gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Polémica do site do Sporting
Contribuído por pls em 06-08-03 15:51
do departamento estou-no-jogo-de-inauguração-fiquem-com-esta
Bug Campos escreve "Todos por certo deverão já saber a polémica da aparição do Mantorras a gritar golo no site do Sporting. Para quem não sabe segue o link para a notícia na TSF que explica como se pode visualizar este easter egg.Notícia na TSF.
Neste momento, acedendo ao url www.sporting.pt/alvaladexxi somos brindados com um "Directory Listing Denied", mas a cache do Google faz maravilhas aqui.

O motivo do meu artigo é ouvir a opinião dos colegas gildotianos acerca desta falta de profissionalismo (será um mal geral dos portugueses), neste caso de um ou mais colaboradores da Neurónio, e a quem se podem imputar as responsabilidades (O site foi desenvolvido pela Neurónio que entretanto já faliu).
Todos sabemos que a expressão "imputar responsabilidades" não faz muito sentido em Portugal (veja-se o caso dos governos anteriores), mas quer-me parecer que se estivessemos em terras do Tio Sam, o Sporting poderia obter uma choruda indemnização. Que acham sobre isto? "

Fontes, anyone ? | UE ameaça Microsoft  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Notícia na TSF
  • aqui
  • Mais acerca Bug
  • Também por pls
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Neurónio ou PT Multimédia? (Pontos:2, Interessante)
    por Bogomips em 06-08-03 17:17 GMT (#1)
    (Utilizador Info)

    Toda a gestão do site não está adjudicada à PT Multimédia?

    Não terá sido a PT Multimédia que terá subcontratado a Neurónio para esta apresentação? Se fôr esse o caso, não será a PT Multimédia a entidade a responsabilizar, independentemente da Neurónio ter falido ou não?

    Outra coisa, não terá sido antes um defacement. Se fosse esse o caso já teria havido a oportunidade de reestabelecer a versão original, ou não?

    Já agora ninguém sabe onde encontrar o deface do alvaladexxi.swf? É que a cache do Google não mostra o swf ( ou terei feito algo de errado)?
    Re:Neurónio ou PT Multimédia? (Pontos:3, Engraçado)
    por dINAMItE em 06-08-03 20:27 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.ferro.eu.org
    O site foi adjudicado à Neurónio, se a PTM foi entretanto incubida da gestão do site já não sei, mas tenho a certeza que a Neuro foi contratada pelo Sporting. Quanto ao swf... vou ver o q se arranja ;)
    Re:Neurónio ou PT Multimédia? (Pontos:1)
    por Campos em 07-08-03 9:54 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    >> Outra coisa, não terá sido antes um defacement. Se fosse esse o caso já teria havido a oportunidade de reestabelecer a versão original, ou não?

    É muito difícil ser um defacement. A ser um defacement teria que ser feito por alguém que tivesse acesso ao código que gerou o .swf daquele flash, ou então teria que conseguir reproduzi-lo. O que me parece muito pouco provável porque se a pessoa em questão já tivesse conseguido ter acesso ao servidor, obviamente optaria por um defacement mais simples e rápido de implementar.

    Parece-me que foi mais a pessoa que desenvolveu o flash que não conseguiu distinguir paixão clubística e trabalho e então deixou este easter egg. Provavelmente agora que a Neurónio faliu, resolveu tornar isso público.

    Campos
    Re:Neurónio ou PT Multimédia? (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 07-08-03 10:02 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/
    «É muito difícil ser um defacement.
    A ser um defacement teria que ser feito por alguém que tivesse acesso ao código que gerou o .swf daquele flash, ou então teria que conseguir reproduzi-lo.
    O que me parece muito pouco provável porque se a pessoa em questão já tivesse conseguido ter acesso ao servidor, obviamente optaria por um defacement mais simples e rápido de implementar. »



    Utilizando Roboflash tudo é possivel!
    A não ser que o actionscript esteja 'codificado'.
    Mas mesmo nesse caso há ferramentas para o voltar a colocar como estava.
    Ou então usou o SWFextractor.
    Mas também pode ser a hipotese que apontas.

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://pocketBlog
    Re:Neurónio ou PT Multimédia? (Pontos:2, Informativo)
    por Campos em 07-08-03 9:58 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    O flash ainda está disponível no site do Sporting. :-)

    http://www.sporting.pt/alv aladexxi/flash/alvaladexxi.swf

    Have fun.
    Re:Neurónio ou PT Multimédia? (Pontos:1)
    por alguem em 07-08-03 17:43 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.ladonegro.net/
    HTTP/1.1 404 Object Not Found Ninguem guardou isso?
    "The interest in encouraging freedom of expression in a democratic society outweighs any theoretical but unproven benefit of censorship."
    Será irresponsabilidade? (Pontos:5, Esclarecedor)
    por jneves em 06-08-03 18:07 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Quando vi esta notícia, lembrou-me outros artigos que li ao longo dos últimos anos sobre "easter-eggs". Na altura, um muito conhecido era o ambiente 3D do Excel. Perante a acusação de irresponsabilidade e desperdício de recursos, o responsável pelo Excel respondeu qualquer coisa como: "Se é isto que é preciso para eles sentirem o programa como seu e trabalharem nele 12 a 16 horas por dia eu não vejo qualquer problema." Penso que está tudo dito.
    Chuif... (Pontos:4, Engraçado)
    por Gamito em 06-08-03 18:32 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.dte.ua.pt/~gamito
    Também se não fôr o Mantorras a gritar golo no site do Sporting, não sei que jogador verde e branco o poderá fazer do jeito que as coisas andam.

    Um Sportinguista amargurado.

    Mário Gamito
    my web shelter
    Re:Chuif... (Pontos:5, Esclarecedor)
    por racme em 06-08-03 22:27 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.linuxjournal.com/
    O site do SCP tem uma serie de promenores a resolver, nem que seja pelo simples facto de estar em ASP, para quem ja esteve a correr em apache e Netscape Server tem que se lhe diga, passando pelas optimizacoes especificas IE, bem como pelo javascript, como o codigo para ler imagens por exemplo.
    Quanto ao easter egg, nao e' da responsabilidade da PTM nem da EdeV nem da anterior empresa PanEuropeia Sportal. Esse flash foi solicitado a Neuronio pelo entao Sporting Multimedia.

    Imaginar o Banco Comercial Portugues a adquirir um "flash" nas mesmas condicoes com inscricoes do Banco Espirito Santo, so mostraria falta de profissionalismo da empresa prestador do servico.

    Este situacao so abona quem defende a disponibilizacao do codigo fonte quando se adquire determinado software, para que possa ser examinado e evitar situacoes de bugs, spycode, ou mesmo brincadeiras, como neste caso.


      Também se não fôr o Mantorras a gritar golo no site do Sporting, não sei que jogador verde e branco o poderá fazer do jeito que as coisas andam.


    Disser isso no dia em que o Sporting inaugurou a sua 3rd infraestrutura desportiva, mostrando a todo o pais que prazos existem e prazos sao para cumprir. Falta de esperanca, nem mesmo em um sportinguista amargurado, nao pode existir.
    Quanto ao Mantorras, se calhar teria feito mais falta hoje frente ao Moreirense que contra o grande Manchester ;)

    Um Sportinguista amargurado.

    Um Sportinguista esperancado e emociado.




    Make World; Not War;
    Nada contra OS, mas aguentem lá... (Pontos:3, Interessante)
    por DomusOnline em 07-08-03 0:43 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://bandalarga.domus.online.pt/
    Quando se contrata um serviço podes pôr como condição que se quer o source. E o OSS em si tem as vantagens todas que se apregoam.
    Mas nada disto desculpa uma atitude que vai muito para além da falta de profissionalismo. Um clube ou uma "SAD" como agora são pode ser gravemente prejudicado por um disparate destes. E como tal o autor da brincadeira teria e deveria de ser punido judicialmente.

    E não me parece que isto possa ser comparável ao labirinto 3D do Excel. Esse poderia gastar mais uns bytes, ou até ter um impacto na performance (negligenciável certamente), mas não prejudica o "cliente" como este disparate. Que diabo... o 1º Amiga tinha a "impressão patal" do cão do Jay Miner no interior da caixa... Um pouco de "humanidade" no mundo informático até nos faz bem.

    Mas isto lesa o cliente.
    Ass: Um tipo que se borrifa para e ignora o futebol.

    Re:Chuif... (Pontos:2, Gozão)
    por Branc0 em 07-08-03 7:44 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Um Sportinguista esperancado [...]

    Erm... há outro tipo de sportinguistas? :)


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Afinal temos Pinto... (Pontos:0, Despropositado)
    por Madonna em 07-08-03 15:32 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Oh Mário, depois do jogo de ontem e dos belos golos com que o JP nos preenteou, não há amargura que resista. Finalmente deu para ver uns bons minutos de futebol, com o meio-campo a funcionar sem falhar linhas de passe. À frente é o que se conhece, mas isto vai lá. Desde que o FSantos remeta o Hugo para onde é devido (no banco e mesmo assim olha lá) e não se ponha a adaptar centrais a laterais esquerdos, temos equipa para fazer melhor figura que no ano passado. É a loucura, parece estar a formar-se um novo karma: ano sim, ano não, ano sim, ano não...
    Dá a surpresa de ser
    Argh... (Pontos:2)
    por Gamito em 07-08-03 13:21 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.dte.ua.pt/~gamito
    "estou-no-jogo-de-inauguração-fiquem-com-esta"
    Que inveja :(
    Chuiff...

    Mário Gamito
    my web shelter
    Re:É preciso acabar com o maldito futebol. (Pontos:2)
    por McB em 09-08-03 23:36 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Eu acho que o facto do site ser relacionado com futebol pouco interessa...

    Se por ventura no site do BES aparecesse uma referência escondida ao BCP, o artigo já tinha interesse?

    Acho que devias deixar esses ódios pessoais "à porta" quando entrasses no Gildot, ou em qualquer outro lado.

    E vou dizer uma coisa que muito raramente digo...
    Se tinhas reparado que o tema era sobre essa coisa asquerosa que era o futebol, podes sempre passar essa notícia à frente.

    Yours,
    McB!
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux
    Re:É preciso celebrar o bendito futebol. (Pontos:1)
    por Madonna em 11-08-03 11:23 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Há mais de dez anos que o futebol faz parte da minha vida, exactamente o mesmo tempo que o Sporting é a paixão mais constante que possuo. Sem embargo, o futebol no seu todo dá-me um enorme prazer e um bom jogo arrepia-me a espinha. No entanto, aqui do que se trata é de uma incoerência com raízes tecnológicas. O facto de ser um site futebolístico em nada muda a situação. Ninguém obriga ninguém a ler. Atenciosamente,
    Dá a surpresa de ser

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]