gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
DECO e ANACOM
Contribuído por BladeRunner em 27-02-04 14:24
do departamento da-miséria
Portugal ZeMarnoto escreve "O Público, na secção Tecnologia, anuncia que a DECO vai sugerir a criação de padrões de qualidade para fornecedores de Internet. Ver notícia aqui".

Carros que sabem se orientar na vida... | "Link Checker" português  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • aqui
  • Mais acerca Portugal
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Vai adiantar muito... (Pontos:2)
    por jazzy em 27-02-04 14:56 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://jazzy.weblog.com.pt/
    Com o respeito que alguns operadores têm pelo que a Anacom ordena...


    Jazzy
    Re:Vai adiantar muito... (Pontos:2)
    por moonrider em 27-02-04 16:31 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    Não só adianta, como é essencial que esses padrões sejam definidos ! Por exemplo, é muito dificil apresentares uma queixa sobre determinado ISP, baseado no "é lento" ou "de vez em quando não recebo emails"... tem que haver o mínimo de definição sobre o que é aceitável oferecer a um cliente, em qualquer tipo de serviço !
    Se vão obedecer ou não, é outra questão... mas vais podes utilizar a DECO para dizer, por exemplo, "o meu ISP não obedece aos padrões de qualidade mínimos para me fornecer o serviço"... e quando começarem a surgir notícias que determinado ISP não obedece ao mínimo exigido, vais notar diferenças...
    Re:Vai adiantar muito... (Pontos:2)
    por jazzy em 27-02-04 17:16 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://jazzy.weblog.com.pt/
    Eu não disse que não era útil. O que eu disse é que vão fazer disso tábua raza.


    Jazzy
    alguem sabe (Pontos:2)
    por racme em 27-02-04 17:01 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.guildsoftware.com/download.html/
    alguem sabe dos resultados do teste que a deco andou a fazer aqui ha uns meses sobre os diferentes ISPs nacionais ?



    We're coming - you're leaving - and don't let the door hit you on your way out! -- jfk
    Re:alguem sabe (Pontos:4, Interessante)
    por higuita em 27-02-04 17:19 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    eu fui fazendo medicoes ao longo do tempo

    por volta de novembro a deco pediu para testar durante o mes mais vezes

    recentemente, este mes, voltou a pedir novas medicoes

    no fim destes dois periodos temos um questionario para responder

    nao sei se a "repeticao" das medicoes tem a ver com o facto do meu ISP, a tvtel, ter mudado de backbone da novis para a nfsi (e pelo que sei, a ligacao com a novis ainda existe, embora desconheca em que circunstancias e' usada)

    comparando as duas medicoes, a qualidade reduziu bastante com a mudanca, mas sei tambem que a mudanca nao correu bem e que a tvtel ainda tem varios problemas em maos

    o teste, principalmente o de transferencia, e' muito bom, ele carrega uma pagina com javascript que carrega imagens a' sorte de varios sites portugueses e alguns internacionais, pelo que e' dentro dos possiveis um teste aceitavel a velocidade de acesso aos varios ISPs e grandes sites internacionais
    (claro que a telepac tem um pouco de vantagem, ja' que tem uma grande fatia do housing de paginas, mas pronto, o teste mede a realidade nacional)

    Higuita
    Re:alguem sabe (Pontos:1)
    por cirne em 27-02-04 18:37 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.cirne.org
    Vem na revista pro-teste deste mês os primeiros resultados.
    Eu é mais bolos....
    Re:alguem sabe (Pontos:2, Informativo)
    por bigs em 28-02-04 0:19 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Além de terem saído na revista, podem ser consultados por quem estiver registado no site a partir do qual são efectuadas as medições.
    A minha conclusão é que vou mudar de ISP, mas primeiro vou ver os preços.

    ==========
    Nuno Pereira
    Estudante de Engenharia de Sistemas e Informática
    Universidade do Minho
    Re:alguem sabe (Pontos:3, Informativo)
    por MacLeod em 28-02-04 15:14 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Os resultados estão na página. Existe um pdf com o artigo que vai sair na edição de Março 2004. Mas é preciso fazer login para ler o artigo.

    Em linhas gerais, são criticadas as cláusulas abusivas (e ilegais) em todos os contratos; o facto de existirem limites mensais de tráfego e que o tráfego não utilizado num mês não transite para o outro; as velocidades de download (segundo os testes são em média metade da velocidade anunciada pelos ISPs). Na banda larga, a escolha acertada recai sobre a... Netcabo! Acho que isto dá para ter uma ideia do panorama nacional na banda larga.

    Re:alguem sabe (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 29-02-04 1:22 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    estranho, tinha exactamente as mesmas impressões...
    anda mal isto... mas talvez vá para a frente. que surpresa que o governo não pode fazer nada e a DECO pode...
    ---
    Trolls, nem respondam porque não vos ouço.
    Que Bush vos abençoe.
    Já vai tarde (Pontos:1)
    por shore em 27-02-04 17:15 GMT (#4)
    (Utilizador Info)

    A serem tomadas tais medidas, só pecam mesmo por tardias. Já se sabe que da teoria à prática ainda vai um bom bocado, mas pelo menos já sei para onde me queixar quando o ping saltar para os 200,... DECO, já que falar (pelo menos) para a Telepac, é quase a mesma coisa que estar calado.

    No outro dia disseram-me que só, pelo menos, ao fim de 8 ou 10 (!?) horas de o problema presistir é que poderiam considerar anormal, e aí sim tomar conta da ocorrência, até esse período de espera qualquer "lag" na ligação era considerado normal. Resumindo, abusam da má qualidade de serviço, tendo em conta o preço ao qual é cobrado, pois também sabem que as alternativas são iguais ou piores e que um ano de contrato já mora atrás dos muros.

    Veremos se a proposta vai para à frente, e se for, se alguém a cumprirá ...


    Re:Já vai tarde (Pontos:2)
    por 4Gr em 28-02-04 18:24 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Quanto à tua preocupação com o ping compreendo perfeitamente visto que também já joguei intensamente na net e sei, como todos os jogadores portugueses, o quanto incomodativo é jogar com um ping de 200 perante holandeses ou suecos de ping 50.

    Mas, por outro lado, compreendo que ter uma verificação contínua do ping é muito complicado. Acredita que os ISPs que fornecem o serviço na Holanda, Suécia, etc e so on também não têm o ping como meta primária, mas advém dos investimentos que eles fazem na infra-estrutura. Ou seja, como eles têm melhores infra-estruturas, melhores backbones, etc.. o ping será, por conseguinte, menor.

    Outro factor que deves ter em conta é que as ligações internacionais passam, regra geral, exceptuando, por exemplo, a KPNquest, pela Marconi que acaba por "afunilar" e criar efeito de bottleneck. A culpa não é, per se, dos ISP's.

    Mas pronto, é questão de esperar. Neste momento eles querem é agradar as maiorias. As minorias ficam para o Bloco de Esquerda. :-)


    Dominus vobiscum

    "I may have invented control-alt-delete, but Bill Gates made it really famous", David Bradley, IBM Engineer
    Re:Já vai tarde (Pontos:1)
    por shore em 29-02-04 13:48 GMT (#13)
    (Utilizador Info)

    Pois, mas a questão é que não me estava a referir a ligações internacionais, estava apenas e referir-me a ligações nacionais. Antes de ligar para a assitência faço sempre um trace para ver onde está o problema e em 90% das vezes o problema está no segundo ou no terceiro hop, ou seja, ainda bem dentro da rede telepac. Quando os problemas são la para fora, ou cá para dentro, mas para servers de outros ISPs já nem me preocupo em protestar, ou achas que devia? :p

    Quanto às ligações internacionais, já todos sabemos qual é o problema... backbones. A KPNquest tem o seu próprio backbone, tal como a VIAnetworks, penso que também tem, mas mesmo optando por solução dessas estou a "hipotecar" o meu ping nacional para, mais ou menos, 70% dos servidores ... escolha dificil, nao? :)

    Venham elas (Pontos:1)
    por bigs em 28-02-04 0:58 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Sou um utilizador pouco típico. Uso dial-up e sou estudante de informática. Não uso muito o meu acesso e não me parece que nos próximos tempos vá instalar um acesso de alte velocidade, já que tenho acesso a um através da universidade.
    Mas acontece que também não estou satisfeito, e há alguns pontos em que concordo bastante com o que foi dito, tal como se pode ver em alguns posts que deixei há uns tempos.
    Os limites são um exagero e um abuso, os ISP não respeitam os clientes, a ANACOM não faz nada, o governo não ajudou quando vendeu a infraestrutura à PT, o preço é alto e, como se não bastasse, a qualidade do serviço é baixa.

    Por estas e por outras é que acho que a proposta que a DECO faz é justa, vem tarde e estes testes apenas vêm provar tudo aquilo que dizemos e sentimos: não pagamos pelo que temos, pagamos mais do que devíamos.

    Sugiro a todos que leiam o artigo e digam alguma coisa sobre o assunto e, de preferência, que ajudem a fazer as medições, para que mais ISPs apareçam nos resultados.

    ==========
    Nuno Pereira
    Estudante de Engenharia de Sistemas e Informática
    Universidade do Minho

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]