gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Legislação base da informática em tumulto
Contribuído por Xmal em 24-09-04 13:46
do departamento canal-parlamento
News Cyclops escreve "Foram hoje aprovado e chumbado, respectivamente, os Projectos de Resolução sobre Software Livre e patentes de software, propostos em plenário pelo Deputado Bruno Dias do Partido Comunista Português.
O projecto aprovado recomenda ao Governo uma série de medidas que criam a infraestrutura necessária para a utilização de Software Livre na administração pública e permitem garantir o exercício de soberania nacional no caso de sistemas críticos através do "estabelecimento da obrigatoriedade de acesso ao código-fonte e especificações dos formatos de dados na aquisição de soluções informáticas destinadas à utilização pela administração pública e outras entidades do estado, para o exercício de funções de soberania e outras áreas de importância estratégica.", Isto é importante, pois mais do que ter acesso a um determinado código-fonte, há que ter a liberdade para o compilar e verificar que corresponde exactamente ao software que se está a utilizar. Mas não termina aqui, há ainda a considerar todas as actualizações ao software, e a especificação dos formatos dos dados é necessária para garantir que daqui por uns anos, tal como hoje, teremos autorização e capacidade técnica para manusear esses formatos.
Consideramos que este é um passo extremamente positivo se adoptado pelo governo em conjunto com as iniciativas que temos vindo a observar vindas de vários sectores da administração pública e da própria UMIC.

Infelizmente não compreendemos o resultado da votação da resolução sobre patenteabilidade do software tendo em conta a posiçã da indústria portuguesa de software representada pelas posições públicas e já conhecidas da Associação Portuguesa de Software, da Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica e da ANSOL. Também não percebemos a posição particular do CDS/PP tendo em conta o excelente trabalho feito pelos seus Eurodeputados em relação a este assunto a nível do Parlamento Europeu, em conjunto com os Eurodeputados do PCP e alguns do PS e PPD/PSD.

"Esperamos que a continuação prometida pelo deputado José Magalhães de acompanhamento deste assunto pela Assembleia da República na 1a comissão (Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias) permita o esclarecimento por parte da indústria de software portuguesa aos nossos representantes eleitos de forma a que a sua posição reflita os interesses nacionais", diz João Neves, presidente da ANSOL.

Links úteis: * Apelo Urgente swpat.ffii.org

Contactos
João Miguel Neves
joao.neves em ansol ponto org
tel. 933 252 302

Rui Miguel Silva Seabra
rms em ansol ponto org
tel. 933 255 619 "

APDSI lança estudo sobre Open Source | Projecto Honeynet - Portugal:Relatório Setembro - 2  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • swpat.ffii.org
  • Mais acerca News
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Sim... (Pontos:0, Engraçado)
    por tonidosimpostos em 24-09-04 14:32 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Estou mesmo a ver os incompetentes dos funcionarios publicos a compilar e mais importante a olhar po codigo daquilo que vao usar... Ou entao, dado que a incompetencia hoje em dia é transferida para o outsourcing, essa malta a olhar para o codigo, como se nao tivesse mais nada para fazer.

    P.S.: isto é apenas uma critica ah afirmacao zealota do costume do autor da noticia! Se foi aprovado muito bem, significa mais emprego devido à incompetencia do funcionario publico ! Hurray ! So foi estranho é ter sido aprovado com os votos do CDS. Strange world...

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !

    Parabens (Pontos:3, Esclarecedor)
    por pv em 24-09-04 14:43 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Parabens ao PCP, à ANSOL e a todos quanto contribuiram para mais um passo no desmantelamente do sistema único de software que tolhe as mentes dos informáticos deste país. Este é mais um passo na afirmação da liberdade de escolha.
    Re:Sim... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Init em 24-09-04 16:04 GMT (#4)
    (Utilizador Info)

    No mundo só tu é que és competente.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Sim... (Pontos:0, Interessante)
    por tonidosimpostos em 24-09-04 17:33 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Eu ? Nao, mas a incompetencia da maioria dos funcionarios publicos é gritante (ok peço desculpa por me ter esquecido do MAIORIA). Falo disto com conhecimento de causa de contratos de outsourcing, assistencia e por ai fora...

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:3, Interessante)
    por Tuaregue em 24-09-04 16:19 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Deves estar-te a referir a este pequeno excerto:
    "estabelecimento da obrigatoriedade de acesso ao código-fonte e especificações dos formatos de dados na aquisição de soluções informáticas destinadas à utilização pela administração pública e outras entidades do estado, para o exercício de funções de soberania e outras áreas de importância estratégica."

    Ora diz-me lá se não foi na Alemanha e no Reino Unido, que aquando de auditoria interna nos sistemas informáticos destes mesmos estados se verificou que uns certos produtos de uma certa empresa andavam a enviar dados para um servidor da dita empresa??
    Mas o pior foi na Alemanhã porque os dados enviados partiam dos servidores da Força Armadas Alemãs.
    Eu considero isto como espionagem industrial. E tu??

    Admite de uma vez por todas que ter acesso ao código pode evitar estas coisas, e aqui não se está a falar do senhor que tão amavelmente nos atende nas repartições de finanças, mas sim de quem de direito, porque para estes é lhes indeferente ter acesso ou não ao código.

    Já agora porque é que a Microsoft abriu o código do Office aos Governos??

    E o que dizer dos dados extras que o Office guarda nos ficheiros, que conseguiram tramar o relatório Britânico sobre o Iraque.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:Sim... (Pontos:1, Esclarecedor)
    por tonidosimpostos em 24-09-04 17:31 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Claro que tu és um programador super competente para olhar para milhares de linha de codigo à procura de backdoors. Alias, és tao competente, que vais analisar todos os programas que vao parar ao teu departamento. Claro que tu tens recursos ilimitados para fazer isto tudo.

    Claro que tudo isto sao os belos dos pressupostos que toda a gente enuncia sobre o Open Source. Ora conta-me la os programas sobre os quais viste o codigo duma ponta à outra... Eu vou la quando aquilo precisa de levar umas marteladas e nao quer compilar. O closed source, tb vou la as marteladas se for preciso, debugger e hex editor e siga.

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !

    Re:Sim... (Pontos:3, Engraçado)
    por [Cliff] em 24-09-04 18:42 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    oh toni, a questão aqui é bastante simples: se tiver um programa XPTO (gosto tanto, mas tanto deste termo XPTO :) ), que é open-source, não tens de ser tu a olhar para o código dele. Pegas em recursos (in-house ou outsourced) que façam esse serviço por ti.
    Algo do tipo: "oh sr. ministo, tenho aqui um programa que faz aquilo que a gente quer, mas talvez fosse boa ideia auditar o código" (auditar é um bom termo porque a malta gosta destes chavões)
    Ministro: "ok, eu aprovo isso se a auditoria sair mais barata que a adaptação/desenvolvimento de raiz de uma outra aplicação sem código fonte"
    alguém: "sai sim sr."
    ministro: "bom, e temos recursos para isso?"
    alguém: "não, mas vamos abrir um concurso público para aquela empresa do amigo do senhor ministro"
    ministro: "ok, a ideia agrada-me. vamos em frente com isso"

    E pronto, há auditoria ao código, porque o código está disponível, e os amigos do ministro também podem ganhar com a situação...

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:Sim... (Pontos:2, Engraçado)
    por Zarluk em 24-09-04 22:53 GMT (#32)
    (Utilizador Info)

    Essa de entregar a auditoria do código à empresa do amigo (que só por acaso é, também, "a mais competente") é genial...

    Infelizmente, continua a perverter o processo mas, como diria o nosso "amigo" toni, a perfeição é utópica... e talvez acabe por contribuir, por pouco que seja, para nos aproximarmos da tal perfeição!

    Agora a sério: na prática essa auditoria é feita por uma catrefa de gajos curiosos, com imensa vontade de aprender, e que adoram esgravatar o código (hackers). Se há spy-ware ou um bug pelo meio, publicanam-no num newsgroup ou mailing-list e alguèm se encarrega de o resolver... mas isto já toda a gente o sabe (até o Toni!).

    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 25-09-04 17:47 GMT (#64)
    (Utilizador Info)
    Publicam-no ? Se o codigo é para o Governo, nao vao publicar um buraco que comprometa os sistemas do Governo. E provavalmente, vao guarda-lo para eles, ate porque agora esse tipo de informação vende-se e é muito bem paga...

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Tuaregue em 24-09-04 19:31 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Infelizmente não sou um super competente programador. E depois eu não falei por mim, apenas disse que em certos orgãos/departamentos do estado é fundamental que se tenha acesso ao codigo fonte para se poder fazer uma boa auditoria aos sistemas, e para se descobrir backdoors e o envio de informação para terceiros. Mas deixa lá a microsof faz isso por nós.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Tuaregue em 24-09-04 19:35 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Apenas quero que o nosso estado tenha acesso ao código fonte das aplicações utiliza, para que não haja situações de: "olha estão-nos a espionar".

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:Sim... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por higuita em 24-09-04 16:26 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    1º bem, caso nao saibas ate' existem funcionarios competentes na administracao, sao uma minoria infelizmente, mas eles existem

    2º existe muita gente do CDS/PP que apoia o software livre... sabes, apesar da tendencia de associar software livre, gnu, linux ao comunismo, ele tambem pode ser da mesma forma associado ao liberalismo de direita

    podes nao conseguir ver, mas o software livre tem muitas vantagens, nem que seja a capacidade de se usar bom software a precos baixos, e isso agrada a todos os quadrantes politicos

    Higuita
    Re:Sim... (Pontos:1, Interessante)
    por tonidosimpostos em 24-09-04 17:29 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    1- Sim eu sei, consigo conta-los pelos dedos.
    2- A gente do CDS/PP apoia o que lhes dá poder e fama. O resto é treta... E nao quero com isto associar de qualquer maneira o Software Livre ao Comunismo, yuk !!!
    Claro que tem muitas vantagens, é de borla e podemos olhar para o codigo fonte. A 1a percebe-se, a segunda volta-se a contar pelos dedos quem a usa...
    Os quadrantes politicos querem la saber dos preços baixos. Isso nao dá para arranjar cunhas e tachos e concursos aos amigos e afins...

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2, Interessante)
    por Zarluk em 24-09-04 18:33 GMT (#20)
    (Utilizador Info)

    Os 'preços baixos' têm uma inconveniência no mundo dos negócios: baixos preços significam comissões mais baixas, logo o custo zero não interessa a quem vive principalmente de vender software.

    Estranhamente, parece passar-se qualquer coisa semelhante na Administração Pública.

    Re:Sim... (Pontos:1)
    por netcrash em 24-09-04 23:26 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    No caso da "Compta" penso que existe muita gente a querer saber como aquilo foi feito, não para corrigir mas para criticar :P
    Citando professores da FEUP "Inacreditável!".
    Claro que depois os promenores do que foi acordado entre empresa e cliente são outra coisa.
    (não estou a defender ninguém)
    Mas se tivesse sido open source, talvez um estudante fizesse disso projecto final de curso (melhorar o software).
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 25-09-04 17:49 GMT (#66)
    (Utilizador Info)
    Sim os professores da FEUP tambem sao os maiores do mundo. So acho estranho como depois formam pessoas que vem ca para fora fazer codigo de meia tigela e com buracos... :)

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 26-09-04 2:28 GMT (#72)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    estranho como toda gente os quer, portanto
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 26-09-04 21:18 GMT (#85)
    (Utilizador Info)
    Tanto os querem, que no outro dia um foi pa rua no 1o mes. Se calhar nao é da nova geração da FEUP, aquela no edificio fantastico, que nem cantina tinha :)

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por higuita em 27-09-04 2:13 GMT (#91)
    (Utilizador Info)
    bem, nao sei o que queres dizer, porque quer a faculdade antiga, quer a nova tinham/teem cantina...

    a antiga ate' tinha 2 cantinas (nao contando com o snack nem com o bar)

    sobre o outro que foi para a rua, nao tens o monopolio da idiotice... como tu existe muitos espalhados por todo o lado 8)

    falando a serio, existe muito bons alunos e professores na FEUP, mas tambem estou a ver que a maioria dos alunos hoje em dia foi para informatica porque quer jogar e nem sequer percebe nada de nada de computadores nem de informatica.. enfim (e nao me estou apenas a referir a FEUP, mas sim a tudo)...
    existe uma boa percentegem de bons informaticos, mas tambem existe outra de maus informaticos, independentemente da universidade

    Higuita
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 27-09-04 2:50 GMT (#96)
    (Utilizador Info)
    Nao rapaz, o conjunto de edificios novos nao tinha cantina quando abriu. Sei disso pq tive que aturar os broncos dos inginheiros a invadir a nossa cantina, porque os inginheiros e arquitectos fizeram um "campus" enorme, mas claro que uma cantina nao era necessaria para inaugurar e por aquilo a funcionar.
    O ultimo paragrafo, traduzes aquilo que quero dizer, em qualquer ha bons e maus alunos....

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por higuita em 27-09-04 11:14 GMT (#100)
    (Utilizador Info)
    pois, isso ja' nao sei se quando abriu tinha cantina ou nao, eu ainda estava na antiga e na nova so' fui la' fazer exames praticamente...

    mas concordo que a construcao do edificio poderia ser melhor, os raio dos arquitetos teem a mania de fazer coisas que, na opiniao deles pelo menos, sao giras, mas muito pouco praticas...

    porque razao se tem de apanhar chuva para chegar aos outros edificios?! pior ainda para a cantina...
    existem uns caminhos que se apanha menos chuva, mas literalmente anda-se as voltas...

    mas pronto, a velha guerra entre arquitetos e engenheiros nao e' para aqui chamada...

    fiquei foi supreendido por saberes que eras de economia ou medicina, ja' que eram essas as cantinhas que geralmente eram invandidas (mesmo com a cantina feita, que foi a realidade que ja' conheci) 8)

    Higuita
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 27-09-04 16:01 GMT (#104)
    (Utilizador Info)
    Desconhecia esses pormenores, porque nunca la fui. So sabia o da cantina, porque de 10 minutos para almoçar, passaram a 45 ou mais, devido à invasao dos inginheiros. E depois, colocaram la a cantina num morro, onde a ponte que fizeram para la chegarem, passado uns tempos ja tinha problemas estruturais! HEhehehehe

    Sim Economia alez alez alez !!! :)

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !

    Re:Sim... (Pontos:2)
    por higuita em 29-09-04 14:56 GMT (#125)
    (Utilizador Info)
    pronto, ta' explicado a tua paixao pela MS!!!

    os economistas e gestores adoram a MS, em especial o outlook e o excel (claro que nunca sequer aprenderam algo diferente, mas pronto...)

    pelo que sei, toda a FEP _ADORA_ a MS (apesar de haver la' uns quantos infiltrados com linux, mas para ja' sao discretos para no dia da revolucao eles poderem alterar as coisas por dentro!! ;)

    Higuita
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 27-09-04 19:02 GMT (#108)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    ora, é para combater a obesidade causadas por tantas máquinas cheias de porcarias :o)
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 27-09-04 19:01 GMT (#107)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    não é relevante, pq existiam inúmeras cantinas à volta!
    por falar nisso, com a praxe a merda é a mesma. e olha q entre comer na cantina da FEUP e noutras, vou às outras :P
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 27-09-04 22:36 GMT (#116)
    (Utilizador Info)
    Podes ter a certeza que foi relevante. Todas as cantinas à volta estavam entupidas, especialmente a da FEP, porque é pequena e esta(va) mal organizada!

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Init em 25-09-04 0:12 GMT (#41)
    (Utilizador Info)

    És um bocado tapado.

    Nem todos são programadores, mas a maioria dos não programadores também beneficiam da liberdade geral de se poder estudar e modificar o software, mesmo sem programar uma linha de código.

    Quanto às vantagens elas são muito mais... Mas ninguém espera que tu consigas mais que isto... Atingiste o teu limite.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 25-09-04 17:48 GMT (#65)
    (Utilizador Info)
    Mais uma vez, faz la a lista exaustiva das vantagens. Da ultima vez (acho que foste tu), vieste com duas ou tres, as do costume. Ainda estou à espera das restantes...

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 26-09-04 2:29 GMT (#73)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    não há restantes.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 26-09-04 21:19 GMT (#86)
    (Utilizador Info)
    1) É de borla

    2) Tens o código
    1, 2. Só ? Sao essas as multiplas vantagens ?

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !

    Re:Sim... (Pontos:2)
    por higuita em 27-09-04 2:40 GMT (#93)
    (Utilizador Info)
    1º pode nao ser de borla, cada um e' que decide...
    2º tens codigo
    3º podes alterar o codigo livremente
    4º podes distribuir o programa, o codigo e as alteracoes
    5º podes usar para o que quiseres, ate' queimar, desde que estas regras sejam cumpridas

    se nao te interessam estas regras, parabens, provavelmente tambem tens um carro em o capo esta' selado e so' pode ser aberto pelo fabricante... e claro, pneus, oleos ate' o limpa vidros do fabricante... ai nao gostas do radio ou dos estofos?! problema teu, fala com o fabricante e talvez se ele for simpatico ate' te mude isso, "baratinho" claro!!!

    Higuita
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 27-09-04 2:45 GMT (#95)
    (Utilizador Info)
    Isso tudo é corolario do codigo aberto. Nao sao vantagens unicas...

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por higuita em 27-09-04 11:07 GMT (#99)
    (Utilizador Info)
    entao nao sao vantagens unicas?!

    or diz que software fechado te permite estas mesmas vantagens...

    Higuita
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 27-09-04 16:07 GMT (#105)
    (Utilizador Info)
    Desculpa la, como te disse, tudo isso é o corolario do facto de o codigo estar disponivel. Falo no sentido de outras vantagens, porque se o codigo é aberto, acho que tudo isso é obvio. O software fechado nao permite directamente isso. Para muitas situacoes nao interessa, para outras interessa. Nao faltam as vezes em que desejava ter acesso ao codigo, porque o fabricante demora N tempo a aceitar os bugs e a lançar patches. Mas também temos que reconhecer que esse ciclo mais longo se deve a muitas razoes, nao apenas por ser software fechado. Software fechado normalmente implica responsabilidades. Se bem que muitas vezes falham e redondamente.
    A questao é que nem uma coisa nem outra sao o milagre do software. Ambas tem vantagens e desvantagens. É necessário saber aplicar cada uma na sua situacao. O argumento que podes desenvolver depois sobre software aberto, tem muito que se lhe diga, primeiro porque é preciso que o codigo seja legivel e que se perceba (nao falta codigo aberto que é ilegivel), e segundo (relacionado com a 1a), os recursos sao escassos, e pode nao ser financeiramente viavel esse desenvolvimento (ahhhh as tretas do economista ;)).

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 27-09-04 19:08 GMT (#109)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    O código ser aberto não tem nada a ver. E as vantagens de ser Livre não são imediatas! Razão pela qual muita gente não as entende.

    Software fechado normalmente implica responsabilidades.
    é, o software livre não costuma ter responsabilidades. a red hat, suse, ximian, Kompany, MySQL não têm qualidade nenhuma. e a MS e Comptas deste mundo têm uma qualidade fantástica.
    e seja qual for a licença, desresposabilizam-se todas, n estou a ver diferença nenhuma.
    os recursos serem escassos é igual para as duas filosofias.

    parafraseando-te, os defensores de código fechado dizem sempre as mesmas vantagens que não fazem sentido, e as outras inúmeras? :o)
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 27-09-04 22:34 GMT (#114)
    (Utilizador Info)
    Ora também estas a chegar ao ponto fulcral. As vantagens nao sao imediatas, mas os zealotas daqui erguem essa bandeira e nao hesitam em atirar isso à cara de quem se atreva a contestar as imensas vantagens. É essa a linha que defendo.

    As responsabilidades sao diferentes. As responsabilidades sao no sentido de criares um patch para um bug, e isso nao tem nenhum processo de beta testing (a nao ser o tipico "I have tested in my system and it works"). Quantos e quantos patches ja eu vi que levam a estouros em outras features ou em outro software instalado nos servidores. O exemplo classico é o PHP, em que cada versao mudam o que querem e lhes apetece e a malta que se desenrasque. Isto é uma responsabilidade para as empresas de software fechado, dado que pagas e bem o software, logo nao vais aceitar de bom grado um patch qq que te va dar cabo dos sistemas todos (e ainda por cima de producao e criticos por exemplo).
    Quanto à COMPTA, a historia ainda esta por explicar. Pode ser pura incompetencia como falta de comunicacao entre eles e o Ministerio. So nao percebo porque é que voces acham que o simples facto de ser codigo aberto ia resolver alguma coisa. Se calhar é porque os programadores de Open Source sao todos uns genios e capazes de resolver problemas do dia para a noite. No entanto, bastava falhar a comunicacao entre os ditos e o Ministerio e o codigo aberto de nada resolvia.


    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !

    Re:Sim... (Pontos:1)
    por bêbado em 27-09-04 23:05 GMT (#117)
    (Utilizador Info)
    "mas os zealotas daqui erguem essa bandeira"

    Eu sou um zealota :-) ... Mas não tenho bandeira :-(

    "O exemplo classico é o PHP, em que cada versao mudam o que querem e lhes apetece e a malta que se desenrasque"

    O problema é de quem instala nos servers em produção sem testar devidamente.

    "Isto é uma responsabilidade para as empresas de software fechado, dado que pagas e bem o software, logo nao vais aceitar de bom grado um patch qq que te va dar cabo dos sistemas todos (e ainda por cima de producao e criticos por exemplo)"

    Isto não é verdade. E tu sabes que não é. Quantos patches para o 2000 Server tiveram 'efeitos colaterais' (que não estavam documentados)? Eu não me lembro de quantos foram. Mas lembro-me que foram demasiados e deram-me muitas dores de cabeça.

    ~~~ O vinho é qu'induca e o fado é qu'instrói! ~~~
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 28-09-04 17:25 GMT (#120)
    (Utilizador Info)
    O PHP tens alguma razao e nao tens. O maior exemplo disso é o MAIL() que sofreu alteracoes de versao para versao e os muitos scripts deixaram de dar. Ora em maquinas de virtual servers, com 100 dominios ou mais, achas possivel testar script a script ? :) E depois, PHP é a pior coisa que existe por ai fora. Ve-se tanto codigo merdoso e cheio de problemas que ate assusta. Qualquer um acha que sabe programar em PHP e depois os administradores que se desenrasquem.
    Claro que nao é totalmente verdade, nem afirmo tal coisa. Apenas que a responsabilidade é maior (e nem falo ao nivel da licença, que essa descarta logo) e portanto as coisas tem que ser feitas com outro cuidado (apesar de algumas vezes nao o serem, ou será muitas vezes...). No entanto as coisas devem passar por mais testes e ser mais rigorosas, mas ha sempre cenarios que falham. Claro que isto é o optimo e nao faltam casos em que isto é tudo uma treta ! O ponto é que nao sao muitos os projectos de open source com esse quality control e essa preocupacao. Os mainstream podem te-la (e convem!!), mas se olhares para o freshmeat, o que nao falta é software caseiro. Claro que podes sempre tu pegar no codigo e arranjar, no entanto, e recursos para isso ?

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 29-09-04 1:19 GMT (#122)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Os mainstream podem te-la (e convem!!), mas se olhares para o freshmeat, o que nao falta é software caseiro. Claro que podes sempre tu pegar no codigo e arranjar, no entanto, e recursos para isso?
    as primeiras versões dos OS da MS costumam ser uma treta, e ainda por cima são pagas! queixas-te?
    queres certificações, pagas a um fornecedor de uma distro, ou a alguém que forneça o serviço. Nada de novo debaixo do sol...
    e parece-me que andas a testar software a mais em produção... em SL não costumas ter que actualizar nada sem que estejas pronto para isso, existindo backports de correcções.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Sim... (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 29-09-04 1:17 GMT (#121)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    sigh...

    porque para um negócio n interessa o que é bom para hoje, interessa o que é bom daqui a 3,5,10 anos. Claro que a migração/adaptação custa, ora, novidade.

    Se estás a instalar código da net, é óbvio que pode ou não funcionar, os developers não testam todas as combinações de software. se queres responsabilidades que funcione, pagas a quem te fornece o serviço, tal como pagas com outro software. olha q mesmo a MS têm tendência a ter patches que estragam coisas que nada têm a ver, por isso...
    Quanto ao PHP, só tenho uma coisa a dizer: release notes. quem não as lê, é normal que se lixe. pronto, não tenho a certeza que refiram tudo o que alteram, mas os changelogs que tenho visto costumam. até porque não custa a cada commit acrescentar um comentário.
    quanto à COMPTA, era uma acha para a fogeuira. é óbvio que houve incompetência de todos os involvidos, e nunca foi sinónimo de qualidade (pelo que se conta por aqui).
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Init em 27-09-04 11:23 GMT (#101)
    (Utilizador Info)

    Tu nem cabeça tens para entender que eu não te ia dizer as outras, quanto mais para as entender... Eu não perco tempo com tipos como tu.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Sim... (Pontos:1)
    por bêbado em 24-09-04 16:42 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    " os incompetentes dos funcionarios publicos a compilar e mais importante a olhar po codigo daquilo que vao usar"

    Se quiserem, podem olhar, mesmo que não percebam patavina. Em soluções proprietárias, se quiserem, não podem, mesmo que percebam daquilo a 'rodos'. Há aqui uma 'pequena' diferença, não há?

    A incompetência, ao contrário da competência, está distribuida equitativamente: toda a gente tem a sua parte.

    ~~~ O vinho é qu'induca e o fado é qu'instrói! ~~~
    Re:Sim... (Pontos:2, Interessante)
    por RedBot em 24-09-04 16:50 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.ebserver.org
    Ha so uma coisa que eu nao estou a entender...voces pensam que é suposto a sra que nos atende no guichet das financas, o policia ou o professor irem consultar o condigo fonte?

    Teem consciencia que existem quadros de programadores na funcao publica?

    Entendem sequer que a funcao publica nao e' apenas a sra do guichet, mas sao milhentas outras coisas:

    - Tribunais
    - Escolas
    - Servicos de Saude
    - Servicos das Camaras
    - Policias
    - Bombeiros Sapadores
    - Institutos Cientificos
    - etc etc etc

    http://www.ebserver.org
    Há 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem binário, e as que nao entendem. [stolen
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Tuaregue em 24-09-04 16:59 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Respondendo á tua:
    1ª pergunta. Não.
    2ª pergunta. Sim, e alguns são mesmo bons.
    3ª pergunta. Sim, mas porque é que nas finanças na segurança social, nos serviços de saúde, etc, havemos de pagar, sim porque somos nós que pagamos, uma licença windows para o funcionário aceder via terminal a um servidor quando qualquer Linux, BSD, fazem o mesmo e mais barato? Deve ser por causas das copas ou do solitário, mas isso num Unix também se arranja em um qualquer KDE/Gnome e continua na mesma a ser mais económico.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:Sim... (Pontos:4, Esclarecedor)
    por Tuaregue em 24-09-04 17:10 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Esqueci-me de dizer o seguinte, mas porque raio pagamos nós para nos postos da PSP e da GNR haver computadores com licenças windows e licenças Office para pura e simplesmente bater-se uns textos, fazer-se uns gráfico mas nada de complicado coisas simples tais como gráficos onde se mostra quais são as zonas do concelho/cidade onde existe maior percentagem de crimes, quais são so crimes mais cometidos em certas zonas, como estao a ver coisas muito simples nada de formulas muito complexas. E o dinheiro que se poupava nestas licenças aplicava-se noutros meios que estão em falta.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:Sim... (Pontos:2)
    por blacksheep em 24-09-04 17:55 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Deve ser por causas das copas ou do solitário, mas isso num Unix também se arranja em um qualquer KDE/Gnome e continua na mesma a ser mais económico.

    Caso queiram usar um ambiente mais leve que o GTK e Qt, porque não optar pelo Ace of Penguins? :)
    Ainda por cima, bem com muitos mais joguinhos porque não queremos que os funcionário se aborreçam e façam algum trabalho. ;)
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 24-09-04 18:53 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    mas o AoP só funciona com outros que não GTK/QT?? ;-)
    Falando em GTK, deixei o Gnome pelo XFCE 4.1 do CVS e olha: estou a adorar esta p*rra! :D
    Instruções para quem usa Debian:

    apt-get remove -purge libxfce4util-1
    Meter estas duas linhas no sources.list:
    deb http://www.os-cillation.de/debian binary/
    deb-src http://www.os-cillation.de/debian source/

    E ódespois:
    apt-get update
    apt-get install xfld-desktop

    Vão lá que não se arrependem ;-)

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Tuaregue em 24-09-04 21:31 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Obrigado, ainda nao conhecia essa "versao" do xfce4.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:Sim... (Pontos:2)
    por blacksheep em 25-09-04 10:31 GMT (#51)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    mas o AoP só funciona com outros que não GTK/QT?? ;-)

    Não percebo onde queres chegar, mas sim, o AoP usa outra biblioteca, que não o GTK e o Qt, e que permite compilação estática.
    Re:Sim... (Pontos:1)
    por RedBot em 25-09-04 23:56 GMT (#68)
    (Utilizador Info) http://www.ebserver.org
    Acho que tivemos um mal entendido..eu sou a favor de open source na funcao publica, apenas estava a protestar com a malta que nao entendia pra que poderia servir o codigo fonte, parecendo que seria a senhora do guichet a le-lo e a utiliza-lo (ao codigo)

    http://www.ebserver.org
    Há 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem binário, e as que nao entendem. [stolen
    Re:Sim... (Pontos:1)
    por flock em 25-09-04 16:33 GMT (#61)
    (Utilizador Info) http://www.corah.org/
    "Estou mesmo a ver os incompetentes dos funcionarios publicos a compilar e mais importante a olhar po codigo daquilo que vao usar..."

    Lá porque é free software, não significa que não possa vir precompilado (desde que a source esteja igualmente acessível). Um exemplo disto sao as packages de muitas distribuições que trazem código precompilado e simples de instalar. Também me parece que estás a assumir que a ideia é mudar tudo para free software (inclusive os desktops), eu não creio que seja preciso ser tão radical, mas pessoalmente prefiro confiar em soluções não proprietárias para guardar informação importante.

    "Ou entao, dado que a incompetencia hoje em dia é transferida para o outsourcing, essa malta a olhar para o codigo, como se nao tivesse mais nada para fazer."

    São tão incompetentes a correr MaxDB como Oracle (a não ser que para ti Oracle não seja uma solução viável por não ser da Microsoft), o problema está na fraca qualidade técnica das pessoas, não do software.

    Posso até dar-te um um exemplo da improdutividade inerente da utilização excessiva de interfaces gráficos: ainda há uma semana estive num evento da Microsoft sobre ASP.NET e vim-me embora quando um estagiário (de quem não me recordo o nome) começou a falar sobre CSS e demorou cerca de uma hora e meia a explicar como se mudavam stylesheets em ASP.NET/IIS. Será escusado dizer que não percebi 1/10 do que ele fez (porque acabei por me perder no meio de tanto botão e janela que ele para lá abriu) mas também posso dizer que faria o mesmo em PHP/Apache em 5 minutos (incluindo alteração de scripts).

    As soluções tipicamente Microsoftianas que defendes toleram e alimentam a tal incompetencia de que falas, esse não é o caminho. O facto de hoje em dia qualquer pessoa que saiba dar 2 clicks num mouse em menos de um segundo ser considerada técnica é extremamente mau, não só porque desvaloriza as verdadeiras pessoas com potencial, mas também porque inunda o mercado de pessoas de fraca qualidade técnica e sem skill. Depois os políticos da direita admiram-se com a baixa produtividade.
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 25-09-04 17:53 GMT (#67)
    (Utilizador Info)
    Eu defendo solucoes Microsoft ? Deves ser atrasado mental ou entao estas a tentar passar-me como tal. Eu defendo diversidade e a melhor ferramente para o trabalho. E claramente para desktop o Windows está a milhas do Linux e companhia. E o que nao falta por ai sao atrasados mentais que usam Linux e se acham grandes administradores de sistemas e depois nem a porra dum log sabem analisar (quando nem sabem onde está!). Como de costume, queres generalizar para o lado MS, quando do outro lado passa-se exactamente a mesma coisa. O teu exemplo é inutil. Nao falta software open source em que é um caos para se instalar.

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 26-09-04 2:34 GMT (#74)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    1) yep, defendes, constantemente, as soluções MS como o melhor producto dos céus.
    2) deve ser por isso que já n suporto o Windows no desktop. deve ser também por isso que quem vê o MacOS prefere-o. what do i know...
    3) perl rula. /usr/log/*

    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 26-09-04 21:17 GMT (#84)
    (Utilizador Info)
    Entao pega la no perl ou grep e procura la essas afirmacoes e defesas das solucoes MS como as melhores.


    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por grumbler em 29-09-04 17:50 GMT (#128)
    (Utilizador Info)
    Quanto ao facto do Windows estar a milhas em termos de desktop comparativamente ao Linux, parece-me que isso depende de quem o utiliza e quais são as necessidades do mesmo. Para mim, prefiro de longe utilizar o Linux como desktop, e serve-me muito melhor que o Windows.. agora isto não significa que tal seja verdade para todas as pessoas..

    Quanto ao que afirmas sobre os administradores de sistemas da treta, isso tanto acontece em Linux como em Windows

    --
    What, Me Worry?

    Re:Sim... (Pontos:2)
    por grumbler em 26-09-04 7:07 GMT (#77)
    (Utilizador Info)
    So foi estranho é ter sido aprovado com os votos do CDS

    O que é que foi aprovado com os votos do CDS? É que embora a intervenção do deputado Miguel Paiva tivesse ido no sentido favorável do software livre, o CDS/PP absteve-se na votação do projecto de resolução 255/IX. Já relativamente ao 254/IX o CDS/PP votou contra.

    Já agora, leste os projectos de resolução em questão ou apenas o press release da ANSOL? É que relativamente ao software livre o mesmo não se esgota (nem de perto) na questão do acesso ao código fonte.

    --
    What, Me Worry?

    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 26-09-04 21:21 GMT (#88)
    (Utilizador Info)
    Nao, nao li a press release da ANSOL. Ler press releases de fundamentalistas é como ter o Bin Laden a explicar-te o Corao.

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Init em 27-09-04 11:30 GMT (#102)
    (Utilizador Info)

    Se calhar é por não leres as pressreleases e outros documentos que achas que somos fundamentalistas...

    Se sou fundamentalista por defender coisas como a liberdade e mercado livre, tenho todo o orgulho nisso.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 27-09-04 16:10 GMT (#106)
    (Utilizador Info)
    Basta-me ler a treta das 3 liberdades para denotar algum fundamentalismo. Basta ver aqui os argumentos para perceber que tudo o resto é MS lover so porque defende uma diversidade na utilizacao do software.
    Mercado livre é o que ? Concorrencia perfeita ?

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 27-09-04 19:27 GMT (#113)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Mercado livre é o que ? Concorrencia perfeita ?

    se com perfeita queres dizer concorrência equilibrada com todos os concorrentes em iguais circunstâncias com iguais oportunidades, sim.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 27-09-04 22:35 GMT (#115)
    (Utilizador Info)
    Se com isso queres dizer concorrencia perfeita, there is no such thing. Concorrencia perfeita é apenas uma ficção da MicroEconomia :) (sim eu detesto microeconomia !!!!).

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:1)
    por bêbado em 27-09-04 23:23 GMT (#118)
    (Utilizador Info)
    Neste ponto estou de acordo com o toni!! "concorrencia perfeita", "mercado perfeito", bla, bla, bla, são fabulações para endrominar quem não percebe patavina de economia.

    Se calhar estou a ficar atoNizado... qualquer dia sou mais um fundamentalista anti-fundamentalismo ou coisa que o valha!

    ~~~ O vinho é qu'induca e o fado é qu'instrói! ~~~
    Re:Sim... (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 29-09-04 1:20 GMT (#123)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    é claro, é a mesma coisa que dizer software sem bugs.
    não quer dizer que não deva ser um objectivo, ou pelo menos a sua maior aproximação possível.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por grumbler em 29-09-04 17:41 GMT (#127)
    (Utilizador Info)
    O Josepht Stiglitz já abordou há alguns anos (e ganhou um prémio nobel por isso) a questão das assimetrias de informação nos mercados, assimetrias essas que fazem com que os mesmos não sejam perfeitos. Não me digas que és daqueles que acreditam na conversa da "Hidden Hand"...

    --
    What, Me Worry?
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por grumbler em 29-09-04 17:39 GMT (#126)
    (Utilizador Info)
    É curioso que tenhas pegado no fundamentalismo ligado aos árabes, quando por acaso as raizes dos conceitos dos fundamentalismos até estão nos movimentos cristão evangélicos que surgiram no século XIX nos EUA.. mas adiante.

    Portanto, preferes ler press releases da ANSOL sobre um projecto de resolução e mandas bitates baseados nesse press release e nem sequer te preocupas em analisar o documento em si mesmo.. às tantas também te limitas a ler os comentários de um livro ou de um filme para te baseares nas tuas opiniões sobre o mesmo.

    --
    What, Me Worry?

    Re:Sim... (Pontos:1)
    por soska em 24-09-04 17:04 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    So' pra agradecer a moderacao (honestamente).
    'As vezes passo-me da cabeca com os post do toni...


    SINCLAIR ZX SPECTRUM+2
    128K RAM
    COMBO TAPE READER/RECORDER ONBOARD
    CRT 12" WITH SPEAKER
    Re:Sim... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por pcardoso em 24-09-04 17:29 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://insomni.org
    e quem não se passa?

    o melhor era mmo ignorá-lo qdo são posts só para avacalhar, mas claro, como tudo na vida, é mais fácil dizer q fazer...

    I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:Sim... (Pontos:3, Interessante)
    por grumbler em 25-09-04 7:35 GMT (#47)
    (Utilizador Info)
    Pela mesma linha de raciocinio também é uma treta utilizar como argumento de venda de um carro o facto de este ter ABS ou airbags.. já que apenas uma pergentagem marginal de utilizadores é que chegam a ter necessidade dos mesmos...

    --
    What, Me Worry?
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 25-09-04 17:46 GMT (#63)
    (Utilizador Info)
    Sim porque o codigo livre previne acidentes mortais ne ? Tenta la outra vez...

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por grumbler em 26-09-04 7:17 GMT (#78)
    (Utilizador Info)
    Obviamente que para entidades como o exército é perfeitamente irrelevante que as aplicações que utilizam possam ter backdoors e como tal o acesso ao código fonte para eles seja uma questão sem qualquer tipo de importancia..

    --
    What, Me Worry?
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 26-09-04 21:20 GMT (#87)
    (Utilizador Info)
    Sim e tu ainda achas que uma entidade como o exercito compra software sem saber o que la esta. Nao existem NDA's nem nada que se pareça. Se calhar deves estar a falar do exercito portugues, onde tudo é possivel...

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 26-09-04 21:51 GMT (#89)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Sim e tu ainda achas que uma entidade como o exercito compra software sem saber o que la esta.
    YUP! e mais não digo

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:Sim... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 27-09-04 2:44 GMT (#94)
    (Utilizador Info)
    O Portugues nao duvido ;)

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:Sim... (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 27-09-04 19:24 GMT (#112)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    e achas que tem recursos para analisar bilhões de linhas de código. o que nem a MS faz direito, tendo em conta o número de bugs.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Sim... (Pontos:1)
    por soska em 25-09-04 11:15 GMT (#53)
    (Utilizador Info)
    E' pa'... mas tu 'es mesmo atrasado mental, nao es?
    Perdao, isso seria um insulto 'as pessoas que infelizmente sao portadoras desse handicap.


    SINCLAIR ZX SPECTRUM+2
    128K RAM
    COMBO TAPE READER/RECORDER ONBOARD
    CRT 12" WITH SPEAKER
    Re:Sim... (Pontos:0, Interessante)
    por tonidosimpostos em 24-09-04 17:33 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Sim :) A perfeição é uma utopia...

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Segurança do Estado (Pontos:1)
    por thx1011 em 24-09-04 18:27 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    O problema de só se ter dois neurónios, é que um é para respirar e outro para processar tudo o resto. Assim em termos de capacidade para o resto não sobra muito...

    Como é óbvio, nenhum funcionário público irá olhar para o código na sua totalidade.
    No entanto há necessidades específicas em termos de auditoria informática que implica o acesso ao código, nomedamente, e só para exemplo, verificação de mecanismos de "Key escrow" em determinadas funções...

    A utilização de "black boxes" como sistemas operativos closed source e monolíticos em funções de primordial importância para a segurança do estado é somente uma aposta na boa fé dos fornecedores e por arrasto no governo do pais onde estes trabalham... Há quem não pense assim e por isso mudar é necessário:
    - Eliminação de dependências tecnológicas de outros países.
    - Eliminação de "features" obrigatóriamente embutidas no código para obedecer a requisitos legais do país do fornecedor mas não existentes no país onde o código executará as suas funções.
    - Paulatinamento a construção de know-how em áreas que não somos leaders.

    E agora não te ofendas... senão conto-te uma anedota muito gira...


    A Politica e o Soft. Livre (Pontos:1)
    por DEUScronio em 24-09-04 20:16 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Num artigo intitulado "Parlamento debate dois projectos de Resolução do PCP" colocado neste forum teve muitos comentários, e um deles escrito pelo ANCESTOR foi o seguinte

    "Por muito louvável que a iniciativa seja, e independentemente da sua qualidade, a colagem ao PCP tira-lhe seriedade, e pode até ser prejudicial. Não vai ser assim que algum deputado dos partidos maioritários vai abrir os olhos e concordar com eles. A imagem política que tenho do PCP é que realmente ninguém os leva muito a sério, excepto, claro, os membros do PCP. Por outro lado, sendo uma posição defendida pelo PCP, muitos deputados por certo irão evitar a aproximação à proposta do PCP, porque é do PCP. Já o fizeram antes, e provavelmente fá-lo-ão de novo."

    Isto leva-me a pensar que vários apoiantes de certos partidos ainda são mais preconceituosos que os seus representantes, neste caso na AR. São centenas de projectos de Lei e de resolução do PCP ao longo destes 30 anos de democracia que foram aprovados na AR. Um pouco mais de atenção política por parte de cada um de nós e o país andava mais para a frente.

    Parece que o PCP não lhe tirou seriedade como foi apoiado por vários quadrantes partidários e não só. E encostou a direita à parede para se definir. Tanto assim foi que tiveram que viabilizar o projecto(abstendo-se) sobre pena de serem acusados de serem contra o Open Source na Administração Pública e de serem os peões das grandes empresas de soft. proprietário, o que não ando muito longe da verdade (a direita chumbou a outra proposta do PCP que era contra as patentes de software), mas assim às claras e perante o país foram abrigados a aprovar recomendações para o governo aplicar.

    Foi dado mais um passo(importante) nesta luta, mas ainda falta fazer muito para derrotar muitos interesses instalados no nosso país.

    Alguns estranharão o facto de estas propostas serem apresentadas pelo PCP, por acharem que é um partido de velhos operários, etc, aquela cantilena do costume. Mas tal não é verdade, e tem um conjunto crescente de jovens e menos jovens ligados a outras areas como as TI's onde o PCP, não há muito tempo,criou um grupo de trabalho para estas questões e a sua intervenção tem sido em crescendo. Debates; o Komunix no Avante!; a luta contra as patentes de software atraves dos deputados Europeus do PCP;Os direitos dos trabalhadores das TIs;Projectos de Resolução na AR;são algumas das iniciativas mais visiveis, e isto não vai ficar por aqui.

    Para se ir cada vez mais longe, todos os braços(e cabeças) são importantes, por isso aqui fica um desafio a quem quiser saber de proximas iniciativas públicas do PCP nestas areas ou então colaborar (mesmo que não sejam comunistas) neste grupo de trabalho, é enviar um email para ocsav_p@yahoo.com e dizer qual o motivo (se apenas para receber info, ou também para participar).
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Ancestor em 24-09-04 21:04 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Chamaste?

    Não é curioso que o governo anda nas bocas do povo por uma bronca relacionada com software? Seria a votação diferente se o sistema de colocação dos professores tivesse funcionado? Talvez.

    Isto leva-me a pensar que vários apoiantes de certos partidos(...)

    Se te estás a referir ao meu post, enganas-te redondamente. Dificilmente verás um post meu a defender um ideal político ou uma ideia de massas. O que escrevo é apenas a minha opinião pessoal, até porque, apesar de me identificar com a "esquerda moderada" não sou filiado em nenhum partido nem defendo nenhuma visão política em particular. Quanto à má opinião que tenho do PCP (e não sou só eu), é-me transmitida precisamente por militantes do PCP e da JCP.
    Ah e sim, sou preconceituoso. Sou humano. Não és?

    ao longo destes 30 anos de democracia(...)

    Ao ler PCP e "democracia" na mesma frase não consigo deixar de esboçar um sorriso... Um pouco de história sobre o partido não fazia mal a ninguém.

    Tanto assim foi que tiveram que viabilizar o projecto(abstendo-se) sobre pena de serem acusados de serem contra o Open Source na Administração Pública e de serem os peões das grandes empresas de soft. proprietário, o que não ando muito longe da verdade (a direita chumbou a outra proposta do PCP que era contra as patentes de software), mas assim às claras e perante o país foram abrigados a aprovar recomendações para o governo aplicar.

    Então também deverás concordar que a altura não é a melhor para se insurgirem contra quaisquer propostas relacionadas com software, mas uma excelente altura para ficarem calados e não fazerem muitas ondas.

    E antes de abrirem o champanhe, relembro o caso (que não tem nada que ver com o software) da legislação sobre acessibilidades para deficientes nos edifícios públicos e zonas com serviços considerados de utilidade pública. Um belo exemplo de uma lei aprovada,de aplicação obrigatória, e com um grau de implementação perto de zero. Bem, esperemos que esteja enganado, não é? Era bom sinal.

    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por [Cliff] em 24-09-04 21:50 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    O software livre vai servir para poupar dinheiro, as rampas vão servir para gastar dinheiro (a construir). Consegues perceber o ridículo da situação? Anda tudo trocado...

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Ancestor em 25-09-04 5:20 GMT (#45)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Eu falei das rampas como exemplo de legislação aprovada e em vigor que é ignorada. Quanto ao software livre servir para poupar dinheiro, isso ainda é um caso a ver. Não existem estudos que comprovem isso (ou o contrário), neste contexto específico. De qualquer forma, são muito mais importantes os outros benefícios (como a possibilidade de modificação e auditoria de código, evitar a dependência de um fornecedor de produto e estabelecer concorrência na assistência - o que, por si só, poderá a levar a uma redução de gastos significativa, e o facto de em muitos casos o produto de software livre ser melhor que o proprietário utilizado). A primeira reacção de toda a gente é que vai ficar mais barato, que se vai poupar dinheiro (eu sou um pouco mais céptico na questão do dinheiro). Mas, se fica mais barato, alguém sabe quanto gasta o Estado em software, por ano?
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por [Cliff] em 25-09-04 9:15 GMT (#48)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    de certeza que não é tanto como a fazer cumprir a lei da acessibilidade (rampas, indicações em braille, etc.)

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:1)
    por DEUScronio em 25-09-04 0:42 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    A verdade é que o teu discurso "humano" como dizes que fizeste ha uns dias, caiu por terra. Toda a base de argumentação que fizeste sobre o PCP e o apoio ao s projectos, agora parecem anedota. Mas a vida é mesmo assim, estamos sempre a aprender uns com os outros.

    "Ao ler PCP e "democracia" na mesma frase não consigo deixar de esboçar um sorriso... Um pouco de história sobre o partido não fazia mal a ninguém."

    Aconselho-te em Dezembro a veres a série que a SIC vai transmitir "Até amanhã Caramadas", serão 6 episódios que também fazem parte da luta pela liberdade que o PCP protagonizou em condições muito duras e que outros bem falantes após o 25 de Abril, em plena ditadura não tiveram coragem para mexer uma palha.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Ancestor em 25-09-04 5:09 GMT (#44)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com

    Toda a base de argumentação que fizeste sobre o PCP e o apoio ao s projectos, agora parecem anedota.

    Uma foi aprovada, uma foi chumbada. Sabes contar? Um em dois dificilmente é um todo. A questão das patentes de software pode ser inclusive impeditiva na adopção de software livre (todos nós sabemos que as empresas as grandes empresas também normalmente não dão garantias, mas...), devido ao assumir dos riscos face a processos. Começa a ser tradição empresas (supostamente) detentoras de patentes agirem legalmente contra os utilizadores, e são raros os casos de empresas que oferecem protecção contra tal facto (só conheço o caso da HP). Explica a um gestor que não vai haver uma empresa com a responsabilidade legal quando adoptarem o programa Y que até pode ter sido desenvolvido do outro lado do mundo e infringir uma série de patentes por cá.

    E por falar em abstenção da direita, achei piada foi à abstenção da esquerda (PCP incluído) no voto da lei 50/2004.

    O meu processo de evangelização não passa pela televisão. Talvez, se tivesses um pouco mais de atenção nas aulas de história percebias a minha afirmação.

    Não sei porque levas tão a peito o facto de eu afirmar que a associação ao PCP pode ser prejudicial, e realmente não me interessa muito. Não é porque obtiveram uma vitória parcial que agora passam a ser o partido do top, e deixam de possuir visões tacanhas e políticas atrasadas 30 anos. E realmente não sou só eu que pensa assim, vê a evolução do número de militantes, do PCP nos últimos 6 anos, a evolução do número de câmaras nas 4 ultimas eleições legislativas. Acredito que existam grupos de trabalho activos dentro do partido, mas este, como um todo, está tudo menos de boa saúde.

    Quanto á aprovação em si, acredito que o sistema funcione, quando o vir a funcionar.

    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Cyclops em 25-09-04 16:01 GMT (#60)
    (Utilizador Info)
    E por falar em abstenção da direita, achei piada foi à abstenção da esquerda (PCP incluído) no voto da lei 50/2004.
    shhh... não digas nada a ninguém, mas essa lei que implementa a EUCD e outras coisas tem uma data de pontos _muito_ engraçados ;) Lê-a atentamente e perceberás...
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 26-09-04 3:12 GMT (#76)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Artº 184

    "1 — Carecem de autorização do produtor do fonograma ou do videograma a reprodução, directa ou indirecta, temporária ou permanente, por quaisquer meios e sob qualquer forma, no todo ou em parte, e a distribuição ao público de cópias dos mesmos, bem como a respectiva importação ou exportação."
    Isto é grave :|

    o artigo 217º é engraçado sem dúvida :) lol. a alínea um proíbe passar ao lado de meios tecnologicos (excepto que programas não estão abrangidos), a alínea 2 diz q tudo (o q me lembro) afinal pode ser "neutralizado". parece-me que esta pequena falha será emendada para o ano... será que então me vão prender por ver DVDs com o MPlayer?!?

    o artigo 221º indica-me que devo então mandar a lista de aplicações open source com que vou ler DVDs. diz também que tenho direito a lê-lo, bastando informar o IGAC.

    weird shit.
    que tal mandar-mos todos a lista de aplicações que usamos para ler DVDs e coisas que tais?
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por higuita em 27-09-04 3:05 GMT (#97)
    (Utilizador Info)
    sim, a EUCD e' problematica e afecta o pessoal que usa software livre e precisa de ler formatos proprietarios gravemente...

    basicamente a lei proibe os leitores de DVD em linux que nao sejam autorizados, e como ate' agora apenas existe um, pago de uma empresa qualquer que da ultima vez que vi ainda nem sequer tinha lancado o leitor, corre-se o risco de quem tiver sites, mirrors e afins com o descodificador de DVD apanhar com um processo em cima...

    por alguma razao andou a ANSOL (e nao so') a tentar incluir excepcoes a' lei para incluir o direito de uso dos proprios documentos, arquivos, DVDs, etc

    ainda nao sei bem o que foi aprovado, espero realmente que tenham sido incluidas saidas para uso valido

    Higuita
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 27-09-04 19:15 GMT (#111)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    está em diário da república, e foi linkado algures na discussão.
    basicamente, a lei é uma confussão de linguagem técnica e de advogados, e completamente indecifrável. não refere (ou não percebi) se falar (discurso ou código) sobre falhas é proibido ou não. mas não é ilegal usá-las nos meus documentos, quer por na alínea 2º do artigo 217º estar excluido tudo o q seria medida de protecção, e outro artigo diz que poderia usar a ferramenta que quisesse, tinha apenas que informar um instituto qualquer.
    é uma lei idiota, como me respondeu o Init, não faz sentido.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Init em 27-09-04 11:39 GMT (#103)
    (Utilizador Info)

    Sim o artigo 217º está de facto curioso com essas excepções... Ainda só dei uma pequena vista de olhos e também não me lembro de mais nada. Ou seja, básicamente é um artigo inutil e com o qual se conseguiria ter argumento para acabar com quase todo o resto da lei se os politicos tivessem a minima ideia do que fazem.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:1)
    por DEUScronio em 26-09-04 0:52 GMT (#70)
    (Utilizador Info)
    Por favor lê o que tu escreveste para percebes o que eu quero dizer.

    "Por muito louvável que a iniciativa seja, e independentemente da sua qualidade, a colagem ao PCP tira-lhe seriedade, e pode até ser prejudicial."

    Parece que não lhe tirou nenhuma e toda a esquerda votou a favor e a direita absteve-se. Ainda não vi a votação do proj contra as patentes por isso não sei se a esquerda toda, mesmo a "moderada" ou a caviar como preferires votou. E a ver se percebes o PCP não se colou, fez propostas com variados pontos. Usando a tua perspectiva, eu poderia dizer que quem se colou foram os outros partidos ao aprova-la, ou deixa-la passar.

    "Não vai ser assim que algum deputado dos partidos maioritários vai abrir os olhos e concordar com eles."

    Parece que não foi bem assim...

    "A imagem política que tenho do PCP é que realmente ninguém os leva muito a sério, excepto, claro, os membros do PCP."

    Parece que tu não levas...tens esse direito, mas não fales por todos. Tanto levaram como o debate em si foi interessante e ouviram o que o PCP teve para dizer sobre as propostas.

    "Por outro lado, sendo uma posição defendida pelo PCP, muitos deputados por certo irão evitar a aproximação à proposta do PCP, porque é do PCP."

    idem ""

    "E realmente não sou só eu que pensa assim, vê a evolução do número de militantes, do PCP nos últimos 6 anos.."

    Nos últimos 4 anos, e ainda não terminamos o ano inscreveram-se no PCP (não contabilizo os milhares de jovens que se inscreveram só na JCP) 5500 militantes, metade abaixo dos 30 anos (portanto jovens) e outra parte abaixo dos 40 (não são velhos) e uma outra parte acima dos 40. Por isso nos últimos anos, mesmo com polémicas o PCP tem-se registado um aumento de sangue novo.

    "a evolução do número de câmaras nas 4 ultimas eleições legislativas."

    A música da Agatha, da Ana Malhoa, do Marco Paulo, etc, vendem milhões muito acima de grupos nacionais ditos "normais", não quer dizer por isso que seja melhor.

    "Acredito que existam grupos de trabalho activos dentro do partido, mas este, como um todo, está tudo menos de boa saúde."

    Tens ouvido que o PCP fez uma grande festa a do AVante! com cada vez mais gente, e com temas novos, apresenta projectos no parlamento importantes, etc...

    E mesmo assim não está de boa saúde...então diz-me o que é que os outros partidos têm feito para estarem acima do PCP. Dizeres que aparecem uns candidatos a lider na TV, isso não vale, isso não é trabalho politico virado para as pessoas...

    Acho que termino por aqui, esta discussão porque se não percebestes ainda, também não vais perceber.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Ancestor em 26-09-04 10:45 GMT (#80)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com

    E a ver se percebes o PCP não se colou, fez propostas com variados pontos.

    Não é por isso q deixou de haver partidarização da proposta. E, por acaso, a proposta em si era bastante pobre e mal fundamentada, e até propounha passos que já foram dados de forma "oficiosa", mas também já tive oportunidade de comentar isso. Queres melhor prova dessa partidarização que os extensos comentários que fazes ao que escrevi?

    Parece que não foi bem assim...

    No rescaldo da bronca do ME, nem se esperava outra coisa. Se vires as datas do meu comentário, são anteriores à data prevista de saída das listas.

    Tanto levaram como o debate em si foi interessante e ouviram o que o PCP teve para dizer sobre as propostas.

    Não costuma ser interessante? Quando alguém apresenta uma proposta não costumam ouvir?

    Nos últimos 4 anos, e ainda não terminamos o ano inscreveram-se no PCP (não contabilizo os milhares de jovens que se inscreveram só na JCP) 5500 militantes, metade abaixo dos 30 anos (portanto jovens) e outra parte abaixo dos 40 (não são velhos) e uma outra parte acima dos 40. Por isso nos últimos anos, mesmo com polémicas o PCP tem-se registado um aumento de sangue novo.

    Eu já conheço essas contas. Esses 5500 são mais que nos 4 anos anteriores, ou menos? Esses 5500 são um crescimento ou uma diminuição? Foi isso que perguntei.

    A música da Agatha, da Ana Malhoa, do Marco Paulo, etc, vendem milhões muito acima de grupos nacionais ditos "normais", não quer dizer por isso que seja melhor.

    E isso quer dizer o quê? Mas eu até faço outra pergunta... Nas eleições para a AR, quantos votos teve o PCP nas 4 últimas eleições, e esses votos demonstram uma tendência de crescimento ou de declínio?

    E mesmo assim não está de boa saúde...então diz-me o que é que os outros partidos têm feito para estarem acima do PCP.

    Já passaram a fase do "aparecer a qualquer custo". Têm uma estabilização do número de sócios. Não dizem "a minha esquerda é melhor que a tua". Muitas vezes funcionam como um partido (não são raras as situações em que os deputados votam de acordo com a opinião pessoal ao contrário da posição oficial do partido). Não alimentam a ideia fanática do "somos os melhores". Não classificam as pessoas com ideias diferentes ou contrárias de "oposição".

    porque se não percebestes ainda

    Escreve-se "percebeste". Eu até dou o benefício da dúvida, posso não per percebido. Mas também não foi apresentada argumentação consistente ás questões que apresentei.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por grumbler em 29-09-04 18:14 GMT (#129)
    (Utilizador Info)
    Não é por isso q deixou de haver partidarização da proposta

    A proposta foi apresentada por um partido politico, logo existe à partida uma obvia partidarização da questão, quanto mais não seja porque um determinado partido tomou partido sobre esta questão. Sinceramente não percebo onde é que queres chegar com esta questão da "partidarização" da proposta.

    E, por acaso, a proposta em si era bastante pobre e mal fundamentada, e até propounha passos que já foram dados de forma "oficiosa", mas também já tive oportunidade de comentar isso

    1- Que me recorde da "pobreza" da proposta e da sua "má fundamentação" apenas apontaste dois ou três pontos, nomeadamente a questão da inexistência de um estudo sobre o impacto no TCO das licenças(quando essa questão nem é a mais relevante nos considerandos, e foste tu quem lhe deu mais importância), na questão do emprego dos programadores e pouco mais. E nem me recordo de referires as propostas especificas serem pobres (já agora, pobres em que aspecto?). O que me recordo foi logo de teres começado a criticar a proposta sem a teres lido sequer apenas pelo facto de ter sido apresentada pelo PCP. Recordo-me também de teres mandado a boca da proposta estar disponivel em formato Word no site do parlamento.. quando os documentos são inseridos no site pelos responsáveis do site e não pelos deputados.
    2- Sobre o facto da proposta propor alguns passos que já foram dados, tal apenas ocorreu por esses mesmos passos não só não terem sido dados de uma forma oficial, como não existir um conhecimento público da maioria dos mesmos (quantos por exemplo é que tinham ouvido falar do workshop sobre Software Aberto de dia 29 de Setembro ?)
    3- De qualquer das formas, já que a proposta é tão pobre, fico à espera que nos enriqueças a todos com as tuas propostas.. é que até agora ainda só te vi criticar, e não apresentar soluções alternativas (sim, existe a questão da elaboração do estudo, mas por acaso uma das propostas é exactamente a elaboração de um livro branco sobre o software livre..)

    --
    What, Me Worry?

    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:1)
    por bêbado em 26-09-04 17:21 GMT (#82)
    (Utilizador Info)
    "facto de eu afirmar que a associação ao PCP pode ser prejudicial"

    Só é prejudicial porque não foi proposta pelo ppd/psd-cds/pp. Se o tivesse sido, não só não era prejudicial como era benéfica. Certo?

    "não é porque obtiveram uma vitória parcial que agora passam a ser o partido do top"

    A vitória, mais que do pcp, é das pessoas activamente interessadas na promoção do software livre. Não fossem elas e a proposta de resolução não passaria.

    "vê a evolução do número de militantes, do PCP nos últimos 6 anos"

    Melhor: vê a evolução do nº de militantes de TODOS os partidos. Depois falamos.

    "a evolução do número de câmaras nas 4 ultimas eleições legislativas"

    número de câmaras -> eleições legislativas?
    Explica-te melhor que depois a gente conversa.

    ~~~ O vinho é qu'induca e o fado é qu'instrói! ~~~
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 26-09-04 2:39 GMT (#75)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    nitpicking:
    toda a gente defende (no mínimo) uma visão política: a sua.

    Ah e sim, sou preconceituoso. Sou humano. Não és?
    se toda a gente fosse tão frontal e honesta, o mundo era melhor :) e ainda bem q n sou o único a chegar a tal conclusão, tava-me a sentir esquesito...

    ah, e quanto ao PCP, penso q n desgostas do rumo apresentado por propostas como esta... os partidos evoluem, aos poucos, e mesmo num determinado tempo são muito complexos para perder a esperança :)
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Ancestor em 26-09-04 10:50 GMT (#81)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com

    ah, e quanto ao PCP, penso q n desgostas do rumo apresentado por propostas como esta... os partidos evoluem, aos poucos, e mesmo num determinado tempo são muito complexos para perder a esperança :)

    Talvez sim, mas o que me entristece são os reaccionários de pacotilha, que não podem ver uma opinião contrária sem falar em "fascismo", "direita", e outros chavões. A visão é a preto e branco, ou é direita ou é esquerda, e esquecem-se que a maioria das pessoas vive na zona cinzenta.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 27-09-04 19:11 GMT (#110)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    subscrevo e refiro-te a http://www.politicalcompass.org/ para ver como realmente n faz mto sentido certas discussões.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:1)
    por bêbado em 28-09-04 0:07 GMT (#119)
    (Utilizador Info)
    ""fascismo", "direita", e outros chavões"

    Não são chavões. São conceitos para análise da (e intervenção na) realidade política. O que acontece é que muita gente não sabe do que fala quando emprega estes conceitos, porque os políticos os utilizam como propaganda para combater os adversários. Muito boa gente confunde a propaganda com a realidade. Ao fim e ao cabo, é para isso que ela serve.

    "reaccionários de pacotilha" -- isto sim, é um chavão :-)

    "A visão é a preto e branco, ou é direita ou é esquerda, e esquecem-se que a maioria das pessoas vive na zona cinzenta"

    A maioria? Não. Todos vivem na "zona cinzenta". A interpretação que fazem da vida é que, muitas vezes, é unicolor.

    ~~~ O vinho é qu'induca e o fado é qu'instrói! ~~~
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 29-09-04 1:22 GMT (#124)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    O que acontece é que muita gente não sabe do que fala quando emprega estes conceitos, porque os políticos os utilizam como propaganda para combater os adversários.

    that was his point...
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Ancestor em 24-09-04 21:29 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Por falar em leis... Entrou hoje em vigor a lei Nº50/2004 (resumo aqui) que, entre outras coisas, impõe taxas compensatórias na venda de suportes de informação.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:1)
    por Zarluk em 24-09-04 23:27 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    Desculpa... disseste "resumo"?
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Init em 24-09-04 23:57 GMT (#37)
    (Utilizador Info)

    Sim é a famosa EUCD, que tem coisas muito piores que isso...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:1)
    por bêbado em 25-09-04 12:43 GMT (#55)
    (Utilizador Info)
    " Por falar em leis..."

    Quem é que falou em leis? O que foi aprovado é uma Recomendação ao Governo. Não é uma Lei da República.

    ~~~ O vinho é qu'induca e o fado é qu'instrói! ~~~
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Ancestor em 25-09-04 15:14 GMT (#57)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Tens razão, mas pelos vistos é comemorada pelo sector gildotiano do PCP como tal. E de qualquer forma está dentro do contexto.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:1)
    por bêbado em 25-09-04 15:46 GMT (#58)
    (Utilizador Info)
    Ooopss... Não é Recomendação mas sim Resolução.
    Ao fim e ao cabo é uma recomendação ao Governo para "a tomada de medidas com vista ao desenvolvimento do software livre em Portugal".

    Se o governo vai ou não tomar medidas (e que tipo de medidas - além das demagógicas) é o que vamos a ver nos próximos capítulos.

    ~~~ O vinho é qu'induca e o fado é qu'instrói! ~~~
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Ancestor em 25-09-04 17:31 GMT (#62)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Não digas que não classificas isso como uma vitória retumbante senão o DEUScronio cai-te já em cima...
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:1)
    por DEUScronio em 26-09-04 0:29 GMT (#69)
    (Utilizador Info)
    Se lesses os posts que eu escrevo como deve ser...não vês la nada disso. Apenas foi dado um passo importante, e a tua esquerda moderada ficou toda contente com a importância da AR aprovar algo do género, vê as intervenções do José Magalhães.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Ancestor em 26-09-04 17:33 GMT (#83)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Citando-te num comentário anterior, em que tomas a parte pelo todo:

    A verdade é que o teu discurso "humano" como dizes que fizeste ha uns dias, caiu por terra. Toda a base de argumentação que fizeste sobre o PCP e o apoio ao s projectos, agora parecem anedota. Mas a vida é mesmo assim, estamos sempre a aprender uns com os outros.

    A vantagem de existirem várias esquerdas é que existem diferentes formas de demagogia...
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:1)
    por DEUScronio em 26-09-04 23:29 GMT (#90)
    (Utilizador Info)
    "vitória retumbante" aonde é que no discurso tu vês algo parecido?
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Ancestor em 27-09-04 5:46 GMT (#98)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Eh pa, pronto, se não percebes, não te esforces mais, senão ainda queimas alguma coisa que precises.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por [Cliff] em 24-09-04 21:47 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Os direitos dos trabalhadores das TIs;
    eheheh tens direito a trabalhar 50 horas por semana... be grateful :P MUHAHAHAHHA

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2, Interessante)
    por DEUScronio em 25-09-04 0:35 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    Isto anda complicado. São as horas não pagas, é o outsourcing com muitos deveres e poucos direitos, é um sem número de questões que andamos a aprofundar. Esta nova realidade atinge milhares de jovens trabalhadores das TIs. É necessário a malta perceber que os sindicatos não são só para quem trabalha nas fábricas de fato de macaco.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por Ancestor em 25-09-04 5:26 GMT (#46)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Por acaso isso era algo necessário por cá. Uma entidade defensora dos interesses dos profissionais de TI, e que simultaneamente servisse como agente regulador da actividade. Talvez um projecto de estrutura sindical não fosse o mais apropriado, mas estou completamente disponível para participar num projecto dessa natureza.
    Re:A Politica e o Soft. Livre (Pontos:2)
    por [Cliff] em 25-09-04 9:18 GMT (#49)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    epá, da minha relativa experiência posso concluir algo sobre as horas de trabalho semanais: quanto mais pequena a empresa, mais tempo vais passar por lá. E vais sacar as horas extra a essas empresas? Podes ter sorte e apanhar um bom patrão, mas o mais certo é receberes uma cartinha de "não continuidade".

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    A vanguarda (Pontos:3, Engraçado)
    por Anacleto em 24-09-04 21:49 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    A verdadeira vanguarda da luta proletária contra o software fechado encontra-se n'O Anacleto, o único blog de natureza Marxista/Trotskista/Anti-Norte-Americanista (força Camarada Fidel, também tu és Americano!) da Internet Portuguesa!

    Camaradas de Esquerda, ajudem-nos a contruir o Socialismo em ASCII, nem que seja com o VI (até rima, pá!) ou com ferramentas Neoliberais/Fascistas ao serviço do grande Capital e dos interesses do Império.

    BUSH, CABRÃO, O TEU SOFTWARE AQUI NÃO!
    SANTANA, GÁGÁ, DEBIAN NA FUNÇÃO PÚBLICA JÁ!
    PORTAS, LÚLÚ, QUEREMOS SUBMARINOS COM O GENTOO!

    Força Camaradas! O Grande Satã não vencerá!

    Um Anacleto

    Re:A vanguarda (Pontos:2)
    por Tuaregue em 24-09-04 23:00 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    o teu grito de guerra esta um pouco ofensivo logo no inicio, mas tem a sua piada. :D

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:A vanguarda (Pontos:1)
    por Anacleto em 25-09-04 0:00 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    o teu grito de guerra esta um pouco ofensivo logo no inicio, mas tem a sua piada. :D
    Camarada, este é um assunto sério, portanto, não leves o que eu escrevi para o lado do humor. As coisas do software livre são tão sérias como o grande Agro-mar Português, ou como a reforma agrária desse celeiro da Europa que é o Alentejo (força Camaradas de Barrocal das Freiras, continuo a estar convosco na luta contra os grandes latifundiários!)

    Um Anacleto

    Re:A vanguarda (Pontos:1)
    por DEUScronio em 24-09-04 23:26 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Fazer um blog (graficamente ate muito interessante) para gozar com a esquerda, das duas uma: ou tens muito tempo livre e não sabes o que fazer, ou então tens problemas psicológicos...
    Re:A vanguarda (Pontos:1)
    por Anacleto em 25-09-04 0:10 GMT (#40)
    (Utilizador Info)
    Fazer um blog (graficamente ate muito interessante) para gozar com a esquerda, das duas uma: ou tens muito tempo livre e não sabes o que fazer, ou então tens problemas psicológicos...
    Camarada DEUScronio, cuidado com a ortografia: a palavra "Esquerda" escreve-se com "E" maiúsculo.

    Quanto ao meu tempo livre, realmente é verdade... A causa é tão importante que às vezes nem tenho tempo de ir às sessões de doutrinação na TSF! Ó Camarada, como verdadeiro Anacleto que és, não estarás interessado em participar neste projecto e ficar ao lado de nomes como o Prof. Dr. Fransisco Louçã [vénia], o artista Pedro Abrunhosa ou o saudoso Camarada Arnaldo, esse Grande Educador da Classe Operária? Aguardo a tua resposta.

    Um Anacleto

    Re:A vanguarda (Pontos:1)
    por bêbado em 25-09-04 15:57 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    S.F.F., acrescenta mais estes 5 à tua lista de grandes líderes e educadores da classe operária:
    - Barroso (Durão)
    - Pereira (Pacheco)
    - Seabra (Zita)
    - Moura (Pina)
    - e o sempre grande Pereira (Garcia)

    ~~~ O vinho é qu'induca e o fado é qu'instrói! ~~~
    Re:A vanguarda (Pontos:1)
    por DEUScronio em 26-09-04 1:01 GMT (#71)
    (Utilizador Info)
    Não esquecer o grande Anacleto "Libertador do Iraque" o José Lamego.
    +2 Esclarecedor) (Pontos:1)
    por higuita em 27-09-04 2:24 GMT (#92)
    (Utilizador Info)
    bravo, um optimo post

    realmente certas pessoas so' veem o que querem ver...

    Higuita
    Re:A vanguarda (Pontos:1)
    por pixolex em 25-09-04 10:29 GMT (#50)
    (Utilizador Info)
    Acho que não ha volta a dar...Av. do Brasil 53 tem bons tratamentos para gente assim
    Re:A vanguarda (Pontos:1)
    por soska em 25-09-04 11:25 GMT (#54)
    (Utilizador Info)
    Esqueceste-te foi de referir que e' em Lisboa.
    E de que o Instituto Portugues do Sangue fica la dentro tb :)



    SINCLAIR ZX SPECTRUM+2
    128K RAM
    COMBO TAPE READER/RECORDER ONBOARD
    CRT 12" WITH SPEAKER
    Re:A vanguarda (Pontos:1)
    por pixolex em 25-09-04 13:41 GMT (#56)
    (Utilizador Info)
    é pa e se a estupidez nao for contagiosa (por sangue)...ainda la podia deixar uma litrosa os gajos tao a percisar de sangue (por falar nisso ta na altura de dar de novo...)
    Re:A vanguarda (Pontos:1)
    por soska em 26-09-04 10:22 GMT (#79)
    (Utilizador Info)
    Uma litros nao davas...
    Mas 450ml ja sabiam bem :)
    Lanco aqui um apelo aos utilizadores do Gildot para que deem sangue, que o facam regularmente.


    SINCLAIR ZX SPECTRUM+2
    128K RAM
    COMBO TAPE READER/RECORDER ONBOARD
    CRT 12" WITH SPEAKER
    Re:A vanguarda (Pontos:2)
    por Init em 25-09-04 0:00 GMT (#39)
    (Utilizador Info)

    Tiveste piada :)


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:A vanguarda (Pontos:1)
    por flock em 25-09-04 10:55 GMT (#52)
    (Utilizador Info) http://www.corah.org/
    "Camaradas de Esquerda, ajudem-nos a contruir o Socialismo em ASCII"

    O socialismo é um ideal de esquerda, tal como o comunismo, mas menos extremista, até há quem pense que são os dois a mesma coisa. Provavelmente referias-te ao capitalismo.

    Alguns comunistas vêm mesmo no socialismo uma ponte de passagem entre o capitalismo e o comunismo, e como tal apoiam-no, pois crêm que a humanidade evolui lentamente e precisará de um ideal politico intermédio antes de adoptar o comunismo.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]