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70 PS2's == supercomputador
Contribuído por scorpio em 27-05-03 18:30
do departamento grid-computing?
News jazzy escreve "A CNet publicou um artigo que diz que o NCSA (sim, o mesmo do Mosaic) construiu um supercomputador baseado em 70 PS2's.
De acordo com o artigo, as consolas foram montadas numa rack e interligadas através de um switch da HP. O SO usado foi o Linux.

O custo do equipamento ultrapassou ligeiramente os 50000 USD. "

Countdown para a compra da Sun ? | Ela processa a IBM, a LinuxTag processa-a e Munich prefere Linux  >

 

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  • Linux
  • News.com
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  • NCSA
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    Emotion Engine. (Pontos:3, Informativo)
    por leitao em 27-05-03 21:16 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Um Emotion Engine (o CPU da PS2 que nao passa de um MIPS 10000 se nao me engano) tem um SPECInt2002 de cerca de 275 MIPS (Million Instructions per Second) -- um Pentium III a 700MHZ tem cerca de 350 MIPS.

    i.e., com PC's off-the-shelf atingia-se a mesma capacidade de processamento por menos dinheiro, e mais compatibilidade.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Emotion Engine. (Pontos:3, Engraçado)
    por ^S^ em 27-05-03 21:34 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.zbit.pt/~luis
    Entao e aquelas 4 ou 5 PS2 que ficaram "virgens" para os bofhs jogarem Burnout?
    ^S^
    Re:Emotion Engine. (Pontos:4, Informativo)
    por mazevedo em 27-05-03 21:55 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://mazevedo.welcome.to
    Mas acho que o importante neste caso são uns co-processadores para cálculo vectorial que a PS2 tem.
    ----
    //\anuel /|zevedo
    Re:Emotion Engine. (Pontos:1)
    por polido em 27-05-03 22:21 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://yaba.no.sapo.pt
    duh... tá bem...
    mas chama mais a atenção um cluster de PSX 2 que um de PCs que já se vêm em "todas" as univ. etc...

    E deve ser mais interessante, digo eu n sei :|
    Filipe A. Rodrigues Polido AKA Ya_Ba
    Re:Emotion Engine. (Pontos:2)
    por raxx7 em 27-05-03 23:42 GMT (#5)
    (Utilizador Info)

    SPECint deve interessar tanto a quem fez o cluster como uma dor de dentes. SPECfp seria uma comparação mais interessante.
    Infelizmente não há resultados SPECfp para a PSX2. E mesmo que não faça muito sentido comparar FLOPS de arquitecturas diferentes, os 6,2 Gflops e 3,2 GB/s ficam obviamente um bocado acima de um PentiumIII.


    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:Emotion Engine. (Pontos:3, Esclarecedor)
    por leitao em 28-05-03 8:28 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Depende muito das aplicacoes que eles correm. Mesmo em areas cientificas muitas vezes o calculo que fazes e' com inteiros e nao virgula-flutuante.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Emotion Engine. (Pontos:4, Esclarecedor)
    por zaroastra em 28-05-03 9:28 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    "Mesmo em areas cientificas muitas vezes o calculo que fazes e' com inteiros e nao virgula-flutuante. "
    com muitas pretendes dizer na esmagadora minoria dos casos certo?
    aqui nao ha uma unica aplicacao q nao funcione com floats...

    Z@cern.ch
    Re:Emotion Engine. (Pontos:1)
    por hununu em 28-05-03 9:52 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    com muitas pretendes dizer na esmagadora minoria dos casos certo?
    aqui nao ha uma unica aplicacao q nao funcione com floats...


    Só pode.
    http://www.absolutbsd.org/
    Re:Emotion Engine. (Pontos:2)
    por raxx7 em 28-05-03 10:43 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Ele está a referir-se às instruções dos processadores e não ao código propriamente dito. Por vezes utilizam-se representações de virgula flutuante que não são suportadas pelo hardware, tendo de ser emuladas. E a emulação é feita basicamente à custa das instruções de inteiros.
    Já agora, aqueles 6,2 GFLOPS são instruções sobre floats de 32bit. As unidades de vector da PSX2 não suportam floats de 64bit, o que limita as apliações da PSX2 em cálculo científico. Mas para esta aplicação em questão, imagino que lhes sirva.
    Além do mais, pegue-se por onde se pegue, os 3.2 GB/s dão sempre jeito.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:Emotion Engine. (Pontos:2)
    por leitao em 28-05-03 10:27 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Bom, decidi ir verificar -- os resultados da SPEC em relacao a floating-point sao interessantes (estes numeros sao do CFP95):

    Dell Computer Corporation Precision WorkStation 410 (PIII 650 MHz)23.5 23.4 1 Nov-1999

    SGI Origin2100: 250MHz R10k 25.2 23.2 1 Aug-1999

    Ou seja, um R10000 a 250MHZ (o da PS2 e' mais lento se nao me engano) tem uma performance FP semelhante a um PIII a 650MHZ -- um PIII a 733Mhz tem cerca de 10% mais throughput FP do que uma PS2.

    Discussao arrumada.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Emotion Engine. (Pontos:2)
    por raxx7 em 28-05-03 10:59 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    O CPU funciona a 300 MHz mas não é um R10k.. é compativel com os R3k mas parece ter sido desenhado de raiz, por isso não sei como se compara com o R10k. E inclui duas unidades de vector adicionais. Discussão arrumada? Por mim tudo bem.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:Emotion Engine. (Pontos:1)
    por joaobispo em 28-05-03 11:32 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    "The scientists are taking advantage of a standard component of the PS2...That chip is not the PlayStation 2's MIPS microprocessor, but rather a graphics co-processor known as the Emotion Engine." O artigo diz que não é o processador MIPS que estão a usar, mas antes as duas unidades de vectores: http://www.arstechnica.com/reviews/1q00/playstation2/ee-1.html
    Re:Emotion Engine. (Pontos:2)
    por raxx7 em 28-05-03 12:52 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    O processador MIPS é _parte_ do Emotion Engine, como podes ver aqui.
    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:Emotion Engine. (Pontos:1)
    por joaobispo em 01-06-03 8:12 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Desculpa, o que eu queria dizer é que parte desta discussão centrava-se à volta do processador MIPS, que provavelmente nem está a ser usado. Pelo que o artigo original(do cluster), dá a entedender que os tal processamento é feito unicamente pelos coprocessadores V0 e V1, que podem ser usados idependentemente do MIPS.
    Finalmente!!!!! (Pontos:2)
    por racme em 28-05-03 2:29 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://rmitz.org/freebsd.daemon.html
    US Customs and the Federal Bureau of Investigations are looking into the possible transfer of thousands of Sony PlayStation 2s from US retail stores to Iraq, military intelligence sources have reported.

    Finalmente descobriram as WMD!!

    Currently, two government agencies believe that Hussein and his cronies intend to bundle together a handful of PlayStation 2s to create a primitive super-computer for a variety of military applications, intelligence sources said.

    afinal a ideia do cluster sempre foi do saddam... :\




    Make World; Not War;
    mêcêpê (Pontos:1)
    por nbk em 28-05-03 4:14 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.mrnbk.com/
    Boas.

    Não tem nada a ver, mas gostaria de aconselhar a malta deste ano a ler o seguinte artigo:

    Defining Access Point Range Boundaries
    http://www.80211-planet.com/tutorials/article.php/2212591

    Having fun,

    @216, Nbk

    P.s. - Em relação ao artigo, a malta parece andar com muito dinheiro nos bolsos...

    P.s.2. - Não percebo. O sistema de logins do Gildot faz auto-logoff passado algum tempo? Terei perdido a cookie? Será bug do Mozilla?

     

     

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