de cerca de 1gb por ano.

    Ahhhh e a pior regressão de todas, que já me esquecia de mencionar: no Evolution 2.0, deixou de ser possível configurar pastas de email para usar o formato maildir, apenas o formato mbox(?). Enfim, um ficheiro enoorrrrme por pasta à lá outlook, com todos os riscos que isso acarreta (corrupção do ficheiro é um problema que me vem logo à cabeça).

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2)
    por raxx7 em 09-10-04 0:15 GMT (#19)
    (Utilizador Info)

    Estou a usar o Evolution 2.0 e p forwarding de mensagens com anexos funciona sem problemas (pelo menos quando a mensagem é enviada como anexo).

    Não me lembro de ter tido problemas com encondings de mensagens bem construidas com o 1.4. E parece-me que o 2.0 está mais esperto. Pelo menos já lida bem com os headers quoted-printable.


    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2)
    por [Cliff] em 09-10-04 0:18 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Estou a usar o Evolution 2.0 e p forwarding de mensagens com anexos funciona sem problemas (pelo menos quando a mensagem é enviada como anexo).
    E não detestas esse tipo de anexos? ;-) Eu detesto... texto é inline, até porque muitas vezes os comentários também vão entre as linhas anteriores.

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2)
    por raxx7 em 09-10-04 0:42 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Por acaso, para forwards prefiro assim. Tudo arrumadinho e contido.
    Mas percebo a necessidade de enviar os anexos no modo inline ou quoted.

    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2)
    por Init em 09-10-04 1:35 GMT (#24)
    (Utilizador Info)

    Em relação aos attachements isso não me acontece, e acabei de testar agora para confirmar.

    Se usares iso-8859-15 mais tarde ou mais cedo vais ter problemas com emails que envias que contenham o simbolo do Euro. Por isso é que deixei de usar.

    iso-8859-15 tem suporte para o Euro, e nunca tive problemas por causa disso...

    Quanto ao LDAP e groupware e ical, não me pronuncio porque nunca utilizei.

    quanto a lidar com grandes cargas, conheço pessoas que lidam com grandes cargas e que até elogiam a performance...

    Uma coisa que 0 2.0 tem que me fazia falta era suporte para newsgroups...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2, Esclarecedor)
    por [Cliff] em 09-10-04 1:45 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Em relação aos attachements isso não me acontece, e acabei de testar agora para confirmar.
    ggggrrrrrr... eu não sei, devo estar a ficar estúpido :) Faz o seguinte: criar um novo email para ti mesmo, mete-lhe um pdf para servir de attachment (quem diz pdf diz omq). Quando receberes o email na tua inbox, selecciona e clicka no botão forward. Se tiveres o forwarding configurado para inline, na attachment bar não aparece pevas.
    E não me venham com a conversa para fazer forward da mensagem como attachment porque isso não é solução! Eu quero enviar comentários no meio do texto que recebi!

    iso-8859-15 tem suporte para o Euro, e nunca tive problemas por causa disso...
    o -15 é exactamente para dar suporte para o Euro... so far so good... agora envia um email com esse encoding para uma pessoa que saibas que usa o MS Outlook e no texto mete-lhe o simbolo do ¤. Há não muito tempo atrás, não aparecia nada. O problema *não* é do Evolution, é do Outlook. Mas por isso é que evito usar o iso8859-15. O UTF-8 também suporta o ¤.

    quanto a lidar com grandes cargas, conheço pessoas que lidam com grandes cargas e que até elogiam a performance...
    A performance do Evolution sempre foi bestial desde que o uso, disso não posso reclamar. Do que posso reclamar, é do facto de agora só poder usar um ficheiro mbox (ao invés do formato maildir), e se por algum motivo esse ficheiro mbox fôr à vida, estou bem f*dido.

    Uma coisa que 0 2.0 tem que me fazia falta era suporte para newsgroups... De facto é uma boa feature que foi introduzida. Já "só" faltam os RSS... oh wait, esta saiu...

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2)
    por Init em 09-10-04 1:50 GMT (#26)
    (Utilizador Info)

    ggggrrrrrr... eu não sei, devo estar a ficar estúpido :)

    Ou então há um problema de comunicação, porque não tenho qualquer problema com o forwarding de qualquer tipo de ficheiro...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2)
    por Init em 09-10-04 2:03 GMT (#27)
    (Utilizador Info)

    Hum. Acho que já consegui replicar o teu "problema"... Mas não considero um problema e percebo perfeitamente quem te tiver dito que é uma feature.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2)
    por scorpio em 09-10-04 10:45 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://eurotux.com/
    Get real?

    $ du -sch .thunderbird/
    6.8G .thunderbird
    Re:Evolution cada vez pior?! (Pontos:2, Interessante)
    por alvin em 08-10-04 21:45 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Eu usei o Evolution, adorava a carrada de features para configurar contas de e-mail (o resto da tralha não me interessava), GnuPG bem integradinho, check spelling em português.
    Enfim... que mais podia desejar ?
    Resposta: apenas que ao fim de 2GB de mail / IMAP, não começasse a aterrar completamente.
    Experimentei configurar noutra distro... a mesma coisa.
    Mudei para Thunderbird e já tenho o mail sobre rodas outra vez.
    Pena que não tenha GnuPG integrado :(

    --
    The worst thing about getting old, is remembering when you were young.
    GnuPG no Thunderbird (Pontos:1)
    por z1d0v em 08-10-04 22:07 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    É verdade que o Thunderbird não tem GnuPG integrado, mas existe um plugin para autenticar e encriptar email usando GnuPG, o enigmail.
    Re:GnuPG no Thunderbird (Pontos:1)
    por alvin em 08-10-04 22:29 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Eu sei, mais ce nes't pas la méme chose ;-)

    --
    The worst thing about getting old, is remembering when you were young.
    Confusão (Pontos:1)
    por alvin em 08-10-04 21:53 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Eu acho que como diz o departamento do artigo, as ideias do entrevistado são uma confusão, ou não as tem, ou o que é mais provável, está a leste do que Novell pretende fazer com a SuSE.

    As manobras de reengeneerig com versões existentes a mudar de target, também não cola.

    O GNOME no SuSE é uma merda, tal como o KDE é no RH/FC.

    Vem o sujeito falar em integração dos dois.
    Isso já eu faço, obrigadinho.
    Uso KDE, detesto GNOME, mas dentro do KDE corro o gFTP (para KDE não há nada que eu conheço que se lhe compare), já corri Evolution e mais duas ou três coisas que gosto no GNOME ou feitas sobre GTK+.
    Não preciso que venha um cretino qualquer falar em integração dos dois.

    Claro que eu penso que deve ser uma coisa à la Fedora Core, o que é uma boa merda.

    Vamos a ver...

    --
    The worst thing about getting old, is remembering when you were young.
    Re:Confusão (Pontos:2, Interessante)
    por gc em 08-10-04 22:23 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Tu não percebes nada. Eles quando falam de integração não se referem ao widget theme nem à ordem dos botões. Integração GNOME/KDE será em coisas que nem dás por ela, mas estão lá. Coisas tão simples como um registo de tipos MIME comum (incluindo que aplicação preferes para abrir cada tipo), protocolos de manipulação de janelas, ficheiros recentes, icones de notificação no painel, etc.

    Pego no exemplo dos ficheiros recentes. Não gostarias de, no teu ambiente KDE, correr uma aplicação GNOME, abrir um ficheiro dentro da aplicação, e depois ver esse ficheiro aparecer na lista de ficheiros recentes do painel KDE (se é que isso existe, não uso KDE)? Mesmo que não gostes, tem algum mal isso?
    Re:Confusão (Pontos:1)
    por alvin em 08-10-04 22:30 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Isso já existe (pelo menos em Mandrake que é o que uso como desktop).

    --
    The worst thing about getting old, is remembering when you were young.
    Re:Confusão (Pontos:2, Interessante)
    por RaTao em 09-10-04 3:23 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Acerca da integração, um amigo noutro dia deu-me uma dica: quem quiser aplicar o theme do KDE a (algumas das) aplicações GTK pode fazer um

    apt-get install gtk2-engines-gtk-qt

    Isto adiciona, na parte do look&feel do kcontrol, uma nova opção para usar o theme/fonts do KDE nas aplicações GTK. Até agora tem funcionado bem, aparte de alguns probs com widgets - especialmente em aplicações mais complexas (mozilla-thunderbird).

    Experimentem..

    paz,
    ratao
    Re:Confusão (Pontos:1)
    por Zarluk em 10-10-04 0:58 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    5 estrelas (*****)!
    Re:Confusão (Pontos:2)
    por Kmos em 08-10-04 23:07 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Há melhor que gFTP, o IglooFTP (http://www.iglooftp.com), é pena é ser pago =) hehe..

    I'm a Lost Soul in this Lost World...
    Re:Confusão (Pontos:1)
    por bêbado em 08-10-04 23:36 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    " Há melhor que gFTP, o IglooFTP (...)"

    NcFTP.

    ~~~ O vinho é qu'induca e o fado é qu'instrói! ~~~
    Re:Confusão (Pontos:2)
    por Lameiro em 09-10-04 0:49 GMT (#22)
    (Utilizador Info) mailto:lameiro[at]fastmail[dot]fm
    ja tive problemas com NcFTP, mudei para o lftp que é muito semelhante.
    -=[ Rui Lameiro ]=-
    Re:Confusão (Pontos:2, Interessante)
    por RaTao em 09-10-04 3:14 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    (Eu sei que estou a acrescentar ao off-topic, obrigado a quem mo indicar de novo)

    Uso o Midnight Commander (mc), por acaso feito pelo Miguel, há uns 10 anos e continuo a usar. Podes usar um dos paineis como FTP ou mesmo ambos (FXP, in warez jargon). Além de FTP suporta o FiSH (file managemente over ssh), o que é muito fixe (pun intended). Antes do mc usava o Norton Commander (nc.exe), no DOS e também gostava :-)

    Dêm-lhe umas horas de uso a ver se gostam ;)

    paz,
    ratao
    Re:Confusão (Pontos:1)
    por BugMeNot.com em 09-10-04 17:59 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    Além de FTP suporta o FiSH (file managemente over ssh), o que é muito fixe (pun intended)

    shfs

    Re:Confusão (Pontos:2)
    por blacksheep em 09-10-04 11:12 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    E porque não o Konqueror?
    É super fácil de usar e acho fantástico trabalhar num site FTP como se estive no disco da máquina local. Não só é possível fazer download e upload de ficheiros como se estivesse na máquina local como este suporta edição dos mesmo (perguntanto quando a aplicação é fechada se quero fazer o upload do mesmo) e suporta funcionalidades de FTP como mover ficheiros e mudar permissões.
    Re:Confusão (Pontos:2)
    por mpinho em 10-10-04 1:30 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    Use o kbear no KDE:

    http://kbear.sourceforge.net/
    Re:Confusão (Pontos:1)
    por alvin em 10-10-04 18:11 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Hate it :(

    --
    The worst thing about getting old, is remembering when you were young.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]