gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Especificações do OpenGL 2.0 cá fora!
Contribuído por vd em 10-09-04 12:56
do departamento das-specs
press release blacksheep escreve "O Architecture Review Board do OpenGL finalmente lançou as tão esperadas especificações do OpenGL 2.0.

As principais características do 2.0 sumariadas na página principal do OpenGL são:


Nota do Editor: Continua...

  • Programmable shading - With the new release, both OpenGL Shading Language and its APIs are now core features of OpenGL. New functionality includes the ability to create shader and program objects; and the ability to write vertex and fragment shaders in OpenGL Shading Language.
  • Multiple render targets that enable programmable shaders to write different values to multiple output buffers in a single pass.
  • Non-power-of-two textures for all texture targets, thereby supporting rectangular textures and reducing memory consumption.
  • Two-sided stencil with the ability to define stencil functionality for the front and back faces of primitives, improving performance of shadow volume and constructive solid geometry rendering algorithms.
  • Point sprites which replace point texture coordinates with texture coordinates interpolated across the point. This allows drawing points as customized textures, useful for particle systems.

Mais pormenores aqui
Download das especificações aqui

Outra boa novidade para o Linux no desktop é o lançamento do X.Org 6.8.0. "

A fundação X.org anunciou o X11 v6.8.0 | aLANtejo Party 2004  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais pormenores aqui
  • Download das especificações aqui
  • lançamento do X.Org 6.8.0
  • Architecture Review Board do OpenGL
  • página principal do OpenGL
  • Mais acerca press release
  • Também por vd
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    first post first post!!! (Pontos:0, Despropositado)
    por Dante em 10-09-04 16:57 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    ai.. desculpem... nao é o slashdot ;-)
    Re:first post first post!!! (Pontos:1)
    por Thing em 10-09-04 21:55 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    ? a primeira menssagem numa noticia no site slashdot da dinheiro é?
    Re:first post first post!!! (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 11-09-04 23:39 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    se calhar... já li sobre grupos q tentam especificamente fazer trolling, se calhar é por apostas ou quê...
    sigh... como se o slashdot precisasse de ajuda para aparecerem ainda mais barbaridades.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    bye bye DX NEXT (Pontos:1, Lança-chamas)
    por racme em 10-09-04 20:22 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://tinyurl.com/2zvku




    Santanás: The power to serve!
    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:2)
    por Tuaregue em 10-09-04 21:35 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    A própria Microsft ja disse que a DX9 foi o último, o próximo DX é o Avalon o nosso sistema gráfico da Windows.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:2)
    por Kmos em 10-09-04 21:44 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    É a continuação do DirectX só que com outro nome, a M$ já tá habituada a fazer esses marabalismos...

    I'm a Lost Soul in this Lost World...
    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:2)
    por Tuaregue em 10-09-04 22:32 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    É e não é, porque até agora tinhas a escolha de não instalar o DirectX aceitando todas as suas consequências, nada de jogos alguns programas. Neste caso não esta API vai ser parte integrante do sistema.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:2)
    por Gimp em 10-09-04 23:07 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Deviam era integrar o papel higiénico para limpar as cagadas...


    "No comments"

    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:3, Engraçado)
    por Tuaregue em 10-09-04 23:39 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Aquele novo papel humedecido que segundo a propaganda limpa melhor. :D

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:2)
    por Kmos em 11-09-04 7:49 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Tás a falar daquele que as gajas horriveis passam no rabinho, e até ficam bonitas!? (com V decente e td) haha..

    I'm a Lost Soul in this Lost World...
    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:2)
    por higuita em 13-09-04 3:22 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    porque até agora tinhas a escolha de não instalar o DirectX

    err.. nao e' bem assim...

    win98 tinha o directx3 ja' instalado
    o winME acho que ja' era o directx5

    o win2k acho que tambem era o directx5
    o XP ja' vem com o directx8

    a MS ja' a muitos anos que nao te da' hipoteses de mexer realmente no sistema, apenas faz de conta que sim...

    ai como e' bom ter um sistema que se pode mexer realmente ;)

    Higuita
    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 11-09-04 23:41 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    O OpenGL está para o Direct3D como o DX está para...
    quando houver algo que complete a frase acima, a gente pensa no teu caso.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:2)
    por racme em 12-09-04 2:37 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://tinyurl.com/2zvku
    haha ogl/oal/sdl se te faz feliz

    toda agente sabe q desenvolver pra uma api e' problematico. Sabe quem faz os jogos(software houses ) e quem as comercializa (pc manu, consolas(me), whatever...) pra nao falar do client que nao compreende pq e' q o mesmo jogo em sistemas diferentes custa mais uns tostoes

    dx tem os dias contados



    Santanás: The power to serve!
    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:2)
    por Kmos em 12-09-04 9:07 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Quando se está possuído por determinada coisa, não se consegue ter uma opinião livre sobre essa coisa... esse é o teu caso! Só vês Windows à frente e não vês o que é melhor (caso te lembras dos jogos que corriam OpenGL antigamente, com a velhinha placa 3Dfx, vê se não eram mais rápidos que com o DirectX, e precisavam de menos CPU, RAM, etc).

    I'm a Lost Soul in this Lost World...
    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:2)
    por fhc em 12-09-04 11:00 GMT (#14)
    (Utilizador Info)

    E, no fundo, nenhum dinheiro paga a liberdade.

    Francisco Colaço


    Deus dê saúde aos meus inimigos para que assistam de pé à minha vitória.

    Lema inscrito num barco bandeirante.

    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 13-09-04 0:59 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    LOL! eu só vejo windows à frente? HINT: vê o projecto que tenho como link.
    eu n disse q o OpenGL é mau. disse que quanto ao resto (Som, rede, controlos) - pelo que leio - não há grandes bibliotecas alternativas.
    enfim, posso estar errado, mas não ouvi de nenhum jogo que exija performance a usar SDL ou outras. aliás, com o ALSA a ser standard à tão pouco tempo, imagino mesmo que as coisas tenham que evoluir um pouco. n que não cheguem lá.
    mas posso estar errado... força com os exemplos!
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:2)
    por CrLf em 13-09-04 1:17 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Há por aí exemplos de jogos grandes a usar OpenAL para o som, por exemplo. Um desses casos é o Unreal Tournament 2004 se não estou em erro (que até corre em Linux).

    -- Carlos Rodrigues
    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:2)
    por higuita em 13-09-04 3:19 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    quase todos os jogos de linux usam SDL...

    o SDL nao e' so' uma ponte para o openGL, que alias poucos jogos grandes acabam por usar (talvez porque ja' usam openGL no windows, porque usar SDL quando podem usar directamente o openGL?)
    nao te esquecas que o sdl tambem trata de outras coisas, como teclado, rato e outros

    agora sim, o openAL ainda precisa mais desenvolvimente, mas isso e' problema generico do audio, desde que a aureal foi a falencia a e creative a comprou e matou, assim como matou a tecnologia sensaura(?) o mundo audio andou para tras, poucos jogos usam EAX, poucas placas o suportam (tirando creative), a propria creative deixou de o promover, ate' as aplicacoes lava deixaram de existir para download...
    o openAL era apoiado em boa parte pela creative, que com esta politica de congelar o audio, acabou por por travoes no openAL

    esperemos que agora Apple e as as empresas de jogos que suportam linux reavivem o openAL e mandem a creative e o seu quase monopolio dar uma volta

    Higuita
    Re:bye bye DX NEXT (Pontos:2)
    por Kmos em 13-09-04 12:23 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Isso url's, não me diz nada, até podias ter lá a página da microsoft e não teres nada a ver com aquilo, se é que me entendes.. mais exemplos, aqui os tens: http://www.icculus.org, e podes ver também as páginas dos membros, alguns e principalmente o icculus, tem lá coisas interessantes, além de ter pertencido à antiga loki games.

    I'm a Lost Soul in this Lost World...

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]