gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Tex Tile
Contribuído por Xmal em 24-03-03 12:45
do departamento \LaTeX
Ciência Quem ainda precisar de argumentos para deixar de escrever relatórios com base em menus e rato, e optar pelas delícias da programação de texto pode inspecionar o Tex Showcase e, pelo menos, apreciar as potencialidades.

Richard Stallman's Personal Home Page | P2P em ambiente Unix  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Tex Showcase
  • Mais acerca Ciência
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Amanha. (Pontos:1, Despropositado)
    por leitao em 24-03-03 14:12 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Precisas de acabar um relatorio para amanha -- a informacao vem de uma miscelanea de formatos: word, excel, texto, websites, etc.

    Fazes em TeX ?

    ...maybe not...


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:Amanha. (Pontos:2)
    por ^S^ em 24-03-03 14:19 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.zbit.pt/~luis
    Mas acho que agradecem a tua sugestao...
    ^S^
    Re:Amanha. (Pontos:3, Interessante)
    por Xmal em 24-03-03 14:34 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://gsd.di.uminho.pt/cbm
    Precisas de acabar um relatorio para amanha -- a informacao vem de uma miscelanea de formatos: word, excel, texto, websites, etc.

    Claro que o TeX não é panaceia para todas as maleitas. Principalmente quando as nossas fontes de informação são essencialmente noutros formatos menos portáveis.

    Contudo, quando há flexibilidade de escolha de ferramenta e se trata de trabalho de longo curso então há muitas situações em que compensa claramente o investimento.

    Como muitos outras coisas boas e produtivas, há uma barreira à entrada e um esforço inicial de adaptação. Dependendo do tipo e trabalho, a aposta pode valer bem a pena.

    Por exemplo, pode ser uma boa aposta para professores de secundário como ambiente de preparação de templates de exame, fichas de aula e relatórios. Têm é de convençer os colegas a lerem PDFs.

    Re:Amanha. (Pontos:3, Informativo)
    por Gimp em 24-03-03 15:02 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Ler em PDF? Porque? Podes sempre usar o Lyx e exportar para html...


    "No comments"

    Re:Amanha. (Pontos:2)
    por cgd em 24-03-03 14:40 GMT (#4)
    (Utilizador Info)

    Se retirares da lista os formatos proprietários, os quais não têm forma de ser importados ou incluídos no teu relatório, sim.

    Bom... eu em particular não, porque não sei TeX. Usava roff, na variante gnu groff. Outra alternativa que eu considerei interessante em tempos é o lout, mas não gostei da forma como as configurações por projecto (customisations) são feitas (e o facto de ser demasiado verboso). Hoje em dia penso que um pre-processador simples atrás do groff é o melhor dos mundos (hmm... nem por isso, mas ajuda).


    -- carlos

    Re:Amanha. (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Bonamis em 24-03-03 14:52 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Com equações!? A minha experiência é q a partir das 50 eq. os clicks do rato já não dão...é impossivel escrever muitas eq com os wysiwyg...
    Re:Amanha. (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 24-03-03 17:04 GMT (#9)
    True. Uma vez tive que construir um formulário e primeiro tentei MS Equation + MS Word para não causar problemas aos companheiros de trabalho. Desisti. Demorava-se uma eternidade (e o aspecto final... miserável).

    Solução? Não, não foi escrever TeX mas sim usar o Lyx. Só há uma palavra para descrever aquilo: excelente. Escrever uma equação com os comandos do teclado é uma brincadeira mesmo quando envolvem letras do alfabeto grego.

    Eu posso estimar que no tipo de equações que tive que escrever (e não são muito grandes) o rácio deveria rondar 6/7 equações no Lyx para cada uma escrita na alternativa Ms-point-and-click.

    Parabéns à equipa do Lyx. Só falta integração com os widgets do Gnome e do KDE.

    Re:Amanha. (Pontos:2)
    por Gimp em 24-03-03 15:01 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Fazer textos com fórmulas matemáticas no word é candidatar-se a uma P$%%#"#A duma tendinite que nem queiras saber.


    "No comments"

    Re:Amanhã: TeX, emacs, and friends (Pontos:4, Interessante)
    por jmce em 24-03-03 17:46 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Maybe not, se tiveres de aprender TeX em regime de "emergência", ou se o documento não for maior do que poucas páginas e dominares o Office q.b. para contornar problemas.

    Mas falando por mim, obviamente *SIM*, desde que haja a mínima possibilidade de converter tudo isso em alguma coisa reconhecível dentro do emacs. Em último caso, se houver a possibilidade de (nem que seja algures num Windows) "imprimir" parte do material para ficheiros PS ou PDF, posso depois incorporar o resultado como inclusões gráficas dentro de LaTeX. E qual é mesmo o problema com os web sites?

    Tudo isto sem esperar bugs nem grandes surpresas do lado do LaTeX: ou seja, posso demorar mais para algumas partes, mas pelo menos confio que há um ponto a partir do qual as ferramentas de trabalho não me vão deixar mal.

    Terás um nível equivalente de confiança de que às 3 da manhã o Word não te vai rebentar ou mostrar-se incapaz de resolver algum problema? E de que atingirás sempre com um rato a voar sobre menus uma velocidade maior que a de uma linguagem? Ou mesmo de que uma versão específica de Office te permitirá incorporar toda a "miscelânea" que te forneceram? Ou de que não vais ter que fazer malabarismos dividindo o documento em pedacinhos minúsculos (aka alguns MB) para evitar estouros? Ou fazer com trabalho manual, "a olho", o que o TeX faz automaticamente? Ou ter que imprimir de forma "faseada" com ajustes graduais, como vi há pouco tempo com a impressão de uma tese que durou um dia inteiro? Ou mesmo de que o sistema operativo (comparando com o uso de TeX em Linux e Unix) não te vai puxar o tapete? Maybe not...

    Afinal é a mesma "monotonia" de usar "tecnologias obsoletas", como Unix e bases de dados relacionais. O TeX está a fazer 25 anos de história, mas pelo menos sabe ser fiável e produzir resultados com uma qualidade que poucos (se alguns) sistemas proprietários conseguem atingir. Há investimentos que parecem difíceis ao princípio mas que valem bem a pena.

    Re:Amanha. (Pontos:2, Interessante)
    por Daren em 24-03-03 21:46 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Provavelmente não utilizarei TeX, mas utilizarei LaTeX.
    De resto, independentemente do relatório ser para amanha ou para depois, com um minimo de conhecimento dos comandos LaTeX necessários posso produzir um documento com um aspecto irrepreensivel, sem ter de me preocupar com a identação dos paragrafos, a geração do "table of contents" com a mudança de páginas e com a certeza de que o que vejo no .ps ou no .pdf vai ser o que vai sair na impressora...

    Enfim... quem usa LaTeX sabe do que estou a falar.


    Re:Amanha. (Pontos:2, Interessante)
    por MrVi em 25-03-03 0:55 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://nuno.eth.pt/
    *Eu* assim o fiz! E nao acho que tenha perdido tempo. Pelo contrario, acho que ganhei.

    *Todos* os meus relatorios desde 1998 foram feitos em latex, alias estao online as respectivas conversoes para HTML.

    Alias, foram todos os relatorios excepto o do projecto final de curso, que foi feito em Docbook, convertido posteriormente para latex, com xslt.

    E uma questao de gosto e de maneira de trabalhar...

    ---------
    Nuno Loureiro
    Texmacs é a solucao ! (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 25-03-03 13:41 GMT (#22)
    Usem texmacs, é WYSIWYG.http://www.texmacs.org/ Acho que é o unico que faz isso.
    Re:Amanha. (Pontos:2)
    por TarHai em 25-03-03 18:00 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com

    E possivel... basta imprimir as paginas em postscrip para ficheeiros, editar as bound boxes a pata e incluir no TeX. E hardcore, mas ja fiz (martelei) um livro de ~70 abstracts dessa maneira.

    Infelizmente, o LaTeX tem uma curva de aprendizagem um bocado ingreme. E preciso investir muito tempo agora para se poupar (algum) tempo no futuro.

    Outro problema, e q apesar de ser facil fazer coisas complicadas, nao e muito mais facil fazer coisas simples, como p.ex. um memo com as fotos dos miudos para afixar no corredor.

    Parece q o kword vai ter suporte iportar e exportar latex.
    ## I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:Amanha. (Pontos:1)
    por caxica em 25-03-03 19:04 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Escrevi a minha tese em LaTeX e foi optimo, os unicos problemas que tive foram as tabelas, sao uma autentica chatice e o facto de nao ter um corrector ortografico.... Mas estava descansado em saber que o programa nao ia me estragar o formato e gostei muito do pacote hyperref que cria links as referencias e do bibtex claro
    Esta é demais (Pontos:2, Interessante)
    por pns em 24-03-03 14:59 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Gosto especialmente deste copianço. Talvez seja um bocadinho grande demais, não sei como iriam passar despercebidas 10 páginas, mas não deixa de ser uma boa tentativa :)
    A qualidade de alguns documentos é impressionante! Quem quiser fazer algo decente e tenha tempo para aprender ou os conhecimentos, deve usar o TeX. Se não o melhor é optar pelo LaTeX ou pelo muito bom Lyx, que apesar de não serem tão flexiveis, não deixam de usar o TeX.

    Cumprimentos, Pedro.
    Re:Esta é demais (Pontos:1)
    por Noviço em 24-03-03 17:24 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    [...] Quem quiser fazer algo decente e tenha tempo para aprender ou os conhecimentos, deve usar o TeX. Se não o melhor é optar pelo LaTeX [...] Penso que os casos em que se deva substituir o LaTeX pelo TeX puro e duro serão muito raros. Este último apenas será útil para quem queira construir as suas próprias macros, e mesmo assim o próprio LaTeX tem bastantes potencialidades. All the best, Noviço
    Amanha. (Pontos:1)
    por leilao em 24-03-03 18:47 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Precisas de acabar um relatorio para amanha -- a informacao vem de uma miscelanea de formatos: LaTeX, eps, xfig, xypic, etc. Fazes em Office ? ...maybe not...
    -- Duh.
    Ótima IDE para LaTeX (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 25-03-03 1:00 GMT (#19)
    Quem usa linux e arranja desculpa para não usar LaTeX por ser difícil, recomendo usar o kile (http://xm1.net.free.fr/linux/)
    Re:Ótima IDE para LaTeX (Pontos:1)
    por lbruno em 25-03-03 10:42 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.panix.com/~tbetz/boulder.shtml
    Thank you! Ando ha' algum tempo 'a procura de um editor para LaTeX decente!

    Ja' agora, alguem sabe de algum para Windows?
    Re:Ótima IDE para LaTeX (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 25-03-03 12:09 GMT (#21)
    Tem esta aqui:

    http://www.toolscenter.org/products/texniccenter/

    que é opensource
    Re:Ótima IDE para LaTeX (Pontos:2)
    por TarHai em 25-03-03 18:09 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Qualquer editor server.

    Alguns mais comodos que ouvi falar serao o emacs, o cool edit e o vi.

    Alternatiavmente, tens o LyX, que faz um excelente trabalho entre WYSIWYG e Latex.

    Outras opcoes que jaa ouvi falar includem o scientific word (comercial) e o texmacs, que me pareceu demasiado esponjoso ;)

    Devem haver maais, mas como nao uso o LaTeX tao frequentemente como isso, nao estou propriamente bem informado.
    ## I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:Amanha. (Pontos:2)
    por MavicX em 24-03-03 19:20 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    És um fraco ...

    Pedro Esteves

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]