gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
XChat para Windows agora é a pagantes
Contribuído por scorpio em 31-08-04 8:49
do departamento chat&cia
Notícias McB escreve "Pois é, parece que o nosso querido xchat decidiu começar a cobrar os utilizadores deste programa para Windows.
Não sou um utilizador habitual do IRC, mas fiquei muito espantado quando ao tentar fazer download da última versão, deparo-me com isto.

Para dizer a verdade, o xchat nunca me funcionou bem em Windows (GTK issues, talvez? Em Linux é a maravilha de sempre), mas não deixo de ficar espantado com esta atitude.

Enquanto tal não me aborrece muito, começo a ficar com algum receio que este movimento seja continuado por outras equipas de programadores como as do gaim... aí já me começava a aborrecer. E por muito bom que o Gaim seja, existem sempre alternativas free as in free beer...

Deixo por fim uma pergunta... alguma alternativa razoável e GPL para windows no que diz respeito a clientes de IRC? Não me quero ver "forçado" a usar maravilhas como o mIRC - quer dizer, depois já podia dizer aos meus amigos: "Encontramo-nos no mIRC" (ARGH! Como eu detesto ouvir isso!). "

Linux GmailFS | Fresquinhas para o Email  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • isto
  • Mais acerca Notícias
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Eu não pago :) (Pontos:1)
    por EFRS em 31-08-04 9:04 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://emanuel.xsecurity.ws
    Sempre utilizei o Xchat para o IRC quando utilizava Windows. Por mais incrível que pareça as versões antigas deste são mais estáveis que as recentes.
    "Encontramo-nos no mIRC" (ARGH! Como eu detesto ouvir isso!). "
    Ora, já somos 2!! :p


    "Acta simulato substantiam veritatis mutare non possunt"
    Acho que sim.. (Pontos:2)
    por Kmos em 31-08-04 9:19 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Apenas tenho a dizer que é uma boa atitude, assim quem quer usar estas maravilhas que mude para Linux ;-) apesar de eu usar e gostar mais do irssi :P Se quisermos usar algo do Windows em Linux, mesmo que emulado não temos de pagar? então ... não devemos andar a fornecer mais programas para o Windows e gratuitamente...

    I'm a Lost Soul in this Lost World...
    Re:Acho que sim.. (Pontos:3, Esclarecedor)
    por fhc em 31-08-04 9:52 GMT (#8)
    (Utilizador Info)

    Oh pe-li-se, não me digas que o software livre em Windows é agora uma aberração. Sempre considerei aplicações livres em Winblows como o elo perdido entre a Prisão Microsoft Deluxe e o Mundo Perdido dos Pinguins, mas isso devo ser só eu.

    Imagina se o firefox para Windows fosse a pagar. Quem o usaria, se existe uma alternativa de cerveja livre no Windows e que até vem com o sistema, ora vejam lá!

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:Acho que sim.. (Pontos:2)
    por Kmos em 31-08-04 10:16 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Aberração não será, mas perda de tempo com certeza. Qual a vantagem de ter um software de Linux a correr em Windows? O contrário ainda se justifica, mesmo que emulado, porque as empresas ainda andam a dormir e fiam-se nas estatísticas dos utilizadores de Linux e não aproveitam o mercado que poderiam ter, se começassem a ter também uma versão Linux do seu software.

    A M$ sempre que faz algo, faz também para MAC e nunca para Linux, as razões são óbvias.. mas porque havemos nós de andar a contribuir para um determinado OS como o Windows, sem receber nada em troca? acho que o Zed do X-Chat só faz é bem...

    A ideia do Linux deveria ser único e os outros seguirem atrás, e não o contrário.. como andar a copiar funções/etc pros window managers apartir do Windows. O Linux foi feito de raíz para algo que a M$ nunca pensou que haveria, os computadores ligados uns aos outros e a Internet, o grande meio de hoje em dia, por isso é que têm agora tantos problemas, desde o kernel à lentidão do tcp/ip que usam, e por isso estão a fazer o Indigo.

    Como vês, é apenas uma opinião que muita gente deverá partilhar.. mas é a minha humilde opinião e que não foi mandada para ar de qualquer maneira.. também já fui utilizador Windows, acho que como todos nós..

    I'm a Lost Soul in this Lost World...
    Re:Acho que sim.. (Pontos:2)
    por fhc em 31-08-04 10:39 GMT (#10)
    (Utilizador Info)

    Eu gostava mais do amigaOS, mas enfim, foram tempos...

    Se o softie livre correr em Windows, a transição será mais suave. Porque se eu, enquanto empresário, puder mandar na minha empresa utilizar-se Mozilla sobre Windows, posso amanhã livrar-me do Windows na próxima utilização, continuando os utilizadores a usar um ambiente semelhante, pelo menos no que concerne à Web.

    Por mais que gostasse, nos meus POS tenho de usar Windows, pelo simples facto de que não encontro nenhuma aplicação a bom preço que corra em Linux/X.

    Na minha nova empresa, dezasseis computadores correrão Linux e apenas um Windows, e esse em dual boot. O computador Winblows é apenas para teste e controlo de qualidade do código multiplataforma e também para desenvolver os controladores do hardware que realizaremos naquela bosta de sistema operativo.

    Sinceramente, acho que se alguém se habitua ao software livre, mesmo em Windows, terá boas hipóteses de mudar para Linux. A alternativa são sharewares manhosos, cujos perpetuam o reino do software sem fonte e dos bugs que transitam de versão para versão.

    Por fim, quanto ao xchat, acho que existe todo o direito de o programador fazer o que fez. Isto não é sequer disputável. Mas acho que isso é muito mau para o xchat, mas especialmente para aqueles que desejam fazer a transição.

    Já tentaste alimentar generosamente uma pessoa malnutrida há semanas? Sabes que a diarreia pode matar? ;-)

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:Acho que sim.. (Pontos:2)
    por Kmos em 31-08-04 10:49 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Tens a tua dose de razão, mas há muita gente que depois se acomoda a ter aquele software em Windows e nunca irá mudar... tudo depende e são opiniões de diferentes pontos de vista. Eu nunca usei software de Linux em Windows e de um dia para o outro, decidi mudar para Linux e prontos, aqui estou eu... só sinto falta de programas como o Corel Draw e um Photoshop (porque estava mais habituado a trabalhar com eles), mas tb há alternativas para isso, como o scribus e o inkspace para editação vectorial de imagem por exemplo.

    Quanto à diarreia, um amigo meu por acaso já andou mal, mas agora vai começar a fazer exames, porque parece que voltou e também sabe que se pode morrer por causa disso, porque pode tornar-se crónica ;-)

    I'm a Lost Soul in this Lost World...
    Re:Acho que sim.. (Pontos:2)
    por fhc em 01-09-04 12:15 GMT (#55)
    (Utilizador Info)

    You are a brave soul. Eu vim do contrário, do Amiga para Linux e uso Windows esporadicamente (bem, agora, sim, que estou no POS da empresa), mas cada vez menos.

    Para mim o Winblows sempre foi o segundo sistema operativo, só porque não existe terceiro. E já fiz *meses* no CERN sem Windows, e não tenho ligado o único Winblows que tenho em casa.

    Entretanto, muitos há que não podem fazer o salto. Ou não querem. Por outro lado também há aqueles que preferem viver sem uma boa perna de borrego ou um lombinho de porco assado, que é coisa que positivamente não compreendo.

    Falando nisso, o Windows é o sistema operativo vegetariano: concebido por couves, usado por nabos e que nos agarra pelos tomates.

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:Acho que sim.. (Pontos:3, Interessante)
    por joaobranco em 31-08-04 11:06 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    "Por fim, quanto ao xchat, acho que existe todo o direito de o programador fazer o que fez."

    Duvido... Tem sem dúvida todo o direito de fazer o que quiser no código DELE. No código DOS OUTROS que faz parte do programa, tem de respeitar as licenças que os autores colocaram nesse código (o que não tem de ser bem a mesma coisa que respeitar os "desejos" desses outros autores...)

    Cumps, JB

    .. acusaram-O de pirataria, por ter duplicado uma cesta de pão e cinco peixes, e disseram: crucifiquem-No .. (Biblia do Século XXI)

    Re:Acho que sim.. (Pontos:2)
    por Init em 31-08-04 12:46 GMT (#17)
    (Utilizador Info)

    Ainda bem que lembraste isso, mas não sabemos, se os outros autoriazaram isso... Por não saber-mos, não podemos dizer que tem ou que não tem, simplesmente não sabemos.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Acho que sim.. (Pontos:2)
    por fhc em 31-08-04 13:55 GMT (#23)
    (Utilizador Info)

    Tens razão. Muito bem pensado.

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:Acho que sim.. (Pontos:1)
    por dialer em 08-09-04 17:31 GMT (#84)
    (Utilizador Info)
    sim.... mas a questão é que o valor comercial esta a ser aplicado ao compilador (para windows) visto que o codigo é parecido.... agora ficamos como? o que e que leva dinheiro, é o compilador ou o codigo fonte?
    Re:Acho que sim.. (Pontos:2)
    por Init em 31-08-04 12:35 GMT (#16)
    (Utilizador Info)

    A existência de Software Livre para window$ é importante para facilitar migrações.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Acho que sim.. (Pontos:1)
    por serlingpa em 01-09-04 4:03 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Acho que o propósito do software livre não se pode restringir somente a linux, mas deve permear todas as plataformas existentes. O software livre não pode ser elitista a esse ponto, se ele existe de modo a que as pessoas possam desfrutar de um software mais humano, então não será pouco humano ostracizar alguns sistemas operativos?

    Digo isto especialmente porque não me agrada nada a guerra Windows vs Linux, para mim cada um tem uma simples razão de ser, muito distintas claro, mas não deixam de ser ambas válidas. Creio que o facto de muitos utilizadores de software livre denegrirem o nome da Microsoft não é de mais nível que os anúncios de revistas que a Microsoft. Discussões do género «a minha pila é maior que a tua.» entristece-me um pouco.

    Resumindo esta atitude por parte do pessoal do Xchat desilude-me bastante, creio que é uma derrota para o espírito do software livre que devia ser criar software livre para todas as plataformas existentes. Para quê preconceitos corporativos?

    Abraço, Marco Martins

    «Knowledge is the most democratic source of power.»


    Re:Acho que sim.. (Pontos:2)
    por Kmos em 01-09-04 8:25 GMT (#46)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Não achas que o autor do X-Chat deveria ganhar algum pelo trabalho que tem e que já teve? tá bem que há contribuições, mas quem mete o código nos eixos, o analisa, perde o seu tempo é o Zed (dúvido que ele também não faça aquilo que lhe enviam), por isso ele tem direito de pedir alguma coisa pelo que faz, apesar da licença ser paga apenas uma única vez, o que já não é mau..

    I'm a Lost Soul in this Lost World...
    Re:Acho que sim.. (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 02-09-04 17:45 GMT (#76)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    não, tendo em conta q nem todas as modificações são dele. mesmo que não fossem distribuidas em GPL, ele n tinha direito de as distribuir. a menos q lhe tenha sido concedido, o q n sei.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Acho que sim.. (Pontos:2)
    por Init em 03-09-04 10:29 GMT (#82)
    (Utilizador Info)

    Ele já disse que distribuiu sem autorização...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Acho que sim.. (Pontos:2)
    por Init em 01-09-04 12:00 GMT (#51)
    (Utilizador Info)

    O software livre não pode ser elitista a esse ponto, se ele existe de modo a que as pessoas possam desfrutar de um software mais humano, então não será pouco humano ostracizar alguns sistemas operativos?

    Ninguém os impediria de desenvolver o seu software como Software Livre.

    Discussões do género «a minha pila é maior que a tua.» entristece-me um pouco.

    Para mim não é uma questão técnica, mas sim uma questão de liberdade. Não me interessa ter uma pila grande se não a puder utilizar como eu quero.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    O problema não é ser a pagantes... é violar a GPL (Pontos:2)
    por joaobranco em 31-08-04 9:23 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    A GPL não impede um programa de ser "pago". É perfeitamente possível distribuir um programa GPL e levar dinheiro por isso.

    PORÉM, se o programa é GPL, é obrigatório continuar a fornecer O CÓDIGO INTEGRAL do programa a quem tiver recebido o binário.

    Ou seja, ao contrário do que o "autor" do X-Chat pretende, tem de fornecer a totalidade do código GPL, uma vez que uma parte muito importante do código que constitui o X-Chat para Windows é GPL e ele não tem autorização para mudar a licensa deste código (as partes que ele fez pode fazer duplo licenciamento, mas enquanto ligadas a outro código GPL tem de ser licenciado também sobre GPL). E segundo afirmam ele está a distribuir apenas o código fonte SEM AS MODIFICAÇÕES feitas para windows.

    Mais informações aqui:

    http://slashdot.org/art icle.pl?sid=04/08/30/1859210&tid=117

    Cumps, JB

    .. acusaram-O de pirataria, por ter duplicado uma cesta de pão e cinco peixes, e disseram: crucifiquem-No .. (Biblia do Século XXI)

    Re:O problema não é ser a pagantes... é violar a G (Pontos:2)
    por vd em 31-08-04 9:29 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt/~vd
    Source e libs

    //vd
    Re:O problema não é ser a pagantes... é violar a G (Pontos:2)
    por joaobranco em 31-08-04 9:32 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Sim, mas isso é a source integral da versão binária distribuída? É possível obter o binário a partir dessas sources? Não sei, e há quem afirme que não é...

    Cumps, JB

    .. acusaram-O de pirataria, por ter duplicado uma cesta de pão e cinco peixes, e disseram: crucifiquem-No .. (Biblia do Século XXI)

    Re:O problema não é ser a pagantes... é violar a G (Pontos:2)
    por joaobranco em 31-08-04 9:30 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Apenas um esclarecimento:

    Estou a basear-me no /. para aquilo que digo sobre a (não) distribuição do código win32, o que é um acto muito arriscado. :-)

    Provavelmente teria sido mais correcto afirmar "mais bocas/boatos", em vez de "mais informações"... Não tenho a certeza absoluta que o que lá é dito seja exacto, mas parece-me credivel...

    Cumps, JB

    .. acusaram-O de pirataria, por ter duplicado uma cesta de pão e cinco peixes, e disseram: crucifiquem-No .. (Biblia do Século XXI)

    Re:O problema não é ser a pagantes... é violar a G (Pontos:2)
    por blacksheep em 31-08-04 17:16 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Não são comentários, é mesmo um artigo.


    Por falar em comentários, aqui está um comentário que supostamenta cita o autor do binário para Win32:
    Post subject: About Windows release licensing. Reply with quote Hi All, I'd just like to make a few short points, so I don't have to repeat them to those who have asked.

    1) A GPL source code will continue to be available. 2.4.1, 2.4.2... will have a GPL source for *nix on this web page.
    2) My particular Windows release is not released under GPL. Since people's source (patch) contributions have not stated any terms, I have decided to release this under Shareware, to protect the extra work I have done to make a good Windows release. However, I'll always respect peoples wishes. If someone has contributed some code and want it removed, you only have to ask (mail me personally), and it will be done. If this happens, I'll just rewrite the code myself, AND release it under GPL for your pleasure.
    3) You can download and use 3rd party builds (like SilvereX's). It's also worth noting that alot of the knowledge needed to create SilvereX's build comes directly from me.
    -- Peter.

    Re:O problema não é ser a pagantes... é violar a G (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 31-08-04 18:01 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    O artigo do slashdot nao tem nada que assegure o que quer que seja, porque o artigo do slashdot é um link para um forum, onde a confusao reina sobre o assunto. Os comentarios ao artigo tambem nao sao do melhor. Ficas mais satisfeito assim ?

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:O problema não é ser a pagantes... é violar a G (Pontos:2)
    por Init em 01-09-04 12:03 GMT (#52)
    (Utilizador Info)

    Ele simplesmente não poderia ter incluido o código dos outros sem lhes pedir antes. Não são os outros que têm de lhe pedir para retirar. Trata-se de uma violação do direito de autor (e da GPL).


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:O problema não é ser a pagantes... é violar a G (Pontos:2)
    por blacksheep em 02-09-04 10:31 GMT (#66)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Verdade.
    Eu não queria dizer o contrário, simplesmente limitei-me a fazer um paste do que o autor disse (de acordo com um comentário no /.).
    Re:O problema não é ser a pagantes... é violar a G (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 02-09-04 17:49 GMT (#77)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    mais crediveis q um qualquer tótó :D
    bem, depende da pessoa q se fala. como n tenho conhecimento da credibilidade dos comentários, tb n sei. o q parece é q facilmente se verifica que a source n tem referencias aos tais 30 dias em q o programa funciona, daí o código n ser suficiente.
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:O problema não é ser a pagantes... é violar a G (Pontos:2)
    por raxx7 em 31-08-04 9:51 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Correcto. Mas o autor pode especificar múltiplas licenças para o mesmo código (como no no caso do mySQL). Não sei se é esse o caso e, se for, o Zed talvez tenha de retirar contribuições das quais não detém os direitos de autor e que estão sob GPL. Mas é uma boa possibilidade: ele mantém o X-Chat quase sozinho..

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    comments (Pontos:1)
    por phlox em 31-08-04 11:18 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    From xchat.org:
    Q. Why isn't the Windows version free? A. Building X-Chat for Windows is a difficult process, it requires quite some skill and expertise to accomplish. It takes time, and is by no means automated.
    Isto é a gozar não é ? Em que difere a construção de software entre win32 api e gtk+ para a criação de janelas ? E as outras coisas são mais dificeis ? Não.

    Q. Has the license for X-Chat changed? A. The Windows version is shareware, however, you may still download the source code, released under the G.P.L.
    Ups, parece que vamos ter que escrever o xchat de novo!

    Sinceramente xchat para mim não me diz nada. Qual é o problema do mIRC ? Gostava de ver algum cliente de irc com uma scripting language tão poderosa como a dor mIRC (perl e python bindings para xchat/irssi não são grande coisa).
    Btw, aqui podem tirar as duvidas acerca da license.

    Parece que nem toda a gente gosta do que o zed fez :P
    Opinião pessoal: podem acabar com o xchat para windows à vontade.
    Re:comments (Pontos:2)
    por raxx7 em 31-08-04 11:54 GMT (#15)
    (Utilizador Info)

    Isto é a gozar não é ? Em que difere a construção de software entre win32 api e gtk+ para a criação de janelas ? E as outras coisas são mais dificeis ? Não.
    Problemas com o GTK para windows, problemas com as diferenças entre sockets em windows e Unix, problemas com os interpretadores de perl e python..
    Ao contrário do que possa parecer, escrever código portável entre Windows e Unix requer uma boa dose de esforço e conhecimento de ambas as plataformas. Mesmo APIs supostamente portáveis, como GTK, apresentam frequentmente bugs e divergências no comportamento.
    E a verdade é que a portabilidade do X-Chat sempre foi um bocado tremida. Não só para windows, mas também me lembro de ver queixas de pessoas a tentar compilá-lo noutros Unix.

    Quanto àquela carta aberta ao Zed, é uma idiotice comum. Há muita gente que parece pensar que todo o software que tem uma licença livre deve seguir os mesmos ideais que levaram à criação da FSF. A verdade é que muitos programadores que escrevem sotfware livre preocupam-se pouco ou nada com esses ideias e fazem o software porque lhes dá jeito ou porque lhes dá prazer.

    Qual o problema do mIRC? Além da questão dos virus e exploits, a principal razão para o X-Chat para Windows existir é que muita gente gosta de poder utlizar o mesmo cliente em Unix e Windows.
    Quanto à questão do scripting, não conheço o scripting do mIRC mas sempre me pareceu algo inspirado no ircII. Que é que se pode fazer em mIRC que não se faça em X-Chat ou irssi?


    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:comments (Pontos:2)
    por joaobranco em 31-08-04 12:52 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Idiotice ou não, a questão é que o Xchat aparentemente não é obra individual do Zed.

    Se não é, e contém coisas GPL de outros autores que não lhe deram autorização para mudar a licença, ou ele segue a GPL explicitamente, ou retira todo esse código extra. E digo isto sem qualquer referência a "ideais", apenas referenciando a letra da GPL.

    É preciso não esquecer que aquilo que a GPL é -- um contrato para os desenvolvedores de código. Se os autores não seguirem o contrato, independentemente de quaisquer ideais, não tem direito a usar o código em produtos para distribuição. E só.

    Cumps, JB

    .. acusaram-O de pirataria, por ter duplicado uma cesta de pão e cinco peixes, e disseram: crucifiquem-No .. (Biblia do Século XXI)

    Re:comments (Pontos:2)
    por raxx7 em 31-08-04 13:08 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Concordo. Mas é um problema entre o Zed e os outros que contribuiram para o X-Chat.
    O que acho uma idiotice é alguém, que me parece que nem contribuiu para o X-Chat, vir comentar a situação do X-Chat à luz dos ideais da FSF/GNU, como se estes tivessem de se aplicar a todo o código que é escrito sob a GPL.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:comments (Pontos:3, Engraçado)
    por fhc em 31-08-04 14:04 GMT (#25)
    (Utilizador Info)

    Não é por nada, mas se tu colocas o teu código sob a licença GPL estás a aderir aos ideais da FSF. Eu bem sei, e já o fiz.

    Seria o mesmo que dizer que um português residente em Portugal poderia escolher que partes da lei portuguesa lhe deveriam ser ou não aplicáveis. Por exemplo, imagina se alguem se lembrasse de matar toiros na praça em certos sítios de Portugal... oops, mau exemplo.

    Ou que alguém se lembrava de ficar a dever milhã e meio de contos às finanças e fosse viver para Campo Maior até que um presidente de república lhe perdoasse a dívida... pôrra, não acerto uma.

    Esta deve dar. Imagina se alguma companhia pudesse furar as leis do monopólio ficando, por exempo, com a rede fixa de telefones... [CENSURADO].

    Olha, vou ver é se como um gelado.

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:comments (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 31-08-04 15:25 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/fueg0/
    Seria o mesmo que dizer que um português residente em Portugal poderia escolher que partes da lei portuguesa lhe deveriam ser ou não aplicáveis. Por exemplo, imagina se alguem se lembrasse de matar toiros na praça em certos sítios de Portugal...

    A lei permite isso no local em que estás a pensar...
    Deixem as pessoas em paz com as suas tradições, já que não lhes dão mais nada e só lhes querem os votos e os impostos.

    Bom exemplo? A vergonha que estamos a passar por um ministro 'gay' ser contra o aborto.
    Acho bem que seja contra (se ele acha isso).
    Só não acho bem que nos faça voltar atrás 30 anos e nos obrigue a todos a seguir a sua vontade!
    Isso é que é escolher a lei a seu bel-prazer

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://mynews.yournews
    Re:comments (Pontos:2)
    por fhc em 31-08-04 16:18 GMT (#29)
    (Utilizador Info)

    Eu sou positivamente contra o aborto. Serei gay?

    Francisco Colaço, pai de três filhos e heterossexual assumido.


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:comments (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 31-08-04 19:03 GMT (#38)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/fueg0/
    Mas porque querem impor a vossa ideia aos outros??

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://mynews.yournews
    Re:comments (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 31-08-04 19:08 GMT (#39)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/fueg0/
    Só mais uma coisa para os que são contra o aborto!
    Eu não sou a favor! Sou a favor que cada um possa escolher livremente, coisa que os que são contra não querem! Querem impor a ideia deles.

    Facto:
    Every 6 minutes a woman dies needlessly as a result of an unsafe illegal abortion.
    Olha para o problema e vê se continuas a pensar o mesmo!

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://mynews.yournews
    Re:comments (Pontos:2)
    por fhc em 01-09-04 10:40 GMT (#48)
    (Utilizador Info)

    Então és a favor do canibalismo. Olha que o Bossaka comia um preto de vez em quando ao pequeno almoço (histórico e provado). Terás tu o direito de impôr a tua crença a ele?

    E já agora, como o Bossaka podia mudar a lei, se um barco dele entrasse nas nossas águas para levar pessoas suicidas para serem repasto em águas internacionais, deixarias entrar?

    Meu caro, a sociedade tem a ver com imposição de ideais comuns a pessoas particulares. Não circulas à esquerda porque te apetece. A sociedade portuguesa impõe-te que circules à direita. Se circulares à esquerda e fores autorizado talvez tenhas como companheiro de estrada o Leitão. Se te obstinares e circulares à esquerda, mesmo por razões de consciência, é prerrogativa da sociedade sancionar-te pesadamente por isso, até mesmo à perda de liberdade.

    O exemplo do Bossaka não é extemporâneo. Aconteceu nos anos 60 e 70. Usei esse exemplo para demonstrar que existe o direito de a sociedade impor as suas regras aos seus cidadãos e defender esses cidadãos de ameaças, muito embora esses mesmo cidadãos não reconheçam essa ameaça.

    Fiz voluntariado já com toxicodependentes. Algumas vezes com o passador a apontar-me a arma aos miolos, mas enfim, fiz a minha parte e mantive-me vivo sei lá como. A primeira fase de tratar um toxicodependente é a mais lixada, e é colocar naquelas cabecinhas que têm de reconhecer que a droga é um problema. Acreditem-me, a partir do momento em que o reconhecem, e quão difícil é a rota até o tal momento, o pior está passado.

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:comments (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 02-09-04 17:53 GMT (#78)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    e agora pergunto eu, vais fechar a estrada para badajoz? vais impedir grávidas de viajar até à holanda? vais impedir jovens de ir até à holanda, já q podem trazer droga?
    vais impedir as pessoas de ir até angola, já q podem morrer no meio de mais uma guerra estúpida?
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:comments (Pontos:2)
    por fhc em 01-09-04 10:42 GMT (#49)
    (Utilizador Info)

    A última mulher que morreu em Portugal dessas circunstâncias (e é fiável) aconteceu em 1997, há cerca de 3,153,000 minutos atrás. Os números são fiáveis, visto que vão todas parar aos hospitais, e são eles que as tratam. Fonte: Público de há uns dias atrás.

    Mentiras, leva-as o vento, e destroi-as os factos.

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:comments (Pontos:3, Esclarecedor)
    por jorgelaranjo em 01-09-04 14:06 GMT (#57)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/fueg0/
    Sabes porque é que achas que isso é bom?
    Porque não é da tua familia nem do teu circulo de amigos.

    Nesses casos todos mudam de opiniao...
    Quanto ao exemplo da droga... é pura e simplesmente treta. Não diz respeito ao direito ao aborto!
    Falamos de um direito e não de um dever!!!
    Porque quer a igreja católica impor regras através do estado a quem não pertence a esse religião?

    Não sei se já reparaste mas nos países onde a religião não é castrativa, eg. Japao, a ciência e a humanidade evoluem mais depressa!
    Pensa que seria uma tua irmã, prima, amiga, namorada a precisar de abortar por alguma razão que só a ela diz respeito.
    Serias tu a denunciar para que fosse presa?

    Além disso és tu que vais fornecer dinheiro e tempo a educar crianças que não foram desejadas?
    Já que sois contra a liberdade de escolha ao menos adoptem todas essas crianças!
    Isso é que era bom de ver.
    Mas não, sois contra porque sois contra
    E como faltam os argumentos vêm com coisas absurdas como as regras de trânsito.
    Cada caso é um caso e temos de olhar os problemas de frente!!!
    Não chutar para o lado e dizer que é não porque é não!!
    Já que queres números ficas a saber que contra o Direito de Escolha só votaram 15.5% ! Ora faltam cerca de 84,5%!
    Desses, 14.5% votaram a favor!
    Portanto sobram 70% que nem votaram!
    Interessa saber o que pensam! E o quem pensam é sabido!
    Pessoas que tinham 14 anos em 1998 já podem votar.
    Agora somas os de 14, 15, 16 e 17 anos e alguns de 18 que ainda não podiam votar e vês que os conservadores vão ter de seguir a opinião DA MAIORIA da população

    Não te esqueças que quem manda é O POVO e não uma mao de Políticios
    A última mulher que morreu de aborto que deu entrada em hospital.
    E as que ficam mutiladas? As que morrem por outras causas e nunca se chega a perceber que foi um aborto? E as que ganham outras doenças?

    Vocês falam contra porque não vos toca, porque depois quando vos toca, resolvem as coisas em Inglaterra, em Espanha ou na clinica do amigo médico e depois no dia seguinte vão para a Rua gritar contra...

    Resumindo: __DEIXEM_AS_PESSOAS_ESCOLHEREM_LIVREMENTE__
    É que com esta coisa do barco parece que vivemos no tempo do SALAZAR! Nem ele para ser tão estúpido para dar um destes tiros no pé!

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://mynews.yournews
    Re:comments (Pontos:2)
    por fhc em 02-09-04 13:08 GMT (#69)
    (Utilizador Info)

    E as crianças que não chegaram a viver? São números? E os indefesos a quem retalham no útero (e dói-lhes e gritam), não têm voz?

    Porque é que os comodistas que falam nos direitos dos trabalhadores e dos mais fracos se esquecem da criança que grita (porque grita, já sente dor desde a sexta semana) mas não é ouvida por estar num saco de água?

    Quem te deu o papel de Deus para decidir a vida ou a morte de um inocente? Quem é mais inocente no meio disto tudo (salvo violação), a dita parteira, a mulher ou a criança?

    Se, meu caro comodista, não sabes o que é o milagre da vida, a escolha é tua. E quanto a outras coisas, «Além disso és tu que vais fornecer dinheiro e tempo a educar crianças que não foram desejadas?»:

    És tão cruel a ponto de dizer que o papel do Estado não é cuidar destas crianças, entregando-as a uma das centenas de milhar de casais que querem adoptar? Se houvesse crianças em excesso, talvez pudesses marcar um ponto. Não podes. Por falar nisso, o nosso quarto filho será adoptado, isso já eu e a Fátima havíamos decidido.

    Finalmente, sou a favor do verdadeiro direito de escolha. A criança e a mulher não têm escolha se for morta. Se a mulher der à luz a criança pode entregá-la para adopção ou simplesmente cuidar dela. Aí tem escolha. E não terá pesadelos com o seu filho nacituro.

    O aborto é uma imposição de homens para as mulheres. Metade das mulheres que defendem o aborto não são mães. Se não o desejam ser, laqueem as trompas de falópio (sabes o que são, não sabes?)

    Para tua informação, não sou católico, sou SUD (mórmone).

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:comments (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 02-09-04 13:30 GMT (#72)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/fueg0/
    Quem te deu o papel de Deus para decidir a vida ou a morte de um inocente? Quem é mais inocente no meio disto tudo (salvo violação), a dita parteira, a mulher ou a criança?

    E quem te disse a ti sequer que eu tenho um Deus ou que quero o papel d'Ele para mim?
    O teu problema é que o fanatismo cega...
    Eu quero é que TODAS AS MULHERES possam ter DIREITO DE ESCOLHA seja qual for a sua RELIGIÃO, crenças ou condição social.

    laqueem as trompas de falópio (sabes o que são, não sabes?)

    Nunca tomes os outros por ignorantes, pois estarás a ser mais ignorante.
    O problema aqui é que eu sei o que são as laqueações das trompas, o que é planeamento familiar, o que são as DST e por aí fora.
    Mas porque há-de uma mulher laquear as trompas (sempre é uma operação) ? Porque não os homens fazerem uma vasectomia?
    Porque esta sociedade é MACHISTA e INTOLERANTE
    Quanto ao nem toda a gente poder votar... nem te respondo. Não vale a pena! Isso são argumentos de EXTREMISTAS

    O aborto é uma imposição de homens para as mulheres.

    É o que eu digo, o fanatismo cega as pessoas.
    O aborto deve ser UM DIREITO DAS MULHERES e nunca será UM DEVER!

    Se houvesse crianças em excesso, talvez pudesses marcar um ponto

    Ai não há? Então porque temos instituições como a Ajuda de Berço ou a Casa Pia ou a Santa Casa da Misericórdia a recolher crianças abandonadas e que ninguém adopta?
    Porque quem adopta quer é um bébé pronto a criar e não uma criança já grande...

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://mynews.yournews
    Re:comments (Pontos:2)
    por Init em 03-09-04 10:35 GMT (#83)
    (Utilizador Info)

    Quem te deu o papel de Deus para decidir a vida ou a morte de um inocente?

    Ele não está a chamar para ele esse direito. Mais ainda se ele tal como eu não acreditar na existência de qualquer divindade, dizia-te para meteres o papel de Deus plo cu Dele acima.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:comments (Pontos:2)
    por fhc em 02-09-04 13:17 GMT (#70)
    (Utilizador Info)

    A maioria da população quer atar os incendiários às árvores e deixá-los morrer lá. A maioria da população vê o Big Brother. A maioria da população deseja arrancar os tomates dos pedófilos. A maioria da população entre o tele-lixo e Os Miseráveis escolhe miseravelmente o que tu sabes.

    A maioria da população não deveria ter acesso a boletins de voto. A idéia não é minha, por falar nisso, mas de um jornalista de esquerda, o Óscar Mascarenhas. E só tem porque não podes ter um critério de merecimento válido, salvo um homem, um voto.

    Quem quer votar (eu) vota. Quem não quer, sujeita-se à escolha dos outros e não pode reclamar.

    Por fim, até quero um novo referendo. Se querem alterar a lei e desvirtuar o estado de direito, que o façam. A voz do povo pode ser néscia, mas deve ser soberana. Estou a favor. Mas um tempo igual depois exigirei um referendo em sentido contrário, para repor a actual lei (que considero justa, salvo na defesa da vida da mãe no caso de complicações --- para mim é sem limite) Estás de acordo, ou os referendos só são bons quando te servem?

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:comments (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 02-09-04 17:58 GMT (#79)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    é uma boa questão...
    claro q toda a gente tem q puder votar, senão lá se vai a democracia. o voto das elites só leva à degradação da sociedade e da igualdade. se as pessoas são parvas, paciência, para isso é que há diferentes poderes na sociedade, para haver vários controlos sobre o que é aceitável.
    quanto ao aborto... não toco no assunto :P só no barco
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:comments (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 01-09-04 14:10 GMT (#58)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/fueg0/
    Já que falaste no público também devias ter lido:
    Segundo a Women on Waves, cerca de cinco mil mulheres são hospitalizadas por ano em Portugal em resultado de complicações pós-aborto e entre duas a três acabam por morrer em consequência da prática de abortos ilegais e sem segurança.
    E para que não fiquem dúvidas eu deixo um link!

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://mynews.yournews
    Re:comments (Pontos:2)
    por fhc em 02-09-04 12:59 GMT (#68)
    (Utilizador Info)

    Na Segunda-Feira durante o debate, todos (prós e contras) concordaram que nem dezenas e dezenas (sic) se encontram nessa situação, muito embora eu não tenha percebido bem se se referiam ao número de abortos praticados em vão de escada com complicações ou o total estimado.

    Women on waves: existem uns tipos da Tabaqueira que dizem que do cancro do pulmão não se prova cabalmente a incidência do cigarro.

    Mentiras, leva-as o vento e destrói-as os factos.

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:comments (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 02-09-04 13:39 GMT (#74)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/fueg0/
    Facto:

    Nem te dás ao trabalho de ir ler o que dizem as empresas.
    Não, é muito mais fácil dizer tretas inventadas na hora e que tentam servir o teu discurso

    Vamos a factos: No site da Tabaqueira podes ler que o site também inclui informações importantes à cerca dos efeitos do tabaco na saúde
    Para a próxima lê primeiro antes de dizeres que sabes o que não sabes!

    Começa por ler que Mentiras, leva-as o vento e destrói-as os factos. !
    Here is a point!

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://mynews.yournews
    Re:comments (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 01-09-04 14:20 GMT (#59)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/fueg0/
    Só mais uma coisa que ilustra o que eu queria dizer sobre os que são contra __O_DIREITO_DE_ESCOLHA__

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://mynews.yournews
    Re:comments (Pontos:2)
    por fhc em 02-09-04 12:54 GMT (#67)
    (Utilizador Info)

    Eu escolho puxar-te os tomates até tos arrancar. És contra __O_DIREITO_DE_ESCOLHA__? ;-)

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:comments (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 02-09-04 13:34 GMT (#73)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/fueg0/
    És mesmo fanático!
    O que eu quero é que as pessoas TENHAM DIREITO DE ESCOLHA sobre si próprias!!
    Essa treta de dizer que um aglomerado de células é um ser humano... é treta!
    Então cada vez que os adolescente se masturbam estão a matar milhões de Potenciais seres humanos e cada vez que mandas uma queca estás a MATAR milhões de potenciais seres humanos ou só tens sexo para procriar ?

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://mynews.yournews
    Re:comments (Pontos:2)
    por Init em 01-09-04 12:14 GMT (#54)
    (Utilizador Info)

    Eu sou heterosexual, ainda não tenho filhos (se tudo correr bem daqui a uns anos ja devo ter), sou contra o aborto (não gosto da ideia), mas não me considero no direito de dizer aos outros que não têm essa liberdade de decidirem o que fazem com o seu proprio corpo (pelo menos até dentro de algumas condições como o estádo de desenvolvimento da gravidez).


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:comments (Pontos:2)
    por jadrian em 31-08-04 15:52 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Não é por nada, mas se tu colocas o teu código sob a licença GPL estás a aderir aos ideais da FSF. Eu bem sei, e já o fiz.

    Seria o mesmo que dizer que um português residente em Portugal poderia escolher que partes da lei portuguesa lhe deveriam ser ou não aplicáveis.


    Sim, da mesma forma que comer soja sem se ser vegetariano seria o mesmo que um português poder escolher os impostos que tem que pagar. A única diferença entre as duas é que, a primeira podes fazer na boa, a segunda não.
    Re:comments (Pontos:2)
    por fhc em 31-08-04 16:46 GMT (#32)
    (Utilizador Info)

    Logo podemos inferir que aderir à GPL é aderir à FSF, não podemos?

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:comments (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 31-08-04 21:22 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/fueg0/
    Eu ainda não percebi porque é que aderindo à licença GPL se adereu à Free Software Foundation.
    Free as in free as beer não é, IMHO, GPL, sendo mais BSD.
    Certo?

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://mynews.yournews
    Re:comments (Pontos:2)
    por jadrian em 31-08-04 22:57 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    Não.
    Re:comments (Pontos:2)
    por fhc em 01-09-04 10:45 GMT (#50)
    (Utilizador Info)

    E não porquê? Existem imensas licenças e podes ainda criar a tua. Agora, se colocas o teu software na GPL, é porque aderiste aos ideais da FSF, pelo menos no que concerne a esse software.

    Para quem não gosta da FSF, existe BSD, Artistic, Mozilla, etc e outras que tais, que a Microshit adora porque pode utilizar nos seus próprios softies fechados.

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:comments (Pontos:2)
    por raxx7 em 01-09-04 15:06 GMT (#60)
    (Utilizador Info)
    Não. A GPL foi criada como instrumento legal da filosofia da FSF. Contudo, nada impede que esse instrumento seja utilizado por outros que desejem uma licença com as mesmas caracteristicas mas que não têm necessariamente as mesmas motivações da FSF.
    A MySQL AB ou a Trolltech são bons exemplos. Disponibilizam o seu software sob licença GPL ou licença não-livre, o que não me parece nada de acordo com os ideais da FSF.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:comments (Pontos:2)
    por fhc em 02-09-04 13:28 GMT (#71)
    (Utilizador Info)

    De acordo. Pode haver um uso instrumental. Mas o que se punha é que alguém, queria usar a GPL pelos direitos e não pelo que impõe. Se eu tiver software sob a GPL, então tenho que aderir aos deveres e são esses deveres os que a FSF, via GPL nos impõe.

    A GPL dá ao autor do código uma licença ilimitada sobre o mesmo. Isto é, ele pode vender o SEU código e incorporá-lo num produto comercial. Se a FSF não tivesse o ideal de propriedade do código, porque estenderia a sua licença deste modo?

    A MySQL AB e a Trolltech estão, a meu ver, de acordo com a FSF. O que dizem é o seguinte: podem desenvolver software GPL com os meus produtos. Mas atenção, não os podem usar no vosso software comercial sem trazer para cá o dinheirinho. Não te negam a liberdade de desenvolver com os produtos deles software que a FSF aprova. Apenas permitem às companhias de software proprietário licenciar o seu produto independentemente da GPL, o que me parece justo.

    Francisco Colaço


    Microsoft Windows, sistema operativo vegetariano:
    Concebido por abróteas, usado por nabos, duro de roer como nozes, agarra-nos logo pelos tomates

    Re:comments (Pontos:2)
    por raxx7 em 02-09-04 14:59 GMT (#75)
    (Utilizador Info)
    Bom, a meu ver, a filosofia da FSF é que todo o software devia ser livre.. mas adiante.
    Então, qual a diferença da posição da MySQL AB e da Trolltech comparada com a do X-Chat? (além do facto de ele ter de prestar contas a outros que contribuiram para o X-Chat enquanto ele era GPL only).

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:comments (Pontos:2)
    por jadrian em 01-09-04 21:29 GMT (#61)
    (Utilizador Info)
    E não porquê?

    Mas porque havia de ser? Tu que inventaste essa relação de causualidade é que tens que a fundamentar.

    Existem imensas licenças e podes ainda criar a tua. Agora, se colocas o teu software na GPL, é porque aderiste aos ideais da FSF, pelo menos no que concerne a esse software.

    GPL é uma licença como as outras, eu uso-a se quiser e não tenho que dar satisfações a ninguém.

    Para quem não gosta da FSF, existe BSD, Artistic, Mozilla, etc e outras que tais, que a Microshit adora porque pode utilizar nos seus próprios softies fechados.

    "E quem come soja tem que ser vegetariano, para quem não quer ser vegetariano há batatas, ervilhas e salsichas..."
    Re:comments (Pontos:1)
    por phlox em 31-08-04 18:34 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    Qual o problema do mIRC? Além da questão dos virus e exploits, a principal razão para o X-Chat para Windows existir é que muita gente gosta de poder utlizar o mesmo cliente em Unix e Windows. Quanto à questão do scripting, não conheço o scripting do mIRC mas sempre me pareceu algo inspirado no ircII. Que é que se pode fazer em mIRC que não se faça em X-Chat ou irssi?
    Tanta coisa ? É preciso dar-te exemplos ?
    Exploits ? Até parece que nao existem no xchat...
    Virus ? É assim tão dificil ficar imune a eles ?

    E a verdade é que a portabilidade do X-Chat sempre foi um bocado tremida. Não só para windows, mas também me lembro de ver queixas de pessoas a tentar compilá-lo noutros Unix.
    Eu também me lembro disso.

    Re:comments (Pontos:1)
    por metaphor em 02-09-04 4:25 GMT (#62)
    (Utilizador Info)
    "Além da questão dos virus e exploits, a principal razão para o X-Chat" -> bom, o xchat teve uns bugs fudidos antes de o mIRC os ter, mas la está, ser opensource ajuda na questão dos bugs :b ainda rondam ai uns 0day para mIRC quando que para Xchat a coisa está mais tremida..

    "não conheço o scripting do mIRC mas sempre me pareceu algo inspirado no ircII" -> ah! ha, ha!

    " Que é que se pode fazer em mIRC que não se faça em X-Chat ou irssi?" -> bom..com o kung foo adequado podes fazer a mesma comparação com o cat e o mIRC :D é só uma questão de pensar holywood

    ah, e o GUI sucka.


    __ 10% literal, 90% metaphor
    Re:comments (Pontos:2)
    por Init em 31-08-04 12:55 GMT (#20)
    (Utilizador Info)

    Qual é o problema do mIRC ?

    Ser proprietário.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:comments (Pontos:1)
    por being em 31-08-04 13:34 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Check this out: http://bersirc.free2code.net/ . É o que eu uso e gosto bastante.

    Comecei uma dieta, cortei a bebida e comidas pesadas e, em catorze dias, perdi duas semanas. - Joe E. Lewis

    Re:comments (Pontos:2)
    por Init em 01-09-04 12:23 GMT (#56)
    (Utilizador Info)

    Eu não preciso de cliente de irc para win32, nunca uso um sistema desses ligado em rede...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:comments (Pontos:1)
    por phlox em 31-08-04 18:38 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Ah sim... Já me esquecia desse promenor... Eu agora vou avaliar a qualidade de um software por ele ser proprietario ou nao... Ainda por cima na plataforma do Windows que é onde isso menos interessa.
    Re:comments (Pontos:2)
    por Init em 01-09-04 12:05 GMT (#53)
    (Utilizador Info)

    Não proponho que havalies a qualidade do código pela licença. Apenas que se ignore a qualidade do código caso seja proprietário. E que simplesmente não se use software que não seja Software Livre.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:comments (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 02-09-04 19:14 GMT (#80)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    claro q n interessa, para k quando também o mirc se pirateia?
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    xchat para windows agora é a pagantes (Pontos:1)
    por Thing em 31-08-04 11:43 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    "para dizer a verdade, o xchat nunca me funcionou bem em windows (gtk issues, talvez? em linux é a maravilha de sempre)" e que tal irssi? http://irssi.org/
    Re:xchat para windows agora é a pagantes (Pontos:2)
    por McB em 31-08-04 17:45 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    Do site:

    Irssi is a modular IRC client for UNIX that currently has only text mode user interface[...]

    Eu estava a referir-me a um client de IRC para Windows, em Linux estou bem servido. E quero um cliente que não em modo de texto...(a única coisa que uso em modo de texto é meu belo mutt).

    Yours,
    McB!
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux
    A pagantes? not quite... (Pontos:1)
    por kossak em 31-08-04 12:49 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Google and thou shall find.

    Eu tou a usar um build muito jeitoso que encontrei na net (não me lembro do link) com GTK 2 e estou bastante satisfeito.

    Claro que te podem sair backdoors, mas confio tanto no autor do xchat como em qualquer outro desconhecido que faz um build em win32. Depois, há sempre as application firewalls, o strings, o netstat, o w32dasm, o Filemon (sysinternals), o...

    Acho que perceberam a ideia
    Re:A pagantes? not quite... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 31-08-04 16:35 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Softice, ollydbg...

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:A pagantes? not quite... (Pontos:2)
    por Kmos em 31-08-04 20:28 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    já agora gdb (linux), ldasm (linux), IDA (win) ;-) ...

    I'm a Lost Soul in this Lost World...
    Re:A pagantes? not quite... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 01-09-04 10:21 GMT (#47)
    (Utilizador Info)
    gdb e ldasm comparados com coisas magnificientes como softice e ida é um crime ;)

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Re:A pagantes? not quite... (Pontos:1)
    por metaphor em 02-09-04 4:26 GMT (#63)
    (Utilizador Info)
    softice o cacete, viva o IDA e o Olly! :b


    __ 10% literal, 90% metaphor
    Re:A pagantes? not quite... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 02-09-04 10:24 GMT (#65)
    (Utilizador Info)
    Bah...O olly nao da para tudo nem o IDA, portanto o amigo softice quebra o gelo !

    Desde já se agradece ao(s) idiota(s) que modera(m) para baixo todos os comentarios !
    Alternativa para Windows (Pontos:1)
    por serlingpa em 31-08-04 13:56 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Eu uso uma versão antiga do xchat, contudo existe um outro cliente de irc, não mIRC :P, chamado xircon, vejam se gostam, eu nunca usei. xircon


    Re:Alternativa para Windows (Pontos:1)
    por tOkIo em 31-08-04 14:33 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Introducing XiRCON
    The Premiere IRC Client For Windows 95/NT
    XiRCON is Copyright © 1996-1997 by Mark Hanson

    http://node.sourceforge.net/ - Node is an IRC Client for Windows
    It is an Open Source project and licenced under GNU GPL

    nao sei se sera o melhor do muno ... mas e windows e gpl ...
    __tOkIo
    Re:Alternativa para Windows (Pontos:1)
    por serlingpa em 01-09-04 3:35 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    Fixe, não conhecia esse!:) Obrigado!
    Re:Alternativa para Windows (Pontos:1)
    por metaphor em 02-09-04 4:27 GMT (#64)
    (Utilizador Info)
    é velho pra crlh e na altura até nao era mau :b then again, depois do mIRC o irssi engatou-me e deste então nao quis outra coisa..


    __ 10% literal, 90% metaphor
    X-Chat 2 for Windows (Pontos:2)
    por blackTiger em 01-09-04 6:32 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    Já agora quem quiser continuar a utilizar o xchat em windows pode arranjar builds não oficiais aqui.
    irssi / bitchx (Pontos:2)
    por bgravato em 02-09-04 23:26 GMT (#81)
    (Utilizador Info)
    Desde a altura em que acedia ao irc em terminais do tipo VT100 ligados a um HPUX e com o original ircII que me habituei a usar clientes de irc text-mode e ganhei-lhe o gosto...

    Depois com a mudança para o BitchX nunca mais larguei os clientes de irc text-mode... ainda fiz algumas tentativas com o x-chat, e até mm com uma versão gtk-bitchx, mas acabei sempre por voltar ao bom e velhinho bitchx a correr de consola ou xterm... Ainda hoje é o que uso...

    Não conhecia o irssi, acho que já tinha visto o nome em alguns sitios... mas depois de ouvir (ler) falar aqui decidi experimentar só naquela... e até estou a gostar, tem algumas coisas que me agradam mais relativamente ao bitchx e se o conseguir pôr a fazer tudo aquilo que faço no bitchx acho que me vou converter.

    Até agora uma das coisas que ainda não consegui fazer foi o /detach, será que o irssi não tem essa feature? Isso para mim é fundamental... (se bem que posso sempre tornear usando o screen...)

    Bem ainda só estou a usar irssi há 2 minutos, vou explorar melhor :)

    Quem daqui já usou irssi e bitchx que balanço faz quanto aos dois?


    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]