gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Optimus e Opera Browser
Contribuído por scorpio em 13-06-03 13:25
do departamento tech
News ReporterX escreve "Segundo este press release da Opera Software, a Optimus é o primeiro operador móvel em todo o mundo a oferecer "full web" nos Nokias 3650 e 7650 através da inclusão do browser Opera nestes telemóveis.

Agora que tanto se fala da saturação do mercado de telemóveis em Portugal será que os serviços tipo Vodafone Live ou Optimus Zone serão o novo filão das operadoras móveis ? Ou será que este tipo de serviço só serve para disfarçar o (grande) atraso do UMTS ?

O sucesso (ou não) destas iniciativeis poderão ilustrar o que se irá passar com o UMTS ?"

eMula em Portugal | Lá se foi o IE para Macintosh  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • press release
  • Opera Software
  • Opera
  • Mais acerca News
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    A verdadeira razão... (Pontos:3, Interessante)
    por MortH2O em 13-06-03 13:54 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://go.to/mortagua2000
    "Including Opera on smartphones greatly benefits mobile operators like Optimus. Full HTML browsing increases data traffic on the network and ARPU (Average Revenue Per User). This adds an additional lucrative revenue stream for operators besides the one already available through WAP, where traffic suffers because of the lack of available contents."

    Aqui está porque é que os operadores estão tão interessados em implementar full HTML browsing nos seus terminais. Principalmente quando não há flat-rate...

    Quanto mais bonecada for descarregada, mais ganhamos!

    O que não invalida o bom trabalho da Opera ao lançar uma "ferramenta" que fazia falta nos novos telemóveis multimédia e que terá bom futuro na UMTS. Só falta mesmo esta última...

    MortH2O

    Re:A verdadeira razão... (Pontos:1)
    por RJLouro em 14-06-03 3:48 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Isto é uma pergunta inocente, até porque desconheço mesmo o Opera.. Mas não dá para desactivar o load de imagens e cenas assim como no Mozilla? Não é que resolva, mas pelo menos atenuava..
    Re:A verdadeira razão... (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 14-06-03 21:11 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.dehumanizer.com
    No Opera de Linux ou Windows dá... mas não tenho um telefurniture desses para saber se a versão de EPOC suporta isso. Suponho que sim...


    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Re:A verdadeira razão... (Pontos:1)
    por rsantos em 16-06-03 9:58 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Quanto mais bonecada for descarregada, mais ganhamos!
    Boa! Descobriste a pólvora.
    Consideras negativo o facto de uma empresa procurar o lucro?
    Se calhar, achavas positivo que fosse algo assim: quanto mais bonecada for descarregada, mais ganha o concumidor e perdemos nós [Optimus].

    As empresas procuram o lucro e as tecnologias evoluem. É tão simples quanto isso.

    Is this the meaning of life?....Ah! It's Lear again!
    Re:A verdadeira razão... (Pontos:1)
    por MortH2O em 16-06-03 14:23 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://go.to/mortagua2000
    Não considero negativo o facto de as empresas procurarem o lucro. Apenas salientei a principal razão para disponibilizarem o Opera nos terminais, tentando responder às questões colocadas pelo Scorpio, no post inicial.

    E, sinceramente, acho mau que as empresas procurem só o lucro, não se preocupando com outras razões, por exemplo, incentivo ao avanço tecnológico, razões sociais e ambientais, mas isso é outra história...

    Achava mais positivo não "quanto mais bonecada for descarregada, mais ganha o concumidor e perdemos nós [Optimus]", mas sim "Vamos oferecer(não literalmente, está bem) mais largura de banda e infraestruturas para que os nossos clientes de facto usufruam do novo serviço e, dar mais um avanço para o UMTS(já se viu que só lá vamos aos poucos)"... por exemplo...

    As empresas procuram o lucro e as tecnologias evoluem. É tão simples quanto isso.

    Pois, as empresas de facto procuram o lucro, mas não quer dizer que as tecnologias evoluam por causa destas. Se a evolução tecnológica não trouxer mais lucro, a empresa nem sequer se interessa por essa evolução. Muitas vezes a evolução tecnológica aparece de projectos sem propósitos lucrativos, académicos, ou de trabalhos não oficiais desenvolvidos muitas vezes por empregados dessas empresas nas suas horas livres. Até te dou um exemplo: os sistemas de armazenamento e criptação de dados em CDs e DVDs tiveram um grande empurrão graças a um menino que quebrou a protecção contra pirataria implementada nestes suportes, inicialmente dada como inquebrável pelas poderosas editoras e suas associações. Graças a isto, as tais editoras e associações tiveram que colocar mãos à obra para conseguir novos métodos de protecção, evoluindo neste sector tecnológico. Mas, dando-te razão, principalmente para obter mais lucro. Se entretanto o conseguiram, isso é outra história... ;)

    MortH2O

    E o 7650? (Pontos:2)
    por mazevedo em 13-06-03 14:51 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://mazevedo.welcome.to
    Gostava de saber é como é que o 7650 vai levar com o Opera?

    Tanto quanto sei, o 7650 tem o SO em ROM, numa flash (não alterável pelo utilizador) de 16Mb completamente cheia. Tem de memória RAM 8Mb e tem uma flash de "user space" de 3,6Mb.

    Pois bem, tentando instalar o Opera no 7650 só tirando tudo da memória de 3,6Mb e mesmo assim, nunca o consegui por a funcionar, embora haja quem já o conseguiu, às custas de não poder ter mais nada no telemóvel.

    Será que Óptimus tem algum acordo com a Nokia por forma a incluir o Opera na ROM? Será que clientes de outros operadores tb podem contar com isso?
    ----
    //\anuel /|zevedo

    Re:E o 7650? (Pontos:1)
    por Sub em 13-06-03 15:41 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    ... da mesma forma que a Vodafone fez com o Real player. Instalado de seguida à unha em qualquer loja (eu tive um encontro imediato desses do qual ainda me rio hoje quando me lembro).

    Palpita-me que instalam o Opera e que depois ficas com mesmo muita pouca memória no telefone para tudo o resto. Mas pronto. Tem browser. Phear. Mesmo que seja pesadão e lento. Mas tem javascript. Ai que bom. E abre múltiplas janelas (o meu primeiro teste foi logo abrir um site porno cheio de popups. crashou. que admiração).

    Pessoalmente, prefiro ter o Doris Browser no 7650. É leve, pequenino, rápido (só o webviewer da reqwireless é que o bate neste ponto - é uma midlet java, mas utiliza o proxy deles obrigatoriamente) suporta uma carrada de cookies e outras coisas e é relativamente fácil de arranjar na sua versão de testes (aham :D) sem qualquer limitação. O icone é feio, pronto. Também não podia dar para mais.


    --

    The MS Information Minister Says: We are secure! There are no security issues in our code. Truly. We shall beat Linux with our shoes and call it a donkey

    O Browser e a irrelevância das coisas... (Pontos:2)
    por Oldtimer em 13-06-03 17:51 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://mac.against.org

    Bem, umas pesquisas no Google revelam que os nossos amigos usam o framework da Elata para colar o Zone, pelo que podem (teoricamente) usar o browser que lhes apetecer.

    Para além da constatação óbvia de que o Opera (por mais entusiasmo que ainda possa gerar) não é necessariamente grande espingarda em todas as plataformas (e isto é uma expressão caridosa, porque a versão para Mac não vale um caracol), usá-lo num Series 60 (7650 ou 3650) é simplesmente perder tempo.

    Confesso que gosto da idéia da "Net normal no telemóvel", mas já vi demasiadas vezes o filme para julgar que vai realmente acontecer. Compreendo a pressão competitiva (que obriga os operadores - agora os mais pequenos - a responder com ofertas "iguais, mas cor-de-laranja"), mas se ignorarmos o browser (que, vendo bem as coisas, é uma questão irrelevante), as questões mais importantes passam a ser a usabilidade do dispositivo e a facilidade/rapidez de acesso à informação.

    A paciência que requer navegar na Net "normal" por GPRS (não, Virgínia, ninguém optimiza páginas "normais" para telemóveis, especialmente nestes tempos de "banda larga") não está, infelizmente, incluída no pacote, e a indústria dos conteúdos "optimizados" está pacientemente a tentar sobreviver - quer à crise, quer à falta de massa crítica para manter o "business case" em cima...

    Resta ver quando é que a TMN vai dizer "me too" - embora eles tenham ficado mais calminhos "nestas coisas da tecnológica" desde que o "Sr. WAP" invadiu os intervalos da telenovela...


    ^D
    Re:O Browser e a irrelevância das coisas... (Pontos:2)
    por SUp3rFM em 13-06-03 23:08 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://phalanx-ut.com
    A TMN vai ter novidades muito, muito em breve. ;)

    A minha anterior assinatura era ainda pior que esta.
    Será que é desta? (Pontos:2, Esclarecedor)
    por henrique em 13-06-03 15:46 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Será que é desta que vamos ver os web designers portugueses mais empenhados em fazer HTML que obedeça a standards?
    Ou vamos continuar a assistir ao triste incremento do número de sites que só foram testados em IE?
    Re:Será que é desta? (Pontos:2)
    por Psiwar em 13-06-03 16:26 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Pior só aqueles que não te deixam entrar se não usares o IE. Quando a maioria até funciona relativamente bem se descobrires o "index2.html".
    Re:Será que é desta? (Pontos:2)
    por CrLf em 13-06-03 23:40 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Será que é desta que vamos ver os web designers portugueses mais empenhados em fazer HTML que obedeça a standards?

    Pois... quando os porcos voarem...

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Será que é desta? (Pontos:2)
    por [Cliff] em 14-06-03 0:07 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Não querendo ser chato, uso o Opera 7.11 em Linux e quantas vezes não me passo com websites de grandes defensores dos standards que afinal não abrem correctamente no Opera.
    Essa conversa do IE já enjoa porque básicamente a culpa está sempre entre o teclado e a cadeira e não sobre o standard "de facto"!


    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Será que é desta? (Pontos:1)
    por taf em 14-06-03 0:39 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Das duas uma....

    Ou o site não está em HTML standart

    Ou o Opera simplesmente não respeita os standarts...

    Mas se desses exemplos disso era mais facil falar e discutir isso...
    Re:Será que é desta? (Pontos:1)
    por RJLouro em 14-06-03 3:50 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Já desenvolvi sites que passavam sem erros no parser da w3c, no mozilla, konqueror e IE tudo perfeito e no opera passava-se. Tá certo que foi a versão 6, mas achei de lamentar..
    Re:Será que é desta? (Pontos:2)
    por Psiwar em 15-06-03 1:42 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Digamos que o Opera 6 não correu lá muito bem... É que essas coisas de fazer o browser mais rápido do mercado, é porque tiveram que cortar em algum sitio... :)
    Re:Será que é desta? (Pontos:2)
    por racme em 14-06-03 10:55 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.freebsdtips.com/
    Não querendo ser chato, uso o Opera 7.11 em Linux e quantas vezes não me passo com websites de grandes defensores dos standards que afinal não abrem correctamente no Opera.

    ya tens toda a razao. Nao sei porque mas acontece isso precissamente no hotmail.com

    =:)


    Make World; Not War;
    Optimus has localized the browser (Pontos:2)
    por racme em 13-06-03 21:10 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.freebsdtips.com/
    Optimus has localized the browser, making Opera available on Optimus Zone in Portuguese.

    podiam aproveitar a embalagem e traduzir tanto as versoes pra windows, como pra linux e unix


    Make World; Not War;
    Que atire a primeira pedra.... (Pontos:2)
    por Castanheiro em 14-06-03 14:19 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    ....quem daqui tiver rendimentos suficientes para navegar na tal "full web" através do telemovel regularmente!! Tenham dó! Nem na "half web" que temos actualmente nos telemoveis se consegue navegar!! Enquanto os preços praticados se mantiverem no plano do "assalto à mão armada" eles podem até meter o mozilla completo com flash e java incluido num 3210....porque.... and read my lips.... ninguem o vai utilizar!!! Ninguém aprendeu nada com o WAP???
    Re:Que atire a primeira pedra.... (Pontos:2)
    por Psiwar em 15-06-03 1:48 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    "Ninguém aprendeu nada com o WAP?"

    Não.

    Quem não sabia que o WAP não ia dar já se esqueceu disso tudo quando apareceram os novos brinquedos.
    Por isso tá calado e vai gastar dinheiro com MMS e Full Web! :)

    Não sejas info-excluído! Atira-te ao hype de cabeça!


    Re:Que atire a primeira pedra.... (Pontos:2)
    por fjca em 15-06-03 16:44 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Nao e' uma questao de rendimentos. Esqueces-te que a maior parte dos early adopters e' pessoal das proprias operadoras de telecomunicacoes, e existem alguns nesta thread, que se podem dar ao "luxo" de usar os ultimos gadgets sem se preocupar com a conta...

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]