gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Linux Kernel 2.6: o Estado da Nação
Contribuído por BladeRunner em 22-07-03 9:27
do departamento 2.6.0
Linux techn0id escreve "No seguimento do início da série -test do kernel 2.6, ja' referido numa thread anterior, foram publicados dois documentos particularmente informativos que dão a conhecer aos interessados o que se passa actualmente em kernel land e qual e' o estado real do kernel 2.6 bem como de cada um dos subsistemas que o constituem. Um deles, intitulado "Wonderful World of Linux 2.6", e' da autoria de Joe Pranevich (que já escreveu artigos semelhantes relativos aos kernels 2.4 e 2.2) e trata-se de uma incursão bastante pormenorizada em todos os detalhes do novo kernel que agradará certamente a quem quer que esteja minimamente interessado neste assunto. O outro, convenientemente designado "The 2.5 "What To Expect" Document" chega-nos da parte de Dave Jones, um dos kernel hackers no activo, e e' uma abordagem mais técnica (e também extremamente detalhada) sobre todas as features (e pitfalls) do mais recente Linux.
Happy kernel hacking/testing!"

Gildot meeting na MCP: sim, não talvez... | Desafio à comunidade Linux para apoiar o e-U  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • thread
  • "Wonderful World of Linux 2.6"
  • "The 2.5 "What To Expect" Document"
  • Mais acerca Linux
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    1st post (Pontos:1)
    por jamaica em 23-07-03 18:35 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://latencias.pt.vu
    é com (muita) pena que vejo uma noticia sobre um futuro kernel nao ter ainda qualquer post, portanto para os mais preguiçosos aqui ficam umas informações sobre o que esperar do novo 2.6:


    Kernel build system.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    - The build system is much improved compared to 2.4. You should notice quicker builds, and less spontaneous rebuilds of files on subsequent builds from already built trees.
    - There are new graphical config tools.
    "make xconfig" now requires the qt libraries.
    "make gconfig" uses gtk libraries.
    - There is no need to run 'make dep' at any stage.
    - "make" is now the preferred command, without a target; it does and modules.


    IO subsystem.
    ~~~~~~~~~~~~~
    - You should notice considerable throughput improvements over 2.4 due to much reworking of the block and the memory management layers.


    Kernel preemption.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    - The much talked about preemption patches made it into 2.5. With this included you should notice much lower latencies especially in demanding multimedia applications.
    - Note, there are still cases where preemption must be temporarily disabled where we do not. These areas occur in places where per-CPU data is used.


    The future is bright! The future is Linux :)
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti

    Re:1st post (Pontos:1)
    por joaobranco em 23-07-03 19:02 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Devo dizer que fui um dos perguiçosos (ou antes, até andei por aí a ler o que existia, mas não tinha lido os primeiros pontos que apresentaste).

    A ideia de um kernel mais fácil de construir é boa... agora vamos a ver é há de facto uma melhoria no interface de configuração dos kernels, ou se temos outra vez o xconfig que era o menuconfig, que era simplesmente o config em modo texto original de 1991 sem grandes melhorias (HINT: seria conveniente haver mais níveis de mostrar/esconder opções em vez de simplesmente BASE e EXPERIMENTAL; vejam o que as distribuições "comerciais" fizeram aos sistemas de configuração de packages -> agrupamentos funcionais e defaults "mais ou menos" aceitáveis).

    Claro que eu ainda continuo a editar os ficheiros de conf dos kerneis do FreeBSD à pata e não me queixo disso... Incoerencias, mas para mim o Linux poderia ser mais user-friendly até aqui no seu núcleo.

    Quanto a habituar as pessoas a deixar os ficheiros pré-compilados na arvore do kernel para aumentar a velocidade de recompilação... be afraid. É muito fácil esquecer algures uma dependenciazita ou um patchezito marado. Para mim, sempre foi:

    make clean; make dep; make zImage ...

    mas claro, eu não faço desenvolvimento de kernel drivers...

    Os outros pontos, espero para ver, até pode ser que melhorem a resposta interactiva.

    Agora na prática... Penso que não houve comentários porque na maior parte as pessoas não se interessam por isto. Não estamos a falar de coisas que vão levar a diferenças radicais no userland. Vai melhorar performance? Porreiro, mas provavelmente não terá um grande impacto (1-5%?) no desempenho geral dos sistemas existentes na nossa casa. E os outros sistemas... ainda não estão na casa da pessoas (provavelmente nem vão estar - as melhorias radicais são aparentemente em coisas de computação "empresarial")

    Cumps, JB

    Re:1st post (Pontos:2)
    por techn0id em 23-07-03 22:24 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    é com (muita) pena que vejo uma noticia sobre um futuro kernel nao ter ainda qualquer post

    Agora na prática... Penso que não houve comentários porque na maior parte as pessoas não se interessam por isto. Não estamos a falar de coisas que vão levar a diferenças radicais no userland.

    Tenho de confessar que quando propus este artigo nao esperava grandes reaccoes, pelo facto de serem apenas dois links para outros documentos e nao suscitarem (pelo menos 'a primeira vista) qualquer tipo de polemica. E claro, concordo plenamente, com a opiniao de que o que acontece em kernel land nao ser nem de perto nem de longe tao excitante como em userland, para a maioria dos utilizadores Linux e para a quase unanimidade dos utilizadores do gildot.

    Claro que para mim, pelo menos, passa-se precisamente ao contrario... ;)

    USB (Pontos:2)
    por [Cliff] em 24-07-03 10:17 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    É algo que me interessa bastante e ainda não consegui perceber se foi melhorado ou não: o suporte para USB!
    Com o modem ADSL que tenho em casa volta meia volta tenho uns problemas com latências do USB (ou se calhar o problema até é o EciADSL) e o que me interessa mesmo é que isto melhore bastante...
    Outra questão, Reiser4? Pelo que tenho lido no site deles (www.namesys.com) estão a pensar em mandar cá para fora a versão final até ao fim do verão por isso, o kernel 2.6 vai ser usado em conjunto para testar o Reiser 4?

    ----------
    Este post foi publicado segundo a licensa IDC (I Don't Care).
    Re:USB (Pontos:0, Redundante)
    por jamaica em 24-07-03 15:15 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://latencias.pt.vu
    se até em windoze a utilização de um modem com interface RJ-45 é de longe superior em termos de performance, pq e' que se insiste em fazer o linux utilizar tecnologia retrógrada e mal-feita?!
    nao consigo compreender, eu NUNCA iria utilizar um modem USB, e preferi ficar 6 meses sem ter netcabo e depois aderir com um modem RJ-45, do que aderir logo com um modem USB.
    cada um tem o que mereçe.. :)
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti
    Re:USB (Pontos:2)
    por [Cliff] em 24-07-03 16:59 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Good for you... fiquei esclarecido... quem me dera poder dar-me ao luxo de recusar não estar ligado à net durante 6 meses só porque uso uma tecnologia retrógrada como o USB.
    Enfim... fiquei na mesma oh jamaica.

    ----------
    Este post foi publicado segundo a licensa IDC (I Don't Care).

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]