gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Cópias, suportes e impostos
Contribuído por chbm em 30-09-04 21:24
do departamento hoje-??
Verdinhas Dr.CornFlakes escreve "Para quem andava distraído, os principais fornecedores do país começaram hoje a cobrar uma taxa por todo e qualquer suporte digital para remunerar/compensar os "autores, os artistas intérpretes ou executantes, os editores e os produtores fonográficos e videográficos". Os valores são muito simpáticos:
CD R áudio . 0,13 ; CD R data . 0,05 ; CD 8 cm . 0,27 ; Minidisc . 0,19 ; CD RW áudio . 0,19 ; CD RW data . 0,14 ; DVDR . 0,14 ; DVDRW . 0,30 ; DVDRAM . 1,00
Valores em ¤, mais IVA entenda-se. Mas lembrem-se: não façam cópias porque estão a tirar o pão da boca das grandes multinacionais! :) "

FAT: patente rejeitada | Seixal Linux Installation Party  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Verdinhas
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Inacreditável! (Pontos:3, Esclarecedor)
    por 4Gr em 30-09-04 21:53 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Enfim, é uma tristeza.

    Pelo facto de comprar um mero CD e lá gravar informações _minhas_ estou a pagar um imposto por algo que não cometi!

    Já agora, um DVDR Dual Layer está a 10¤!

    Paradoxo do ano: Microsoft Works!
    Dominus vobiscum
    Re:Inacreditável! (Pontos:1, Interessante)
    por tonidosimpostos em 30-09-04 23:17 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Pelo mesmo facto que pagas impostos que sao utilizados para construir o centro de saude de Sobral de Montagrasso. Há quem chame a isso uma sociedade, mas também ha quem nao aceite esse conceito.

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Inacreditável! (Pontos:1)
    por bêbado em 30-09-04 23:52 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Sobral de Monte Agraço!

    ~~~ O vinho é qu'induca e o fado é qu'instrói! ~~~
    Re:Inacreditável! (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 30-09-04 23:59 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Oops my fault... :(

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Inacreditável! (Pontos:3, Interessante)
    por Dehumanizer em 01-10-04 14:27 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://www.midnightcreations.org
    Sociedade o tanas. Nenhuma sociedade tem o direito de roubar a uns para (supostamente) compensar os (supostos) crimes de outros.

    Vá, confessem. Quem é que votou nesta merda de governo que temos? Alguém admite?


    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Re:Inacreditável! (Pontos:1)
    por tonidosimpostos em 01-10-04 15:22 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Desculpa nao é roubar. É transferencia de rendimento. Por muito injusto que isso pareça é assim a vida em sociedade e em democracia. Eu certamente que nao votei, mas alguem votou e temos que viver com isso. Daqui a 2 anos voltamos a ter a oportunidade de mudar isto. No entanto, continua a ser a maioria a ditar o rumo das coisas. Se fossem as minorias seria complicado nao achas ?

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Inacreditável! (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 01-10-04 18:42 GMT (#51)
    (Utilizador Info) http://www.midnightcreations.org
    "Majority rule only works if you're also considering individual rights. Because you can't have five wolves and one sheep voting on what to have for supper. "

        - Larry Flynt


    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Re:Inacreditável! (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 01-10-04 22:01 GMT (#63)
    (Utilizador Info)
    Exemplo engraçado no entanto so é valido pressupondo que os Lobos so tem interesse em comer a ovelha. Isso apesar da natureza dos lobos, é um pressuposto demasiado forte para exemplificar o que sao direitos individuais. E depois, os direitos individuais estao consagrados na Constituição. Conheces melhores mecanismos que a Maioria ? Eu estou aberto a sugestoes.

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Inacreditável! (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 02-10-04 2:53 GMT (#68)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    You missed the point.
    Vai dizer isso aos americanos. É que estão a ficar sem constituição. e como o macaco vai ser eleito outra vez porque as pessoas n entendem no que estão a votar, lá se vai o conceito de que a maioria é que sabe.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Inacreditável! (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 02-10-04 14:51 GMT (#76)
    (Utilizador Info)
    Olha que muitos americanos sabem. O problema é que aquilo é enorme e ainda existem muitos que nao sabem. La vamos ter que gramar com o gajo mais 4 anos. O Kerry tambem nao é grande coisa. Ha neste momento falta de lideres mundiais e nacionais (basta olhar ca para dentro, com dois pseudo playboys e um fufu a governarem e a fazerem oposicao!).

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Inacreditável! (Pontos:2, Interessante)
    por bêbado em 01-10-04 20:04 GMT (#53)
    (Utilizador Info)
    "É transferencia de rendimento. Por muito injusto que isso pareça é assim a vida em sociedade e em democracia"

    Mas olha que em sociedades não democráticas (independentemente do que consideres democrático) também existem "transferências de rendimentos".

    "(...) continua a ser a maioria a ditar o rumo das coisas"

    É verdade. Mas é uma maioria política sustentada por uma minoria económica que dita o rumo das coisas.

    ~~~ O vinho é qu'induca e o fado é qu'instrói! ~~~
    Re:Inacreditável! (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 01-10-04 21:59 GMT (#62)
    (Utilizador Info)
    Claro que existem. Os países arábes do petroleo sao riquissimos do ponto de vista per capita, e no entanto nao tem assim tao bom nivel de qualidade de vida (nem infraestruturas nem por ai fora).
    Infelizmente é o capitalismo. Tem coisas boas, tem coisas más ! E a corrupção já existe desde os Gregos, em que os líderes nao tinham que trabalhar e tinham todos os luxos e mais alguns, precisamente como forma de nao serem corruptos...

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Inacreditável! (Pontos:3, Interessante)
    por Cyclops em 02-10-04 20:56 GMT (#82)
    (Utilizador Info)
    Na minha opinião, o problema do Capitalismo reside nos neo-liberais, em cuja opinião o Estado não pode intervir no mercado (nem como entidade reguladora) mas quando falamos de direitos civis, venha lá daí o Estado a regular...
    Re:Inacreditável! (Pontos:1, Interessante)
    por tonidosimpostos em 03-10-04 15:15 GMT (#85)
    (Utilizador Info)
    O problema do intervencionismo do Estado é uma das velhas discussoes da Economia. Não se consegue definir se é bom ou mau, ou se devemos alinhar num mercado purista ao deus dará. A minha opinião é que o Estado deve intervir como regulador, dado que a concorrencia perfeita é uma mera ficção que facilita a análise e comparação. Existem mercados que se aproximam da concorrencia perfeita, no entanto não sao o comum. O normal é oligopolios, concorrencia monopolistica, monopolios, etc etc etc. A função do Estado deve ser regular e intervir quando ha abusos de posicao dominante. O monopolio nao é uma coisa má so porque existe. Como ja alguem disse noutro post qualquer, o monopolio é perigoso quando ha um abuso dessa posicao.
    Infelizmente quanto ao resto tens razao, cada vez mais estamos a perder os nossos direitos civis em nome dum pseudo terrorismo. Para mim não é nada bom. Veja-se o caso das RFID's, que pelos vistos ate as notas de 5 euros ja as tem ! Para nao falar daquela intencao de guardar todas as nossas comunicacoes. Mais vale voltarmos aos tempos dos pombos correios (parece que aquele RFC ainda vai dar jeito !).

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Inacreditável! (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Init em 30-09-04 23:22 GMT (#9)
    (Utilizador Info)

    Não é um imposto é uma taxa!

    Todos os impostos são pagos por acções que não cometemos, só as coimas é que não.

    Os problemas são cobrarem uma taxa, para podermos exercer um direito que existe por lei, e do qual não dependemos de ninguém e no caso de a taxa ser cobrada a uma empresa que vende por exemplo software com um suporte como o cdrom, acontece que por cada cd que vende está na prática a financiar os concorrentes, se comprar poucos cd's para queimar e vender poucos cd's é irrelevante, mas se forem muitos torna-se algo no mínimo estranho.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Inacreditável! (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 01-10-04 15:34 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    Uma taxa dá direito a. Ou seja, recebes algo em troca. Tem um sentido bidireccional. Um impsto não dá direito a. É apenas num sentido.

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Inacreditável! (Pontos:2)
    por Init em 01-10-04 15:39 GMT (#46)
    (Utilizador Info)

    E que recebo eu em troca, ou que posso eu receber em troca????
    O problema é o motivo para existência da taxa, que é injusto!


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Inacreditável! (Pontos:1, Interessante)
    por tonidosimpostos em 01-10-04 16:10 GMT (#47)
    (Utilizador Info)
    Tens duas vias:
    1) E a mais provavel, chamaram de taxa devido a burrice, quando é um imposto. No entanto, ha sempre confusao em muitos casos em que se chama de taxa e no fundo é mesmo um imposto. Taxa é mais bonito ;)
    2) A mais interessante, é mesmo uma taxa, e significa que podes fazer pirataria à vontade. Porque se estas a indemnizar os autores por potenciais prejuizos (POTENCIAIS!), entao o problema está resolvido. O interessante, é que a indemnizacao é cível e nao criminal. Logo a parte cível está resolvida mas a parte criminal ninguem disse que foi extinta. Para mim é esta parte engraçada, supostamente estamos todos a indemnizar mas continuamos a cometer um crime.

    Problema de meia Europa ter metido os nabos de direita a governar :)

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !

    Re:Inacreditável! (Pontos:2)
    por Init em 01-10-04 19:32 GMT (#52)
    (Utilizador Info)

    1) E a mais provavel, chamaram de taxa devido a burrice, quando é um imposto. No entanto, ha sempre confusao em muitos casos em que se chama de taxa e no fundo é mesmo um imposto. Taxa é mais bonito ;)

    Na lei diz taxa...

    2) A mais interessante, é mesmo uma taxa, e significa que podes fazer pirataria à vontade. Porque se estas a indemnizar os autores por potenciais prejuizos (POTENCIAIS!), entao o problema está resolvido. O interessante, é que a indemnizacao é cível e nao criminal. Logo a parte cível está resolvida mas a parte criminal ninguem disse que foi extinta. Para mim é esta parte engraçada, supostamente estamos todos a indemnizar mas continuamos a cometer um crime.

    De qualquer das formas é estupido...

    Problema de meia Europa ter metido os nabos de direita a governar :)

    E de a população não intervir mais na vida politica.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Inacreditável! (Pontos:2)
    por Cyclops em 01-10-04 21:19 GMT (#56)
    (Utilizador Info)
    Eu não quero dar dinheiro a empresas que fazem softwae proprietário. Porque é que parte da taxa nos CD's e DVD's vai para eles? Só estou a gravar o OpenBSD ou algum GNU/Linux...
    Re:Inacreditável! (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 01-10-04 21:56 GMT (#61)
    (Utilizador Info)
    Da mesma maneira que os teus impostos vao para coisas que nunca irás utilizar. No entanto, certamente que deveria ser chamado de imposto e nao taxa. Faz muito mais sentido ser um imposto. O tabaco sofre imposto, nao uma taxa, por exemplo. Politiquices é o que é !Até gostava de ler a directiva, mas tou com preguiça de procurar. Ne1 ?

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Inacreditável! (Pontos:2)
    por Cyclops em 02-10-04 20:52 GMT (#80)
    (Utilizador Info)
    Mas se for para isso, mandem o dinheiro correspondente às minhas compras em media para a Debian, ou para uma das FSFs.

    Porque eu sinceramente não sei porque é que o Estado tem de dar dinheiro a sociedades colectoras de direitos aos quais elas não têm qualquer direito... como por exemplo os meus.

    Já agora, outro ponto interessante desta lei: os autores perderam o poder de publicar on-line os seus próprios trabalhos. Quem decide isso são as sociedades colectoras...
    Re:Inacreditável! (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 03-10-04 15:17 GMT (#86)
    (Utilizador Info)
    O problema é burocrático. Ja viste como era complicado toda a gente decidir para onde ir o dinheiro ? Supostamente, é para isso que elegemos as pessoas, para tomarem essas decisoes. Supostamente....

    As sociedades colectoras sao uma fraude, como a SPA, onde aquele caso de corrupcao foi abafado e nunca mais saiu nada nos media. Infelizmente, isto vai de mal a pior :(

    P.S.: A ideia ate é boa, como de costume, a forma de implementação é que é péssima!

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !

    Re:Inacreditável! (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 03-10-04 23:50 GMT (#88)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    pedia mais informações sobre as duas coisas. sff.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Inacreditável! (Pontos:2)
    por chbm em 01-10-04 12:23 GMT (#38)
    (Utilizador Info) http://chbm.net/
    Não, estás a pagar uma taxa para compensar terceiros por crimes que se presume que são cometidos por pessoa desconhecida.
    Quem é que pensou que os governos de direita cristã iriam reintroduzir o conceito de cooperativa à força ?
    Re:Inacreditável! (Pontos:2)
    por Cyclops em 02-10-04 20:54 GMT (#81)
    (Utilizador Info)
    Porque esta "cooperativa" tem muito poder :)
    Re:Inacreditável! (Pontos:1)
    por ZéSousa em 01-10-04 21:55 GMT (#60)
    (Utilizador Info)
    Ainda não tive oportunidade de ler a lei aprovada. Portanto só posso escrever algo complementar ao teu comentário.

    Se essa taxa é para compensar direitos de autor, então aí, quem me devolve a taxa que paguei ao adquirir esses suportes e que irão conter obras da minha autoria, concebidas e realizadas por mim e na minha posse, únicas e originais.

    Assim sendo, encontro um pressuposto errado nessa prática, pois então se antecipam o potencial, mas não comprovado, uso indevido de bens legalmente adquiridos para práticas ilícitas não está correcto. Por favor digam-me que não?

    Uma das outras taxas que nem sei bem como funciona é pagar-se uma taxa para a Rádio e Televisão, no entanto nem todos terem direito de igual forma aceder às respectivas transmissões, alguns nem mesmo têm a oportunidade nem hipótese de aceder de todo.

    Assinatura: "No flash no viewing content."
    Re:Inacreditável! (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 02-10-04 2:55 GMT (#69)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Por favor digam-me que não?
    Sim. Bem vindo ao declínio da civilização. Gostamos de o ter cá.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Bah! (Pontos:2)
    por CrLf em 30-09-04 22:04 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    Acho isto absolutamente imbecil. As editoras já praticam preços obscenos e ainda são compensadas...

    -- Carlos Rodrigues
    ain (Pontos:3, Esclarecedor)
    por racme em 30-09-04 22:15 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://tinyurl.com/2zvku
    e queixava se o magalhaes q este governo so tinha queimado projectos lei do anterior



    Este país está de TANGA!!
    question ... (Pontos:4, Engraçado)
    por ruben dig em 30-09-04 22:21 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    onde é que eu posso me inscrever para receber a minha parte do imposto??
    é que eu sou grande artista :P
    Re:question ... (Pontos:1)
    por Zarluk em 30-09-04 22:31 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    S.P.A. - Suciedade Poruguesa de Autores.

    Escreves um poema ranhoso, regista-lo, pagas uns cobres (pois claro!) e passas a ser (legalmente) um Artista ;-)

    Nas finanças. (Pontos:1)
    por ZéSousa em 30-09-04 22:40 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Escolhes uma das profissões e categorias de artista que existe lá.

    E depois só tens de entregar os respectivos modelos de IRS, e esperar que te enviem junto com o reembolso a quantia devida por esta taxa?

    Assinatura: "No flash no viewing content."
    Re:question ... (Pontos:1)
    por seg_fault em 01-10-04 7:33 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Mas acham sinceramente que algum desses dinheiro vai para os artistas ?

    Re:question ... (Pontos:2)
    por chbm em 01-10-04 12:20 GMT (#37)
    (Utilizador Info) http://chbm.net/
    É simples. Crias uma sociedade gestora de direitos de autor e registas a dita para receber parte da taxa.

    jneves, podes dar aqui uma ajuda ? :)
    Re:question ... (Pontos:2)
    por Cyclops em 01-10-04 21:17 GMT (#55)
    (Utilizador Info)
    É mais divertido dizer que todos os trabalhos poderiam ser distribuídos on-line ;)
    Albarda-se o burro à vontade do freguês! (Pontos:4, Esclarecedor)
    por ZéSousa em 30-09-04 22:33 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    No meio disto vejo um cenário cada vez mais irresponsavelmente justificável de que uso, reprodução, empréstimo, duplicação e até distribuição de forma ilegal pesará cada vez menos em muitas consciências.

    Pessoalmente tenho de admitir que cada vez transmito menos certos bons valores a dependentes, e isto duma forma selectiva e deliberada.

    A ironia é que nesses casos específicos já não fico de consciência dorida ou pesada como ocasionalmente acontecia, cada vez mais é o oposto que acontece, uma libertação de amarras, uma boa disposição, um alívio por ter transmitido que certas coisas que a sociedade e o estado "cobra" não são justas, equilibradas ou equitativas, e que o acto considerado errado e punível deverá ser encarado como menor ou mesmo insignificante, se possível até inexistente.

    Já agora uma ligação para a Portaria, Decreto-Lei, ou lá o que foi aprovado era uma boa ideia. Não?

    Assinatura: "No flash no viewing content."
    Re:Albarda-se o burro à vontade do freguês! (Pontos:2)
    por Init em 01-10-04 12:05 GMT (#33)
    (Utilizador Info)

    É a lei 50/2004 que é a implementação da EUCD, já varias vezes aqui discutida no Gildot.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Albarda-se o burro à vontade do freguês! (Pontos:1)
    por ZéSousa em 01-10-04 21:36 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    Obrigado.

    Não sou frequentador senior deste local, portanto devo ter falhado essas divulgações e discussões.

    Sei que surgiu algo relacionado numa edição qualquer impressa mas, quando e em qual não me recordo.

    Assinatura: "No flash no viewing content."
    BOICOTEM!!! (Pontos:3, Interessante)
    por Init em 30-09-04 23:31 GMT (#10)
    (Utilizador Info)

    Não comprem, CDs e DVDs gravados pelas editoras, não comprem CDs e DVDs e todos os outros suportes para os quais esta taxa se aplica, não vão ao cinema.
    Sempre que tiverem para comprar algo dirijam-se à caixa e digam que não compram por haver uma taxa injusta.
    Enviem e-mails, faxes e cartas a todos os grupos parlamentares, governo e Presidente da República!
    E passem a palavra!!!

    Caçemos os caçadores!!!


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:3, Interessante)
    por pcardoso em 01-10-04 0:28 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.insomni.org/pedro/
    ainda que seja uma boa ideia, em teoria, na prática os boicotes só servem para lhes dar mais lenha para a fogueira:

    não compram tanto? então é pq piratam os CDs, os DVDs, e andam a ver bootlegs de filmes filmados num cinema em hong-kong com uma camcorder merdosa.

    comcordo com o post do ZéSousa ali atrás.. cada vez sinto menos remorsos por copiar o que quer que seja... qdo o CD lá se encontra na fnac ou até no continente por 5 euros então aí compro.. e é assim que tenho comprado a maioria dos meus CDs ultimamente..

    agora a pagar esta taxa, passamos a ter legitimidade, se não legal pelo menos moral, para copiar à vontade? e pq raio um CD de 8cm guarda menos 3 vezes que um CD normal e paga mais de 6 vezes?

    tadinhos...

    I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 01-10-04 1:28 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Ainda se paga taxa da radio entre outras e nao vejo ninguem a refilar...

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:2)
    por fhc em 01-10-04 8:52 GMT (#19)
    (Utilizador Info)

    Por causa da taxa de radiodifusão tens a Antena 1 e a Antena 2. Se não houvesse tal taxa, onde poderias ouvir música clássica e jazz, que de alguma forma cultivam e elevam?

    Querias tu que se ouvisse apenas Black Sabbath e Ágata nas ondas hertzianas? E invariavelmente brasileiradas a gritar em voz acelerada «ô galérah, vamos acôrdarr»?

    Francisco Colaço


    Deus dê saúde aos meus inimigos para que assistam de pé à minha vitória.

    Lema inscrito num barco bandeirante.

    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:2)
    por Branc0 em 01-10-04 9:13 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.politikas.com
    Eu não gosto de Jazz nem de musica classica... sinceramente não me podia estar mais borrifando para os Black Sabbath e para a àgata, era só desligar a antena.

    Enfim... mais uma das coisas inuteis para onde vai parar o meu dinheiro sem que eu tenha qualquer controlo sobre ele.


    A discussão começa AQUI!
    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:1)
    por null em 01-10-04 9:26 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Prefiro pagar a taxa para a RDP e ter uma alternativa a uma rádio propriedade de uma igreja e que, pasme-se, censurou uma música dos GNR...
    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:3, Engraçado)
    por Dehumanizer em 01-10-04 14:17 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://www.midnightcreations.org
    Santa ignorância. Se se ouvisse Black Sabbath (banda que existe desde os anos 60) em alguma rádio portuguesa, talvez eu até ouvisse rádio...


    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 01-10-04 15:16 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    Sim realmente nao faltam radios no espectro radiofonico nacional. É necessário financiarmos duas radios ! Por acaso até ouço a antena 2 de vez em quando, no entanto prefiro o meu arquivo ! E depois para quem gosta da concorrencia, o mercado é que deveria ditar as regras e escolher que radios é que sobrevivem.

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:2)
    por fhc em 02-10-04 17:34 GMT (#78)
    (Utilizador Info)

    E o mercado deveria ditar as regras para quem pode ir à escola? Meu caramelo, se não houvesse ensino gratuito, saberias tu escrever para avivar a minha memória de que existem tolos mesmo no alvor do presente século?

    Francisco Colaço


    Deus dê saúde aos meus inimigos para que assistam de pé à minha vitória.

    Lema inscrito num barco bandeirante.

    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 03-10-04 15:19 GMT (#87)
    (Utilizador Info)
    Por acaso deveria ditar quem deveria ir para o Ensino Superior. O ensino ate ao 12o ano deve ser gratuito e financiado pelo Estado, porque contribui para o desenvolvimento do pais. O ensino superior, deveria ser puramente numa logica de mercado, so vai quem merece e quem pode (quem nao pode e merece, deve ser apoiado pelo Estado, com emprestimos a longo prazo, porque parte-se do principio que ira ter rendimento no futuro para o pagar).



    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !

    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:2)
    por Lowgitek em 01-10-04 16:30 GMT (#49)
    (Utilizador Info)
    Desculpa, mas tenho de dizer isso, quero lá saber da antena 2 e da antena 1...

    E não se trata por gostar dessa ou daquela música ou do genero musical, simplesmente porque não gosto das respectivas emissoras, não me sinto nada a vontade em andar a pagar por coisas que simplesmente não me servem absolutamente para nada e até porque não é o dinheiro que me cobram mas sim o seu fim.

    O mais justo é que se dessem a escolher o destino te tal incomming, e acreditem, a minha vontade era que o dinheiro fosse para tudo menos para as tais estações de radio, televisão e compania limitada. A tanta gente a morrer por ai, a precisar de aopio social, educação livros etc...


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:2)
    por fhc em 02-10-04 17:36 GMT (#79)
    (Utilizador Info)

    E quem te diz que a qualidade na Antema 1 e da Antena 2 não é uma muito eficiente forma de educação? Afinal, as regras de mercado dão-nos a TVI e os big brother e os telejornais da lamechice. Diz-me: tens tu idéia da falta que a Antena 2 faz em Portugal?

    Francisco Colaço


    Deus dê saúde aos meus inimigos para que assistam de pé à minha vitória.

    Lema inscrito num barco bandeirante.

    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:2)
    por Lowgitek em 04-10-04 9:49 GMT (#89)
    (Utilizador Info)
    Como já disse não costumo ouvir a RDP...

    Simplesmente porque não preciso e dispenso totalmente. Em relação a TVI e compania limitada dispenso-as completamente de minha casa, do meu carro, do meu local de trabalho, de qualquer lugar onde eu esteja...

    Em relação a falta ou nao das "Antenas X" em Portugal, ´não creio que seja a minha obrigação sustentar uma rádio da qual não nenhum uso para nada e nem sequer a minha familia.


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:2)
    por fhc em 04-10-04 12:00 GMT (#90)
    (Utilizador Info)

    Não usas o serviço de educação em Vila Nova de Milfontes. Vila Nova de Milfontes é uma região deprimida e não pode financiar a sua própria educação. Dizes-me que não deves auxiliar a financiá-lo?

    O serviço de saúde de Vila de Rei não é financiável pelos impostos locais. Não deves tu ajudar nesse esforço com os teus impostos?

    A cultura é um serviço essencial a uma sociedade moderna e cosmopolita como a educação e a saúde. Podemos divergir quanto ao tipo de cultura a apoiar. Somos diferentes, admitimo-lo sem peias nem escrúpulos e daí não virá mal ao mundo. Aposto no entanto que mais dinheiro faz o Estado ir para as Ágatas e para os Benficas, Ceportingues e Futebóis do Torto do que para a Antena 2.

    Francisco Colaço


    Deus dê saúde aos meus inimigos para que assistam de pé à minha vitória.

    Lema inscrito num barco bandeirante.

    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 02-10-04 3:00 GMT (#70)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Pagava antes pela BBC. Se cá ainda se insistisse em qualidade, como todo o gosto que pagava, assim, enfim...

    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:BOICOTEM!!! (Pontos:3, Engraçado)
    por Lowgitek em 01-10-04 16:23 GMT (#48)
    (Utilizador Info)
    Cuidado ainda alguma ave lê o que escrevese e ainda pensa que andas por aí a promover actos ilícitos...

    E não me admiro nada que se fosse na america ainda pudessem te considerar um perigoso terrorista anarquista sem amor pela pátria...


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    DECO? (Pontos:1)
    por MeeTra em 01-10-04 1:08 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    tou a ver muita gente indignada com esta nova taxa... e que tal passarem à acção?
    Re:DECO? (Pontos:2)
    por jmce em 01-10-04 8:53 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Meses e meses antes de a lusa versão da EUCD ser aprovada, e na prática impossibilidade de enviar email à DECO, telefonei-lhes. Tentei explicar rapidamente alguns dos problemas da directiva e sua implementação. O jurista não estava lá. Telefonei de novo. O jurista não estava lá, mas eu que ligasse noutro dia que falaria com ele. Telefonei de novo: que eu desse o meu contacto (e ainda sou sócio), que me telefonariam. Nunca telefonaram. Penso tentar novamente antes do final do ano, em carta agora da ANSOL e deixada lá em mão...
    Re:DECO? (Pontos:2)
    por chbm em 01-10-04 12:18 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://chbm.net/
    Eu ainda pensei associar-me, mas depois a DECO mandou-me spam duas vezes no mesmo mês.
    Re:DECO? (Pontos:4, Interessante)
    por fhc em 01-10-04 8:57 GMT (#22)
    (Utilizador Info)

    A DECO (defesa do consumidor) não poderá fazer nada, já que isto não se trata de um problema de consumo. Por falar nisto, a taxa veio de cima (EU), e Portugal foi um dos últimos a cobrá-la. Simplesmente não tínhamos alternativa.

    Por outro lado ainda não cobrámos a mais escandalosa, sobre bibliotecas públicas, essas sim, de acordo com alguns eurochatos, grandes violadoras de direitos de autor. Apesar de os livros terem sido legalmente comprados. E a União já nos quer pregar uma multa por isso. E a DECO ainda não se pronunciou. Porque será?

    Francisco Colaço


    Deus dê saúde aos meus inimigos para que assistam de pé à minha vitória.

    Lema inscrito num barco bandeirante.

    Re:DECO? (Pontos:2)
    por Cyclops em 01-10-04 21:23 GMT (#57)
    (Utilizador Info)
    Tinhamos alternativa sim senhor. Que tal uma taxa de 1¢ por media (ponto)?
    Assim seja qual for o media (CD, DVD, Disco de 20, Disco de 200) apenas aumentava 1¢. Praticamente irrelevante, mas de qualquer das formas, isto não faz parte da EUCD, penso eu.
    Re:DECO? (Pontos:2)
    por Init em 01-10-04 12:12 GMT (#34)
    (Utilizador Info)

    Já houve acção, durante o processo legislativo, a ANSOL enviou a sua analize para o governo (quando era este que estáva a tratar do projecto de lei), houve audições na Assmbleia da República nas quais a ANSOL também esteve. Foi de facto feito algo! E se não tivesse sido feito, estaria bem pior!

    Mas temos que continuar a fazer... Isto não é aceitável, temos de mostrar isso aos politicos.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    quer dizer... (Pontos:2)
    por seven em 01-10-04 3:22 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Posso copiar tudo e distribuir pelos meus amigos??? Se pago a taxa ainda estou a cometer alguma ilegalidade??? Bora! Oba oba!
    Re:quer dizer... (Pontos:1)
    por pixolex em 01-10-04 8:43 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Tal e qual...JA PAGO A TAXA quer dizer que tenho direito a utilizar a GRANDE certo!?!?!?
    Re:quer dizer... (Pontos:2)
    por fhc em 01-10-04 8:53 GMT (#21)
    (Utilizador Info)

    Taxa é taxa, implica um retorno. Se compensa os autores, os direitos estão pagos e os autores compensados, 'bora lá copiar.


    Deus dê saúde aos meus inimigos para que assistam de pé à minha vitória.

    Lema inscrito num barco bandeirante.

    Re:quer dizer... take II (Pontos:2)
    por seven em 01-10-04 10:28 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    1. Nao existe ai um conflito qq com a constituição?
    2. Ao comprar cdr/dvr com essa taxa, posso copiar tudo o q me der na gana e distribuir aos amigos ou continuo a cometer um crime?
    3. Mercado negro de cdr/dvdr?
    4. Quanto tempo até à extinção da taxa e o surgimento de uma espécie de cadastro q contabiliza o numero de cdr/dvdr usados? Ou mesmo a coexistência entre um cadastro e uma taxa?

    Re:quer dizer... take II (Pontos:2)
    por Init em 01-10-04 12:18 GMT (#36)
    (Utilizador Info)

    1. Nao existe ai um conflito qq com a constituição?

    Na minha perspectiva sim, mas eu não sou advogado.
    Acho que vai contra o principio da presunção de inocência.

    2. Ao comprar cdr/dvr com essa taxa, posso copiar tudo o q me der na gana e distribuir aos amigos ou continuo a cometer um crime?

    Continuas a violar a lei, pois essa parte da lei não foi alterada. Sim estás a ser roubado pelo Estado, pois não estas a obter qualquer retorno por uma taxa que pagas.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:quer dizer... take II (Pontos:2)
    por Cyclops em 02-10-04 20:59 GMT (#83)
    (Utilizador Info)
    2. Ao comprar cdr/dvr com essa taxa, posso copiar tudo o q me der na gana e distribuir aos amigos ou continuo a cometer um crime?
    A "compensação do crime alheio" não justifica ou dá razão ao terrível criminoso. Esse vai dentro na mais profunda extensão da lei de qualquer das formas :)
    Que giro (Pontos:2)
    por TarHai em 01-10-04 9:07 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Agora quando faco um backup de dados para DVD e DVDram estou a entrar com dinheiro para as produtoras.

    Muito engracado.

    Por outro lado, o pagamento desta taxa sugere (ingenuamente) que e legal fazer copias a la gardere de media protegida para suporte CD/DVD.


    ## I should be working...
    A ironia (Pontos:2)
    por Branc0 em 01-10-04 9:18 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.politikas.com
    Fiz um refresh no Slashdot e aparece este artigo onde é noticiado que a Sony Japão vai deixar de produzir CDs com protecção anti-copia já a partir de Novembro deste ano.

    Oh, the irony...


    A discussão começa AQUI!
    A possibilidade. (Pontos:1)
    por ZéSousa em 01-10-04 23:07 GMT (#67)
    (Utilizador Info)
    O Artigo 221.º da Lei 50/2004 é aplicável em casos comuns.

    Agora, com licença, tenho de ir telefonar a um amigo que já devolveu CD com sistemas de protecção que se recusaram cumprir a sua função destinada no seu leitor da aparelhagem da sala, e que tem solução prevista na lei. São três meses de prazo para resolver a questão.

    Isto é, se não interpretei mal o artigo.

    Assinatura: "No flash no viewing content."
    Ah, ok... entendi. (Pontos:3, Interessante)
    por jKosh em 01-10-04 10:01 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Então vou continuar a gravar normalmente os meus dados (documentos feitos por mim, fotos feitas por mim, videos feitos por mim, musicas feitas por mim, whatever feito por mim) nos CD's e DVD's q comprei até agora e q ainda pra lá tenho.

    Entretanto, vou começar a puxar da net as versões dvdrip dos filmes q me apetecer e burnar nos novos media taxados. ...tá pago, tá pago, até parecia mal usar esses para coisas minhas ne' ?

    A chatice e' qndo deixar de ter dos media antigos n taxados... acho q vou deixar de criar e burnar coisas minhas nessa altura.. a n ser q receba tb uma percentagem dessas taxas :)

    phew, acabou-se o peso na consciencia qndo puxo, vejo e apago do disco (sim, pq raio e' q vou querer estar a guardar cenas q dai' a uns tempos passam na tv umas 20 vezes ?) os screeners/cams (chamo-lhes trailer-XXL) dos filmes pra ver se vale a pena largar umas massas a comprar o DVD, qndo este sai.

    hmmm... parece-me e' q vou sentir a falta do som AC3, das legendas oficiais e dos extras q costumam vir nos DVD's ...e de gastar o meu $$ apenas nos DVD's q acho q o merecem. :/


    \\\c
    Re:Ah, ok... entendi. (Pontos:2)
    por Kmos em 01-10-04 20:42 GMT (#54)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Claro.. sakar, ver.. arranjar a um amigo ou dois mais próximos e depois apaga-se. Eu por exemplo, só gravo Mp3's... e mesmo assim, muitas vezes servem para vêr se o album é porreiro, mas se baixassem os cd's de música para 5 euros, acho que ninguém se dava ao trabalho de sakar da net... digo eu...

    I'm a Lost Soul in this Lost World...
    Re:Ah, ok... entendi. (Pontos:2)
    por Init em 01-10-04 22:51 GMT (#66)
    (Utilizador Info)

    A melhor solução é pagar uma licença para por exemplo poder copiar todas as músicas de um autor, ou editadas por uma editora, por uma valor pago mensalmente (por exemplo 10¤).

    Penso que algo baseado nesta, proposta da Electonic Frountier Foundation. É bastante aceitável, li até à uns tempos um estudo que segundo esta proposta as editoras aumentavam os lucros, infelizmente perdi esse bookmark


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    ai é? (Pontos:2)
    por Sub em 01-10-04 10:04 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    ah, e os CDR data também dão para gravar audio.

    já são uns cobres que se poupam. ;)
    ----
    (se ainda não encontrou a pessoa certa, não desespere: continue a comer a pessoa errada)
    Re:ai é? (Pontos:1)
    por jKosh em 01-10-04 10:29 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Ta' ai' uma cena q nunca percebi.

    Existe alguma justificacao *tecnica* para alguem comprar CD-R audio ?

    \\\c
    Re:ai é? (Pontos:2)
    por raxx7 em 01-10-04 12:55 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    Há ou havia alguns gravadores de sala que só gravam nesses "CD-R Audio". Ou seja, uma forma de cravar $$ a quem não tinha um PC.

    Lá se vai o peso na consciência (Pontos:2)
    por JohnnyBigodes em 01-10-04 10:06 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    É desta que a partir de agora deixo de ter quaisquer remorsos em copiar CDs/software etc. Afinal, com estas "taxas" já os estou a pagar, directa ou indirectamente, portanto... bye bye, remorse.
    Já que pagamos... (Pontos:1)
    por XmasterX em 01-10-04 11:58 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://www.godlikebot.pt.vu
    bora fazer cópias sem peso na consciencia!

    Ou então não...
    www.godlikebot.pt.vu
    Link (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 01-10-04 14:30 GMT (#42)
    (Utilizador Info) http://www.midnightcreations.org
    Não há um link para alguma notícia sobre isto?

    É que gostava de mostrar a certas pessoas...

    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Papel (Pontos:2, Interessante)
    por Coronel em 01-10-04 16:53 GMT (#50)
    (Utilizador Info)
    Qualquer dia quem for comprar uma resma de papel ou um caderno também tem de pagar taxa para as editoras de livros, pois há o risco de se irem tirar fotocópias ou de se passar os textos do livro à mão...

    Ainda bem que comprei um molho de dvds primedisc há uns tempos...

    Re:Papel (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 02-10-04 3:08 GMT (#71)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    O tal decreto lei faz-te pagar nas fotocópias. É mais justo, afinal de contas.


    Artigo 3.º
    Fixação do montante da remuneração

    1 - A remuneração a incluir no preço de venda ao público dos aparelhos de fixação e reprodução de obras e prestações é igual a 3% do preço de venda, antes da aplicação do IVA, estabelecido pelos respectivos fabricantes e importadores.

    2 - Sempre que a utilização seja habitual e para servir o público mediante a prática de actos de comércio, o preço de venda ao público das fotocópias de obras, electrocópias e demais suportes inclui uma remuneração correspondente a 3% do valor do preço de venda, antes da aplicação do IVA, montante que é gerido pela pessoa colectiva responsável pela cobrança e gestão das quantias previstas na presente lei.

    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Papel (Pontos:1)
    por Coronel em 02-10-04 16:02 GMT (#77)
    (Utilizador Info)
    BEm, vivó desconto do cartão da associação de estudantes.
    Cambada de otários (Pontos:1)
    por softly em 01-10-04 21:33 GMT (#58)
    (Utilizador Info)
    Vocês acreditam em tudo o que vos dizem? Isso é mesmo tal como o gajo que laçou a discussão diz? Porque raio é que não cita a fonte da informação?
    Este Gildot morreu de facto. Está no nível mais baixo possível de atingir. Não há informação credível mas sim uma cambada de tótós a discutir assuntos do censo comum.
    Qualquer rumor é assunto de discussão.
    Re:Cambada de otários (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 02-10-04 3:09 GMT (#72)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    falta, de facto, o link. mas a gente aqui já leu muitas vezes a lei, pelo que o teu comentário é ignorante.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Cambada de otários (Pontos:2)
    por Dr.CornFlakes em 02-10-04 10:06 GMT (#74)
    (Utilizador Info)
    Fui eu que propus o artigo. Por lapso, esqueci-me do link. Fiz depois uma nova subsmissão com o link. Se não o usaram (ou não o viram, ou seja lá o que foi que aconteceu, não interessa), foi apenas um acidente de percurso.

    O link para o PDF (apesar de já alguém ter posto para o Decreto Lei) onde aparecem estes valores:

    http://www.icp.pt/streaming/lei50_24.8.04.pdf?categoryId=126082&contentI d=223784&field=ATTACHED_FILE

    Re:Cambada de otários (Pontos:2)
    por Init em 02-10-04 11:40 GMT (#75)
    (Utilizador Info)

    A European Union Copyright Directive (EUCD), transposta para a lei da República Portuguesa como Lei 50/2004, já foi aqui, muito lida, e debatida, há aqui pessoas que conhecem bastante bem a lei em causa.
    Não é para o gildot.org, um assunto novo, eu próprio tenho uma cópia do Diário da República - I Série A, nº199 - 24 de Agosto de 2004, página 5658 (e as 7 seguintes).
    Em pelo menos um post da discussão já vi um link para o mesmo documento que eu tenho. Por isso não tens razão em absolutamente nada do que se fala aqui, e já pedias desculpa ao pessoal, até porque te ficava bem.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Cambada de otários (Pontos:2)
    por Kmos em 03-10-04 12:59 GMT (#84)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Já agora é "senso comum" :-) E não são rumores, lá por andares mal informado, não quer dizer que os outros também o andem..

    I'm a Lost Soul in this Lost World...
    Um link aqui: (Pontos:1)
    por ZéSousa em 01-10-04 22:20 GMT (#64)
    (Utilizador Info)
    - Lei 50/2004. Serviu?

    Assinatura: "No flash no viewing content."
    Os ausentes da lista: (Pontos:1)
    por ZéSousa em 01-10-04 22:33 GMT (#65)
    (Utilizador Info)
    - Discos rígidos;
    - Compactflash;
    - Smartmedia;
    - Multimedia;
    - Secure Digital;
    - Memory Stick;
    - XD-Picture Card;
    - Tapes (aquelas das cópias de segurança);
    - Zips;
    - Disquetes (todas);
    - Canetas USb;
    - etc..

    Hum! Huuumm! Uauuuuuuuuuuuuu!

    ...

    Quero um "Champô" daqueles!
    *

    *não queiram saber! :))

    Assinatura: "No flash no viewing content."
    lá se vai a democracia... (Pontos:2, Interessante)
    por Perky_Goth em 02-10-04 3:27 GMT (#73)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    quando são as empresas que definem as leis. empresas essas que pertencem a indústrias que se iniciaram com pirataria, mas que os tribunais decidiram dar razão em nome do progresso.
    e neste momento de reviravolta, em que podemos partilhar qualquer informação, qualquer parte da nossa cultura em minutos, surgem leis que nos tentam prender ao passado, dando poderes a empresas.
    ai,tadinhos dos artistas... então eles que só fazem as coisas pelo gosto, como sempre foi, e não pelo dinheiro. como poderão comer?
    não sei, mas com este dinheiro não é. nos USA, a RIAA não distribuiu nenhum dinheiro dos processos, dizendo que não é ganho nas vendas e como tal fora do contracto. sejamos realistas, algo está muito podre, o copyright está fora de mão. sempre foi entendido como maneira de promover as artes e a ciência, uma forma de garantir que se tinha incentivos para criar, mas NUNCA sem retirar o direito à sociedade do processo evolutivo.
    Imaginam se Shakespear ou mesmo HG Wells ainda fossem protegidos, o quanto mais pobre seriamos? Se Mozart não pudesse ter copiado a melodia da igreja do Vaticano?
    Imaginem o que não ganhariamos em ter disponíveis as obras dos Beatles. Ou como qualquer fã de Tolkien podia escrever uma narrativa no seu mundo fantástico e que todo um género rodeia.
    Invés disso, temos que andar a aturar a música horrível que passa em todas as rádios, dão-nos livros empacotados, etc.
    Sim, sou livre de escolher outras coisas (enquanto n há broadcast flag e DRM), mas a maioria da sociedade não o faz, e andamos todos a perder por isso, os níveis de literacia e capacidade de raciocínio andam por aí a descer, a política está uma treta.
    sim, esta merda deprime-me. fodam-se Adobe. fodam-se RIAA, MPAA, Disney, Microsoft, ad nauseum. não quero o vosso mundo. já li sobre ele vezes demais.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]