gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Nvu - primeira versão beta pública
Contribuído por BladeRunner em 07-02-04 0:40
do departamento wysiwyg
Linux jpeq escreve "Já está disponível para download a primeira beta pública do Nvu. Trata-se de um projecto patrocinado pela Lindows com vista a desenvolver um editor WYSIWYG de HTML capaz de competir com o Dreamweaver ou o Frontpage. O software, que estará disponível segundo a tripla licensa MPL/LGPL/GPL, conta como líder com Daniel Glazman, project leader do Mozilla Composer. As versões compiladas apresentadas no site são para Linux e Windows, mas anunciam-se outras para breve. "

Projecto Honeynet - Portugal | Linux é possível opção para o projectoGalileo  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Nvu
  • Lindows
  • MPL/LGPL/GPL
  • Daniel Glazman
  • Mozilla Composer
  • Mais acerca Linux
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Quanta (Pontos:3, Esclarecedor)
    por [Cliff] em 07-02-04 14:47 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Com o KDE 3.2, veio o Quanta com uma view WYSIWYG... acho que está tudo dito :)

    ---
    Conformity is the jailer of freedom and the enemy of growth.
    --John F. Kennedy
    Do Quanta para o Dreamweaver... (Pontos:2, Informativo)
    por jpeq em 07-02-04 15:38 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    ...Vai uma enorme diferença. Confesso que não experimentei ainda a versão 3.2, mas as anteriores deixam muito a desejar. O que eu acho aliciante no Nvu é que à partida a fasquia é muito elevada, e a equipa de desenvolvimento não pretende fazer apenas mais um "software para fazer webpagezitas", mas sim uma peça para concorrer com as ferramentas favoritas dos profissionais. E a primeira versão beta está um espectáculo, o que me deixa de facto expectante quanto à release final. Seja como for, e mesmo que o novo Quanta esteja muito melhor que o que vi em versões anteriores (acredito e espero que sim), é sempre bom para a comunidade que apareçam projectos novos com qualidade como o Nvu. O facto é que a grande maioria dos webdesigners profissionais ainda estão agarrados ao Windows ou ao MacOS X, e a principal razão é a maior abundância de software com o nível que pretendem para estes sistemas operativos. Se o Nvu conseguir ganhar adeptos neste mercado (que duvido que as versões anteriores do Quanta tenham conseguido), excelente.



    -------------------------------------------
    "All great truths begin as blasphemies."
    George Bernard Shaw
    Re:Do Quanta para o Dreamweaver... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 07-02-04 17:04 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Bom, depois de ler o teu comentário fui fazer o download do NVU. Honestamente, está mais o Quanta para o Dreamweaver que o NVU. O NVU está na liga do FrontPage.
    Qualquer coisa para fazer páginas rápidamente... se calhar não vi todas as features, no entanto parece-me que ainda falta ali muita coisa para o destinguir do Mozilla Composer.

    ---
    Conformity is the jailer of freedom and the enemy of growth.
    --John F. Kennedy
    Re:Do Quanta para o Dreamweaver... (Pontos:2, Informativo)
    por jpeq em 07-02-04 18:19 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Eu percebo o que queres dizer. A interface de facto faz lembrar o Frontpage. Mas experimenta fazer qualquer coisa com o FP e vê só a quantidade de lixo que aquilo mete no meio do teu código! E as extensões MS mais "optimizações" IE-only que sem saber um tipo acaba por ver incluídas na página mais simples, sem necessidade nenhuma. No Nvu isso simplesmente não acontece. Podes dizer que não gostas da interface do Frontpage (também não é a minha preferida), mas esse não é só por sí um ponto contra o software. E quanto a parecer o Mozilla Composer... Bom, essa é a base de código deles. Eu não esperava que a primeira versão beta, com ainda tão pouco tempo de desenvolvimento, fosse já tão diferente. As features, para já, não são más de todo, mas como o produto ainda está em desenvolvimento, podes sempre dar sugestões ou contribuir com algo. Se o Frontpage fosse GPL, de certeza que se teria transformado numa ferramenta profissional... Agora foste tu quem me aguçou o apetite para o Quanta 3.2!

    -------------------------------------------
    "All great truths begin as blasphemies."
    George Bernard Shaw

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]