gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Novos limites do Sapo ADSL (A saga continua...)
Contribuído por joao em 08-03-03 13:22
do departamento serviço-público-de-informação
Web on Fire Duke escreve "A Sapo tornou a mudar os limites de tráfego para os seus clientes ADSL. Depois de tantas polémicas com a alteração anterior (De 2GB internacionais para 1 Internacional + 20 Nacionais) a Sapo deu o braço a torcer (também pressionada pela Clix, que passou a oferecer 3GB Internacionais aos seus clientes ADSL) e passou a ter 2GB Int. + 20 GB Nac.. Até aqui tudo bem, o esquisito é o seguinte (e passo a citar):
«Estes novos limites de tráfego serão aplicados retroactivamente com efeitos a 1 de Fevereiro de 2003, abrangendo automaticamente todos os clientes actuais, mesmo aqueles que tenham solicitado alteração para o modelo de tráfego antigo, com 2GB de tráfego total.»
Podem ler a notícia aqui.
"

ONI paga e PT dá chamadas de borla | Vieram tarde demais ?!?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Duke
  • Sapo
  • tantas polémicas
  • aqui
  • Mais acerca Web on Fire
  • Também por joao
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Ilegal? (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 08-03-03 13:53 GMT (#1)
    alterar cláusulas de contratos com efeitos retroactivos não é ilegal?
    Re:Ilegal? (Pontos:1)
    por MrVi em 08-03-03 19:38 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://nuno.eth.pt/
    Mas estás-te a queixar de quê?
    Sinceramente não consigo perceber...

    Pelo que parece, só existem vantangens que assim seja, não?

    Lá o povo se queixar quando foi alterado da primeira vez tudo bem, pois haviam clientes que ficavam prejudicados com a situação, o que provocou alguma polémica em torno da situação e com razão.

    Mas agora que tiveram a atitude correcta não percebo o porquê do topic ("A saga continua") e o porquê do teu post.

    Bahh, o povo queixa-se quando as coisas estão mal e quando estão bem. O pior é que quando se queixam que estão mal, pouco fazem para mudar.

    ---------
    Nuno Loureiro
    Re:Ilegal? (Pontos:2)
    por vd em 08-03-03 20:02 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    E não levares com um habitual ..

    "Sempre está melhor do que estava", ainda estás com sorte.

    vd
    Re:Ilegal? (Pontos:2, Esclarecedor)
    por HiTek DeVil em 08-03-03 20:51 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Que eu saiba só é ilegal se for prejudicial a alguem.... portanto, não aumentaram os preços, só aumentaram o plafond, não vejo a ilegalidade... Pensa assim: redução de salarios, e ter efeitos retroactivos nos salarios em atraso, é ilegal; mas aumento de salários, com efeitos retroactivos nas horas que te estão a dever, não é ilegal... e acho que estes exemplos chegam :)

    HiTek DeVil
    Re:Ilegal? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 08-03-03 21:51 GMT (#19)
    o que queres dizer é que é apenas legal se ambas as partes concordarem :)
    ADSL vs. Netcabo (Pontos:1, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 08-03-03 14:37 GMT (#3)
    Eu pessoalmente agora espero que a Netcabo finalmente ceda pelo menos mais 1GB internacional porque eu pago sensivelmente o mesmo que os clientes ADSL e estou pior servido. O meu consumo mensal é normal (visitar sites/ tirar alguns pequenos videos / pacotes de linux) mas no fim dos mês acabo sempre por volta dos 800MB-900MB que dá pouca margem para não estar a pagar tráfego a preço de ouro.
    Cumps!
    Pedro Magalhães
    ADSL vs. Netcabo (the true story) (Pontos:1)
    por jamaica em 11-03-03 20:25 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://latencias.pt.vu
    eu espero o contrário: que a NetCabo nao ceda e que assim toda a gente fuja para o ADSL.. pode ser q os pings melhorem :)
    agora a serio, nao iria trocar a minha netcabo que mais parece uma dedicada (em termos de fiabilidade da ligacao) para uma ligacao q cai' quando lhe apetece (quando a linha esta' humida *g* quando alguem no dno lhe apetece e tira a placa do dslam *g* quando a PT aumenta os DB da parte de voz e ficas 1 mês sem sincronismo, etc etc). Ja' tive ligado 'a Netcabo durante 1 mês PERMANENTEMENTE sem cair :) teve de ser em Linux, claro! Beat that, dsl!!
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti
    Re:ADSL vs. Netcabo (Pontos:1, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 08-03-03 14:57 GMT (#5)
    Omeucomentáriotambémémuitogiroemuitofácildeler
    Re:ADSL vs. Netcabo (Pontos:1)
    por floWS em 08-03-03 15:42 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    realmente falta na moderação 'confuso'.Parece O Ano da morte de Ricardo reis...
    Re:ADSL vs. Netcabo (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 08-03-03 21:01 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Fora as cores clubistas, porque não defendo empresas: ainda estou para perceber o que é que vocês pensam que a PT é... alguma segunda santa casa da misericordia? É uma empresa, objectivo? Fazer dinheiro... E as campanhas que faz para angariar ou manter clientes, acho que se fosse feito por outras entidades que não a PT, vinham logo louvar... Não, não defendo a PT, mas também não a vou deitar abaixo por tudo o que faz... e em relação a teres de ficar um ano como cliente, aquilo não são manobras monopolistas.... tens outros ISPs à escolha, não gostas das condições, mudas-te... Não vejo dificuldade nenhuma nisso :)

    HiTek DeVil
    viva a concorrência (Pontos:2)
    por André Simões em 08-03-03 15:43 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    Posso estar a ver as coisas mal, e se estiver digam (acabei de acordar), mas não é melhor assim para quem tinha optado por ficar com o sistema antigo? É verdade que não me parece muito legal a alteração retroactiva dos termos do contrato, mas caso tivesse optado por ficar pelos 2 gigas sem distinção nunca me passaria pela cabeça ficar agora chateado por ser obrigado a ficar com 2 gigas internacionais e 20 nacionais. No fim de contas é uma melhoria substancial, ao contrário do que aconteceu quando se passou para o sistema 1+20.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Instituto do Consumidor também? (Pontos:2)
    por André Simões em 08-03-03 16:55 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    Além da questão da concorrência, que deve ter sido realmente o principal motivo para este "reajuste", pode estar também por trás o Instituto do Consumidor. É que há uns tempos vinha no Público uma pequena notícia a dar conta do facto de o Instituto do Consumidor ter interpelado a Telepac / Sapo e ter pedido explicações, tendo como principal argumento o facto de a distinção entre tráfego nacional e internacional ser pouco clara (há domínios .pt que são considerados internacionais).

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Instituto do Consumidor também? (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 08-03-03 21:05 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Não vejo onde possa estar pouco claro a distinção... está no site a explicar claramente que só é considerado trafego nacional aqueles que teem peering directo com a telepac/sapo... e está lá a lista de empresas/entidades e o "RIPE NCC ASN block" para identificação...

    HiTek DeVil
    Re:Instituto do Consumidor também? (Pontos:2)
    por André Simões em 08-03-03 21:17 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    A questão que levou o IC a interpelar a Telepac tem entre outras coisas a ver com o facto de o consumidor não ser obrigado a ter de verificar cada página que visita e/ou cada download que faz. Distinção pouca clara entende-se também por o utilizador comum (99,99%) partir do princípio de que quando visita uma página com domínio .pt essa página contar como nacional, o que pelo sistema da Telepac pode não ser verdade. Ou o utilizador normal anda com uma listinha das empresas/entidades "no bolso" para consultar de cada vez que abre determinada página?
    E se o IC os interpelou é porque realmente há qualquer coisa que não está bem...

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Instituto do Consumidor também? (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 09-03-03 6:10 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Aproveito e respondo aos dois, tanto ao André Simões, como ao Anonimo Cobarde: por ter .pt no final não quer dizer que seja nacional... posso ter um servidor no estranjeiro e pedir um dominio .pt (pelo menos acho que posso, não consegui aceder à RCCN para verificar), logo é .pt no dominio, mas passa por nodes internacionais até chegar cá... Logo, o que difere também de ser nacional ou não? (eu sei André Simões, tu referiste isso no teu post, mas só relativamente à parte da Telepac considerar nacional ou não)

    Agora a parte interessante: a Telepac/Sapo não mudaram a forma de distinguir o que é nacional ou não, e não estou a ver porque motico o IC interpela a Telepac, a não ser pelo nome que deu aos dois trafegos, de "nacional" e "internacional" (que como disseste, pode induzir os clientes em erro, mas para não induzir realmente, é que explicou o que é considerado nacional) mas não é necessário verificar cada página que visita, pode usar outros programas genero Netcount ou afins, ok, também não vamos obrigar os clientes a ter de saber tudo o que existe.

    HiTek DeVil
    Re:Instituto do Consumidor também? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 10-03-03 7:16 GMT (#23)
    Nao tem nada a ver com o Gigapix, porque a TELEPAC -ainda- nao troca trafego no Gigapix com OUTROS operadores.

    Actualmente quem sustenta o trafego nacional à Telepac sao os OUTROS operadores que pagam circuitos de interligação a preço de ouro.

    No meu ver é uma situação errada, pois existem pontos neutros para qualquer coisa.

    Por exemplo, a NOVIS ja deixou de routear o trafego para o AS da netcabo atravez do link de interligação, fazendo assim que o trafego Novis > Netcabo vá dar uma voltinha lá fora e entre na Netcabo via Marconi. (o reverso vem pela Telepac, pois são eles que controlam)

    Se todos os operadores desligassem por e simplesmente os circuitos de interligacao com eles é que era engraçado de se ver, pois ai é que seria mesmo, Telepac, o outro nome da internet :-) (as in, que era a "ilha" eram eles, pois nao tinham peering directo com mais ninguem em portugal).


    Re:viva a concorrência (Pontos:1)
    por Lowgitek em 08-03-03 22:02 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Desculpa André mas qual é a parte do "(..)Não foste prejudicado em nada(...)" e que não interpretaste bem ?


    Re:viva a concorrência (Pontos:2)
    por André Simões em 09-03-03 0:13 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    hm eu suponho que te refiras ao meu "posso estar a ver as coisas mal". Se assim é, a pergunta que fiz era para mim mesmo:)

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:e mais e mais e mais (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 08-03-03 20:52 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Porque se calhar é esse o objectivo de todas as empresas? Não sei, pensei eu que era... Posso estar enganado, e as empresas simplesmente lutem para terem a menor cota de mercado *g*

    HiTek DeVil

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]