gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Já não se podem copiar DVDs...
Contribuído por AsHeS em 08-03-04 11:08
do departamento dos tribunais
News WZ|Dunadan escreve "Depois de ter sido aqui referido que ver um DVD vai ser crime segundo a EUCD, convém divulgar que a Warner Home Video UK processou a 321 Studios, uma empresa que desenvolveu um programa de cópia de DVDs por violação do Copyright and Related Rights Regulations 2003, meses depois da The Motion Picture Association ter feito o mesmo, mas por violação da Copyright, Designs and Patents Act 1988. Pois bem, nos E.U.A. um tribunal de Nova Iorque seguiu uma decisão similar do estado da Califórnia e a 321 Studios foi proíbida de distribuir o seu programa."


"Entretanto, a MPAA perdeu o processo contra o norueguês Jon Lech Johansen, DVD Jon para os amigos, por este ter escrito o DeCSS para permitir aos utilizadores do Linux ver os DVDs que tivessem adquirido. Após a sua absolvição, Jon Lech Johansen contra-ataca agora no tribunal norueguês para compensação pelos danos causados.

Ora bem, no Norte da Europa temos um tribunal de um país soberano sobejamente conhecido pelo seu elevado desenvolvimento social e civilizacional. Depois temos o Reino Unido, cujo sistema judicial parece funcionar de forma adequada. Num terceiro palco, temos a sociedade litigante que é hoje os EUA.

Será que a EUCD caso seja aplicada na sua pior forma possível terá de ser revista, caso a Noruega um dia adira à União Europeia? Como será em Portugal, se um dia acontecer um caso destes? Teremos fugas de informação cirurgicamente assassinas em que divulgar-se-á que o acusado até tinha DVDs com material pornográfico? "

Dificuldades de gestao num projecto Open Source | Bill Gates propõe E-Mail pago...  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • a MPAA perdeu o processo
  • compensação pelos danos causados
  • WZ|Dunadan
  • ver um DVD vai ser crime segundo a EUCD
  • processou a 321 Studios
  • programa de cópia de DVDs
  • violação da Copyright, Designs and Patents Act 1988
  • Mais acerca News
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    A EUCD em PT está a ser revista... (Pontos:2)
    por Cyclops em 08-03-04 11:25 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    A proposta do Governo e a do BE, ambas aprovadas na generalidade, baixaram à Comissão para serem discutidas novamente (tanta porrada que levou a versão do Governo...).

    Como se lê neste email do João Neves escrevam aos vossos representantes nesta comissão.


    Re:A EUCD em PT está a ser revista... (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 08-03-04 15:48 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    ora bolas, eu ia perguntar porque estes senhores não falaram sobre o que se passou dia 25... tanta coisa, tanta coisa, e não se ouviu nada... toca a ler o artigo...
    ---
    Trolls, nem respondam porque não vos ouço.
    Que Bush vos abençoe.
    Re:A EUCD em PT está a ser revista... (Pontos:2)
    por Cyclops em 08-03-04 16:51 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Se te inscrevesses na mailing list ansol-geral saberias...
    Re:A EUCD em PT está a ser revista... (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 09-03-04 2:52 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    epah, ando a adiar a inscrição por preguiça... já vai já vai :P
    ---
    Trolls, nem respondam porque não vos ouço.
    Que Bush vos abençoe.
    Rídiculo (Pontos:2, Informativo)
    por Perky_Goth em 08-03-04 15:57 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Sinceramente, isto é tão ridículo que quase me rio... estou à espera que alguém seja processado por ver DVDs em linux, ou usar um DVD de outra região para as pessoas começarem a erguer-se contra isto.
    Mas o caso da 321 Studios não foi por violação de "trade secret"? E depois por patente? Como é? eu tinha lido qualquer coisa favorável, mas já não me lembro. E acho que tinha a ver com MPEG2, e não com o CSS...

    Anyway, se continuarmos com este absurdo de patentes e restrição de direitos, vamos perder a corrida para a ásia e a américa do sul, que andam a investir fortemente em software livre. Não me parece que o protecionismo continue...
    ---
    Trolls, nem respondam porque não vos ouço.
    Que Bush vos abençoe.
    Re:Rídiculo (Pontos:4, Interessante)
    por WZ|Dunadan em 08-03-04 16:21 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.G4mers-Zone.net
    Ainda bem que falas disso, pois a BBC publicou o seguinte artigo de opinião: From code war to Cold War

    A new cold war has broken out in the software world, technology analyst Bill Thompson believes, and it will shape our futures.

    Things are getting serious over in the US, where two mighty forces are fighting for a position of control over the daily lives of millions of people.

    The battle is not for the presidency, although the antics of George Bush and John Kerry are obviously of some importance to the rest of the world, but for the ability to shape the way we design, build and use computer software.

    It is the conflict between two different ideologies of software development.

    One is personified by Microsoft and its closed and copyright-protected code, and the other represented by the free software and open source movements, whose most prominent offering is the GNU/Linux operating system.

    And it has become a new Cold War, a fight between competing philosophies which underpin completely divergent economic systems and patterns of social organisation.

    Given the growing importance of computer programs in our daily lives and the operation of business. It could well be the defining conflict of the first half of this century, just as the conflict between communism and capitalism defined the latter half of the last one. (...)

    O autor continua depois falando do caso SCO, que parece estar a ser usada como testa de ferro pela Microsoft. A comparação entre comunismo e closed source e democracia e open source também está interessante.

    Leitura vivamente recomendada.


    G4mers
    Forum-Zone
    Re:Rídiculo (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 09-03-04 2:58 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    eu leio o slashdot... segundo um livro que por acaso encontrei na biblioteca, The Invisible Computer, o problema no caso dos SO é que para as aplicações terem boa aplicabilidade e acessibilidade são necessários standards abertos. Precisamente o que está errado no caso do IE e WMP (IMO)... eu concordo com esta prespectiva, os standards são o mais importante.
    bem, ok, também sou sou apoiante de open source, mas ainda estou para ser convencido que é possível aplicar a todo o software.

    mas o que ia dizer, realmente é mais importante que escolher entre o dubya e um gajo que defende o mesmo mas é doutro partido.
    ---
    Trolls, nem respondam porque não vos ouço.
    Que Bush vos abençoe.
    Re:Rídiculo (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Cyclops em 08-03-04 16:52 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Algo não pode ser trade secret e patente ao mesmo tempo, por definição, dado que a patente exige publicação (mesmo que de utilização restrita, deixou de ser segredo).
    Re:Rídiculo (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 09-03-04 2:53 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    precisamente, mas acho que era o que a mpaa estava a fazer.
    isso e a sco...
    ---
    Trolls, nem respondam porque não vos ouço.
    Que Bush vos abençoe.

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]