gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Concurso de programação por objectos em PHP
Contribuído por npf em 02-06-03 8:24
do departamento concursos
php mlemos escreve "Começou neste mês de Junho o primeiro concurso de programação por objectos em PHP. Trata-se de uma cooperação entre o site PHP-Editors que organiza concursos de programação em PHP, e o site PHP Classes que publica componentes gratuitos de programação sob a forma de classes de objectos de PHP.

O intuito do concurso é de promover de forma democrática (através do voto dos utilizadores) o desenvolvimento de mais e melhores componentes de programação em PHP, classificados sob vários aspectos relevantes: utilidade, consistência, documentação, exemplos e testes. Os níveis de classificação vão de "Bom" a "Mau", passando por "Suficiente", "Não tenho a certeza" e "Insuficiente"."

No final do mês, os autores das classes que tiverem a melhor média ponderada nestes aspectos, terão direito a prémios, cuja lista ainda não está completamente confirmada por ser a primeira vez que se realiza o concurso.

A participação no concurso é voluntária por parte dos autores que contribuem com os seus componentes. Para participar basta indicá-lo na respectiva página de opções. Depois de o fazer, quaisquer classes publicadas no passado ou no futuro passam a ser candidatas.

O concurso deverá repetir-se todos os meses, contando apenas para a média os votos obtidos em cada mês. No futuro, é provável que hajam concursos paralelos restrictos a autores de regiões ou países específicos. A organização das versões regionais dos concursos depende apenas da existência de sites parceiros interessados em organizar e distribuir prémios aos participantes.

A integração com sites parceiros é feita através de XML, concretamente uma variação do formato RSS (RDF Site Summary) que usa uns módulos adicionais para passagem dos dados dos autores e valores da classificação actual. Cada site parceiro apenas precisa aceder via HTTP aos dados em RSS uma vez por dia e para ir mostrando a tabela de classsificação actual.

Para além da divulgação deste concurso, este artigo tem o intuito de convidar a participar quem desenvolva classes de objectos em PHP, e também quem se interesse por PHP mas não esteja interessao em participar que pelo menos experimente as classes disponibilizadas no site e que vote no maior número de classes possível, quer tenha gostado ou não delas, porque isso vai ajudar a que o concurso seja realmente democrático.

Gizmos & Gadgets | Minho Campus Party 2003  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • página de opções
  • RSS
  • tabela de classsificação actual
  • vote
  • mlemos
  • PHP-Editors
  • PHP Classes
  • Mais acerca php
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    e... (Pontos:1)
    por edsonmedina em 02-06-03 9:23 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    prémios, há?
    Re:e... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por SlickFox em 02-06-03 9:35 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    " No final do mês, os autores das classes que tiverem a melhor média ponderada nestes aspectos, terão direito a prémios, cuja lista ainda não está completamente confirmada por ser a primeira vez que se realiza o concurso."

    Cumps
    nao e' um contrasenso? (Pontos:2)
    por racme em 02-06-03 13:53 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.freebsdtips.com/
    nao e' um contrasenso?
    Prize: - Macromedia Dreamweaver MX (more may be announced soon:)

    well a nao ser que oferecam tambem uma subscricaozinha :P

    ok, parabens pela iniciativa!!


    Make World; Not War;
    Re:nao e' um contrasenso? (Pontos:1, Despropositado)
    por Karlus em 02-06-03 19:09 GMT (#4)
    (Utilizador Info) /dev/null
    Não, chama-se Windows, e é um sistema operativo.
    Re:nao e' um contrasenso? (Pontos:2)
    por racme em 02-06-03 20:10 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.freebsdtips.com/
    Precissamente, o contrasenso e' correr php em windows, o Sistema Operativo =:)


    Make World; Not War;
    Re:nao e' um contrasenso? (Pontos:2)
    por spyder em 03-06-03 0:01 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Onde esta' o contrasenso em correr PHP em Windows? Se falasses em "ineficiencia" ou "ha coisas melhores", ainda ia... Mas "contrasenso"?
    Re:nao e' um contrasenso? (Pontos:2)
    por racme em 03-06-03 6:46 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.freebsdtips.com/
    Onde esta' o contrasenso em correr PHP em Windows? Se falasses em "ineficiencia" ou "ha coisas melhores", ainda ia... Mas "contrasenso"?

    Contrasenso, acto contrario ao bom-senso, absurdo.
    Ineficiencia de ineficaz tendo como definição algo que nao produz efeito, inutil.

    Olhando agora para as duas palavras, a tua sugestao simplesmente veio ajudar no meu ponto de vista.

    Qual a utilidade de correr PHP sobre Windows quer seja atraves de APACHE ou IIS?
    Ai esta um bom topico para um artigo de discusao no gildot.



    Make World; Not War;
    Re:nao e' um contrasenso? (Pontos:1)
    por azevedo em 03-06-03 9:52 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Huh ? Qual é o teu problema ? :)

    PHP em Apache ou IIS não funciona..normalmente ?
    É que se "não tem utilidade" então podes mandar um mail pró php.net para tirarem de lá os php_win32 o.O

    Re:nao e' um contrasenso? (Pontos:2)
    por mlemos em 03-06-03 2:03 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.ManuelLemos.net/
    Não. Na verdade, de acordo com as estatísticas do site cerca de 80% dos utilizadores usam Internet Explorer, pelo que concerteza mais do que isso usam Windows no desktop.

    Ainda de acordo com os resultados parciais desta sondagem feita programadores sobre que ambiente usam PHP em produção, 80% usam Linux, 60% usam Windows, 11% usam Sun, 7% usam Mac, 19% usam um outro Unix e 2% um outro sistema.

    Como se pode verificar, o PHP é usado em diferentes plataformas com grande peso em Windows, pelo que o prémio do DreamWeaver MX para Windows não seria nenhum contrasenso.
    Re:nao e' um contrasenso? (Pontos:2)
    por racme em 03-06-03 6:23 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.freebsdtips.com/
    Nao coloco as estatisticas e o numero de utilizadores do site em questao. E tens razao no premio, como simbolo, uma oferta pelo trabalho dispendido, nem quero atacar algo inatacavel ou relevante nesse prespectiva para fugir ao ponto central da questao, que e' o concurso.

    Mas a verdade e' que ao oferecerem um premio que, corre num sistema operativo proprietario. Podera ser na minha opiniao, um contrasenso para a filosofia do conceito PHP e do conceito Classes.
    Que Implica uma filosofia OPENSOURCE bem patente no ideal do PHP bem como toda a filosfia que pretendeste implementar quando criaste o site phpclasses.org. Classes modulares que possam ser usadas por todos e de codigo aberto.

    Por alguma razao os 78% que usam internet explorer prefem usar PHP a outra linguagem. Tera sido por o PhP ser proprietario? Tera sido porque o PHP so corre em Windows? Parece que nao. Tera sido pela Filosofia? precissamente.

    Mas nada disso e' relevante para a escolha do premio, tal como a minha opiniao, que tambem nao o e'. Sendo assim e apenas uma mera opiniao.
    Mais uma vez parabens pela iniciativa!


    Make World; Not War;
    Re:nao e' um contrasenso? (Pontos:2)
    por mlemos em 03-06-03 20:51 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.ManuelLemos.net/
    Mas a verdade e' que ao oferecerem um premio que, corre num sistema operativo proprietario. Podera ser na minha opiniao, um contrasenso para a filosofia do conceito PHP e do conceito Classes.

    Que Implica uma filosofia OPENSOURCE bem patente no ideal do PHP bem como toda a filosfia que pretendeste implementar quando criaste o site phpclasses.org. Classes modulares que possam ser usadas por todos e de codigo aberto.
    Penso que hajam aqui alguns equívocos. Os prémios são oferecidos pelos patrocinadores. Se a Macromedia oferece o DreamWeaver MX, não me parece sensato boicotar a Macromedia só porque não desenvolvem uma versão do DreamWeaver para o Linux.

    Não nos podemos iludir. Se eles não desenvolvem uma versão para Linux, penso que é porque não acham que haja mercado que justifique esse desenvolvimento. A Macromedia é uma empresa e por isso não vive do ar. Logo temos que nos render à realidade tal como ela é.

    Mais vale dar um prémio com valor comercial que pode ser útil a 80% dos utilizadores do que não dar nada ou dar software gratuito que não tem valor comercial e por isso não constituiria nenhum aliciante.

    Por alguma razao os 78% que usam internet explorer prefem usar PHP a outra linguagem. Tera sido por o PhP ser proprietario? Tera sido porque o PHP so corre em Windows? Parece que nao. Tera sido pela Filosofia? precissamente.
    Não concordo com esse ponto de vista. Creio que as pessoas usam o PHP porque lhes resolve os problemas. O facto de ser gratuito pode ser uma vantagem para quem não quer dispender dinheiro em licenças. Agora o facto do código ser aberto, quer dizer de não ser código proprietário, não me parece ser a motivação principal.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]