gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
IPv6 em Casa
Contribuído por scorpio em 01-05-03 13:20
do departamento ping-::1
Internet TheDrums escreve "Ola'! Depois de ler o LARTC fiquei a pensar seriamente em começar a brincar com IPv6, mas nao faco ideia por onde comecar... quer dizer, ate' faco (TLDP.org - Linux+IPv6-HowTo). E ja' que o "salto global" nunca mais se da', vamos começar a faze-lo em casa... nao?

O que queria lancar para discussao pode-se resumir a varios pontos:
1) Qual a vantagem de migrar uma LAN (NAT'ed) IPv4 para IPv6 ?
2) Se temos que usar o "tal" 6bone, isso implica que o trafego faca uma "viagem" adicional ate' ao 6bone? Quais as implicacoes em termos de latencia?
3) A NAT/Gateway e' Linux, ate' ai' tudo bem, agora a maioria das maquinas atras dela sao WinXP (mas tambem Linux ;) - vou ter chatices?

Como devem ter percebido, a ideia e' colocar IPv4 _sobre_ IPv6, de tal forma que alguem escreva página e que seja traduzido para IPv6, para ser (posteriormente, no 6bone) traduzido para IPv4. Ou algo assim... tou a dizer muitos disparates? ;) "

O utilizador de Linux - Manifesto | relatorio de um espiao no mundo dos spammers  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • TheDrums
  • página
  • Mais acerca Internet
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    links... (Pontos:2, Informativo)
    por mpcosta em 01-05-03 14:20 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    O que queria lancar para discussao pode-se resumir a varios pontos: 1) Qual a vantagem de migrar uma LAN (NAT'ed) IPv4 para IPv6 ? Neste momento, so mesmo por gozo. Mas tudo começa pelo gozo... :) 2) Se temos que usar o "tal" 6bone, isso implica que o trafego faca uma "viagem" adicional ate' ao 6bone? Quais as implicacoes em termos de latencia? Significa que, se fores, por exemplo, cliente bragatel e quiseres "pingar" o www.bragatel.pt, por ipv4 demora 30ms, por ipv6 uns 180... 3) A NAT/Gateway e' Linux, ate' ai' tudo bem, agora a maioria das maquinas atras dela sao WinXP (mas tambem Linux ;) - vou ter chatices? Ate achares uma stack ipv6 decente, vais... A ultima que usei em xp pro era em comandos via shell... e nao gostei nada... tantos graficos bonitos ( de que a M$ se gaba ) e no final a configuracao do IPv6 era por linha de comandos... duuuhhhhh.... Agora teres a tua rede interna nativa em ipv6, ligar por tunel ipv6-sobre-ipv4 a outra rede ipv6, para depois converter de novo para ipv4.... E possivel, uma experiencia engracada, mas acho que nao vais conseguir jogar Counter Strike :) Agora, as links: http://www.ipng.org.uk http://www.freenet6.net http://www.ipv6.org
    Re:links... (Pontos:1)
    por mpcosta em 01-05-03 14:21 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    pronto, esqueci-me de meter as tags html na resposta :)
    Re:links... (Pontos:2, Informativo)
    por Kmos@TNO em 02-05-03 6:57 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.Kmos.tk
    Olá! Para meteres o IPv6 enable em Windows XP, já que as versões anteriores do Windows não permitem.. só qdo houver uns patch's ;-) digita ipv6 install na linha de comandos e depois esperas e reinicias o PC e já tens o teu Windows XP IPv6 enable, depois é arranjar um tunnel e os programas já com suporte e trufas ;-) Vamos lá esperar pelos nossos ISP's portugueses façam mudança rapidamente para podermos começar já a usar IPv6 e irmo-nos ambientando. Existe também o canal #IPv6 na PTnet para falar sobre o assunto.. Sem mais, Kmos@PTnet...
    " I'm a lost soul in this lost world... "
    Re:links... (Pontos:1)
    por mpcosta em 02-05-03 14:20 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    nao precisei de fazer o reboot a maquina ;) bastou fazer o ipv6 install, alocar um ip(v6) ao interface et voila, respondeu logo a pings.
    http://www.ipv6-tf.com.pt (Pontos:2, Interessante)
    por Goblin em 01-05-03 15:43 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://wireless.com.pt
    http://www.ipv6-tf.com.pt http://www.hs247.com/ http://www.ipv6.org http://www.6bone.net
    d23e1e6eddaa11919f0da3884f6d4460
    dúvida (Pontos:1)
    por azevedo em 02-05-03 10:19 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Boas nat e ipv6 ? hmm, um dos objectivos do ipv6 não é acabar com o nat e arranjar ip para o irmão, cunhados, e primos em segundo grau ? =)
    Re:dúvida (Pontos:1)
    por Lowgitek em 02-05-03 12:55 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Isso é depois de o ipv6 estar implementado em todo o lado. I think.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]