gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
eNetworking...e não tem nada a ver com redes !
Contribuído por mvalente em 08-02-04 17:47
do departamento software-social
www MiguelA escreve "Viva: gostaria de trazer aqui ao debate a utilidade (ou não) dos programas e sites relacionados com o eNetworking. Uma das definições simplistas de Networking é a de desenvolver uma lista de contactos pessoais ou profissionais através das várias funções sociais, sendo que o eNetworking facilita esse desenvolvimento por efectuar a troca de contactos digitalmente.

Entre os sites mais conhecidos, conta-se o Friendster. Na área do software podemos encontrar o Plaxo, o GoodContacts e o (entre outros, certamente).

Enquanto o
Plaxo (criado pelo co-fundador do Napster) e o GoodContacts procuram facilitar a actualização de contactos do Outlook (sim, do monopolista Outlook), o Spoke (que também inclui a função de actualização de contactos) centra-se mais no objectivo de obtenção de contactos através de contactos (a teoria de spider web networking...se eu conheço 5 pessoas e elas conhecem outras 5 pessoas, então eu indirectamente tenho acesso a 25 contactos).

O Friendster possui igualmente esse objectivo, embora sendo de um âmbito mais pessoal (o Spoke é essencialmente orientado para profissionais).

Além das questões de utilidade de tais aplicações, existem diversas questões ao nível da privacidade dos dados, nomeadamente da quantidade e qualidade dos dados pessoais que são colocados em servidores centrais. Queria saber a vossa opinião.


PS: Entretanto descobri mais estes:

[MV: e não esquecer a oferta do Google nesta área: o Orkut]

Open-source como modelo de negócio | Jahshaka - nova versão alpha  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Ryze
  • EntreMate
  • Friendzy
  • LinkedIn
  • Tickle
  • Tribe
  • Orkut
  • MiguelA
  • Networking
  • Friendster
  • Plaxo
  • GoodContacts
  • (entre outros, certamente).

    Enquanto o
    Plaxo
  • GoodContacts
  • Friendster
  • Mais acerca www
  • Também por mvalente
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    São basicamente inúteis... (Pontos:5, Esclarecedor)
    por Oldtimer em 08-02-04 20:00 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://the.taoofmac.com
    ...a menos que se viva e/ou trabalhe no estrangeiro. O Orkut foi o último para onde fui convidado, e até ver não traz nada de novo.

    O problema deste tipo de coisas é que não substituem a interacção pessoal (ao vivo, a cores e com cheiro) com as pessoas que já conhecemos, e que não faz de todo sentido andar a arranjar contactos indirectos sem se estabelecer primeiro algum contexto e confiança.

    O sucesso deste tipo de coisas no US tem sido largamente à conta de massagens no ego dos participantes ("ena, tenho 400 amigos", ou "ena, estou a 4 saltos do Steven Spielberg") e nem por isso em termos de resultados reais (facilidade de obter negócio, informações, whatever), porque na prática as pessoas conheciam-se na mesma na vida real e os novos contactos poderiam acontecer por essa via também.

    No fundo, é mais uma experiência de interacção pessoal, tal como as mailing-lists, a Usenet, os fóruns e o IRC. A única desvantagem real é que passamos a não ter qualquer controlo sobre os contactos que lá pomos (se os pusermos), independentemente dos termos de serviço.
    ^D

    Orkut (Pontos:2)
    por Gimp em 08-02-04 23:23 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    O serviço do Google está debaixo de fogo devido às condições de acesso. A licença é quase igual à do Passport da Microsoft versão de 2002, salvo erro. As cedências pessoais são draconianas.


    "No comments"

    Projecto FOAF (Friend-Of-A-Friend) (Pontos:3, Informativo)
    por Ricardo Dias Marques em 08-02-04 23:31 GMT (#3)
    (Utilizador Info)

    Existe também o the friend of a friend (foaf) project, que conforme está descrito na FAQ é um vocabulário RDF / XML, que permite a cada criador de "documentos FOAF" (que são ficheiros XML) descrever-se, nomeadamente referindo o seu nome, e-mail, nicks de chat, URL da homepage pessoal / blog / homepage profissional ... e dizer que outras pessoas conhece (que serão outros "nós FOAF").

    A especificação está em: FOAF Vocabulary Specification

    Existe também um bom Tutorial na DeveloperWorks, mais especificamente, o artigo XML Watch: Finding friends with XML and RDF

    Há algumas (embora, na minha opinião, ainda poucas) aplicações práticas do FOAF. Uma aplicação que podem ver é o People Aggregator. Experimentem clicar numa fotografia de uma pessoa que apareça lá e, na nova página que se abrir, cliquem em "View RDF" para terem uma ideia do que é um ficheiro FOAF.


    Um abraço a todos, Ricardo
    Próxima bolha? (Pontos:2, Informativo)
    por nhoc em 09-02-04 0:11 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Tal é o dinheiro que os VC's estão a despejar para empresas de "software social" que já muitos dizem à boca cheia que é a próxima bolha.
    Alguém pergunta How Many Social Nets Are Too Many?? Vejam só a lista de sites que são apresentados neste post.
    Até a amazon já se meteu nisto: Amazon Launches New Social Network Called "Pricekut" (esta parece interessante).
    Entretanto já existe um search engine também: eurekster
    Os chineses também não perderam tempo:
    DragonVenture Invests in Social Networking Platform in China
    idem para a monste r.com

    Bom, havia muito mais mas acho que já chega. :-)
    Inúteis ? Think not... (Pontos:3, Interessante)
    por MiguelA em 09-02-04 11:40 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://anetmorreu.blogspot.com
    Porque razão é se deve considerar o eNetworking inútil ?

    Admito que existem neste momento dezenas, senão centenas de sites/serviços dedicados ao conceito de eNetworking, quase todos oriundos dos EUA. Mas isso é porque o conceito de Networking está profundamente implementado no sociedade e cultura norte-americanas. No caso português, toda a gente assume que o eNetworking é a digitalização da cunha, o que me parece extremamente errado.

    Nao me parece igualmete correcto que se compare o eNetworking ao IRC, Newsgroups. Tu no IRC não sabes com quem estás a comunicar. E a única coisa que vos une é um tópico ou uma zona geográfica. O objectivo do Networking é proporcionar contactos (sejam eles digitais ou reais) entre duas pessoas com objectivos muito concretos, tais como arranjar emprego, obtenção de informações, gerar negócio.

    Claro que existem pouquissimos utilizadores portugueses destes serviços, pois não fossemos nós extremamente desconfiados da natureza destes serviços. Pessoalmente não tenho problema nenhum em colocar os meus contactos num site. Tal como não tive problemas em colocar o cartão de crédito noutros. Ou há confiança, ou não há.

    E digo-te mais, estarei disposto a pagar um preço justo pelos contactos positivos que o sistema gerar, pois admito e acredito no potencial estratégico do estabelecimento de contactos digitais, que depois se tornam reais.

    A realidade é que com a globalização actual, muito do Networking tem de partir da forma digital, de forma a potenciar as capacidades de cada um além das suas fronteiras.

    Miguel Albano

    PS: Posso referir que de facto há sites que me desiludiram, tais como Spoke. No entanto, estou positivamente supreendido com o LinkedIn.


    If Spam was Money...then I'd be filthy Rich... But I'm not, so why try to sell me anything ?!?
    Re:Inúteis ? Think not... (Pontos:1)
    por sopppas em 11-02-04 13:14 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    As bolsas de emprego online em Portugal funcionam?

    Sistemas de e-networking, numa dimensão exclusivamente profissional e não pessoal, podem ser muito úteis no nosso contexto de mercado pequeno e em crise. O conceito do LinkedIn é bastante poderoso quando possibilita encontrar profissionais através de pessoas que eu conheço pessoalmente (em quem confio). Depois de entrar em contacto com esse profissional posso "confiar" nele no sistema. Isto é exactamente aquilo que fazemos na vida real.

    Se as bolsas de emprego normais (repositórios de CVs) não funcionam em Portugal, porque não este em que o utilizador pode construir o seu próprio banco de contactos e CVs, cuidando da sua qualidade e tentando aumentar a sua rede de contactos? Não são apenas pesquisas num banco de CVs à espera de pescar alguma coisa, mas um processo interactivo de pesquisa e depuração de resultados.

    rui
    Spamming facilities? (Pontos:1)
    por lbruno em 09-02-04 20:46 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://republico.estv.ipv.pt/~lbruno/
    procuram facilitar a actualização de contactos do Outlook
    Como? Upload do contactbook para um site? Erm... Ainda bem que esses sites nao sao spammers.
    --
    Luís Bruno

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]